O QUE PODEMOS APRENDER COM AS ADVERSIDADES NA IGREJA
Vimos na célula passada sobre o significado de como Deus age em nossas vidas, e sabemos que em cada célula somos abençoados por Jesus em todas as áreas. E as quatro maneiras de Deus agir em nossas vidas.
1ª Deus age de forma diferente na vida de cada pessoa. 2ª Existe o tempo certo para Deus agir em nossas vidas. 3ª Há pessoas em que Deus age através de apenas com uma palavra. 4ª Há pessoas em que Deus age "por etapas!.
Deus quer usar sua vida, como usou Paulo em At 19:11-12.
11 E Deus, pelas mãos de “Paulo”, fazia milagres extraordinários, 12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
Temos marcado o Encontro com Deus dias 12 e 13 de abril de 2025! Desafie sua célula a levar pessoas! Entre em jejum pela obra de Deus.
Portanto, não podemos limitar a obra de Deus! Pela Palavra de Deus, as adversidades são vistas como parte do plano de Deus para o crescimento espiritual, elas podem nos ensinar a confiar em Deus, a valorizar as coisas que não valorizávamos antes, e a desenvolver a nossa resiliência.
Israel só dava valor às coisas de Deus, quando Deus os entregava nas mãos do inimigo.
O que podemos aprender com as adversidades? Nas adversidades, nós passamos a confiar mais em Deus e a enxergar a presença dEle nos momentos difíceis. Passamos a valorizar coisas que não valorizávamos antes. Passamos a desenvolver resiliência, ou seja, a capacidade de lidar melhor com as dificuldades.
Muitas vezes, é na dificuldade que pensamos que não teremos mais adversidades, é justamente nelas, que prendemos a depender mais de Deus. Aprendemos a perseverar, a sermos maduros, e completos fisicamente e espiritualmente.E no crescer em Jesus, aprendemos a louvar e a glorificar a Deus.
O que nós como crentes, lideres, servos de Jesus, discípulos e discipuladores precisamos entender é que não interessam as dificuldades pelas quais possamos estar passando, porque estamos fazendo tudo para Deus. Lógico que essas promessas são para os que realemte fazem algo para Deus, como você! E não por interesses. Porque a promessa a qual devemos nos agarrar é o que Jesus disse em Mt 16:18.
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
As adversidades na Igreja não são apenas desafios, mas sim, oportunidades de aprendizado e crescimento espiritual, se você entender o seu chamado.
Portanto, veja algumas lições valiosas que podemos extrair dessas dificuldades:
1º A Igreja sempre depende de Deus.
As adversidades nos ensinam que a Igreja não cresce pela força humana, mas pela dependência total de Deus.
Assim como os primeiros cristãos buscavam a Deus em oração e eram fortalecidos pelo Espírito Santo, assim nós devemos fazer. Veja que em At 4:30-31, a Igreja orava e confiava em Jesus.
30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. 31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Estavam unidos em oração, faziam milagres e prodigios no nome de Jesus! Eles eram um, não andavam dispersos e cheios de argumentos humanos, com isso, podemos aprender que Deus opera na unidade do seu corpo.
-Ah, mas o fulano não faz! Faça você! Pegue os exemplos bons e não os ruins! Quem deseja que você murmure e desista é o diabo!
Portanto, aprenda a depender de Deus e não fazer a vontade do inimigo de sua alma.
2º As perseguiçães nos levam a fortalecer na Fé.
Sabemos que toda perseguição e dificuldade podem parecer ruins, mas muitas vezes fazem com que a Igreja cresça. Por isso, os líderes devem ser um com seu Apóstolo e orar, interceder pela casa de Deus e seus filhos.
Em Atos, a perseguição fez com que os discípulos se espalhassem e pregassem o Evangelho em outros lugares. Em At 8:1-4, a palavra diz assim:
1 E Saulo consentia na sua morte. (esta falando de Estêvão) Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. 2 Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. 4 Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.
O que temos feito com a Palavra de Deus, diante as dificuldades da Igreja? Falamos mal também? Persseguimos com palavras? O que estamos fazendo diante de algumas dificuldades da Igreja de Jesus?
Em muitos países até nos dias de hoje, onde a Igreja é perseguida, os cristãos são mais comprometidos e fervorosos na fé, do que muitos que vemos hoje. Nas dificuldades do corpo de Cristo, da Igreja de Cristo, é que aparecem os fiéis.
Crer quando tudo está bom é uma coisa, agora, crer quando as coisas estao ruins é bem outra coisa.
Muitos caem porque não tem discernimento e desistem, e o seu fim será a morte.
Entenda que todas as dificuldades, as perseguiçães pelas quais passamos, seja quais forem as áreas, levam-nos a fortalecermos nossa fé.
3º A nossa unidade é essencial.
Nos desafios é que nós crentes, líderes, começamos a mostrar a todos da Igreja, que nós precisamos estar unidos.
Unidos com o Apóstolo;
Unidos nos cultos;
Unidos na fé.
Unidos nos compromissos da obra, em nosso chamado, e não esporadicamente.
Unidos no crescimento através das células.
Unidos em levar o evangelho que salva e que deve ter nos alcançado também.
Unidos na luta para estabelecer o Reino de Jesus.
Unidos em cuprir os princípios da casa de Deus.
Unidos como servos, para sermos honrados. Jo 12:26.
26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
Jesus orou para que seus seguidores fossem um só, em Jo 17:20-21.
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Entenda hoje, que ao enfrentarmos crises, aprendemos que a divisão enfraquece, mas a unidade fortalece a Igreja.
Diga: - Nas dificulades da Igreja aprendo que na minha omissão enfraqueço o reino, mas na minha unidade fortaleço o Reino no podero do Espírito Santo em minha vida!
Já aprendemos e lemos que em At 19:11-12, diz: 11 E Deus, pelas mãos de “Paulo”, fazia milagres extraordinários, 12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
4º As provações produzem maturidade.
Em Tg 1:2-4 aprendemos que as provações produzem perseverança e maturidade espiritual.
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Cada dificuldade leva-nos a crescer e a confiar mais em Deus e desenvolver um caráter mais firme.
5º A verdade da Palavra de Deus deve ser preservada. A existência de falsas doutrinas nos ensina a importância de conhecer bem e ensinar corretamente a Palavra de Deus. Por isso, devemos ser como os bereanos, que examinavam as Escrituras para confirmar se o ensino era verdadeiro. At 17:10-11.
10 E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
6º Precisamos ser resilientes e persistentes.
Nas dificuldades precisamos aprender a não desistir.
O Apóstolo Paulo enfrentou prisões, perseguições e dificuldades das mais diversas, mas nunca deixou de pregar o Evangelho. II Co 4:8-9.
8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;
Da mesma forma, a Igreja deve continuar firme na sua missão.
A sua resiliência e persistência levarão a vencer “o mundo” em todas as áreas.
7º Deus sempre cuida da Igreja dEle.
Mesmo em meio às crises e desafios, a Igreja nunca estará abandonada. Jesus prometeu que estaria conosco “todos os dias até a consumação dos séculos”, por isso, Ele diz assim em Mt 28:19-20.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Guarde isso: - Todas as adversidades devem nos lembrar que Deus está sempre sustentando a Igreja dEle.
As dificuldades são parte da caminhada da Igreja, mas elas nos ensinam a confiar mais em Deus, a permanecer unidos, a crescer espiritualmente e a nunca desistir do chamado, da missão dada. Assim como o ouro é refinado no fogo, a Igreja se fortalece nas adversidades I Pe 1:6-9, diz.
6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
Amém!!! Tenha uma excelente célula!
Desafie seus discipulos a ganharem vidas, divulguem o Encontro com Deus para homens e mulheres que acontecerá dias 12 e 13 de abril.
Honre ao Senhor!