TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UMA IGREJA QUE SE MOVE NO PODER DO ESPÍRITO - PARTE 1

Jesus não nos deixou sozinhos, Ele enviou o Espírito Santo que nos capacita e consola.

Todo aquele que é salvo em Cristo deve se esforçar para buscar os dons do Espírito, porque só o Espírito Santo nos edifica, guia e instrui.

Se você aceitou Jesus como Senhor e Salvador, o Espírito Santo já habita em você, porém ser governado por Ele só você poderá decidir.
 
O Espírito Santo nos faz frutificar.


Todo aquele que tem em si o Espírito Santo gera bons frutos.

Precisamos nos dedicar a esta verdade: Buscar mais, orar mais, ler mais a Palavra, desejar sermos cheios da vida de Deus, e mostrarmos o fruto do Espírito em nosso caráter. 
 
Em uma igreja dominada pelo Espírito, os discípulos mostram os frutos: Gl 5:22-25.

22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. 23 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
 
 
Receber poder da parte de Deus

O Espírito Santo é quem dá poder à igreja para avançar contra as hostes do inferno, e leva os filhos de Deus a vencerem as mentiras de satanás.

Uma igreja adestrada no poder do Espírito Santo não se intimida quando os adversários se levantam, ou quando é visitada por adversidades.
 
A igreja nasceu com a promessa de Jesus de que seria capacitada para testemunho da Palavra em toda a terra.
 
Quem crê avança e, por certo, terá este êxito.  At 1:8. 

8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
 
O poder do Espírito Santo e a força do homem

Não existe a possibilidade da igreja se mover na própria força; a natureza humana pode até criar saídas em situações conflituosas, mas não passa do programa já feito por Deus para livramentos da nossa pele e preservação da vida.
O poder do Espírito é exclusivo, só a igreja possui, pois é uma dádiva prometida por Jesus que daria o Espírito em At 1:8.
 
Ainda que alguns neguem essa ação, não há como a igreja operar sinais, prodígios, maravilhas e milagres se não for o Espírito Santo em Sua plenitude, agindo no meio do Seu povo.

Não existe possibilidade de uma igreja sobreviver saudavelmente se o Espírito Santo não for o mentor principal. 
 
A igreja só foi autorizada a evangelizar depois que o Espírito veio e a tomou de forma sobrenatural.  At 4:31.

31 Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
 
A ação do Espírito não é uma incógnita, é para que todos desfrutem de um testemunho coletivo; quando Ele se manifesta, todos ficam cheios da Sua presença. At 2:2-4.

2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
 
A igreja tem a chamada e a capacidade de avançar muito mais veloz, quando está dominada pelo Espírito Santo, e nesse poder cumpre a missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar as vidas para trazer mais almas para Cristo.

Os movimentos pentecostais assumiram essa missão quando as igrejas de tradição se desviaram do propósito e a visão progressista entrou na cultura dos salvos, então, deixaram de fazer o IDE e o humanismo entrou como doutrina de satisfação. Não pregamos o Evangelho para agradar homens.     Gl 1:10-12.                             

10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. 11 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, 12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo. 

Quando Jesus começou Sua missão pública no templo, na Galileia; mostrou que ninguém consegue ter êxito ministerial, nem causar impactos em suas geografias, se o Espírito Santo não governar sua vida. A missão sem o poder do Espírito Santo é um convite para isentar salvação e milagres nos ambientes onde ministramos. Lc 4:18-19.

18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.

 Todos que nasceram de novo precisam deixar-se serem usados pelo Espírito de Deus, para avançarem na missão que lhes foi confiada: ganhar vidas para Jesus.

Em Rm 8:5-6, diz:

5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Quem não tem o sonho de ver uma igreja onde sinais prodígios e maravilhas se manifestarem no meio dela? Mas, o que eu tenho feito para isso acontecer?

Lutamos para ver a igreja dos primórdios se revelando nos dias atuais, falamos de avivamento e desejamos que esse mover entre nas nossas comunidades, não como uma imposição, mas como resposta da nossa vida diária em devocionais, lendo a Palavra, orando e confessando os decretos divinos, jejuamos para que castas de demônios não fiquem nas vidas e, claro, precisamos deixar Jesus ser o centro do propósito.

Apareceram movimentos que idolatram os reformistas do passado como se fossem os santos do catolicismo, tais como: João Calvino (1509 – 1564). Philipp Melanchthon (1497 – 1560). Ulrich Zwingli (Zwinglio ou mesmo Ulrico Zuínglio, 1484–1531).  Thomas Müntzer (1489 – 1525). Martin Bucer (1491 – 1551). Johannes Brenz (1499 – 1570). Jan Hus (1369 – 1415). Johannes Bugenhagen (1485 – 1558). Esses são inspiradores para os atuais movimentos chamados Nova Reforma. De fato, foram homens admiráveis que, no seu contexto histórico, fizeram mudanças na geopolítica, influenciaram reis e consolidaram a educação por princípios, eram homens cheios do Espírito Santo, mas a história não parou neles.

Deus fará coisas grandes

É como se estivéssemos usando o relógio da história de trás para frente, e não admitíssemos que Deus fará coisas grandes e maiores em nossos dias.  

Jesus já nos alertava que faríamos coisas maiores do que Ele, então o mover não parou, basta os homens de Deus investirem mais tempo com Deus e, claro, se dedicarem à Sua Palavra, para que coisas maiores aconteçam em nome do Pai.  Jo 14:12.                                        

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Como teremos uma igreja com a mente dividida, os pensamentos contaminados e a falta de consciência de quem somos em Cristo?

Uma igreja no mover do Espírito Santo é muito mais do que movimento nos cultos, é mudança no caráter pela exposição da Palavra.

Não há como uma igreja ser cheia de Deus e vazia de ensino. É o ensino sobre Jesus e Sua natureza, revelando o propósito para o qual Ele veio, que nos dá o entendimento de que por intermédio DEle obteremos a vida eterna.

 A regeneração do espírito se dá na obra do novo nascimento e, na verdade, não existe uma igreja cheia do Espírito Santo se seus membros não têm a nova natureza regendo seu caráter.   

Todos que são nascidos de novo devem se submeter a Deus e à Sua palavra, e, regidos pelo Espírito, verão as obras grandes acontecendo.

Ministérios que empoderam a alma serão catalisadores de problemas, e os ministérios que são regidos pelo Espírito Santo serão restauradores de vidas, e nisso o Corpo de Cristo é edificado e a Igreja construída nos valores e tomada no Espírito com os nascidos de novo.   Jd 1:20-21, diz.

20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
                                                                                             
Se somos dEle, devemos nos comportar como Ele se comporta. I Jo 2;6, diz.

6 Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

O que observamos, além do desejo de ver uma igreja no mover do Espírito, é a falta de atitude de alguns, a quem o senhor confiou o legado de fazer o Reino e cumprir o propósito.                                                                             

Sem a obra do Espírito Santo a igreja não avança, o ministério é capenga e o resultado é frustrante.                       

Quem poderá fazer a obra da igreja se não o Espírito Santo?

Essa foi uma ordem de Jesus para tirar a orfandade da igreja, pois os ministérios que desprezam a obra do Espírito, estão órfãos, sem direção e fadados à derrota, pois farão a obra na força do braço.

O humanismo quando conduz o povo, o engano do progressismo quando domina as mentes gera no povo como consequência um vazio de Deus.  Rm 8:5-6.

5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Nosso desejo é que novos historiadores, conduzidos pelo poder do Espírito Santo, se levantem nesta geração para restauração de tudo que se perdeu ao longo da história. Deus tem contado com você!

Como tenho me portado na obra para a qual Deus chamou, para juntos crescermos? Olho para os outros, deixando a carne conduzir ou tenho me inclinado para as coisas do Espirito e tenho ajudado? Porque no chamado da igreja, há uma capacidade de avançar muito, quando está dominada pelo Espírito Santo, e nesse poder cumpre a missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar as vidas para trazer mais almas para Cristo.

Deus abençoe!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema