O REINO E O TEMPO DO REI - PARTE 2
Certa vez, Jesus ao levar o evangelho disse assim em Mc 1:15:
15 dizendo: O TEMPO está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Lembre-se, no Reino de Deus ninguém vive sem relógio, pois, a hora está nas coisas, o perfeito e o formoso se manifestam.
Talvez você já tenha até memorizado alguma coisa de Ec 3:1-15; sabemos que é um dos textos usados como referência sobre o tempo. Mas, o principal é entendermos que o Reino possui um relógio e que não podemos subestimá-lo.
Se conseguirmos honrar nossas tarefas, nossas habilidades, com certeza gerenciaremos tudo a nós confiado. Com certeza, sairemos exitosos e testemunhos vivos estarão na nossa história de vida diariamente.
Em geral, as mulheres, mas existem também alguns homens, são criticadas pelos maridos ou vice versa, pelo tempo consumido ao se arrumar, assim como, na lentidão para sair de casa para honrar um compromisso, ou seja, muitos acabam até irritando o sacerdote(isa) que, às vezes, perde a graça de chegar aos lugares que estavam agendados. Tudo isso, por não saber gerenciar o tempo. Mas, por que isso acontece?Às vezes, por uma cultura que está se estendendo sobre aquela mulher ou homem.
Por exemplo.: Muitas noivas, geralmente, têm por cultura atrasar no cerimonial.E sabemos que isso quebra qualquer linha de respeito àqueles que chegaram cedo e estão aguardando o cerimonial. Em um culto não é diferente, precisamos administrar o tempo que Deus nos deu para cumprir o propósito.
Eu já vi muitas coisas sobre a administração de tempo.
Creio que uma pessoa que não honra horário, está descredibilizada em público. Porém, entenda que dificilmente alguém vai celebrar por você ser pontual! Mas, não faltarão críticas também, para quem desrespeita horário.
Precisamos respeitar o tempo. Mas, porque essa palavra sobre o tempo? Porque, o relógio no Reino é o relógio do Rei.
Quem quer atrasar o compromisso com o Rei? Se não estamos honrando um compromisso de horário em cultos e reuniões, como podemos dizer que nosso relógio está ajustado com o relógio do Pai?
Um teólogo clamado Vim Malgo, diz que quem quiser saber que horas são no relógio de Deus é só olhar para Jerusalém. E todos estão vendo como está!!!
Jesus disse que quando as árvores começassem a dar frutos e a figueira florescesse, então o relógio de Deus estaria apontado para o tempo do fim.
Veja as palavras do Rei, que estão em Lc 21:29-33.
29 Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores. 30 Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo. 31 Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus. 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça. 33 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Portanto, aqui está a teologia do tempo, da atenção dobrada no profético, para que não saiamos do relógio do Rei, nem venhamos dar instruções erradas aos filhos do Reino.
Temos responsabilidade em seguir as instruções do relógio dAquele que rege o Universo.
Reflita sobre essas perguntas: Quanto vale seu tempo? Com certeza, esse valor só você pode mensurar. Porém, você acha que seu tempo vale muito? O que você faz para valorizar o tempo? Na Igreja, discipulados, cultos etc.
Você acha que o tempo do outro é valioso? O que você tem feito para prestigiar o tempo do outro? Você acha que o tempo do Rei é valioso? Se sim, o que você tem feito para honrar o tempo do Rei, e cumprir o que Ele mandou fazer, e pelo que ainda um dia vamos prestar contas?
Tenho visto um descaso das pessoas em relação aos trabalhos espirituais. As pessoas não levam a sério, por saberem que o Senhor, o Rei, é dono de todo o tempo, contudo como vivemos no “Khronos”, precisamos aprender a honrar esses três tempos, que são os tempos de Deus e os tempos do ser humano.
1º Tempo pessoal - uma questão de autorrespeito.
2º Tempo do outro, porque eles estão confiando em nós.
3º Tempo do Rei, que tem semeado a graça do tempo para que possamos viver condignamente.
Se nós entendermos que no Reino o tempo vale muito, não vamos desperdiçar esse ouro que está à nossa disposição.
O tempo investido em nós traz lucro para nossa vida pessoal. Por isso, entenda: quem valoriza seu tempo se encontra com a prosperidade.
Jesus decidiu investir tempo em 12 discípulos que foram selecionados, pois queria extrair o melhor deles. E cada um deles possuía muitas demandas na questão social, econômica, religiosa e alguns problemas sérios no caráter.
Humanamente falando, de forma aparente, havia muitas questões que fundamentariam a possibilidade de não serems escolhidos! Contudo, Jesus viu a possibilidade que no ajuste de tempo, de formação de caráter, poderia construir neles uma liderança poderosa de avivamento. Eles precisavam saber que o tempo havia chegado, como está escrito: “... certamente a vós é chegado o reino de Deus.”
Lc 11:20.
20 Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, “é chegado o reino de Deus sobre vós”.
Veja que o assunto discorrido era o tempo, e o que eles esperavam se manifestou em Jo 13:20, que diz:
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
O que Jesus falava naquele momento eles não entenderiam, mas quando manifestasse o tempo, aí eles entenderiam.
O tempo é um princípio divino, que quem quebra retarda seu milagre.
Como líderes podemos tanger projetos grandiosos e nobres, mas precisamos entender que não dependemos apenas de nós mesmos; É necessário contar com uma equipe bem adestrada para que as coisas sejam realizadas com desvelo, por isso Jesus investiu tempo na equipe.
Foram três anos e meio, e isso significa 1.670 dias, ou 182 semanas, ou 42 meses.
Foram três anos e meio só na formação de caráter e de doutrina no Reino na vida dos discípulos.
Que investimento poderoso de Jesus na vida de sua equipe!
Se fôssemos colocar em horas de treinamento de Jesus, teórico e prático valeria por um curso nível 4º grau, porém, pela ação do Espírito Santo, esse curso não parou até o dia de hoje, para quem se dispõe.
O tempo de Deus continua girando, até os dias de hoje. E todos nós sabemos que o derramar do tempo de Deus em nossa direção, não pode ser mensurado. Quanta cura e libertação, entendimento, domínio, mudança!
Assim dever ser a nossa liderança: Não podemos perder mais TEMPO. Precisamos treinar líderes, para estabelecer o Reino. Por que? Porque somos uma roda que gira e uma engrenagem que entra na outra. Por isso, devemos vigiar como nunca, pois os tempos são chegados e palavras e mais palavras já foram ministradas sobre nós.
Como Igreja, devemos nos mover por um propósito e não podemos nos arrefecer!!!
Amados, ainda que não tenhamos êxito aparente, entenda que Jesus, no calvário, parecia ser derrotado, mas sabemos como essa história termina.
Você se lembra quando Jesus disse: A minha hora chegou!
Então, devemos refletir e orar, porque todo processo tem muita dor, mas todo propósito tem muita cura.
No processo teremos sofrimento, mas quando o propósito se manifestar, sairemos vitoriosos. Amém!!!
Aprenda algo: No Reino de Deus, as coisas nunca serão como o homem planeja, mas como o Rei decretou. Se as coisas de uma das partes não for realizada no seu devido tempo, espere, tudo está guardado no segredo do Rei.
Paulo já dizia, em I Co 2:9.
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Vamos aprender a administrar o tempo, pois ele foi criado para que possamos fazer o bom uso dele, a favor do dono do tempo e, se Deus está nos avisando, é claro, que o contrário disse, poder ser uma cilada contra nós. Por isso, uma das coisas mais decepcionantes na liderança, é quando você pergunta a alguém, que se submete a produzir no Reino: “O que vc está fazendo?”. E a pessoa responde: “Nada!”.
Veja, que o “Nada” também é alguma coisa, que tem o resultado de coisa nenhuma, e pior, temos visto muitos assim. Não estou falando isso para te confrontar, mas porque devemos um dia prestar conta do tempo, e eu quero ver você no céu.
Quem planta nada, vai colher o fruto do nada, pois nada é a semente dos ociosos!
Minha mãe passou por um tempo muito difícil e doloroso, quando ela perdeu seu filho mais novo. E eu fiquei muito preocupado com ela na época, eu fiquei pensando: “Não tem nada mais terrível na vida do ser humano do que ver a vida passar e não desfrutar da vida, na família, na sociedade, no trabalho e em tudo que estiver ao nosso alcance”.
Não deixe a oportunidade do Reino passar por sua vida; “Não deixem a vida passar! Vivam a vida de Deus!”.
Mostre a todos, o plano da salvação.
Não podemos mais procrastinar o tempo em que Deus nos chamou.
Leve vidas para Jesus, e mostre que seu tempo valeu a pena.
Portanto, hoje Deus chama a administrar esse tempo precioso que o Rei do Reino está nos dando.
As coisas não acontecem por acaso, quem administra bem seu tempo será chamado de sábio na sua geografia, pois é acumulador de um grande tesouro. Cuidado com a semente do NADA!
Jo 13:20, diz:
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Nos últimos tempos, quantas vidas tenho trazido para casa do Senhor?
Obrigado por você ter vindo a essa célula, e ouvido a Palavra de Jesus. O tempo é chegado! Lc 11:20.
20 Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, “é chegado o reino de Deus sobre vós”.
Deus os abençoe! Beijo no coração a todos!!!