TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

SEJA SÁBIO NAS DECISÕES

Como falamos no domingo sobre inteligência do reino, vamos hoje dar sequência a respeito dessa sabedoria.

Como você é inteligente, sabe que é responsável por suas decisões, e que você é fruto das suas decisões de ontem.

Portanto, entenda que as suas decisões de amanhã, serão fruto do que você colhe hoje.                                                                              
As decisões são necessárias todos os dias da nossa vida e em todas as áreas, por isso, precisamos ter sabedoria e uma inteligência espiritual para não danificarmos o nosso futuro. Pv 1:7.

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Tg 1:5.

5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.                                             


Nós sabemos que algumas decisões de nossas vidas são simples! Como emprestar uma caneta a um colega do trabalho ou na Igreja. Já outras decisões são um pouco mais difíceis; Como escolher uma roupa para sair. E nessa escolha, precismos decidir se ela está adequada ou não para aquele evento. A decisão de comprar um carro, ou para fazer uma viagem. E essas decisães englobam mais coisas, como para qual lugar ir, se esses lugares serão confortáveis ou não.
                                                                                
Existem outras decisões que são ainda mais difíceis, como a escolha de um futuro. Por exemplo: o seu cônjuge; Essa decisão é uma decisão que define o futuro. E começa lá no namoro, e é uma decisão muito importante.
                                                   
As nossas decisões no presente, definem nosso futuro.                                                                         

Uma decisão de cursar uma faculdade, e qual seria a carreira ideal para trabalhar, decisão de autoridade para orientar também os nossos filhos, são decisões importantes que definem o futuro.

A mais importante escolha que nós decidimos, foi a decisão de servir a Jesus, entregando a nossa vida a Ele. Essa foi a decisão mais sábia e inteligente das nossas vidas! Porém, note que nessa decisão fizemos uma aliança, de fazer a  vontade dEle. E Ele deixou uma única vontade, a de levar a mensagem, e essa decisão também tem uma ordem para nós, de guardar os ensinamentos, Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.                            

Outro exemplo muito importante, é como você tem tomado a decisão de obedecer a Deus, nos dias de hoje!

Essa noite, Deus tocou em meu coração e eu coloquei no devocional, de que Ele nos chamou para BRILHAR todos os dias de suas vidas!!! Fp 2:12.

12 Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a SALVAÇÃO de vocês com temor e tremor,

Nos versículos 14 e 15, Paulo encoraja e confronta os cristãos a BRILHAREM como as estrelas do céu em meio a uma geração desinteressada em viver a VONTADE de Deus. E você pode notar que essa passagem, está se cumprindo nos dias atuais! Por isso, devemos voltar a nossa ATENÇÃO para os versículos 14 e 15.

14 Façam TUDO sem queixas nem discussões, 15 para que venham a tornar-se PUROS e irrepreensíveis, FILHOS DE DEUS inculpáveis no meio de uma GERAÇÃO corrompida e depravada, na qual vocês BRILHAM como ESTRELAS no universo,                                                               

Portanto, é preciso ter muito cuidado. Porque, talvez você tenha tomado decisões colocando na balança os prós e os contras, e analisando somente qual a opção mais vantajosa. Talvez você tenha escolhido aquela opção que rende mais dinheiro ou aquela que exige o menor esforço, aquela opção de não se envolver em nada.

E a inteligência que devemos ter decorrente da aliança que fizemos um dia, na qual há um propósito de Deus?                                                                                               
Precisamos refletir, porque talvez não tenhamos escolhido nenhuma delas com medo de errar, e deixamos a vida escolher por nós. Porque se deixarmos a vida fazer as nossas decisões, poderemos estar nos acovardando, e o que passa a acontecer?

Se estamos até ouvindo a Palavra, porém, não reagimos à Palavra e nem à aliança que um dia fizemos com Deus, qual tem sido a nossa decisão perante o chamado?

O fato é que toda decisão traz conseqüências. Se a decisão for correta, a conseqüência será uma bênção, será como um grande presente, trazendo uma enorme satisfação. Porém, se a decisão for errada, a angústia, opresão e o sofrimento virão. Por isso, precisamos ser sábios para tomar decisões corretas. Pv 1:7.

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
                                                    
Um sábio não é aquele que senta no topo da pilha de livros que já leu e começa a expor seu conhecimento para um público. O sábio é aquele que adquire conhecimento e aplica-o adequadamente para tomar decisões em sua vida.    

Um sábio não só lê a Palavra de Deus, mas a pratica! Por isso, Deus tem nos ensinado de onde vem a sabedoria.Pv 1:7.

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
                                                   
Portanto, para sermos sábios, precisamos temer ao Senhor, reconhecendo-o como soberano, e conhecedor de todas as coisas. Precisamos confiar nEle, porque os Seus caminhos e Seus pensamentos são mais altos do que os nossos, como diz o profeta em Is 55:9.

9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 
                                                                             
Portanto, creia que Deus tem uma visão ampla e completa de tudo, e nós temos uma visão reduzida. Mas, Ele tem nos dado uma visão de conquista, tem nos dado um MODELO usado por Jesus para estabelecer o seu Reino, onde você precisa tomar uma decisão de praticá-la. 

Eu quero dar uma dica a você: todas as nossas decisões devem ser tomadas após uma boa conversa com Deus, seja  qual for a área. Ele sabe tudo! Por acaso, há alguém melhor do que Ele, para responder as nossas dúvidas?  

Pergunte sempre para Deus qual caminho você deve seguir. Porque, para você entrar na presença de Deus e orar, não há fila, não é necessário pegar uma senha, não é necessário fazer nenhum ritual; Apenas ter uma decisão de ter uma intimidade maior com Ele, e falar tudo com Ele.          

Com Deus não tem hora, é 24 horas!

Não há intervalos, você pode falar com Ele a hora se quiser!

Davi sabia que Deus tinha a resposta para todas as dúvidas, e necessidades. Quando ele soube que os filisteus haviam invadido a cidade de Queila, prontamente consultou o Senhor para saber se deveria enfrentar os filisteus ou não. I Sm 23:1-2.

1 E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.                       
                                                                                                               
Os soldados de Davi tinham muito medo dos filisteus e encheram suas mentes com dúvidas, e nós já aprendemos que a dúvida barra a FÉ. I Sm 23:3.

3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.

E isto tem acontecido muito nesses últimos tempos, muitas vezes recebemos a direção de Deus, e por darmos ouvidos às pessoas erradas, passamos a duvidar do que Deus falou.

Davi era sábio e consultou novamente o Senhor para obter a resposta, I Sm 23:4.

4 Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.                                                         
                                                                                                                         
Portanto, quando obedecemos, nós passamos a vencer o inimigo da nossa vida, e Davi como sábio, tomou a decisão, foi e venceu os filisteus, versículo 5.

5 Então, Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila.

O que você precisa decidir hoje na sua vida? Você já falou sobre o seus problemas com Deus? Como sacerdote sobre sua vida, eu te oriento hoje: - Seja lá o que você tenha que fazer, fale antes com Deus, busque a orientação dEle, e você será mais do que vencedor em todas as áreas da sua vida. Pv 16:1.

1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.

Tenha sempre as suas decisões em linha com a Palavra de Deus, cumprindo as ordenanças, os seus princípios e honrando a aliança que um dia você fez com Jesus!

Lembra? No inicio, você consultava Deus sobre tudo, e Ele ensinava você a ter um coração sábio todos os dias da sua vida. Deus diz a você: -  Volte ao primeiro amor! Sl 90:12.

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
                                                                                                                   
Portanto, as nossas decisões definem o nosso futuro, e nós precisamos de sábias decisões e da sabedoria do alto, para usufruir  Pv 3:21-26.

21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. 23 Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. 24 Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. 25 Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. 26 Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.

Busque sempre ter a decisão de servir ao Senhor em espírito e em verdade, guardando assim, os pés de serem presos pelo inimigo.

Quando um crente estiver se esforçando para tomar uma decisão segundo a vontade de Deus, é muito importante evitar a pressa! Quando estamos apressados, é fácil tomar uma decisão errada. Devemos esperar até que tenhamos a certeza de que conhecemos a mente do Senhor e que Ele cuidará de nós, lembre-se de Davi, nos versículos 2 e 4.     

2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.   

4 Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.


Sabedoria e inteligência divina e sobrenatural!

Conforme a decisão, os seus inimigos estarão entregues em tuas mãos.                                                 

Comece a falar com Deus, e que o Eterno o abençoe em suas decisões, para que Ele esteja em seu FUTURO.

Decida fazer a vontade de Deus! Ide!!!                                                                            

Amém! 
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema