Shalom!!! Deus abençoe a todos das células da MMA – Maanaim Ministério Apostólico.
Somos uma equipe que não perdeu a visão do discipulado e entendemos que pessoas são mais importantes do que estruturas. Por isso, devemos trabalhar para o Reino de Deus, não para lotar ambientes, mas para formar vidas, transformadas vidas. O lotar é consequência de um evangelismo com entendimento.
Sl 119:105.
105 Lâmpada para os meus pés é a TUA PALAVRA, e LUZ para o meu caminho.
Nós vivemos em um mundo cheio de informações, opiniões e direções muito diferentes. Podemos ver que muitas pessoas estão perdidas, não por falta de capacidade, mas por falta de direção. E no texto que lemos, podemos ver que Davi entendeu uma verdade poderosa:
- Não é suficiente ter força.
- Ter muito dinheiro.
- Ter influência.
- Ou muitas experiências.
- Não!!!
- O que garante mesmo uma caminhada segura é a PALAVRA de Deus.
. Observe que Davi NÃO disse:
- A minha inteligência é lâmpada.
- Os meus amigos são lâmpadas.
- As minhas experiências é lâmpada. Não!!!
Davi declarou: – A Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e Luz para o meu caminho.
A Palavra não apenas mostra o destino, ela ilumina cada passo da nossa jornada.
Portanto, para nós cristãos, servos de Jesus, é preciso estarmos atentos, porque a Palavra de Deus é que ilumina nos nossos passos até hoje!
Veja que o salmista começa assim; “Lâmpada para os meus pés…” Observe que uma lâmpada antiga iluminava apenas alguns metros à frente. Deus normalmente não revela toda a estrada que devemos trilhar, de uma só vez. Ele mostra o próximo passo. E se nós olharmos as histórias bíblicas, veremos o exemplo de Abraão.
Deus disse assim em Gn 12:1: 1 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; ou seja, “sai da tua terra…” Nessa ordem, Deus não revelou todos os detalhes.
Abraão caminhou pela fé, e Deus foi iluminando seus passos. E nos dias de hoje, podemos ver que muitos querem conhecer o final da história antes de obedecer e dar o primeiro passo. Porém, Deus trabalha diferente: Ele quer ver, primeiro a obediência, depois mostra a revelação.
Podemos aprender com isso nessa célula que há pessoas que estão esperando e ainda dizem: – Meu tempo é diferente! E passa um, três, cinco anos, enquanto Deus estava falando sobre o hoje. Quem não ilumina, não é iluminado. Se quem está esperando é crente, ele esqueceu do que está escrito no Sl 119:105.
105 Lâmpada para os meus pés é a TUA PALAVRA, e LUZ para o meu caminho.
Aprenda que a Palavra de Deus sempre traz direção para o presente. Por que? Porque é a Palavra de Deus que nos protege dos tropeços!
Entenda que se não houver LUZ, até um pequeno obstáculo pode causar uma grande queda.
Na vida espiritual acontece a mesma coisa. Muitos tropeços acontecem porque as pessoas abandonaram a direção da Palavra.
O exemplo de José.
José enfrentou a tentação na casa de Potifar. Ele poderia ter caído!!! Mas, a Palavra que estava em seu coração o protegeu. E ele disse em Gn 39:9.
9 Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?
A luz da Palavra faz enxergar o que o mundo chama de oportunidade, mas Deus chama de armadilha. Isso nos ensina que quem anda na LUZ evita:
- Pecados ocultos.
- Decisões precipitadas.
- Relacionamentos destrutivos.
- E negócios sem princípios.
Entenda que só a Palavra revela o caminho certo, por isso, Davi falou duas coisas:
- Lâmpada para os pés.
- E LUZ para o caminho.
Os pés representam os passos, o caminho representa o destino. Por isso, Deus não quer apenas cuidar do seu hoje, Ele quer conduzir você ao propósito.
Outro exemplo é o de Josué.
Antes de conquistar a Terra Prometida, Deus disse algo em Js 1:8.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei…”
Portanto, a chave da conquista não era a força militar era a Palavra. Por isso, podemos aprender espiritualmente que:
- O sucesso no Reino nunca é fruto apenas de estratégia.
- É o resultado de direção divina.
A Palavra nos mantém sempre firmes nos dias escuros!
Davi escreveu muitos salmos em tempos difíceis. Ele conheceu Deus na:
- Perseguição.
- Na rejeição.
- Na traição. E nas guerras.
Davi permaneceu firme porque tinha uma fonte de LUZ. Ou seja, quando tudo escurecia ao seu derredor, a Palavra continua brilhando. Por isso, o profeta Jeremias declarou assim em Jr 15:16.
16 Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.
Entenda que é a Palavra quem alimenta a nossa alma nos dias de crise. Pois, quem vive apenas de emoções, abandona a caminhada quando surgem as dificuldades.
Muitos passam a buscar outras coisas, para massagear a sua alma que os engana.
Quem vive da Palavra continua avançando! A Palavra de Deus em nossas vidas produz frutificação!
Sl 1:2.
2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Portanto, se eu tiver prazer e meditar na Palavra, qual será o resultado disso? A resposta está nos versículo 3 e creio que ela se cumprira em nossas vidas.
3 Ele é como árvoreplantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto,e cuja folhagem não murcha;e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Veja que a promessa é: será como árvore plantada junto a ribeiros de águas.”
Palavra irá gerar:
- Crescimento.
- Maturidade.
- Estabilidade.
- E uma prosperidade espiritual.
Devemos entender que NÃO existe fruto sem raiz. E a raiz do cristão é a Palavra.
Jesus é a Palavra viva! Em Jo 1:1, nos diz isso:
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
A Palavra em uma Bíblia, não é apenas um livro.
A Palavra de Deus diz que a Palavra se fez carne. Jesus é a manifestação viva da Palavra de Deus.
Quem segue a Palavra está seguindo Jesus! Quem abandona a Palavra está se afastando de Cristo! Por isso, Jesus declarou em Jo 8:12:
12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Davi falou no Salmo sobre uma luz, profeticamente. E Jesus se revelou como essa luz. Por isso, a grande pergunta não é: “Qual caminho eu quero seguir?” A pergunta é: “Estou permitindo que a Palavra ilumine meus passos?”
Entenda que quem anda sem luz corre riscos. Porém, quem anda guiado pela Palavra:
- Não se perde.
- Não tropeça facilmente.
- Não anda sozinho. E com certeza, chega ao destino preparado por Deus.
Pergunte o que tem guiado suas decisões ultimamente? Você tem consultado a Palavra antes de tomar decisões? Existe alguma área da sua vida que precisa ser iluminada pela luz de Deus?
Que o Senhor nos ilumine pela Sua Palavra!
Que a Palavra seja a lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho!
Que nunca caminhemos ou sejamos guiados apenas pelas emoções, mas sim, pela direção da Palavra Deus!
Em nome de Jesus!
Amém!


