TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UMA IGREJA NO MOVER DO ESPÍRITO - PARTE 2

Rm 8;5-6.

5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. 6 A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.

Quando Paulo ministrou sobre a inteligência espiritual, foi para a igreja entender o poder que há em usar a visão do Espírito para não ser apanhada por surpresas desagradáveis, pois o falso ensino “gnosticismo e doutrinas de demônios haviam entrado na mente da igreja e muitos haviam se pervertido”.

O que é diferente na igreja hoje? O acesso e as interpretação que são as mais variadas possíveis e todos podem ter acesso, em tempo real, a informações que sejam contrárias ao verdadeiro Evangelho, e temem extinguir ou matar a obra do Espírito Santo. A Palavra já nos alerta em I Ts 5:19.

19 Não extingais o Espírito.

O que é isso? Sufocar a obra do Espírito e não deixar a vida de Deus fluir no Corpo de Cristo.                                                                  
Uma Igreja sem o Espírito Santo é um corpo sem vida. Por isso, o ensino na direção da igreja de Corinto era incisivo, para que a igreja galgasse com sabedoria a escada da fé.

Portanto, entenda que a Igreja precisa do Espírito Santo para ter vida! Por isso, Paulo diz assim em I Co 2:6-16.

6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; 7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; 8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; 9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

A chamada da Igreja é para se mover na unção do Espírito e não se satisfazer com obras carnais!

O que fazer para uma mudança radical? Não esperar por aqueles que não têm mais a atenção devida na direção do Pai, e que perderam a sensibilidade de discernir quando o Espírito Santo está agindo.

Qual foi a última vez que você sentiu a presença de Deus, foi ministrado e se rendeu ao poder que estava sendo liberado?  Essa experiência foi coletiva ou pessoal? Se foi coletiva estamos abençoados, mas se foi pessoal você cresceu em Deus e gestou uma intimidade mais profunda com Ele.

Não estou interessado em caminhar com pessoas que não tenham o currículo de intimidade com o Senhor, mas de me conectar com agentes de transformação que estimulem galgar mais intimidade com o Pai.                                   

Se você é um líder e seus liderados não veem a ação do Espírito em você, mude sua postura na linguagem, no comportamento e se deixe ser usado por Deus, então toda sua equipe adotará o perfil de dependência do Espírito Santo na sua identidade e sua geografia será um lugar de sinais, prodígios, maravilhas e milagres.

Você está disposto a isso?  Não existe possibilidade de mudança genuína em qualquer ambiente se o Espírito de Deus não governar nossas vidas.     

As geografias só serão transformadas se as pessoas que ali convivem tiverem o governo do Espírito no caráter. Você entendeu?

Todos os homens de Deus, tanto do Antigo Testamento (Primeira Aliança), assim como do Novo Testamento (Nova Aliança), que se submeteram à obra do Espírito tiveram êxito e entraram na história como avivalistas. Por causa da ação do Espírito, eles tinham convicção de que o Senhor os conduziria para algo poderoso e para conquistas inéditas.

O profeta Ezequiel relata essa visão com propriedade, mostrando o nível de libertação que teremos quando o Espírito se apoderar de nós. Ez 36:27-31.

27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28 Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30 Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31 Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações.

Claro que você lê esse texto e fica impactado, porque se a promessa do Espírito Santo vir sobre alguém traz transformações inéditas. Você crê? Você é a casa de Deus! Esse é um fato inédito que você, talvez, não tenha se atentado. Nós somos a morada de Deus na terra dos mortais.

Para os homens do Antigo Testamento serem cheios do Espírito Santo, o Espírito de Deus vinha sobre eles e os ungia para algo específico, como profetizar, administrar ou reinar. Porém, eu e você, que nascemos de novo, temos algo mais poderoso ainda: o Espírito Santo vive dentro de nós!

Às vezes, não entendemos o tamanho do poder que carregamos. É como uma bomba de nitrogênio que pode causar uma mudança significativa e histórica em uma geografia completa, mas não assimilamos ainda quem somos e o que temos.

Quando a Igreja acordar e descobrir que possui mais do que uma ação de libertação do Espírito e que, de fato, é a legalidade de Deus na terra para causar mudanças, deixará de cultuar feridas e passará a ser agente de libertação, cura e restauração por onde passar.

A igreja é a única legalidade dEle aqui na Terra. Deus leva tão a sério sermos o transporte dEle na Terra que sinaliza consequências graves para aqueles que subestimam sua presença e brincam com essa verdade. I Co 3:16-17.

16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Talvez você fique admirado com o que Deus fez com os patriarcas, profetas, homens notáveis do Antigo Testamento, assim como os sacerdotes, os levitas mais consagrados como Asafe e reis que mudaram a história, como Davi. Porém, que fique esclarecido que eles tinham o Espírito Santo sobre eles, e nós, por promessa, temos o Espírito Santo dentro de nós, o que faz toda diferença para uma mudança tanto em nós como nos lugares onde vivemos, desde a nossa casa, bairro, cidade, estado e nação, podemos ser agentes de transformação. Se não está acontecendo não é por causa dEle, é porque não deixamos Seu Espírito fluir em nós.

O próprio Deus já disse quem somos em  I Co 6:19-20.

19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Portanto, entre nos moveres de Deus!Ele quer se mover através de sua vida, somente creia e deixe Deus te usar!

Deus os abençoe! Beijo no coração!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema