A ALIANÇA DE DEUS COM SALOMÃO
Veremos sobre a Aliança do Senhor com Salomão. II Cr 7:11-22.
11 Assim, Salomão acabou a Casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou. 12 De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. 13 Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. 16 Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 17 Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres segundo tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 18 também confirmarei o trono do teu reino, segundo a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel. 19 Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, 20 então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos. 21 Desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o Senhor assim para com esta terra e esta casa? 22 Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe sobre eles todo este mal.
Que Deus nos visite hoje nessa célula, com o amor dEle, e com a glória dEle.
A Palavra diz que Salomão foi escolhido por Deus para construir o templo e reinar sobre Israel. E por isso, prosperou em tudo o que fez. Deus quis fazer com ele, uma aliança para que ele não se esquecesse da Aliança de Deus, com Davi seu pai.
O sonho de construir o templo foi realizado, mas de nada adiantaria se ali não tivesse a presença do Senhor. Por isso, na hora da inauguração, a presença da Glória de Deus [SHEQUINAH] encheu o templo de forma maravilhosa. II Cr 7:1-3.
1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
De mesmo modo, de nada adiantaria Salomão receber o trono, o reino e a coroa de seu pai, e não conhecer pessoalmente o Deus de Davi. Então o Senhor apareceu duas vezes para fazer Aliança com Salomão. I Rs 11:9.
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.
Nós hoje, devemos refletir a respedito de alguns princípios da Aliança de Deus com Salomão, ja que estamos nos 10 dias até Yom Kippur. Podemos aprender também nesse texto, sobre três tipos de aliança, e de como devemos fazer nossa aliança com Deus:
1º Foi feita uma Aliança de oração. II Cr 7:14-16.
14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. 16 Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
Veja que uma das alianças de Deus com Salomão era a oração. Deus respondia a oração de Salomão. Versículo 12
12 De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício.
O Senhor deixa bem claro, que se o mal viesse sobre a terra, se acontecessem pragas ou desastres, eles deveriam orar e se humilhar, então o Senhor restauraria sua sorte, versículo 13.
13 Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;
Contudo se o povo desobedecesse, haveria um castigo sobre sua terra e sobre a casa que construíram para Deus, versículos 19 a 22.
19 Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, 20 então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos. 21 Desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o Senhor assim para com esta terra e esta casa? 22 Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe sobre eles todo este mal.
O povo pecou contra Deus e por isso perderam sua terra, e anos mais tarde, o próprio Salomão quebrou sua Aliança com Deus adorando outros deuses. I Rs 11:5.
5 Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.
Versículo 9.
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.
Versículo 33.
33 Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai.
Enquanto Salomão orava a Deus, ele prosperava. II Cr 7:11, mas quando se envaideceu com a prosperidade, ele perdeu a bênção.
11 Assim, Salomão acabou a Casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou.
Portanto, se realmente temos uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, tenhamos a certeza, de que tudo o que pedirmos em nome de Jesus, Ele nos concederá.
Veja que em Jo 14:13-14, Jesus quer uma aliança de oração, em que pedimos e temos a certeza de que receberemos, batemos na porta e ela se abre, e procuramos e achamos na presença de Deus.
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Mt 7:7-9.
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?
Portanto, todos nós devemos fazer um propósito com Deus, de que antes de tudo que formos fazer, devemos orar em primeiro lugar. Porque a Palavra diz em Mt 6:33, para buscarmos ao Senhor mais do que tudo em nossas vidas.
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Deus deseja fazer uma aliança de oração com você!
2º Aliança de Sabedoria: II Cr 7:17-18.
17 Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres segundo tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 18 também confirmarei o trono do teu reino, segundo a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.
Deus apareceu em sonho ao rei Salomão quando ainda era jovem e começava a reinar.
Deus sabia que Salomão era um homem de oração, veja o que o Senhor lhe disse em II Cr 1:7.
7 Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te dê.
Salomão pediu a Deus sabedoria para reinar sobre o povo de Deus, no lugar de seu pai Davi. II Cr 1:10-12.
10 Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo? 11 Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, 12 sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.
Veja, que se ele tivesse pedido qualquer coisa teria recebido, mas sabia que riquezas, saúde, poder e tudo o mais, um dia acabaria, e com sabedoria poderia alcançar muito mais coisas.
Portanto, a sabedoria não é apenas conhecimento e sim o temor de Deus que dirige nossas vidas!
Veja que o pedido de Salomão foi bom, porque ele queria fazer o bem para ao povo. Então, por causa do bom pedido que fez, o Senhor deu a Salomão sabedoria, mais do que qualquer pessoa que já pisou sobre a terra, além disso também recebeu riquezas e honra em um reino de paz e prosperidade. II Cr 1:14-17.
14 Salomão ajuntou carros e cavaleiros; tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, que colocou nas cidades para os carros e junto ao rei, em Jerusalém. 15 Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata e ouro como pedras, e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies. 16 Os cavalos de Salomão vinham do Egito e da Cilícia; e comerciantes do rei os recebiam da Cilícia por certo preço. 17 Importava-se do Egito um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo, por cento e cinqüenta; nas mesmas condições, as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.
Porém, logo em seguida, Salomão teve sua sabedoria provada. Veja o que aconteceu em I Rs 3:16-28 e fez a sabedoria de Salomão muito conhecida pelos povos.
16 Então, vieram duas prostitutas ao rei e se puseram perante ele. 17 Disse-lhe uma das mulheres: Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa, onde dei à luz um filho. 18 No terceiro dia, depois do meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma outra pessoa se achava conosco na casa; somente nós ambas estávamos ali. 19 De noite, morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele. 20 Levantou-se à meia-noite, e, enquanto dormia a tua serva, tirou-me a meu filho do meu lado, e o deitou nos seus braços; e a seu filho morto deitou-o nos meus. 21 Levantando-me de madrugada para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, reparando nele pela manhã, eis que não era o filho que eu dera à luz. 22 Então, disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho; o teu é o morto. Porém esta disse: Não, o morto é teu filho; o meu é o vivo. Assim falaram perante o rei. 23 Então, disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho é o morto; e esta outra diz: Não, o morto é teu filho, e o meu filho é o vivo. 24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. Trouxeram uma espada diante do rei. 25 Disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo e dai metade a uma e metade a outra. 26 Então, a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o amor materno se aguçou por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem meu nem teu; seja dividido. 27 Então, respondeu o rei: Dai à primeira o menino vivo; não o mateis, porque esta é sua mãe. 28 Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.
Veja que Jesus também nos disse que podemos pedir o que quisermos. Jo 15:7.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
É notorio que nós precisamos de muitas coisas, mas a sabedoria é a mais importante delas. Se não tivermos sabedoria perdemos tudo o que temos. Mas com sabedoria conquistaremos tudo que precisamos. Tg 1:5.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Muitas vezes perdemos as bênçãos que Deus nos dá, porque nos falta sabedoria para administrar os tempos de ‘vacas gordas’ como fez José no Egito, e quando vem o tempo das ‘vacas magras’ ficamos despreparados. Mas quando Deus nos dá sabedoria somos vitoriosos em todos os momentos, como José que enriqueceu no tempo da seca Gn 41:39-49.
Peça a Deus sabedoria para sua vida. Deus quer ajudá-lo a fazer escolhas sábias em cada momento de sua vida!
Faça com Deus uma aliança de buscar sabedoria antes de tudo, de acordo com a vontade do Senhor!
Eu creio que Deus tem uma aliança de sabedoria para você e para nós como equipe!
3º Aliança com a casa de Deus. II Cr 7:16.
16 Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
O templo de Jerusalém era uma construção gloriosa, feita com adornos em ouro, prata, bronze, pedras e madeiras raras bem trabalhadas. Ou seja, era um lindo templo, porém, não seria nada se ali não estivesse a glória do Deus que enche os céus e a terra.
Salomão tinha um compromisso de edificar uma casa para Deus, ele foi perseverante e demorou vinte anos para construir a Casa de Deus, I Rs 9:10.
10 Ao fim de vinte anos, terminara Salomão as duas casas, a Casa do Senhor e a casa do rei.
Deus lhe havia advertido de que se abandonassem aquela casa, ela seria destruída e o povo seria humilhado ao se lembrar da glória daquele Templo. II Cr 7:21-22.
21 Desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o Senhor assim para com esta terra e esta casa? 22 Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe sobre eles todo este mal. 21 a seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente, a esses fez Salomão trabalhadores forçados, até hoje.
O próprio Salomão caiu em idolatria e prostituição e construiu templos para deuses pagãos a quem suas amantes serviam, Ne 13:26.
26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.
Eu quero que você se lembre sempre que nós somos o templo do Espírito de Deus, I Co 3:16-17, e nós temos um compromisso com a casa de Deus.
16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.
Gaste seus melhores dias na presença do Senhor, congregue o máximo que puder, sirva ao Senhor em seu templo!
Faça com Deus uma aliança de trabalhar na casa de Deus e dedicar-se ao serviço na obra do Senhor!
Deus quer que você faça uma aliança de ter aliança com a casa de Deus!
Embora saibamos que Salomão não fora fiel em sua aliança com Deus, creio que a Palavra de Deus registrara isso para dar exemplo do que acontece com quem não é fiel até o fim.
Salomão teve tudo o que quis, porém, quando abandonou a presença de Deus, por causa de vaidades, ai sim, ele se tornou uma pessoa infeliz e sem perspectiva de futuro. Mas, no livro de Provérbios, Salomão apresenta toda a sabedoria que Deus lhe permitiu adquirir com o “temor do Senhor”. Pv 9:10.
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Faça com Deus uma aliança agora! Ore! Busque sabedoria e compromisso com a casa de Deus!
Deus os abençoe!!