TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UMA IGREJA NO MOVER DO ESPÍRITO - CONTINUAÇÃO

Precisamos como chamados por Jesus, estarmos focados na visão deixada por Deus, para que o mover do Espírito Santo nos encha de poder. Rm 8:5-6, diz:

5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 

Qual foi a decisão de Abrão? Gn 13:8-13. 

8. Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. 10. Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. 

Observe a diferença entre a escolha de Ló e a escolha de Abrão. Onde um foi para o campo dos homens maus, e o outro para o campo da prosperidade (Carvalhais de Manre).

Veja, nisso nós precisamos vigiar muito e aprender, porque em Ló, tudo estava no campo da alma, numa visão periférica, na escolha humana, em um engano temporário. Seu campo bonito virou um lugar feio, e se não fosse Abrão, ele, a mulher e as filhas teriam morrido debaixo de fogo, saraivas e enxofre. Ló perdeu tudo, até a família. 

Abrão já estava sendo trabalhado na fé, e o Senhor estendeu sua tenda dos carvalhais de Manre até Jerusalém, a cidade da paz, onde ele faz o pacto com Melquesideque e explodiu em prosperidade, ou seja, veja que mesmo em uma guerra provocada para tentar destrui-lo, fê-lo mais poderoso do que era antes. Gn 14:18-24.

18. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19. abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20. e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. 21. Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo. 22. Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra, 23. e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; 24. nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão. 

Quem negará que Abrão não era escolhido e que o Espírito de Deus não estava nele? Quem teve mais experiências do que ele no campo da fé e nas ações do Espírito? Porém, fica aqui a lição, enquanto não formos trabalhados, seremos apenas uma ‘proposta’ e não ‘o propósito’. 

Enquanto ele era Abrão, incorreu em muitos erros, pois estava lidando com a introdução da fé, e antes dele, não havia em quem se espelhar, diferente de nós que temos muitos modelos para nos colocar em lugares mais assertivos.

Veja que Abrão passou por momentos difíceis até Deus mudar sua identidade. Ele mentia, ele negociava a esposa, ele omitia sua vida profética, até que Deus o denunciou. 

Existe um dia na agenda divina em que o próprio Deus nos expõe, para que nosso caráter seja moldado, se não houver oportuno arrependimento. 

Não pense que por ter o Espírito de Deus na sua vida, você não incorrerá em erros! E saiba que diante dos erros, você será repreendido pelo Senhor!

Depois que Deus ajusta a nossa nova identidade, Ele não aceita reincidência de caráter malformado, e a verdade é, que sobre Abrão, Deus o chama de até de mentiroso. 

É possível ser um profeta, homem de Deus, cheio do Espírito Santo e errar quando o caráter não está tratado Gn 20:7. 

7. Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. 

Deus não brinca de ser Deus, Ele é um Pai que corrige os seus filhos.
 
Portanto, estamos vendo que uma igreja no mover do Espírito Santo, tem que gestar uma nova identidade. 

Não podemos mais brincar! Veja o que estamos vendo nas células, tudo começou com o patriarca Abrão, o homem da confiança do Céu, que teve algo que nenhum outro homem teve.

Abrão teve algumas distorções de caráter e vícios culturais seguiam sua jornada, mas não o acompanharam em sua nova formação. 

O que ele fez quando era Abrão, é porque ele era regido pela velha natureza? Bem, vou elucidar três erros com os quais você ficará perplexo, pois quando temos argumentos no caráter podemos gerar problemas na caminhada que nos fora confiada.

O que Deus entregou na sua mão que você está fazendo o contrário? Ou não está fazendo o que deveria ser feito? Ou está procurando desculpas da velha identidade para não enfrentar as debilidades e viver a santidade que Ele deseja?

Deus quer vidas!!! Ele diz: uma alma vale mais que o mundo inteiro!

Nada que você faça, vai suprir a Deus mais  do que uma alma, uma vida, ganha para ele.

Se não nos consertarmos, colheremos catástrofes e não sairemos triunfantes nas nossas jornadas. É difícil falar, mas é a verdade. Nunca atingiremos o que Deus tem realmente para nós.

Mas, vamos lá: o que o patriarca Abrão fez? Na verdade, trabalharemos o que ele não fez, que é muito mais grave, pois, sempre seremos identificados pelos nossos resultados, guarde isso.

O pecado da omissão é maior do que outros pecados na nossa consciência.

Portanto, começaremos vendo os erros de um líder patriarca que estava “aprendendo” a caminhar com Deus:

1º Gerou um filho fora do útero da promessa.

É assim que acontece conosco: quando não somos transformados, o governo do Espírito não está ativado na nossa caminhada e coisas geradas no passado vão nos atormentar no futuro. Por isso digo: Vigie!

 2º Ele mentiu para se proteger.

Quantos de nós, até mesmo inadvertidamente, temos falado meias verdades? Toda meia verdade é uma mentira completa. 

Quantas vezes não somos transparentes com aqueles que confiam em nós? São resquícios da velha natureza, de uma vida que não está governada pelo Espírito.

 3º Ele omitiu a unção que lhe fora confiada.

Ele era profeta! Na chamada, ele era o “mudador” ou um transformador de territórios, mas não entendeu a dimensão e omitiu esse manto até ser denunciado pelo próprio Deus a Abimeleque.

Você ser denunciado por pessoas ou até mesmo por líderes tem um peso, mas ser desmascarado pelo próprio Deus é o céu gritando: “Eu não aceito mais essa conduta! Ele é profeta!” Gn 20:7. 

7. Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
 
Esses erros ofenderam a Deus na chamada de Abrão, por isso o Senhor mudou a identidade dele.
 
Veja que Abrão gerou um filho fora do útero legítimo, ele mentiu sobre Sarai não ser sua esposa para proteger a própria pele, e ele omitiu seu chamado profético de transformador de territórios.  

Então, tudo começa com o patriarca Abrão, o homem da confiança do céu, que teve o que nenhum outro homem teve, depois que o Senhor mudou sua identidade. E ao mudar sua identidade, Deus leva o nome de Abraão para o trono e ele é identificado até hoje como Deus de Abraão, e Abraão é chamado Abraão de Deus.

Pense um pouco: Não é incrível ter na sua identidade o nome de Deus? Isso para ser compatível com a conquista que viria. 

O nome original Abrão (Abram), vem do termo judaico Ibrim, que significa “Excelso Pai”, ou aquele que vê até a montanha (uma visão limitada). Porém, o que marca a vida desse homem de Deus foi a mudança de identidade.

Ninguém vai se mover no Espírito cultivando a velha natureza, mantendo culturas pagãs, alimentando vícios doentios no caráter. 

O Senhor mudou o caráter e transformou a vida de Abrão em Abraão. Por quê? Porque Abraão significa:
Aquele que vê além das montanhas, aquele que (olha para o Céu e vê se pode contar as estralas...).

Abraão é o pai de descendência poderosa, o pai de multidão, o pai sem limites para conquistar. Do qual somos descendentes pela fé.

Na mudança de identidade tudo se amplia e traz o resultado da conquista jamais sonhada. 

O que vemos nessa mudança de identidade? Que a promessa se torna tão imensurável que não cabe em uma pessoa e se estende à sua descendência Gn 17.

Portanto, preciso lhe ensinar a Palavra para que você entenda nessa célula, e tome a sua decisão: Quem estiver cultivando a natureza velha, como um Abrão, somará problemas na vida, mas quem deixa a natureza ser mudada, será um líder notável na geografia onde está, e o governo do Espírito mudará a realidade de pessoas e territórios, inclusive de seus familiares.

Tenha uma excelente célula! Participe dos moveres da Igreja!

Há um tempo para todos serem transformados, não deixe passar o seu, pois Jesus lhe ama muito, e está disposto a fazer infinitamente mais do que tudo que pedirmos ou persarmos.

Deus os abençoe! Amo vocês! Beijo no coração!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema