LEALDADE - UMA VITÓRIA DIÁRIA - PARTE 2
Aprendemos na célula anterior que a lealdade não começa nas grandes decisões, mas nas pequenas escolhas do coração.
Portanto, antes de sermos leais com atitudes, precisamos decidir sermos fiéis internamente, ao entregarmos nossas vidas ao Senhor. Por exemplo: serví-lo, participar de uma célula e liderar uma célula para levar a Palavra de Deus, ir ao cultos, sermos fiéis aos princípios. Tudo isso é mais, é decisão. E isso são decisões que começam em nosso interior. No nosso coração está o centro da vontade, dos pensamentos e desejos. Pv 4:23.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Deus nos chama a nos protegermos e sermos vigilantes. Por isso, em Lm 3:22-23, diz.
22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
O que é lealdade? Lealdade é fidelidade firme e constante a alguém ou a algo! E hoje em dia, o inimigo tem entrado com desânimo, abandono do projeto de Deus em nossas vidas. - Não, é que estou cansado e desanime do mesmo! - Não!
É o inimigo mesmo tentando em nossas vidas, para sairmos do propósito de Deus!
No contexto bíblico, veja que temos um compromisso inabalável com Deus, mesmo quando isso exige renúncia pessoal. Hb 10:23.
23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.
Portanto, a lealdade começa no coração, mas se expressa em atitudes diárias, decisões e perseverança, em meio às adversidades porque quem nos sustenta é Deus, ou eu creio e oro, ou eu pego outro caminho que pode não ser o que Deus preparou. Por isso, a lealdade é uma luta diária.
A cada dia somos desafiados por tentações, desânimos, influências externas e a nossa própria carne é a primeira a reclamar e murmurar.
Entenda, permanecer leal a Deus exige vigilância e determinação constante! Veja que Jesus disse assim em Lc 9:23.
23 Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
Jesus nos chama para uma entrega diária, onde a lealdade é provada nos detalhes da vida, como por exemplo em nossas verdades ditas, em nosso perdão oferecido, enfim, em nossas decisões de fazer o certo mesmo quando é difícil. Por isso, a lealdade a Jesus é uma luta diária.
Temos exemplos bíblicos de lealdade diária.
José decidiu no coração não pecar com a esposa de Potifar. Gn 39:7-12.
7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. 8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. 9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? 10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, 11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. 12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.
Mesmo sendo tentado e injustiçado, José foi leal a Deus e não cedeu ao pecado com a esposa de Potifar.
Daniel já tinha determinado em seu coração, não se contaminar com as iguarias do rei em Dn 1:8.
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
Dn 6:10.
10 Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
Mesmo com a proibição de orar, Daniel manteve sua fidelidade a Deus em oração diária, e permaneceu mesmo com risco de morte. Veja, que a sua lealdade o levou à cova dos leões, mas também, a experimentar o sobrenatural de Deus e à vitória.
Rute
Rt 1:16-17.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Rute demonstrou lealdade a Noemi e ao Deus de Israel, mesmo sem garantias de futuro.
Todos esses e muitos outros foram leais a Deus, porque tinham convicções profundas em seu interior.
A lealdade a Deus deve também ser mostrada com lealdade ao próximo. Pv 17:17, diz.
17 O amigo ama em todo o tempo; e na angústia nasce o irmão.
I Jo 4:20.
20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
A verdadeira lealdade se manifesta nos relacionamentos. Por isso, devemos ser fiéis a Deus e aos irmãos, mesmo quando o outro falha conosco, pois nossa luta não é contra sangue e carne.(Preciso ter discernimento de não querer fazer com preguiça e negligência mesmo)
É preciso manter a palavra, apoiar os irmão nos momentos difíceis, defender com verdade a Palavra e amor.
Deus fala em recompensa da lealdade. II Tm 4:7-8.
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, “me dará naquele Dia”; e “não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.
Deus honra os que lhe são leais! A vitória não está apenas no fim, mas em cada passo de nossa fidelidade diária a Jesus!
Nós podemos viver essa vitória diariamente? Devemos para isso orar diariamente, pedindo força para permanecer mos fiéis.
Medite na Palavra, porque só ela pode fortalece o nosso espírito!
Vigie e permaneça honesto nas pequenas coisas, porque é aí que a lealdade é mais testada!
Lembre-se que Deus é fiel, e Ele nunca nos pedirá algo que Ele mesmo não esteja sustentando!
Estou ministrando essa palavra, porque Deus está com céus de fidelidade em nossa Igreja, que é a casa dEle.
Na prova, precisamos ser aprovados! Deus é conosco!
A lealdade é mais do que um sentimento, é uma decisão diária de viver para Deus e permanecer firme no propósito, mesmo quando ninguém está olhando ou os outros nos instiguem à tristeza e ao desânimo.
A fidelidade diária é a verdadeira vitória, é uma maneira de glorificar a Deus e transformar a nossa vida por completo!
Que Deus os abençoe!!! Excelente célula! Amo vocês!