OS BENEFÍCIOS DO DISCIPULADO - PARTE 1
Em Lc 22, Jesus fala sobre os três benefícios do discipulado, onde podemos destacar a importância de seguir Jesus, aprender com Ele e ser transformado por Seu exemplo. Aí, vamos ver que Jesus ensina sobre a humildade, a obediência e o serviço, onde Ele convida seus discípulos a renunciarem a si mesmos e a tomarem sua cruz diariamente, para que pudessem seguir fielmente e alcançar a verdadeira vida e a salvação. Os ensinamentos são:
1º A Humildade e a Obediência. Lc 22:24-30.
24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. 27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve. 28 Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. 29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Jesus nos ensina aqui, que seus discípulos estavam lutando por uma coisa carnal, e não sobre a importância da humildade e da obediência, e Jesus enfatizou que o verdadeiro líder serve aos outros e não busca o poder pessoal. Ele exemplifica este ensinamento lavando os pés dos seus discípulos, demonstrando a humildade e o serviço que devemos fazer aos nossos seguidores. Veja que Jesus ensina aos seus discípulos ter esse chamado, e faz com que eles reflitam sobre a autoridade de Jesus e o benefício de obedecer aos seus ensinamentos, mesmo que isso exija sacrifício.
Portanto, o primeiro ensinamento fala sobre a humildade e a obediência a Deus.
2º A renúncia a si mesmo e a tomada da cruz. Lc 22:31-34.
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. 33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Jesus alerta os discípulos sobre as provações que enfrentariam, mas também garante a sua força e o seu apoio. E Ele destaca a importância de renunciar a si mesmo e de tomar a cruz diariamente, como um compromisso de seguir fielmente a Jesus, mesmo que isso implique em sofrimento e perseguição. Portanto, a renúncia a si mesmo, é a nossa tomada da Cruz.
3º A transformação e o serviço. Lc 22:27.
27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.
E nos versículos 29-30, Jesus explica.
29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
É no discipulado, e pela palavra ministrada, que podemos mostrar que é Deus falando, pois nos deixou escrito, e isso sendo ouvido pela fé, nos lava a ser transformado, com Ele transformou os seus seguidores e discípulos levando eles a refletir sobre a sua graça, amor e humildade.
Jesus afirma que a graça que Ele oferece é para que seus seguidores possam se aproximar e servir uns aos outros, onde Ele mesmo se coloca como exemplo de serviço. Veja que ao seguir Jesus, os discípulos são capacitados a servir ao próximo, com humildade e amor, e a serem ferramentas de transformação no mundo.
Portanto, quando entendemos sobre os benefícios do discipulado que Jesus nos ensina, temos uma transformação em nosso agir do nosso chamado.
1º Coisa que começa acontecer no nosso agir no nosso chamado - Passamos a ter um crescimento Espiritual Sólido. II Pe 3:18.
18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Entenda que no discipulado que aprendemos a viver segundo os ensinamentos de Jesus.
Acompanhar um mentor ou ser discipulado nos ajuda a firmar a fé, fortalece o nosso caráter e nos aprofunda na comunhão com Deus. Quais os benefício disso? Um crescimento firme e consistente na vida espiritual, evitando quedas e dúvidas. Por isso, não é bom ficar trocando de instruções espirituais, hoje em dia, temos muitas informações que não condizem com a Palavra de Deus.
2º Coisa que começa acontecer no nosso agir no nosso chamado - Passamos a ter um desenvolvimento do Fruto e Dons. I Co 14:12.
12 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
Se o Líder, ora, busca a presença do Espírito Santo sempre, será no discipulado que poderemos identificar e desenvolver os dons espirituais que Deus nos deu, além de cultivar o fruto do Espírito (que Gl 5:22 diz; que é o amor, paciência, alegria etc.). Isso promove uma vida cristã madura e eficaz no serviço. Quais os benefício disso? O discípulo passa a ter uma vida cheia do Espírito, e no entendimento e temor das coisas espirituais, começamos a produzir o fruto e exercendo dons para edificação do corpo de Cristo. Lembre-se: O corpo de Cristo é a Igreja. Honrar a Igreja e o pastor segundo o coração de Deus, que o profeta Jeremias fala te levará ao êxito dado e guardado por Deus em todas as áreas.
3º Coisa que começa acontecer no nosso agir no nosso chamado - Começa a ser derramada uma unção de capacitação para fazer novos Discípulos. Aí entra o que falamos sempre em Mt 28:19.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Portanto, o discipulado não é só para receber, mas para multiplicar a palavra que temos recebido. Jesus levou três anos, investindo, ensinando os seus discípulos. Então, entenda que não é do dia para noite. Por isso, aquele que entende e deseja o discipulado, aprende a discipular outros, dando continuidade à missão de Jesus, sabendo que tem uma cruz para carregar. Veja o que Jesus disse em Lc 9:23-25. 23 Dizia a todos:
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?
Quais os benefício disso? Uma multiplicação da fé, uma expansão do Reino e um cumprimento do chamado. E isso é individual.
● Discipulado é um caminho para crescer em Deus.
● É um desenvolver da nossa vida espiritual.
● E é uma capacitação para impactar outros com o Evangelho. Podemos aprender com esse texto, que a vida dos discípulos é caracterizada por um compromisso com a humildade, a obediência e o serviço. E quando seguirmos os ensinamentos de Jesus como discípulos, nós somos transformados em seguidores fiéis, que refletem a graça, o amor e a humildade de Cristo. O que acontece? Passamos a dedicar a servir ao próximo e a levar o Evangelho ao mundo, mesmo fazendo as nossas coisas, trabalho no paralelo. Por isso, discípulo, pois Jesus cuidava dos discípulos e das multidões. Veja que esses benefícios do discipulado de Lc 22, nos leva também a ter:
● Comunhão Intima com Jesus. Lc 22:14-15.
14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
O discipulado proporciona uma comunhão profunda e pessoal com Jesus, em um relacionamento que vai além do ensino, é estar juntos e poder compartilhar a vida e o coração de Cristo.
O discipulado nos conecta à graça de Deus por meio do sacrifício de Jesus, que nos ofereceu o perdão, a restauração e um novo pacto de vida. É no discipulado que somos fortalecidos para vencer provações, arrepender quando caímos e, e por fim, ajudar outros a perseverar na fé. Por isso, os levantes de satanás em nossas vidas. Satanás sabe que fora de uma cobertura, somos presas fáceis, pois o inimigo sabe de nosso chamado.
Você já ouviu quais os benefícios que já recebeu de Jesus e pode dar aos outros!!!
Precisamos vigiar porque em I Pe 1:9-11, diz.
9 Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. 10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Deus nos chamou com um propósito eterno. Esse chamado não é apenas para crer, mas para viver de forma digna daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Em um mundo cheio de distrações, é essencial vigiar para que o fogo do nosso chamado espiritual não se apague.
Quais os benefícios você já recebeu de Jesus e pode dar aos outros?
Deus abençoe as células.