TEMA 2025: DESATANDO LÍDERES EM CADA TERRITÓRIO
image

O REINO E O TEMPO DO REI - PARTE 8

Shalom amados, Deus abençoe sua vida!

Estamos recebendo palavras sobre o tempo que temos com Jesus. E a exemplo do que temos visto, podemos ver que Jesus ao levar o evangelho disse assim em Mc 1:15.

15 dizendo: O TEMPO está cumprido, e o reino de Deus está próximo; Arrependei-vos e crede no evangelho. 

Veremos um pouco mais sobre não saber usar bem o tempo que Deus nos dá!                                                                         
Veja essa história: Quem foi Alexandre, para a história? A figura de Alexandre Magno (356 a.C. a 323 a.C.) que também é conhecido como Alexandre, O Grande, é uma das mais espetaculares da história. Considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo; Ele foi o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu.

As suas obras foram relevantes, principalmente pela escassez de tempo. E a estratégia de guerra dele era impecável.
Porém, Alexandre, O Grande, teve alguns desejos não realizados. Sua maior obsessão era que em seu currículo a honra de ter sido educado pelo filósofo grego Aristóteles, dos 13 aos 16 anos, pois tinha grande admiração pela cultura helênica. E a sua principal preocupação era difundir a cultura grega (helênica) por cada lugar que passava, e tornar a língua grega como oficial em todos os territórios que conquistasse. Porém, podemos ver que ele tinha uma só visão e uma só linguagem, e a maior estratégia para se consolidar um território, e ampliar o reino.                                                                     
O que freou esse líder tão respeitado nas suas batalhas e o impediu de suas conquistas? O tempo!

O tempo é inimigo dos producentes e amigo dos ociosos! Porém, já um tempo bem usado é o maior patrimônio que o líder possui na vida, porém, se não souber administrar terá uma autoderrota somada no seu histórico. Mas quem roubou o tempo de Alexandre? A febre tifoide, causada pela bactéria salmonella typhi, transmitida por água e alimentos contaminados, principalmente com fezes.

Antes do surgimento dos antibióticos, a febre tifoide era considerada uma doença fatal. Na África, muitos ainda são ceifados por essa enfermidade devido à falta de higiene.

Alexandre, o líder da Macedônia, morreu na Babilônia aos 33 anos. Uma ceifa precoce, porém, realizou coisas grandiosas, mesmo sem tempo. Na história sobre o encontro entre o rei da Macedônia e o filósofo grego Diógenes, perguntou a Alexandre: Quem é você? “Eu Sou Alexandre, O Grande! Diante de mim prostram-se os reinos. Eu sou possuidor de muitas riquezas!”.  E você, quem é? Diógenes, sem esboçar sinal algum de surpresa, cínico e impávido, respondeu: “Eu sou Diógenes, e isto me basta”.                                                                                     
Então, mesmo você sendo um líder notável, é preciso medir suas palavras para não ser confrontado e vencido por causa da soberba. O tempo remido por Alexandre fez dele um líder que a história a reverência.

O que você produz no seu tempo é o que Alexandre, O Grande, nos ensina sobre o tempo.

Veja que ele estava morrendo, chamou seus generais e disse: “Eu estou morrendo, e tenho três desejos para serem realizados:
1º Que somente os melhores doutores (médicos) estejam no meu funeral, atrás do caixão;
2º Que toda minha riqueza em tesouros que estão no cofre, seja derramada pelo caminho até o cemitério.
3º Que a minha mãos fiquem fora do caixão.

Os generais, assustados, perguntam o porquê dessa decisão? E ele respondeu:
1º Quero os melhores médicos, para que todos saibam que mesmo tendo os melhores médicos, eles não têm poder sobre a morte;
2º Quero que derramem as riquezas para que vejam que a vida vale mais que qualquer tesouro, pois toda riqueza permanecerá na terra.
E perguntaram; E a mão?
É o 3º. As mãos soltas ao vento, é para que vejam que entramos de mãos vazias e sairemos de mãos vazias dessa vida.

Nós não iremos levar nada, pois, o que há de mais precioso se acaba, no tempo.

A lição é que o tempo pode ser sabiamente investido! Alexandre em 3 décadas fez o que muitos não realizaram em um século! Em seu chamado para Jesus, o que você está produzindo com seu TEMPO? Por que Apóstolo? Porque quando eu estou no Reino e pertenço a Ele, por isso, eu não posso trazer os resultados para mim mesmo, tem que dar a honra e glória ao Senhor. Eu preciso funcionar para o Reino, com a consciência de que tudo pertence ao Rei. E é por isso, que em Rm 11:36, diz:

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Veja que Jesus não fez discípulos para Ele mesmo, mas para o Pai, para o Reino. Para quem você tem feito discipulos? É facil de ver; quando o lider não vem, ninguém vem!

Falta o ensino de que:
- Nós somos servos de Deus;
- Somos discípulos de Jesus;
- Devemos ser conduzidos pelo Espírito Santo. Onde? No lugar que Jesus disse para congregar, em nosso caso; na Maanaim. Jo 13:35.

35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

O nosso problema é o que eu estou fazendo com aqueles que estão debaixo da minha liderança?  O que eles estão aprendendo comigo? Porque a Palavra diz em Mt 28 Ide e fazei discipulos.....
                                        
No que eles estão sendo formados nesse tempo para o Rei? Será que eles estão sendo formados mesmo para o Rei ou para nós?
                                                                    
Portanto, a pergunta que temos que fazer para nós mesmos é: O que estamos delegando para eles, faz sentido para minha vida? Somos o modelo.

Estamos mesmo tendo a intenção de encaminhá-los para o Reino do Senhor ou para nossas geografias particulares?
Veja que Jesus nos instrui a nos arrependermos e desenvolvermos a fé no Evangelho, na Boa Notícia, que Ele nos anunciou em Mc 1:15. 

15 dizendo: O TEMPO está cumprido, e o reino de Deus está próximo; Arrependei-vos e crede no evangelho. 

Para você refeletir: O que é mesmo o Evangelho de Jesus? É a reformatação da minha e da sua mente; É a proposta de ser uma outra pessoa no caráter, na cultura e no costume; É a releitura na vida e aprender a reescrever histórias.
Por quê? Porque nós não somos de nós mesmos, pertencemos a Ele e em Jo 15:16, nos diz:

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Certa vez, ouvi um terapeuta de comportamento falando, que dentro da lógica psicológica e espiritual, uma pessoa recém-convertida, que está na igreja há dois anos e não mudou seus hábitos, comportamento e cultura, a probabilidade de mudança de mente dessa pessoas é muito baixa, ou seja, é só um milagre mesmo. Por quê? Ou a pessoa é de dura cerviz. Ou a igreja não tem o Evangelho do Reino trabalhando no comportamento, que a Biblia manda. Por isso, devemos sempre pregar a verdade mesmo que doa.

Portanto, a falta de doutrina despersonifica os fiéis, ou seja, a pessoas perde as características de caráter, de personalidade que lhe são próprias. E o que pode causar isso? A causa disso, são por diferentes fatores, que incluem estresse intenso, que pode ser causado por situações, como pressão no trabalho, problemas financeiros, dificuldades nos relacionamentos ou exaustão. 

Se a igreja tiver a visão do Reino, e mantiver a cultura do Reino e não omitir a doutrina do Reino, e a pessoa se “deixar” ser “doutrinada”, tudo se ajusta no caráter, pois, com o construtor do Reino na comunidade, as pessoas mudam radicalmente de vida. Por isso, Paulo diz em I Co 3:10-11.

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

Existem pessoas que a cultura, os costumes, os valores, continuam os mesmos, e que não possuem a mentalidade do Reino.E essas pessoas passam a ser uma afronta ao Reino e a comunidade, porque não pertencem ao Reino. E a pergunta é: Como que essas pessoas NÃO mudam? Porque elas blefam uma mudança. Até aprendem o comportamento sócio espiritual. Até desenvolvem a linguagem do Reino. Mas, a verdade é que elas nunca nasceram de novo.                                                                  

Portanto é um perigo; Porque esse tipo de pessoa “está”, mas não pertence ao Reino, e, a sua má conduta, acabam desviando o coração de alguns que pertencem ao Reino.                                                                                

Quando o príncipe Harry, homem com um futuro brilhante na Inglaterra, começou a se relacionar com pessoas súditas, ele acabou absorvendo uma cultura paralela e o resultado foi ser colocado fora do Reino Unido, porque ele fez alianças que ofenderam a monarquia. O que podemos aprender com isso? É que para entrar no Reino, precisamos tirar a mentalidade das trevas, porque, se estiver no Reino e perder a cultura do Rei, seremos extirpados para não contaminar os outros. Mt 7:22-23.

No Reino, podemos encontrar os mais diversos tipos de pessoas e demandas, mas cada um deles vai sendo curado, pois a própria Palavra do Reino que foi liberta a todos, cura, porque é o conhecimento da verdade nos muda. Em Jo 8:32 nos fala isso.

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Veja, que 90% das pessoas que chegam no Reino (Igreja), chegam com alguma das areas destruídas, com problemas e debilidades. Contudo com o poder do Evangelho, que é o poder de Deus, quando ministrado, tras a salvação a todo aquele que crê.                                                                           

Portanto, nada na vida é mais poderoso do que a Boa Notícia; Porque uma vez pregada com a verdade que a mensagem carrega, todos que estão debaixo dessa nuvem e creem serão transformados. Serão libertos, curados, restaurados, sarados, restituídos. E se tornarão um novo padrão para a sociedade. Por isso, esse testemunho arrasta muitos para dentro do Reino, pela mudança de vida visível que os novos na fé estão vivendo.                                                                                                                     
Portanto, é o nosso testemunho que revela o nível de transformação que a pessoa viveu, pois os que fazem parte desse ciclo de relacionamento, muitos ficam questionando e dizem assim: como foi possível essa pessoa mudar?Pensam até que pode ser mentira, mas não é, é o Evangelho do Reino.

Aonde o Rei chega tudo muda!
O poder de Jesus é suficiente para fazer do mais vil pecador, uma pessoa com uma nova identidade, reinserindo essa pessoa a sociedade com a novidade de vida.

O que temos feito com o Evangelho de Jesus? Ele nos confiou uma chamada. Ele transformou você, mudou, tirou de muitos e muitos problemas.

Eu creio que ainda é tempo de arrependimento como diz em Mc 1;15, para todos nós. Porque o que temos feito para Ele, definirá muito o nosso êxito. Nossa colheita será de 30 a 60 ou 100/1.

O que você tem feito por Ele hoje? Mc 13:33-37.

 33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo. 34 É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. 35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36 para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. 37 O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!

Que Deus abençoe e traga a revelação do tempo do reino para o rei a todos vocês!

Abraço a todos da célula!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema