TEMA 2025: DESATANDO LÍDERES EM CADA TERRITÓRIO
image

QUAL O OBJETIVO DA CÉLULA?

Como líderes, nós precisamos entender que uma célula é mais do que uma reunião semanal. A reunião é um encontro normal dos membros da célula que acontece durante semana. Por isso, nós não queremos apenas ter culto nos lares ou mais uma reunião, nós queremos um momento de edificação nas células no propósito que Deus mandou. Veja o que diz Rm 12:4-5.

4 Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, 5 assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.

. Ai vamos para NTLH Ef 4:16.
16 É ele quem faz com que o corpo todo fique bem-ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor.

Portanto, a diferença entre estas duas coisas, culto doméstico e uma reunião realizada numa casa é muito grande. Porque, às vezes, os presentes não estão necessariamente vinculados à Igreja ainda e nem mesmo os que estão ali, se conhecem. Por isso, a célula deve ser bem mais que uma reunião, é uma equipe de irmãos que estão ligados e vinculados entre si, (Em Jesus ) para um propósito do ensino do que Jesus nos diz.

Esses irmãos além da edificação, devem buscam, ao mesmo tempo, uma vida de comunhão e almejar a multiplicar-se pelo menos uma vez por ano. Porque em uma célula, tem paz, tem amor, tem ensino, tem propósito que é ganhar vidas para o reino através dessa célula. A pregação recebemos é na Igreja pelo Apóstolo.

Uma célula deve ser bem maior que uma reunião semanal, nela devemos ir muito além, em um curto espaço de tempo, com a unção do Espírito Santo, levar todos os participantes à edificação, e posteriormente, ensiná-los o caminho na Igreja, na casa de Deus, caso contrário, a célula perde o sentido.

Veja o resumo e os objetivos da célula em 4 pontos:
1ª Comunhão:
2º Ensino:
3ª Multiplicação:
4º Serviço:

1ª Comunhão: Visa o desenvolvimento de uma vida compartilhada, alvos comuns e aliança entre todos os membros.

2º Ensino: A célula oferece o ambiente para o ensino, crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor.

3ª Multiplicação: A célula é um ambiente no qual inserimos novos membros na Igreja. Nesse alimento que damos de edificação, devemos guardar e suprir os nossos irmãos oração, amor e atenção.

4º Serviço: Na célula, cada membro é um líder. Ali, o discipulador ensina e exercita o discípulo a desenvolver os seus dons para o serviço mútuo. O lider, com o tempo, deve avaliar o discipulo e quando ele estiver pronto, por isso, deve orar para que essa benção se estabeleça na vida do discípulo, ajuda ele a desenvolver-se em amor, no propósito para o qual Deus o chamou.

Discipulado é discípulo ao lado, devemos ajudá-los a enfrentar os contra ataques do inimigo.

Veja agora os detalhes, para cada um desses objetivos:

1 - COMUNHÃO.

A igreja é um corpo vivo, nela, através das células, os vínculos de comunhão do corpo de Cristo, passam a ser edificados. Esses vínculos são importantes, pois propicionam uma união de vidas.

A Palavra de Deus diz que o sangue é vida. E Jesus derramou o sangue dEle, para que tivéssemos a vida dEle. Por isso, o sangue é o símbolo perfeito da vida do próprio Deus.

Entenda o que o sangue faz em nosso corpo físico é para nos manter com vida, da mesma forma a vida de Deus faz a Igreja o Corpo de Cristo, termos uma vida espiritual.

Veja que o sangue, (O SANGUE DE JESUS) pelos menos, cinco funções ele tem no corpo:

= O sangue retira as impurezas.

A vida de Deus se manifesta plenamente nos relacionamentos trazendo a compreensão e cura. Quando estamos conectados uns aos outros, em vínculos de amor e comunhão, a vida de Jesus, espontaneamente, começa a eliminar as impurezas do pecado.

= O sangue mata os germes.

Cada membro do corpo precisa compreender a importância de estarmos juntos, de ministrarmos uns aos outros e funcionarmos como membros de um corpo, pelo sangue derramado por nós.

= O sangue alimenta as células.

Assim como os membros do corpo humano são supridos e alimentados pelo mesmo sangue que circula em nós, a vida de Deus também supre e alimenta os membros do Corpo de Cristo em comunhão uns com os outros.

= O sangue nos traz energia.

Quando estamos vinculados uns aos outros, somos supridos no sobrenatural, ou seja, uma energia um vigor espiritual vem, e o Espírito Santo começa a nos suprir. Infelizmente tenho visto pessoas mudando o foco, começaram bem, estão bem melhores do que eram, em todas as áreas, porém, os afazeres do mundo e as concupiscências da carne tomaram conta desse líder, e ele não é mais o mesmo, plantando sementes perigosas no corpo de Cristo, fazendo tudo de qualquer maneira, com sentimentos com outras finalidades. Isso é perigosissimo, porque estão tocando no corpo de Cristo, e com certeza, um dia chega a colheita.

= O sangue de Jesus em nós, nos mantem sempre em uma temperatura espiritual.

O sangue, em nosso corpo, tem a propriedade de manter a temperatura do corpo humano.

Uma célula cheia de vida, coberta pelo sangue de Jesus, invariavelmente, será um lugar quente, cheio do fogo do Espírito, onde será notada uma temperatura espiritual.

Existem muitos que se esfriaram porque estão sós. Entenda, o individualismo, definitivamente, é uma palavra que não combina com cristianismo. E a infidelidade atrai o esfriamento. Deus disse: Eu vou fazer um povo. Gn 12:2-3   

2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. 3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

Esse povo é de JESUS. E o melhor meio para essa conquista, Ele já nos deu e tem nos ensinado. Por isso, dizemos sem sobra de de dúvida, que um brasa sozinha logo se apaga. Por isso, cada membro de uma Igreja, deve estar vinculada a uma célula, e como membro e em amor devemos também nos sujeitar a uma autoridade. Por isso, a Palavra diz assim em Ef 2:20-22.

20 Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. 21 Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. 22 Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

Portanto, todo líder deve ter alguém a quem se sujeitar, para receber edificação pessoal e suprimento em amor e crescer onde no tempo certo, nos tornaremos uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

Tenho visto que por atitudes de alguns, os discípulos não se abrem ao líder, por falta desse testemunho. Lógico que sabemos que tem discípulos rebeldes. Porém, o discipulado natural de uma pessoa, geralmente se dá aquele a quem o ganhou para Cristo, mas mesmo aqueles que já tem muitos anos de convertidos devem se submeter a outro que seja, reconhecer como um lider maduro e mais experiente na fé.  Esse é o natural. Não deve existir ninguém sem vínculo, para que a saúde do corpo de Cristo ande bem.

2 – ENSINO.

Cada célula precisa ter um nível forte de compartilhamento da Palavra. Quando falo de nível, não me refiro a conhecimento bíblico, nem a cultura dos irmãos, mas ao fogo que queima quando a Palavra é ministrada. 

Entenda, que ao termos o coração incendiado pela Palavra, contagiamos toda a célula. Isso significa termos convicções a respedito de quem servimos; JESUS.

Devemos sempre expressar aquilo que estamos recebendo ou dando. Tem pessoas que não falam nem um amém, e já faz tempo. Isso mostra o seu nível de intimidade com Deus. Por isso, o ensino ministrado deve ter o fruto da revelação. O líder não precisa saber muito, mas aquilo que ele falar, por mais simples que seja, deve vir do coração, ou seja, o fruto da luz de Deus em seu espírito.

Portanto, o objetivo da célula é compartilhar a Palavra de Deus com as vidas. Não é ensinar muito, mas é ensinar de forma correta, com a revelação de entendermos o que Jesus disse e ordenou, pois, ai sim, tudo em sua vida vai mudar, e sua história será de vitórias.

3 - MULTIPLICAÇÃO.

Cada célula deve se multiplicar pelo menos uma vez ao ano. Quando eu digo, multiplicar, é os 12, os 144, os 1.728 ganhando é abrindo novas células. Porém, para que esse alvo seja alcançado, é necessário ganhar e consolidar essas pessoas. Assim, a célula não é somente para ganhar, mas também para consolidar e cuidar bem dessas novas ovelhas.

A multiplicação é fruto de ganhar e consolidar. Todo novo convertido é como uma criança e, como tal, necessita de alguns cuidados básicos. E elas necessitam de cinco coisas: alimento, proteção, ensino, disciplina e amor.

1 – ALIMENTO.
Na célula os discípulos são alimentados através da palavra de fé, encorajamento e ânimo.

2 – PROTEÇÃO.
 Além de alimento o recém nascido precisa de proteção. Veja, a rotatividade na igreja é fruto da falta de cuidado e da proteção. Em tese, os líderes de célula são pastores que vigiam o rebanho do lobo, do urso.

3 – ENSINO.
O ensino aponta para a conduta, de novas atitudes que devem ser desenvolvidas no novo crente. Se, por exemplo, quando a criança, ou o crente não é ensinado por exemplo: a ser dizimista, a cumprir os princípios.

Depois, será muito difícil mudá-los, pois não foram ensinados, e passarão que as suas finanças vão ficar comprometidas. É na célula que a criança espiritual recebe o ensino.
 
4 – DISCIPLINA.

Todo novo convertido deve ser alimentado, protegido, ensinado, e também corrigido quando sair do padrão da Palavra. Não deixe o espírito de rebelião entrar.

5 – AMOR.

Por último, a criança na fé precisa ser amada. Muitos vem para a Igreja, com as emoções destruídas. Entretanto, o amor e a paciência dos irmãos daquela célula, e pelo testemunho, passará a ser restaurada em sua alma. Por isso, que a proposta das células é justamente esta: Ser uma família vinculada pelo amor.

4 - SERVIÇO MÚTUO.

Muita gente pensa que servir a Deus é fazer coisas na igreja, como cantar, orar e pregar.

Poucos percebem que servimos a Deus quando exercitamos em qualquer área os nossos dons e conhecimento, para ajudar a edificar as pessoas. Não é chegar na Igreja, com peito estufado e sentar, NÃO!!! Muitos lideres entram e não dão nem um sorriso, não comprimentom, não dizem um seja bem-vindo a essa família MAANAIM etc.

Devemos servir e dizer: Deus vai cuidar de suas debilidade nesta célula ou culto.

São tantas as possibilidades de ajudar e servir, que poderíamos enumerá-las aqui. Jesus disse que seríamos conhecidos como seus discípulos se nós amássemos uns aos outros. Jo 13:35.

35 Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

Não existe melhor forma de expressar o nosso amor do que servindo aos nossos irmãos, como Jesus manda.

Quando uma célula atinge esse quatro objetivos: a comunhão, a edificação, a multiplicação e o serviço, torna-se um pedaço do céu na terra.

Que Deus abençoe sua vida, casa, família, negócios e sua chamada por Jesus!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema