TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O REINO E O TEMPO DO REI - PARTE 5

Hoje, nessa célula, o Espírito Santo vai começar a revelar o que Jesus, ao levar o evangelho, disse assim em Mc 1:15.

15 dizendo: O TEMPO está cumprido, e o reino de Deus está próximo; Arrependei-vos e crede no evangelho. 

Portanto, entenda que quem deve ter o desejo se servir somos nós, porque o tempo é dEle. Por isso, em nossa chamada podemos fazer três coisas: 
Antecipar o tempo;
Postergar o tempo;
Ou parar no tempo. 

Não ignore as estações de Deus na sua vida, em sua família, em sua chamada. 

Precisamos estar cientes, porque já vimos nas células anteriores, em Eclesiastes 3, que há um tempo para tudo. 

- Veja algo sobre Daniel!

Daniel deveria ser o líder mais ferido no seu contexto, afinal ele foi tirado do meio da sua parentela, do seu povo e das suas conquistas pessoais. Porém, quando Daniel recebeu a convocação de Nabucodonosor para entrar na comarca do rei, por intermédio do comandante do reino, ele poderia ter respondido que não iria. Porque, o falar a verdade ao rei poderia custar a sua cabeça, mas tudo estava no controle divino. 

Entenda que se você estiver em uma situação que não entenda nada, olhe para o relógio divino, pergunte ao Rei que horas são no relógio dEle e se regozije com a resposta que vier. Um dia, a sua hora vai chegar! Porque todos nós temos direito dentro do relógio espiritual de Deus, a desfrutar dos grandes milagres. 

O nosso problema maior é que estamos aguardando a bênção de amanhã e mal agradecemos pelos milagres de ontem!
 
Somos cristãos e devemos entender que a cada milagre agradecido, abre-se uma porta nova para os próximos milagres que vamos receber. Porém, se a murmuração assumir o lugar da gratidão a porta se fecha. 

Veja que Daniel sabia que aquela oportunidade era o favor do Senhor, para fazê-lo líder em uma situação de desvantagem. Por que? Porque Deus funciona no improvável. Onde não existem oportunidades humanas, o divino entra em operação. 

Daniel sabia que iria revelar ao rei o que iria favorecê-lo, e mudar o destino do seu povo. Porém, Daniel sentiu no espírito que o tempo havia chegado. 

Veja o contexto: o rei havia roubado seu povo e tornado Daniel escravo. O que houve? Daniel perdeu sua liberdade, sendo tirado da sua própria casa, estando debaixo de vergonha. Por isso, Daniel tinha muitos motivos para dizer não.
Porém, havia um decreto que se Daniel não comparecesse diante do rei, todos os sábios, feiticeiros e conselheiros do rei iriam ser mortos, e isso pesou no coração de Daniel, pois Daniel estava atento ao tempo de Deus. 

Às vezes, conversamos com nossa alma e nos auto ministramos, e o resultado é negativo no propósito Divino.  Por isso, entenda que quando nos movemos no espírito, alinhamos o nosso ponteiro com o ponteiro de Deus.
 
Existe um Rei que está governando sobre nós! 

É óbvio que Daniel poderia dizer consigo mesmo que essa situação era algo negativo para ele e o seu povo, contudo, buscou ao Senhor na madrugada, e Deus agitou o seu espírito e lhe deu um sonho que dizia a respeito ao rei Nabucodonosor, e não foi um sonho qualquer.

Pela manhã, Daniel chamou o chefe dos conselheiros do rei e disse que Deus havia dado a ele um sonho, e que a vida de todos seria poupada. 

Aprenda algo: - Quando Deus revela algo a você, procure pessoas de confiança para que o tempo do Senhor não seja desperdiçado em sua direção.
 
Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros. Ou seja, Daniel sabia que podia contar com eles, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios da Babilônia. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite, e então Daniel louvou o Deus do céu. 

E Daniel, disse em Dn 2:17-23.
 
17 Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, 18 para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia. 19 Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. 20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; 21 é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. 23 A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei. 

Veja que a atitude de Daniel relevou a maturidade dele, e que mesmo em meio a crise, ele estava apto para responder condignamente ao rei e mudar o destino de um reino. Porque a hora exata de Deus chegou, e ele soube ler a estação que estava vivendo. 

O que falta em muitos profetas e homens de Deus, mulheres de Deus, é saber ler o tempo exato para ver os milagres se manifestarem.
 
Voltando ao texto de Dn 2:19-23 é dito que Deus havia mostrado a ele tudo aquilo que o rei havia sonhado, vamos ler de novo.

19 Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. 20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; 21 é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. 23 A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei. 

Nabucodonosor não havia contado a ninguém o sonho, e Daniel chega na presença do rei e conta tudo aquilo que Deus o havia revelado. Neste cenário o rei se curva diante de Daniel e diz: - Não existe Deus, como o Deus de Daniel”! E o fez governador do sei reino. Veja, que maravilha!!!

