O BENEFÍCIOS DO DISCIPULADO - PARTE 3
São muitos os benefícios em obedecer a ordem de Jesus, e fazer discípulos. Porém, as igrejas hoje tem enfrentado desafios reais com o discipulado, como:
* Cansaço no trabalho e igreja!!! É no trabalho que você vai ser abençoado e é na obra que você consolidará o melhor dessa terra. É uma questão de prioridade. Você quem vai fazer a sua escolha, e sua atitude mostrará as suas prioridades.
* O desinteresse, a mesma coisa, precisa ser vencido!
* A superficialidade!
A falta de compromisso nos dias de hoje, é muito grande. Por quê? Porque é algo no reino do espírito.
Precisamos vigiar, porque estaremos lidando com líderes despreparados ou até outros, com resistência ao modelo que é bíblico, e que Jesus nos deixou. Por isso, como líderes de aliança com Jesus e a igreja, precisamos ter estratégias com foco em guerrear como bons soldados de Cristo, e vencermos os obstáculos atuais no discipulado.
Sem joelhos no chão, jejum e oração, não romperemos! É uma guerra! Por isso, somos chamados a restaurar o discipulado em tempos que são sim, difíceis. Veja que em Mt 28:18-19, Jesus disse assim.
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Portanto, como discípulos de Jesus, nosso objetivo e levar a igreja a entender que o discipulado não é uma opção, mas um mandamento de Jesus, e que, apesar das dificuldades, é possível restaurar essa prática com sabedoria, graça e estratégia do Céu.
PRECISAMOS ENTENDER SOBRE O VERDADEIRO DISCIPULADO.
Discipulado não é curso, ou um evento, ou programa, NÃO! É relacionamento! É você estar disposto a ensinar o que Jesus mandou ensinar, para viver como Jesus manda. Paulo entendeu isso e diz assim em I Co 11:1.
1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Portanto, discipulado é ter como base o exemplo, o acompanhamento e a entrega. Lc 6:40.
40 O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem-instruído será como o seu mestre.
Infelizmente, muitos até querem aprender, mas poucos querem imitar e fazer. Precisamos retomar o discipulado relacional, como Jesus fez com 12 homens.
PRINCIPAIS DIFICULDADES DA IGREJA HOJE NO DISCIPULADO.
1º A falta de compromisso dos membros, Mt 16:24.
24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Muitos querem ser alimentados, mas poucos querem carregar o fardo do outro.
Nós sabemos que ensinar os valores do reino e a sua responsabilidade no discipulado custa muito!
2º Líderes sem preparo ou sobrecarregados, II Tm 2:2.
2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Muitos querem até pregar ou ministrar a Palavra, mas sem respaldo.
Precisamos preparar discipuladores, pessoas fiéis ao chamado e não apenas pessoas para animar o outros. Por isso, nesse chamado, precisamos ensinar a visão a longo prazo.
Hoje, existem pastores que falam mal das Igrejas, falam que os líderes estão doentes... tudo para vender um livro de auto ajuda, esquecendo da ajuda do alto. Por isso, os líderes sem preparo ou sobrecarregados, se não orarem, podem perecer e não vencer essas demandas porque a alma pode falar mais alto.
3º A outra dificuldade que a igreja está tendo, é a cultura imediatista e digital. Hb 6:1.
Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,
Precisamos avançar para uma maturidade espiritual. Porque muitos querem resultados rápidos, mas o discipulado é um processo. O Discipulado exige de nós, a paciência e persistência.
COMO RESTAURAR O DISCIPULADO NA IGREJA EM TEMPOS DIFÍCEIS?
a) Voltando ao modelo de Jesus.
Jesus discipulava com proximidade, exemplo de amor. Jo 13:15.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
b) Podemos até começar com poucos, mas com profundidade, com compromisso com o reino, igreja, de que no dia de célula, é célula!
Não precisamos começar com 12 de cara, mas o que precisa é começar de uma vez, e em especial, com os disponíveis e fiéis. Veja que Zc 4:10, diz:
10 Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.
Não despreze os pequenos começos!
c) Investir no preparo dos líderes discipuladores.
Temos a escola de líderes. Os discipuladores precisam ser equipados e acompanhados. Ef 4:11-12, diz.
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
d) Celebrar os frutos do discipulado.
Compartilhe e testemunhe as sua conquistas! Testemunhe as mudanças de vida, isso gera fé! Ap 12:11.
11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.
Eles venceram pelo sangue do Cordeiro e pela Palavra do seu testemunho.
O que precisamos entender, é que se a Igreja deixar de fazer discípulos, ela deixará de cumprir seu propósito. O discipulado trás no ser e fazer discípulos, de ambos os lados:
* A cura das feridas.
* A transformação do caráter.
* E mais, começa a gerar líderes que irão sustentar o crescimento da igreja de Cristo, com solidez.
* Mesmo em tempos difíceis, nós podemos restaurar o discipulado com foco, fé e obediência.
* Imagine, quando chegarmos no céu; Você venceu!
Que o Senhor, venha nos restaurar! E nossa visão, seja ampliada na verdade e perseverança!
Que a paciência e a graça nos alcance!
Que sejamos o instrumento de restauração do discipulado na igreja!
Pai, levante discipuladores comprometidos, e transformem o coração dos discípulos.
Que sejamos uma geração que vive e ensina o Evangelho com fidelidade. Em nome de Jesus!!!
Deus abençoe sua preciosa vida!!!