UMA IGREJA NO MOVER DO ESPÍRITO
Focando na Visão deixada por Deus.
Em Rm 8:5-6, diz:
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Quando Paulo ministrou sobre a inteligência espiritual, foi para a igreja entender o poder que há em usar a visão do Espírito para não ser apanhada por surpresas desagradáveis, pois o falso ensino “gnosticismo e doutrinas de demônios haviam entrado na mente da igreja e muitos haviam se pervertido.
O que é diferente na igreja hoje?
O acesso e as interpretação que são as mais variadas possíveis e todos podem ter, em tempo real, informações que sejam contrárias ao verdadeiro Evangelho, e temem extinguir ou matar a obra do Espírito Santo.Por isso, I Ts 5:19, diz.
19 Não apagueis o Espírito.
O que é isso? Isso é sufocar a obra do Espírito e não deixar a vida de Deus fluir no Corpo de Cristo. Uma igreja sem o Espírito Santo é um corpo sem vida. Por isso, o ensino na direção da igreja em Corinto era incisivo, para que a igreja galgasse com sabedoria a escada da fé.
A Igreja precisa do Espírito Santo para ter vida! I Co 2:7-16.
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; 8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; 9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
A chamada da igreja é para que ela se mova na unção do Espírito e não se satisfaça com obras carnais.
O que fazer para uma mudança radical? Não esperar por aqueles que não têm mais a atenção devida na direção do Pai, e que perderam a sensibilidade de discernir quando o Espírito Santo está agindo.
Pense: qual foi a última vez que você sentiu a presença de Deus e foi ministrado e se rendeu ao poder que estava sendo liberado? Essas são atitudes que virão, com certeza, reações do céu na direção daqueles que entram nesses moveres. Muitas vezes, essas experiência são coletivas, mas também podem ser pessoais.
Se foram coletivas estamos abençoados, mas, se foram pessoais, você cresceu em Deus e gestou uma intimidade mais profunda com Ele, e isso é uma benção.
Cuidado com pessoas que não estão interessadas em ter intimidade com Deus, pois, caminhar com pessoas que não tenham esse currículo de intimidade com o Senhor é caminhar com aqueles que podem ser agentes para desconectar você de uma verdadeira transformação e uma intimidade com o Pai.
Se você é um líder e seus liderados não veem a ação do Espírito em você, mude sua postura na linguagem, e não se deixe contaminar, pois, o nosso comportamento espiritual, é de nos deixarmos ser usados por Deus. Aí sim, toda a célula, ou toda a equipe, adotará o perfil de dependência do Espírito Santo. E a sua identidade e a sua geografia, com certeza, será um lugar de sinais, prodígios, maravilhas e milagres.
Você está disposto a isso? Não existe possibilidade de mudança genuína em qualquer ambiente, se o Espírito de Deus não governar nossas vidas.
As geografias só serão transformadas se as pessoas que ali convivem tiverem o governo do Espírito no caráter.
Eu creio no milagre que Deus está guardando para sua família, os seus negócios e a sua chamada.
Todos os homens de Deus, tanto do Antigo Testamento (Primeira Aliança), assim como do Novo Testamento (Nova Aliança), que se submeteram à obra do Espírito tiveram êxito e entraram na história como avivalistas, por causa da ação do Espírito, eles tinham convicção de que o Senhor os conduziria para algo poderoso e para conquistas inéditas.
O profeta Ezequiel relata essa visão com propriedade, mostrando o nível de libertação que teremos quando o Espírito se apoderar de nós. Em Ez 36:27-31 diz.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28 Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30 Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31 Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.
Claro que você lê esse texto e fica impactado, porque se a promessa do Espírito Santo vir sobre alguém traz transformações poderosas.
Você crê? Você entende que você é a casa de Deus? Você é a casa de Deus! E esse é um fato inédito que você, talvez, não tenha se atentado.
Nós somos a morada de Deus na terra dos mortais!
Para os homens do Antigo Testamento serem cheios do Espírito Santo, o Espírito de Deus vinha sobre eles e os ungia para algo específico, como profetizar, administrar ou reinar. Porém, eu e você, que nascemos de novo, temos algo mais poderoso ainda: O Espírito Santo vive dentro de nós.
Muitas vezes, não entendemos o tamanho do poder que carregamos. É como uma bomba de nitrogênio que pode causar uma mudança significativa e histórica em uma geografia por completo. Porém, muitos não assimilaram ainda quem somos e o que temos.
Quando a igreja acordar e descobrir que possui mais do que uma ação de libertação do Espírito, e que, de fato, é a legalidade de Deus na Terra para causar mudanças, a Igreja deixará de cultuar feridas e passará a ser agente de libertação, cura e restauração por onde passar. A igreja é a única legalidade de Jesus aqui na Terra.
Deus leva tão a sério sermos o transporte dEle na Terra, que sinaliza consequências graves para aqueles que subestimam sua presença e brincam com essa verdade. I Co 3:16-17.
16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.
Deus fez com que os patriarcas, profetas, homens notáveis do Antigo Testamento, assim como os sacerdotes, os levitas mais consagrados como Asafe e reis que mudassem a história, como Davi. Porém, que fique esclarecido que eles tinham o Espírito Santo sobre eles, e nós, por promessa, temos o Espírito Santo dentro de nós, o que faz toda diferença para uma mudança tanto em nós como nos lugares onde vivemos, desde a nossa casa, bairro, cidade, estado e nação. Por isso, nós podemos ser os agentes de transformação. Se não está acontecendo não é por causa dEle, é porque não deixamos Seu Espírito fluir em nós.
O próprio Deus já disse quem somos, I Co 6:19-20.
19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Diga ao seu irmão: - Você é a casa de Deus!
Esse é um fato inédito que você, talvez, não tenha se atentado. Nós somos a morada de Deus na terra dos mortais.
Para os homens do Antigo Testamento serem cheios do Espírito Santo, o Espírito de Deus vinha sobre eles e os ungia como falei, para algo específico, como profetizar, administrar ou reinar. Porém, eu e você, que nascemos de novo, temos algo mais poderoso ainda: O Espírito Santo vive dentro de nós.
Às vezes, não entendemos o tamanho do poder que carregamos.
Quando a Igreja acordar e descobrir que possui mais do que uma ação de libertação do Espírito e que, de fato, é a legalidade de Deus na terra para causar mudanças, ela passará a ser agente de libertação, de cura e restauração por onde passar.
Portanto, deixe o Espirito Santo entrar: porque o próprio Deus já disse quem somos!
Entenda que nós não podemos esquecer, que a vida espiritual é um degrau e, se não subirmos as etapas não lograremos êxito nas nossas causas simples ou complicadas. As experiências precisam ser renovadas e crescentes.
Que Deus abençoe a sua célula, com uma unção nova, de entendimento e mover do Espirito.
Deus os abençoe!