TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

FOCANDO NA VISÃO

Deus tem nos chamado a levar a sua mensagem. Porém, como é algo espiritual, Paulo nos adverte assim I Co 4:16. 

16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 

Quantas vezes somos visitados por um cansaço extremo e nem nos damos conta de que estamos enfrentando uma batalha espiritual, e que o inimigo das nossas almas deseja nos tirar do FOCO para que nos cansemos de avançar para o alvo pelo qual fomos chamados.
 
O desânimo tem sido a companhia de muitos líderes e discípulos que não apreenderam a lidar com essas armadilhas de Satanás, para tentar roubar a unção e drenar as forças, por isso encontramos tantos “enfermos” na fé e totalmente flechados pelo adversário; “É como se o homem interior estivesse esmorecido”.

Versículos 17 e 18.
 
17. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18. não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 

E a pergunta é: 
    ⁃    Por que os líderes desfalecem? 

E a resposta continua a mesma: 
    ⁃    Há uma guerra no mundo espiritual arquitetada por Satanás e seus agentes não só para esmorecer o líder, mas principalmente anular as promessas de Deus na vida deles.


Portanto a meta é prosseguir para o alvo, como disse Paulo aos Filipenses em Fp 3:12-15. 

12. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14. prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 

Entenda que não se trata só do fator de cuidar de vidas, mas de dar em alguns casos a atenção dobrada para o zelo da vida espiritual, para que eles sejam guardados de toda mentira que o inimigo joga na mente deles. Às vezes, são visitados com gritos e tristezas, no território de sua casa, tudo para desistir.

Precisamos nos esforçar e não desistir em cuidar dessas vidas, tanto as de casa como as que Deus nos chamou para cuidar.

Lógico, que você fala, ora, jejua, orienta, se a pessoa receber será liberta, mas, se não receber será atormentada, porque a obra é de Deus, e quem convence é o Espírito Santo.

O Senhor nos deu ferramentas poderosas, para não fracassarmos na missão de cuidar dos outros. Quer aprender? 
Mt 22:37-40, diz.

37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. 

Veja, nós não podemos falar nesses dois grandes mandamentos, focar no que ele diz, sem focar no autocuidado, para depois investir nos outros, discipulando com sabedoria.
 
Uma vida recém convertida demanda muito do nosso tempo, porém, tenha a certeza, você será recompensado pelo Pai.

No discipulado é preciso entender que só podemos dar à medida que já possuímos para nós, que é a paz, alegria, amor, prosperidade e é claro, a certeza da chamada, de que o ministério não é feito sem o princípio estabelecido de se amar primeiro. 

Deus nunca nos cobrará nada que Ele não tenha nos dado primeiro. Aprenda a se amar, a se cuidar e blindar as suas emoções. Isso é nosso dever, para que o inimigo não ganhe vantagens em nossa direção, e fiquemos cuidando mais das coisas de crentes novos convertidos e até de líderes com prisões emocionais, porque temos que nos dividir com outros e também conosco mesmo. 

Jesus disse que só podemos amar o próximo à medida que nos amarmos primeiro. Por isso, Paulo disse em II Co 4:16. 

16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 

Veja que Paulo ao ministrar à Igreja, mostrando que muitos líderes estavam desfalecendo, e que não deveríam adotar esse costume, é porque teríamos a tendência a sermos intensos no que fizéssemos e nos lançaríamos sem critérios na missão. Por exemplo, no que fazemos para Deus, a primeira pergunta que devemos fazer é: Isso ajudará a obra do Senhor no que?

Veja que por termos um bom coração (caráter aprovado), pensamos que as pessoas que nos rodeiam são da mesma essência nossa; Infelizmente não são. Algumas podem ser até melhores que nós, porém o que temos experimentado na jornada da vida cristã é que nem todo que diz: “Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus.” Mt 7:21. 

Às vezes, temos visitações emocionais, e passamos até a julgar as pessoas, porque “adoecemos” tamanha é a investida do inimigo, ficando desconfiados de tudo e de todos, esquecendo que devemos ser homens e mulheres espirituais. E as coisas espirituais se discernem espiritualmente. Pior, às vezes pelo que plantamos, teremos uma colheita dura em nossas vidas.

Entenda que o campo da alma, da mente, onde a batalha é travada, tem se tornado nosso maior desafio nos dias atuais, mas não é porque as pessoas nos prometeram coisas inusitadas, não!!! Somos nós que criamos expectativas para além do que elas podem nos dar e ficamos frustrados quando, na verdade, deveríamos nos frustrar conosco por termos colocado a confiança em quem não poderá corresponder nossa expectativa.

Cristo em nós, esperança da Glória!

O Apóstolo Paulo nos orienta, assim, veja de novo II Co 4:16-18.

16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18. não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 

Entenda que somos uma composição de espírito, alma e corpo, e nosso homem interior absorve muita coisa e, às vezes, não temos como drenar nossas emoções e podemos desfalecer. Muitos líderes pararam no meio do caminho, porque faltou a eles a atitude de buscar um discipulado, para ser ouvido e orar, pois essa busca é uma das finalidade do discípulado.

Não estou falando dos discípulos sugadores e oportunistas, que ficam falando mal da obra. Veja que esses não crescem espiritualmente e ficam exigindo do líder um tempo, quando, na verdade, esse tempo poderia ser utilizado para sarar quem de fato está precisando. Dirijo-me às pessoas sérias que tentam crescer e, no meio do caminho, foram setadas por alguma situação que lhes trouxe um grande desconforto e, de alguma forma, foram paralisadas no seu ministério.

Deus nos chama a crescer novamente!

Ele está voltando, e tem pressa para que alcancemos nossos amigos e parentes!

- Ah Apóstolo, já convidei, e eles não querem, tem uns que ate fogem de mim! Sinal que seu testemunho é de influência.

Sempre existirão os que querem! 

É fácil falar, mas na realidade existem líderes adoecidos que não têm força para enfrentar problemas mais, e desistem no meio da caminhada. Por isso, precisamos de alguém que tenha autoridade espiritual para nos ajudar a caminhar para sermos devolvidos à chamada que o Senhor nos fez. 

O discipulado, discípulo ao lado, é você no final de um discipulado, esperar e pedir oração ao seu líder, estou passando por isso….. amados, é hierarquia que Deus vela.

Veja, Deus mandou Ananias orar por Saulo e tirar suas escamas dos olhos.

Se não dermos esse tempo para nós, em sermos ouvidos e socorridos, provavelmente esse acúmulo de demandas poderá ser uma cilada na nossa jornada. Entenda o que quer dizer: amar o teu próximo como a ti mesmo.

Veja que a Palavra dá uma ordem assim: “Não desfaleça, ainda que o homem interior esteja se consumindo”. Todos os dias alguém me diz: - Eu precisava dessa palavra para me estimular na caminhada! Essa sinceridade faz com que o líder revele que está disposto a ser tratado e, claro, em receber ânimo novo para não desfalecer na chamada proposta por Deus e não perder o foco no ministério, tão relevante que Deus nos entregou. 

Ser verdadeiro no quesito emocional, só nos faz mais confiáveis!

Eu tenho uma interrogação com aqueles líderes que sempre estão bem e não têm problemas no seu discipulado. Eu sei que isso é inexistente, mas muitos blefam uma saúde no relacionamento com os discípulos, é como se escolhessem os problemas que terão como discipuladores...

Precisamos entender o nosso chamado, ser o fruto é permanente, ficará na visão que Deus já nos deu! Nesse chamado, Ele lhe chamou como 12, modelo que Ele usou e confiou a você, para ganharmos vidas. É uma honra esse chamado!

Deus abençoe a obra de suas mãos!

Ensine em cada discipulado, a importância de abrir uma célula! Devemos fazer líderes para Jesus!

Que você entre em um tempo de muita presença de Deus!
Deus os abençoe!

Ap Rene.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema