O PROPÓSITO DA NOSSA EXISTÊNCIA
Quando pensamos em obediência à nossa chamada, quem vem à nossa cabeça é: Jesus!
Jesus é o nosso maior referencial de obediência!
A obediência foi uma das maiores marcas do ministério do Messias, e a razão dEle ter o êxito. Em tudo, Jesus foi obediente ao Pai.
Podemos ver que há um entendimento, desde o inicio da criação. RA Gn 1:27-28.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Desde o Éden, homem e mulher foram criados por Deus com um propósito. E, desde então, Deus tem realizado muitas maravilhas na vida do homem, da mulher, do casal e da família. Mas, alguns dos filhos dEle, estão tão ocupados com outros coisas, que muitos estão enfermos emocionalmente e não estão conseguindo mais enxergar qual é o verdadeiro chamado de Deus. E pior, quando enxergam, muitos não têm um coração agradecido em direção ao Pai.
O que fazer? Como Igreja, precisamos acreditar mais no que podemos realizar em Deus e com Deus, e valorizar todo investimento que o Pai tem feito em nossas vidas. Afinal, tudo o que Deus fez e faz é perfeito, e Ele criou o homem para um propósito debaixo dessa perfeição, como está escrito em Gn 1:27-28.
Uma das maiores e mais necessárias dúvidas a serem respondidas na vida do ser humano, é descobrir o propósito da sua existência e viver por esse propósito.
Algumas pessoas se perguntam:
Para que fui criado por Deus?
Qual é o meu propósito?
Qual é o meu chamado?
É nessessario ter o entendimento de que devemos levar o evangelho, sendo pastor, servo, discípulo ou crente. É o mínimo, é o básico, o entendimento em levar o evangelho, porque só assim descobriremos o propósito, porém, muitos não querem, ou querem tudo pronto, esquecendo que o reino de Deus é tomado por esforço.
Veja que talvez você mesmo, já tenha feito as mesmas perguntas:
Qual é o verdadeiro propósito de Deus para minha vida nessa terra?
Qual o propósito em viver?
Veja que são muitas perguntas que podem gerar até crises existenciais. Tudo isso acontece, proveniente da nossa falta de buscar conhecer a Palavra de Deus, que tem respostas para tudo.
Entenda que uma vez que Deus criou o homem, Ele o formou com um só objetivo: para o louvor de Sua glória. Todos nós fomos criados e escolhidos por Deus para servi-lo com intensidade, cumprindo o nosso propósito e desenvolvendo todo o potencial que Ele nos concedeu. Isso é uma adoração. Isso torna você um modelo de JESUS. E quem é modelo, quer modelar.
Em um dos mandamentos de Dt 6:5, onde Moisés fala sobre os mandamentos, os estatutos e os juízos que Deus, mandou que dissesse ao povo.
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Tudo isso representa a intensidade e o quanto devemos estar envolvidos com Deus.
A verdade é que somente sendo envolvidos completamente em Deus e com Deus, é que poderemos ser o que Ele quer que sejamos e cumprir verdadeiramente o nosso propósito.
Muitos estão brincando fazendo a própria vontade e não a de Deus! Com certeza, Deus está vendo, mas a dor maior que Deus sente, é por aqueles que estão se perdendo, sem receber uma palavra de vida.
Devemos entender que por sermos cristãos, devemos valorizar a Jesus, por tudo que Ele fez por nós. Precisamos valorizar o Deus de Israel, por ter enviado Jesus para morrer pelos nossos pecados, inclusive o de não levar o evangelho.
Devemos aprender a nos valorizar também. Devemos pensar que somos pessoas importantes e que o próprio Pai foi quem nos criou e nos chamou.
Se olharmos bem na Palavra, veremos que Deus nos valoriza tanto, que nos chama de sacerdócio real, nação santa, povo escolhido de dEle. I Pe 2:9.
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Devemos entender o propósito da nossa existência, porque esse entendimento é fundamental para que possamos raciocinar como Deus quer, e assim, passarmos a agir em concordância com Palavra de Deus.
Uma dos mandamentos da Palavra é cuidar do nosso próximo. Uma característica do cristão, algo que é imprescindível, é saber que um dos propósitos é cuidar bem do próximo.
Quando entendemos a necessidade de cuidar dos outros, além de nos valorizarmos como filhos de Deus, valorizamos também o que a Bíblia nos ensina. Por isso, não vejo uma estratégia melhor do que a visão celular no M12.
Deus nos entregou um projeto pronto. O problema é que muitos não entendem, ou não querem honrar a Deus.
Veja que a Bíblia nos instrui que devemos cuidar do nosso próximo da mesma forma como gostaríamos de ser tratados, como diz em Lc 6:31.
31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
Em Pv 23:7 diz que assim como o homem imagina na sua alma, assim Ele é.
7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.
Se conseguirmos imaginar que há um poder sobre nós (como um homem de Deus, mulher de Deus, jovem de Deus, e a Bíblia diz que somos), aprenderemos a valorizar também os outros, independente de sermos ou não da mesma geografia.
Não podemos fazer acepção de pessoas. Devemos ganhar para Deus, porque Deus não faz acepção de pessoas, que nós, às vezes, por não lutarmos com o nosso homem interior, fazemos. Veja o que Paulo diz em Rm 2:11.
11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Portanto, nós não podemos querer ser valorizados por Deus, e tratar mal os outros, esquecendo que a palavra de vida tem que estar em nossos lábios. Quando procedemos assim, não estamos cuidando do Reino de Deus, não estamos cuidando do nosso próximo que deve fazer parte desse Reino, e muito menos, iremos transmitir o amor de Deus, que deve estar em nós.
Eu creio que é chegado um novo tempo sobre a Igreja. Que tempo Apóstolo? O tempo de Deus, onde Ele está nos dando a oportunidade de mudança.
Deus está com os olhos postos na Terra, procurando os verdadeiros adoradores, e observando se estamos agindo com sabedoria e inteligência divina, para alcançarmos as vidas.
Você é filho dEle? Sim! Como filho, devemos defender a causa do nosso Pai! E como temos recebido palavras de vida, saberemos como cuidar de cada palavra que recebemos. Porque a Palavra liberta, sara e cura!
Cada pessoa é um universo diferente! Diante de Deus, vamos cumprir o nosso propósito! Mas, dizer que não sabemos o propósito, sem buscar fazer o básico que é evangelizar, é não querer mesmo entender o chamado.
Sabemos que obedecer o comando do Pastor, líder, discipulador, servo, crente, pode não ser algo fácil, mas é possível.
Entenda que obedecer é você treinar a própria vontade, mesmo com sacrifícios.
Se não há disciplina em obedecer, como ministrar sobre obediência? Por isso, entenda que ao não obedecermos o que Jesus tem mandado, a nossa autoridade é roubada pelo inimigo, e passamos a ser uma marionete na mão do adversario. Por isso, não despreze seu chamado.
Entenda que sempre há algo que você possa fazer para Deus na obra dEle! Ele nos deu uma estrategia, que quando ao não entendermos ou não querermos entender, podemos achar o jugo e fardo pesados.
Lembre-se da palavra ministrada no último culto de domingo, sobre o que o Apóstolo Paulo disse em I Co 15:58.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede FIRME, INABALÁVEL e sempre abundantes na OBRA do SENHOR, sabendo que, NO SENHOR, o vosso trabalho não é vão.
Deus os abençoe!!! Meu abraço a todos da célula!!!