Ele saiu naquele dia, de escravo a governador, porque quem manda é o rei. O rei reina e seus príncipes governam. Eles não governam aquilo que acham que devem governar, eles governam aquilo que o rei delegou a eles para que governassem. 

Ninguém faz no reino o que quer, todo mundo faz aquilo que o Rei os chamou para fazer, para que possam administrar com inteligência, sabedoria e temor. Ou seja, não é de qualquer maneira, o Reino dEle é eterno, firmado em fidelidade, justiça e verdade, e essas bases nunca terão fim. 

Esse reino nunca irá parar, sempre caminhará em direção a uma expansão constante. É necessário que, assim como os filhos de Issacar, saibamos ler os tempos e as estações. I Cr 12:32.

32 dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens; 

Essa tribo, sem grande importância, tem muito para nos ensinar até os dias de hoje.

Em primeiro lugar, eles entenderam os tempos. Eles tinham uma visão profética sobre o que Deus estava para fazer, por isso, eles estavam prontos para fazer as mudanças necessárias para que houvesse o fluir do propósitos de Deus.

Você tem a revelação do que Deus tem para você fazer? Se sim, que mudança você tem apresentado a Deus? Eles tinham uma visão profética sobre o que Deus estava para fazer.

Existe uma hora no mundo espiritual que ninguém sabe, porque não podemos saber, entretanto devemos conhecer a estação, e ter o discernimento: “é o tempo do Senhor”!!!

Veja, que nem o dia e nem a hora, ninguém sabe, quando o Mestre virá, só o Pai, ou seja, nem o Filho sabe. Mas, Ele disse, assim em Mt 24:32.

32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. 

Nós sabemos que a figueira aqui é Israel. Em 1948 Israel floresceu, começou o êxodo, o regresso para casa.  Ou seja, Israel voltou para o seu território, a cidade do grande Rei ficou povoada. Quando estamos no Reino, podemos aprender a ler o tempo, a época e a estação, como os filhos de Issacar que com sabedoria e inteligência, eram usados para revelar os tempos. Por isso, eu reafirmo: - Tudo a seu tempo é formoso e perfeito! O perfeito só se manifestará na hora dEle!

Ainda que alguns estejam querendo antecipar o tempo e não vão conseguir, só Ele poderá fazer esse milagre. 

A frustração de muitos homens e mulheres de Deus está em querer corrigir aquilo que o tempo não perdoa, como a
procrastinação. Muitos tem deixardo o tempo passar, se distraindo com coisas irrelevantes.E pior, deixaram a prioridade de gerenciar a vida, pois sem saber ler os tempos que o Senhor havia apontado a eles, começam a procrastinar.

É frustrante, depois, quando alguém olha para trás e libera um sentimento de dor, e até se expressa: 
Ai, se eu tivesse mais tempo.
Aí, se o tempo voltasse.
Aí, se o tempo me desse uma nova oportunidade.
Amados, pelo menos, deveríamos entregar umas 6 vidas por ano a Jesus.

Como está seu discernimento dos tempos e estações em seu chamado?

Amados, podemos até remover as rugas dos olhos, mas não podemos evitar o envelhecimento! 

Aquele tempo que se foi, infelizmente, não retorna mais!

Agora, temos que nos preparar para este momento, para não sermos apanhados de surpresa, e aí, queremos ver o agir de Deus.

O que podemos aprender com os tempos e estações? Que o inadimplente não terá a mesma oportunidade. Porém, algumas coisas precisam ser observadas, pois existem situações que a maturidade nos ministrará e mostrará que só com o tempo que adquirimos podemos vencer.

Você acha que satanás quer tirar você da obra? Claro que não! Ele quer que você faça a sua vontade e não a de Deus, porque assim, você vai perdendo o tempo do rei. Por exemplo: a história do filho pródigo.

Quando ele estava lá, comendo com os porcos, ele reconheceu que estava errado. Reconheceu ou não reconheceu?Reconheceu! Mas, ele já veio, preparando um monte de argumento, lembra? Eu vou chegar lá, vou dizer para o meu pai, que eu errei, que eu fiz isso e aquilo. Ou seja, ele estava preparando os argumentos, mas o pai estava preparando uma festa.

Então, você não precisa argumentar com Deus no que você está errado, Ele já sabe.
 
Mas Apóstolo, eu sou um homem maduro! Amados, sendo maduros ou imaturos, os dois sem Jesus não servem para nada. Só que o maduro já sabe disso, e o imaturo ainda não descobriu.

Hoje é um dia para você se voltar para dentro de si, e examinar o tempo que Deus lhe deu para fazer algo para Ele.

Cuidado com os argumentos! Porque o rei reina e a promessa é para que os seu príncipes governem! 

Quem está governando o seu chamado? Somos chamados para governar!

Que Deus nos abençoe, abrindo o nosso entendimento, de que devemos estabelecer o reino de Deus.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema