A IGREJA NO MOVER DO ESPÍRITO - CONTINUAÇÃO
Que Deus nos abençoe, com um novo tempo de mialgres!
Temos visto na Palavra ministrada nos cultos e nas células, que não existe possibilidade de uma mudança genuína em qualquer ambiente, se o poder de Deus não entrar em operação. Se você entender essa graça, com certeza, não só sua vida mudará como de “todos” os que estão ao seu redor.
Rm 8:5-6.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Você já deve ter vivido um momento especial na sua história em que o mover do Espírito Santo governou as situações mais complicadas possíveis, situações que se tornaram memórias positivas, experiências jamais esquecidas. Também, temos visto algumas situações que dependiam do Espírito de Deus e agimos na força do braço e na inteligência comum, e tivemos como consequência a colheita de frutos amargos.
É preciso entender que a vida espiritual é feita de degraus.
Nós não podemos esquecer que a vida espiritual possui degraus e, se não subirmos as etapas não lograremos êxito nas nossas causas simples ou complicadas. As experiências precisam ser renovadas e crescentes. Por exemplo: Qual foi a decisão de Abrão? Gn 13:8-13.
8 E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. 9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. 10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. 11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
Agora, observe a diferença entre a escolha de Ló e a escolha de Abrão: um foi para o campo dos homens maus, e o outro para o campo da prosperidade (Carvalhais de Manre).
Em Ló, tudo estava no campo da alma, numa visão periférica, na escolha humana; um engano temporário. Seu campo bonito virou um lugar feio, e se não fosse Abrão, ele, a mulher e as filhas teriam morrido debaixo de fogo, saraivas e enxofre. Ló perdeu tudo, até a família.
Em Abrão, já estava sendo trabalhada a fé, e o Senhor estendeu sua tenda dos Carvalhais de Manre até Jerusalém, a cidade da paz, onde ele faz o pacto com Melquesideque e explode a prosperidade na vida dele. E mesmo uma guerra provocada para tentar destrui-lo, fê-lo mais poderoso do que era antes, veja em Gn 14:18-24.
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. 19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. 21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti. 22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, 23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; 24 Salvo tão somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.
Porém, sabemos que Abrão era escolhido.
Quem negará que Abrão não era escolhido e que o Espírito de Deus não estava nele? Quem teve mais experiências do que ele no campo da fé e nas ações do Espírito? Porém, fica aqui a lição de que enquanto não formos trabalhados seremos apenas uma ‘proposta’ e não ‘o propósito’.
Enquanto ele era Abrão, incorreu em muitos erros, pois estava lidando com a introdução da fé, e antes dele, não havia em quem se espelhar, diferente de nós que temos muitos modelos para nos colocar em lugares mais assertivos.
Abrão passou por momentos difíceis até Deus mudar sua identidade. Ele mentia, negociava a esposa e omitia sua vida profética, até Deus denunciá-lo. Existe um dia na agenda divina que o próprio Deus nos expõe para que nosso caráter seja moldado, se não houver oportuno arrependimento.
Não pense que por ter o Espírito de Deus na sua vida, você não incorrerá em erros. E saiba que diante dos erros, você será repreendido pelo Senhor.
Depois que Deus ajusta nossa nova identidade, Ele não aceita reincidência de caráter malformado, verdade é que sobre Abrão, Deus o chama de mentiroso. É possível ser um profeta, homem de Deus, cheio do Espírito Santo e errar quando o caráter não está tratado Gn 20:7.
7 Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é e rogará por ti, para que vivas; porém, se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
Vamos continuar estudando sobre a vida de Abraão! Observe este texto, Gn 20:1-18.
1 E partiu Abraão dali para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. 2 E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. 3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido. 4 Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso, disse: Senhor, matarás também uma nação justa? 5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos, tenho feito isto. 6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso, te não permiti tocá-la. 7 Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é e rogará por ti, para que vivas; porém, se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. 8 E levantou-se Abimeleque pela manhã, de madrugada, chamou todos os seus servos e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles varões. 9 Então, chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim e meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. 10 Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazeres tal coisa? 11 E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor da minha mulher. 12 E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher. 13 E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde viermos: dize de mim: É meu irmão. 14 Então, tomou Abimeleque ovelhas, e vacas, e servos, e servas e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher. 15 E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde bom for aos teus olhos. 16 E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que elas te sejam por véu dos olhos para com todos os que contigo estão e até para com todos os outros; e estás advertida. 17 E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e a sua mulher, e as suas servas, de maneira que tiveram filhos; 18 porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.
Existem níveis de escolhas.
Você viu que existem níveis de escolhas que são carnais, outras tantas que estão no campo da alma e as consequências não são boas. Homens de Deus, cheios do Espírito Santo, que são exemplo e modelo, depois que o Senhor os exorta, mudam o caráter e pagam o preço para uma vida irrepreensível, Gn 17:5-6.
5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto. 6 E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
A questão aqui é: Até quando ficaremos reincidindo no mesmo erro e atrasando o relógio do mover de Deus na nossa vida? Quantas promessas roubadas! Existem áreas na sua vida que se você não se posicionar o propósito não se cumprirá.
Vemos muitos líderes que estavam indo bem, mas deixaram coisas da carne e da alma entrarem na jornada e paralisaram a conquista que já haviam alcançado.
Uma coisa sabemos: podemos nos valer do Espírito de Deus para consertar nossos caminhos tortuosos e, em arrependimento, voltar ao propósito e avançar para conquistas muito mais ampliadas. Porém, se não decidirmos por um caminho reto não colheremos os frutos de justiça.
Se o Patriarca da Fé, um homem cheio do Espírito de Deus, errou e foi exortado e exposto, por que seria diferente conosco? Qual a saída? Você já sabe: Um conserto com emergência!
Abraão sendo ainda Abrão não titubeou quando Deus conversou com ele e disse para que andasse na presença dEle e fosse perfeito, Gn 17:1.
1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
Aqui começou a formação da nova identidade. Quem deseja andar com Deus não pode fazer o que deseja, precisa submeter seus impulsos ao Espírito de Deus. Qualquer afirmativa de que você anda na presença de Deus e mantém culturas pagãs, vícios emocionais ou distorção no caráter, será exortada pelo Espírito Santo.
Deus conserta a todos! Se eu estou andando no mover do Espírito, acredito que Deus estará dando as pistas das áreas pelas quais preciso mudar. Não é verdade? Às vezes, desejamos que os outros mudem quando, na verdade, não estamos dispostos a essa renúncia.
A obra mais relevante do Espírito Santo não é o que Ele faz nos outros é o que Ele produz em nós!
Já vi muitos líderes disciplinando discípulos pelos mesmos pecados que eles carregam no caráter, é como se fosse uma punição para o outro que ele não deseja para si.
Deus consertou a história de Abrão transformando-o em Abraão, porque Abrão se expôs ao decreto e ficou firme na promessa! Há tempo para que o conserto venha e as vidas sejam transformadas a partir do nosso testemunho, não interessa sua idade nem seu histórico.
Somos a esperança da geografia onde vivemos, mas se não houver mudança em nós, nossos territórios permanecerão enfermos.
Que o Espírito Santo nos conduza nessa transformação!
Deus os abençoe!