TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ANDANDO COM DEUS

Hoje, orando pela Palavra, veio à minha mente, que ao nascermos, nenhum de nós sabia andar ou falar!
.
Entretanto, estimulados por nossos pais, poucos meses depois, já estávamos andando e falando. Mais tarde, influenciados por novos conhecimentos e aprendizados, tornamo-nos grandes profissionais e, por meio de nossa expertise, somos capazes até de alcançar resultados extraordinários! E isso mostra hoje, que devemos ser otimistas.

Temos a oportunidade de andar com Deus!

Agora, se formos pessimistas em como vemos a vida, e nos portarmos diante dela fora dos caminhos de Deus, podemos ter grandes problemas!

Jesus morreu por nós! Somos capazes de fazer diferente!
                              
Entretanto, para termos sucesso em qualquer área de nossas vidas, é preciso alimentar nossas atitudes ao andarmos com Deus. Por que? Porque, o Espírito Santo estimulará seu crescimento, e você passará a identificar e utilizar os pontos fortes do seu comportamento! E você terá discernimento, sobre o que precisa ser melhorado, e passará a  ter dicernimento, a respeito das crenças sabotadoras, que precisam ser eliminadas dos seu caminho. Gn 5:21-24.
                                                                        
21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

A Bíblia conta a história de Enoque, um homem que andou com Deus tão intimamente, que o Senhor o levou para o céu, mesmo sem ele ter morrido.

O mundo havia perdido todo atrativo para Enoque. Ele viveu em uma época espiritualmente corrompida: a era antediluviana (antes da chuva que caiu nos tempos de Noé). Foi um período de aflições para quem buscava santidade, e certamente ele enfrentou muitas, pois se dispôs a andar com o Senhor mesmo em meio a tanta rebeldia.

Ninguém que serve a Deus fielmente, tem prazer em participar de uma sociedade tão pecaminosa. Por outro lado, nenhuma circunstância, por mais difícil que seja, é capaz de impedir uma pessoa de servir ao Senhor e de ser fiel a Ele. Hb 11:33-38.

33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.

Enoque não somente viveu consciente de quem é Deus, mas também percebeu que poderia aproximar-se dEle a ponto de estabelecer um relacionamento profundo e ter a companhia dEle para sempre. Enoque andou com Deus Gn 5:24!

 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Essa frase simples e curta, revela como era o caráter do filho de Jarede. Ele era um homem fiel e temente. Na realidade, essa é uma das maiores referências que se pode fazer a alguém que crê no Senhor!

Quando iniciamos um relacionamento com determinada pessoa, desenvolvemos afinidades com ela. Aos poucos, acabamos imitando seus valores e hábitos; e isso pode afetar diretamente a nossa postura, a nossa linguagem e o nosso comportamento.

Segundo o relato bíblico, embora um grande número de pessoas tenha vivido em comunhão com o Senhor, a expressão andar com Deus é usada apenas para Enoque e Noé Gn 5:22.

22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas.  

Gn 6:9.
9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

Alguns estudiosos da Bíblia declaram que essa expressão (andar com Deus) significa possuir uma intima comunhão, e indica uma convivência de duas pessoas bem próximas. É maravilhoso pensar isso a respeito de Noé e de Enoque.

Na pequena carta escrita por Judas, foi reservado um espaço para ele mencionar Enoque como um profeta. Jd 1:14.                                                                                        
14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, ( milhares de milhares).

A profecia de Enoque estava diretamente ligada à nossa salvação, ou seja, ao retorno de Jesus para resgatar Sua Igreja (nós). O que temos feito para Jesus e pela Igreja?

É possível que o filho de Jarede também tenha sido um pregador, levando palavras de arrependimento e de mudança de vida aos que viviam em sua época. Provavelmente, ele tenha alertado todos sobre o juízo divino que viria sobre os pecadores.

A volta de Jesus é um tema muito importante para o cristão, pois faz lembrar que um dia estaremos no céu com o nosso Salvador. Mas o que Enoque tem a ver com isso? A resposta é: tudo! Depois que o Senhor tomou Enoque para si, Ele inundou a terra com as águas de um diluvio por causa do grande pecado que havia sobre a humanidade.                                    
Tudo isso serve de exemplo para o grande dia em que o Senhor nos levará para morar com Ele!  A intimidade de Moisés era tanta, que ele queria proteger o Senhor, de um escândalo, veja Êx 32:11-14.

11 Porém Moisés suplicou ao Senhor, seu Deus, e disse: Por que se acende, Senhor, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão? 12 Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo. 13 Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente. 14 Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo.
 
Como podemos andar com Deus? Veja algumas condições.

Andar com Deus significa:

É andar segundo o Espírito Santo, e não segundo a carne, Rm 8:4.

4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

O Apóstolo Paulo descreve aqui, duas classes de pessoas: as que vivem segundo a carne, e as que vivem segundo o Espírito.

Viver "segundo a carne".

O significado de viver segundo a "carne", aqui, é o elemento pecaminoso da natureza humana, é desejar e satisfazer os desejos corrompidos da natureza humana pecaminosa, é a pessoa ter prazer e ocupar-se com esses desejos corrompidos.

Como temos andado? Tenho mesmo cumprido com meu chamado? Será que Deus pode contar comigo? Moisés protegeu a Deus! E eu?

Deus abençoe sua célula com vidas novas, ganhas pelo sangue derramado por Jesus.

Beijo no coração!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema