A MINHA RAIZ EM DEUS
A minha raiz em Deus tem se estendido a Ele?
Jo 15:8
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
O sonho de todas as pessoas é o de ter uma vida produtiva em todas as áreas.
Imagine se você tivesse que publicar um relatório individual de produtividade da sua vida! Como seria este relatório?
Você apresentaria um resultado positivo ou negativo, de crescimento ou declínio, tratando-se da vida material e da espiritual?
Eu acredito que todos nós gostaríamos de chegar ao final da vida e dizer: Tive uma vida produtiva! Porque desde os tempos de João Batista, o Reino do Céu é tomado por esforço.
Portanto, existem duas áreas em que o ser humano deve ser produtivo: na vida material e na vida espiritual.
Deus deseja que todos nós venhamos ter uma vida produtiva. E pensando nisso, eu quero analisar alguns posicionamentos necessários, que todo líder deve ter, para usufruir de uma vida produtiva.
Se você quer ser alguém produtivo é preciso aprender a cultivar as raízes.
Deus nos ensina em sua palavra, que sem raízes, nós não damos fruto, consequentemente, não há colheita, e assim torna-se impossível ser produtivo.
Veja o que diz Jr 17:7-8.
7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
Mas, voltando à ilustração que o profeta Jeremias disse das árvores frutíferas, isso nos faz raciocinar sobre algumas importâncias de uma boa árvore.
Você vai concordar comigo, que uma árvores frutífera precisa de raízes profundas e saudáveis.
Uma grande e frutífera árvore precisa de raízes para suportar o calor, os ventos fortes e até a seca se vier.
Nós sabemos que uma arvore frutífera busca água em regiões desertas, nas regiões mais profundas da terra. E de igual modo, na nossa vida com Jesus, devemos buscar a água da vida, na profundidade da graça de Deus.
Eu quero dar o exemplo de uma bananeira, porque elas são quase indestrutíveis. Você pode picá-las em pedacinhos ou até queimá-las, ainda assim ela continua crescendo se tiver uma pequena raiz inteira. Portanto, só há uma maneira de acabar com a bananeira: arrancando suas raízes.
A RAIZ É A CHAVE do FRUTO.
O profeta Jeremias, nós lemos, que diz; Que feliz é o homem que confia no Senhor Jr 17:9, e no vs 8, nós diz o porque:
8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
Portanto, se você quer ser produtivo nas duas áreas estabelecidas por Deus, aprenda a tirar a erva daninha do seu caminho.
As ervas daninhas são espécies que se aproveitam das outras. Como elas agem? Elas se alojam em outras espécies, e roubam suas proteínas, e acabam prejudicando o seu crescimento.
Muitas vezes, essas ervas daninhas tiram a beleza de uma planta saudável.
Portanto, é preciso vigiar muito, porque as árvores saudáveis podem se tornar árvores improdutivas por causa das ervas daninhas.
Mostrarei a vocês que existem também as ervas daninhas na vida espiritual. Onde podemos ver isso na Bíblia? Quando nós falamos da relação que temos com Deus.
Se você observar a palavra, Jesus exemplifica isso ao falar da semente que cai entre os espinhos.
Os espinhos são como ervas daninhas, porque na história contada por Jesus, eles sufocam a semente. Veja a parábola do semeador, em Mc 4:18-19 (versão RA)
18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
Às vezes as pessoas querem colher o que não plantaram. Por exemplo: Muitos querem ter o amor de um filho, sem terem semeado amor. Querem colher a paz, tendo semeado a contenda. Querem ter a fartura tendo semeado o desperdício e infidelidade aos princípios. Ou querem colher o conforto, e não tem semeado uma vida de trabalho, de moderação, e gastam os seus recursos de qualquer maneira.
O espiritual e o físico tem que andar juntos!
A bíblia é enfática ao dizer que aquilo que o homem semear isto também colherá, como lemos. Mas observe que a colheita está vinculada ao que semeamos.
Nós não somos obrigados a plantar, mas a colheita é certa!
Portanto, hoje Deus nos diz que se queremos ter uma boa colheita, é preciso começar por semear corretamente.
Comece cultivando raízes profundas, dedicando tempo para oração e leitura da palavra de Deus todos os dias.
Procure eliminar as ervas daninhas que consomem suas forças e energias, desviando seu coração do principal, que é ter uma vida rica e abundante da graciosa presença de Deus.
Não plante negligencia na obra do Senhor, porque tem colheita.
E por fim, se você está se esforçando, como Deus disse a José, " Esforça-te e tenha bom ânimo....", saiba esperar o tempo da colheita, sempre com a convicção de que o que você plantou e semeou em concordância com a vontade de Deus, e isso te trará um resultado tremendo.
A colheita é inevitável para aqueles que semeiam com fé. . Não desanime!
Confie em Deus, espere nele! Suas promessas não falham!
Que Deus te abençoe!
Amém!