TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UMA IGREJA QUE SE MOVE NO PODER DO ESPÍRITO - PARTE 6

Rm 8:5-6.

5 Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. 6 As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.
 
Quando a Igreja confia muito no homem perde a referência em Deus, porém quando restaura a confiança em Deus respeita seus líderes.                                                               

A inversão de valores espirituais tem atrasado a cadência da igreja, que fica marcando passo no campo da fé e não desenvolve a chamada que Deus fez em Mc 16:15.

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
 
Quem poderá capacitar a igreja para essa responsabilidade? O próprio Espírito Santo.

Portanto, nós podemos criar métodos fabulosos e cheios de estratégias criativas, porém, se o Espírito Santo não fizer a obra do novo nascimento nada acontece.   Jo 3:3-8.

3 Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. 4 Nicodemos perguntou: Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez? 5 Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. 6 Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. 7 Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

Portanto, é o Espírito Santo que regenera o homem, e se não fosse assim, o homem nunca poderia herdar o Reino de Deus.

Nós sabemos que a Igreja é aberta para todos. É claro que não vamos ter uma igreja só de transformados, vamos ter pessoas que não passaram pelo novo nascimento nem por uma experiência profunda com Deus, pois a igreja, por ser um lugar de paz, amor e discurso de fé, atrai muita gente oprimida, outros que são carentes nas suas afetividades, assim como outros tantos que precisam ser alimentados na esperança.

Eu posso imaginar a frustração de Nicodemos, em ser um dos mestres da Torah, que pregava e convencia as pessoas, e agora, um jovem de 30 anos, Jesus, vem e o confronta, e diz que o importante é o novo nascimento. E Nicodemos não entendeu! Porém, Jesus estava lhe ensinando, um princípio para ser do Reino. De que, quem não nascer de novo, não pode ver e nem entrar no Reino, ou seja, essa foi a instrução que Jesus deu a Nicodemos, e foi incisivo na sua doutrina.

A Igreja é um ambiente saudável, aberto para todos, porém, a proposta é gerar filhos para Deus, e essa obra só o Espírito Santo produz. Por isso, devemos entender que não tem como a Igreja ser um agente de transformação, querendo que as pessoas sejam ministradas na mente e não sejam desafiadas no espírito.

A Visão Celular no M12 tem uma ferramenta poderosa de evangelização, que são as células, onde o Evangelho é pregado e as pessoas fazem suas decisões por Cristo Jesus. Porém, alguns utilizam a estratégia de forma equivocada, levam as pessoas para o Encontro com Deus, desejando que tenham a experiência de novo nascimento ali! Não! Não é essa a estratégia! As pessoas nascem de novo, quando começam a participar nas células ou nas redes ministeriais, ou até mesmo no templo e nos Encontros, aí sim, elas deverão ser ministradas na nova vida em Cristo.

Veja algumas evidência do novo nascimento:

= A primeira evidência do novo nascimento de uma pessoa, é a prática da justiça.

O que é a justiça? Justiça é o oposto do pecado. I Jo 2:29, diz: 

29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

Portanto, a palavra justiça, seria melhor traduzida por retidão. Deus é um Deus de retidão. Ele faz tudo certo. O cristão deve também praticar a justiça em todos os seus aspectos.

= A segunda evidência do novo nascimento é que a pessoa não vive pecando. I Jo 3:9.

9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente;

Aqui, João diz que o novo homem que nasceu de Deus não fica pecando habitualmente, pois, está na dependência do Espírito Santo. E é ai que entra Gl 5:17.

17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

= Outra evidência, além de tantas outras está em I Jo 5:4.

4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

O que é o mundo? É o sistema organizado de Satanás. O mundo jaz no maligno e por isso, não devemos amar o mundo e as coisas que no mundo existem.

Infelizmente, temos visto homens que querem ocupar o lugar do Espírito Santo, desejando fazer um trabalho que não é deles. A Palavra diz: Que quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo. Então, por que desejar ocupar um lugar que não nos pertence?

Estamos errando quando não usamos as ferramentas de forma correta, por isso, as pessoas canalizam a admiração para seus líderes e perdem o foco de Jesus. É tão notório isso que, quando se um discipulador deixar a “igreja”, o Reino de Deus, por motivos diversos, os discípulos que não nasceram de novo seguem os passos do líder desviado do propósito, e mostram que tinham uma ligação de alma e não de mudança de caráter. Por isso, muitos líderes  aproveitam e acabam manipulando os discípulos, não permitindo o crescimento espiritual, ou seja, há um empoderamento emocional e um empobrecimento espiritual.

A nossa missão, como homens de Deus, é levar o discípulo a crescer até a estatura de varão perfeito. Ef 4:13-15.

13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Que o Espírito Santo batize você hoje com a revelação da Palavra, e o inquiete a ser um guerreiro dEle, para estabelecer o seu Reino!

Que o Espírito Santo tome a sua vida, e faça você ver mais à frente, não as coisas comuns, mas as incomuns. Creio que aquele que começou a boa obra, vai completá-la em sua vida. Por isso, renove sua aliança hoje, e ganhe vidas;
Teremos agora o 1° Encontro do ano, 2024. Consolide vidas, discipule vidas e envie vidas a levar o evangelho que transforma. Isso é estar sobre o governo do Espirito Santo em nossas vidas.

Deus abençoe a todos da celula!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema