TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

AMOR, HONRA E PERDÃO

Lc 7:36–46.       
36 Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38 e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. 39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 40 Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. 41 Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta. 42 Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? 43 Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.


Jesus neste texto está nos ensinando sobre amor, honra e perdão. 

Domingo agora, será nossa santa ceia, e nós como discípulos, líderes em treinamento, precisamos aprender muito ainda sobre amor, honra e perdão, porque esses requisitos são fundamentais para o nosso crescimento espiritual, e também ao bom desempenho da nossa chamada em Cristo.

Qual é a nossa chamada aqui na Igreja? Somos chamados para ganharmos vidas, e fazermos discípulos para Jesus e ensiná-los a guardar tudo o que o Senhor ensinou. Onde está escrito isso? Em Mt 28:19–20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Há muitas pessoas na Igreja que ainda não sabem amar, talvez amem, mas não conseguem expressar o amor.  E o amor não se limita a um sentimento interior, reconhecido somente no coração. Por exemplo: um filho que pensa: “Ah! Eu amo muito o meu Pai”, mas nunca consegue dizer ao pai o quanto ama.
                                                                     
Outro exemplo, a esposa que diz consigo mesma: - Amo meu marido demais! Mas não tem o hábito de abraçá-lo ou beijá-lo, não é carinhosa. Não tem expressão. O discípulo que afirma amar tanto o seu líder, o discipulador, o seu pastor, apóstolo, mas nunca expressa esse amor de forma nenhuma, e só o procura quando precisa.

Amados! O amor só está completo se for expressado! Mas, muitos não conseguem expressar de forma livre e espontânea. Essas pessoas não estão conseguindo se expressar por completo, e não precisam ter o sentimento de culpa por isso, mas elas precisam ser curadas em seu interior.   

Deus nos chamou para um projeto que é dEle, e por isso Ele quer nos curar. Alguns, até mesmo entre os 12, tem esse coração duro, porque estamos em crescimento espiritual, estamos entrando na maturidade espiritual, e muitos são secos e duros como pedras! Ezequiel 36:26 fala sobre as pessoas que Deus chamou e tem um coração duro, mas que Ele é fiel para cumprir. 

26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.                      

Então, não fui eu que disse, mas o Senhor quem disse, que tiraria de nós o coração de pedra, para nos dar um coração de carne, um coração que ama, um coração que honra, um coração que perdoa. Por exemplo, a desonra a um líder, ou a um mentor, é um erro fatal. Desonra a pai, mãe, pastor, dicipulador, autoridades, é um erro.

A desonra é uma maldição que satanás quer instalar nas pessoas.

A dureza de coração falada na Bíblia, não nos impede só de crer, mas de amar, de honrar, de perdoar e de nos relacionarmos de uma forma saudável.                                                  

Por que esse tipo de desonra nos persegue? Porque viemos do pecado, do mundo e precisamos aprender com Deus, com sua Palavra, coisas que nossos pais não puderam nos ensinar, porque também não foram ensinados, mas nós temos a oportunidade de aprender, e ter a maturidade para ensinar aos nossos filhos físicos e espirituais.

A dureza de coração também ocorre por causa de traumas que tivemos, e que afetaram profundamente nossa estrutura emocional, nos amortecendo e até anulando nossos sentimentos e até deformando os nossos pensamentos. Por exemplo: - Ninguém gosta de mim, eu não consigo me relacionar, eu não sou boa companhia ! Eu quero dizer  a você, ainda que fosse verdade, no céu há um Deus que o ama acima de qualquer suspeita e hoje, Ele vai fazer você sentir este amor.                             

Amados, se deixarmos nossos sentimentos serem curados pelo Espírito Santo e os nossos pensamentos renovados pela Palavra de Deus, o que nos faltará somente, é nos entregarmos à experiência de sermos amados e decidirmos amar também.

Lembre-se que Jesus nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores!                     

Amados, eu creio, que dentro da Igreja há muito amor, porque Deus tem derramado esse amor de forma abundante, mas alguns precisam abrir-se para recebê-lo. Se alguns não sabem abraçar, e outros ficam duros ao receberem um abraço, a realidade é que eles não sabem como se comportar ao receberem amor. E não se assustem amados, isto acontece até entre pastores; mas, Deus pela sua infinita misericórdia e poder, vai curar a todos os que reconhecerem que precisam de cura.

Eu tive um Pastor muito amoroso!     
                                  
Nós precisamos reconhecer que precisamos de cura! Reconhecermos que o Senhor está preparando para ser o esposo da Igreja, esposo de uma noiva com uma alma curada e que sabe amar!                                                                                                    
Às vezes, estamos na Igreja e nos perguntamos: - A quem devo amar e honrar?                                                        -

Antes de responder essa pergunta, vamos avaliar um pouco o conceito sobre honra.

O que é honrar uma pessoa? Honrar alguém, é expressar o valor que determinadas pessoas tem para você, diante dela e de outros! Nós vimos no texto que lemos, que aquela mulher pecadora reconheceu que Jesus era Deus, e ela expressou em público o amor dela por Ele, e O honrou diante de todos.                                                                                     
Portanto amados, é difícil honrarmos a quem não amamos e não valorizamos, porque a honra está contida no dom de amar. Quem ama alguém, facilmente consegue honrá-lo, e receberá de volta amor e honra, porque ambas as virtudes são sementes. Quando plantamos essas sementes, elas geram segundo sua espécie; quem amar será amado e quem honrar será honrado.

A quem eu devo amar e honrar?

1º Acima de tudo eu devo amar e honrar a Deus, o Criador, o nosso Pai Celestial, a nossa fonte de vida, Aquele que é o amor e o poder.

2º Devo também amar a mim mesmo, guardando minha vida em Deus, salvando-me de todo o pecado, porque buscar a santificação é dar prova de amor próprio. Ou seja, você estará cumprido o 2° mandamento bíblico.

3º Devemos amar os que estão ao nosso redor, porque também se encaixa no 2º grande mandamento divino.

4º Não devemos fazer isso só por obediência, mas por amor.
                                                                                             
Em Jo 13:34-35, Jesus nos diz algo muito forte, para todos nós que nos intitulamos crentes, discípulos dEle, que somos 12.                                                                                                                     

34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Amor e honra, honrar e amar estão atrelados um ao outro.

Eu quero que vocês observem algo: observe a sua família, seu pai e sua mãe por exemplo. Como você os ama? - Como você tem demonstrado esse amor? De que forma você tem demonstrando que os ama?
                                                                                                    
Observe algo em sua vida, quando foi à última vez que você disse: - Pai, eu te amo! Mãe, eu te amo! Os maridos quando disseram às suas esposas: - Amor, eu te amo! As esposas quando disseram a seu marido: - Amor, eu te amo!
Filhos quando vocês disseram aos Pais: - eu te amo! Discípulos disseram ao discipulador, ou discipulador disse aos discípulos, eu os amo.
                                                               
Há pais que pensam que amar é não deixar faltar dinheiro em casa, e por isso trabalham alucinadamente sem ter tempo para os filhos. Não!

Há esposas que pensam que amar é manter a casa limpa e abastecida de comida. Não!

Há filhos que pensam que amar é não ocupar o tempo dos pais, por isso vivem no seu próprio mundo, isolados. Não!

Alguns discípulos não conseguem amar plenamente ao seu sacerdote, porque não tiveram ou não tem uma relação com seus pais bem resolvida, e o sacerdote é um pai espiritual no seio da família da fé, e ele externa essa emoção em sua vida.                                                                                                         

Amados, em uma visão de fazermos discípulos, como eu posso derramar amor sobre os que estão chegando, se eu ainda não sei amar, e respeitar a quem me gerou ou tem me alimentado?

Eu não posso amar aos meus discípulos, se eu não amar antes ao meu líder, e Deus sabendo disso, não nos dá discípulos se não amarmos. Isso é Reino de Deus, e é Ele quem diz isso. Veja pelo texto, como Jesus cobrou o fariseu no versículo 44.

44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.

Jesus disse: Simão, você não me deu água para os pés. Você não me deu um beijo. Você não me ungiu. E esta pecadora, expressou todo este amor por mim. E aí vem a pergunta: Como você tem expressado o seu amor para com as pessoas?

Há pessoas que são como esses fariseus, conhecem a Palavra e o amor, mas se esquecem de praticá-las. E é nessas horas que a visão trava, a célula não rompe, os 12 não vem.

Estou pregando essa palavra, porque o tema do ano é: Jesus, o Rei de toda a Terra! Precisamos ter maturidade espiritual, e na ceia domingo, podemos pedir a Deus esse amor, porque ceia mexe no Reino do Espírito, porque é um ato profético.                                                                                                       

O amor e a honra são uma dívida nossa para com todos, até a volta de Cristo. E se você é discípulo de Jesus, você precisa amar, e se você não tem expressado esse amor, treine, chore, grite, mas desate no Reino do Espírito.

Eu quero dizer que apesar de nossas fraquezas, o Senhor Jesus nos ama e quer nos curar, porém é preciso que eu e você, reconheçamos a nossa necessidade de cura e que venhamos a confessar diante de Deus essas falhas.

Jo 13:35

35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.                                             

Jo 15:10 

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

I Co 16:14.

14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor.                                                                                 


Peço que cada um dos 12, de primeira, segunda e terceira gerações orem ao Senhor pedindo a capacidade não só de amar, mas de expressar o amor e saber honrar.

Avalie seu relacionamento com seus pais, com o seu cônjuge, com seus filhos e se houver aí algum vazio ou dor, você deve pedir a Deus imediatamente um toque de Deus neste relacionamento.

Lembre-se, domingo agora é ceia, já procure a sua cura em nome de Jesus.

Aprenda a pedir a Deus uma intervenção para amar, honrar e perdoar.                                                                                                      
Jesus está presente, e você deve tomar posse de uma nova unção para amar, honrar e perdoar.

Quando puder, dê um abraço e um beijo no seu líder, na sua esposa, esposo,  filho. Se tiver alguém que você precisa pedir perdão peça. Você está debaixo de um manto de cura.                                                                            

Ore e profetize cura, e a capacidade de amar e de se expressar sem nenhuma dificuldade, o amor de Deus.

Amar é se doar, é ensinar o que Deus nos manda!

Que Deus seja com vocês! Eu e Liz, nós os amamos!

Amém.

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema