TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PROTEJA A SUA ALIANÇA

Altar significa lugar de entrega, significa lugar de aliança. Por isso, começaremos hoje, vendo quando Salomão traz a Arca do Senhor para o templo, em I Re 8:3-9.

3 Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor 4 e a levaram para cima, com a tenda da congregação, e também os utensílios sagrados que nela havia; os sacerdotes e levitas é que os fizeram subir. 5 O rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se reunira a ele, estavam todos diante da arca, (OU SEJA, ERGUERAM UM ALTAR) sacrificando ovelhas e bois, que, de tão numerosos, não se podiam contar. 6 Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do Senhor no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca e, do alto, cobriam a arca e os varais. 8 Os varais sobressaíam tanto, que suas pontas eram vistas do Santo Lugar, defronte do Santo dos Santos, porém de fora não se viam. Ali, estão até ao dia de hoje. 9 NADA havia na arca senão as DUAS tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito.

Quando temos o entendimento de aliança, sabemos que o altar é um lugar sagrado, que simboliza o altar de Cristo, que somos restaurados. Porque altar significa lugar de entrega, lugar de aliança.

No Antigo Testamento, a Palavra nos mostra que a arca era um símbolo especial para Israel. Porque a arca fala a respeito a aliança, da proteção de Deus. Por isso, quando o povo olhava para a arca, lembrava da aliança que eles tinham com Deus, e da aliança que Deus tinha com eles.

Em Hb 9 a Palavra fala dos três elementos que haviam dentro da Arca: o maná, o bordão de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
                                                                       
Hb 9:3-4.

3 por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, 4 ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;
                                                                     

Porém, cada um desses elementos fazia parte dos componentes dessa aliança de Deus. Mas quando finalmente foi concluída a obra do templo, a arca veio para o Templo, mas, um detalhe a Bíblia deixa bem claro: nada havia dentro da arca, senão as tábuas da lei.                                                                                                 

O que aconteceu com o maná? Onde estava a vara de Arão que tinha brotado? Veja de novo o que a palavra diz em I Re 8:9.

9 NADA havia na arca senão as DUAS tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito.

O que aconteceu com os elementos perdidos da arca? Porque só há uma maneira de nós entendermos isso. Quando pesquisamos na história, só há um único momento em que a arca foi tomada do povo judeu. A história está em I Sm 4:3-5, quando os israelitas foram para a guerra contra os filisteus e perderam.

3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do Senhor, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.  4 Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus. 5 Sucedeu que, vindo a arca da Aliança do Senhor ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra.

Veja que o inimigo tinha mais discernimento, mais temor a Deus do que o próprio exército de Israel. Veja os versículos 6 a 8.

6 Ouvindo os filisteus a voz do júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial. 7 E se atemorizaram os filisteus e disseram: Os deuses vieram ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal jamais sucedeu antes. 8 Ai de nós! Quem nos livrará das mãos destes grandiosos deuses? São os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.

Vemos que a partir daí a arca é tomada, e Hofni e Finéias são mortos. Vemos também a perda da aliança, a revelação e os princípios da Palavra. I Sm 4:10-11.

10 Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. 11 Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.

Nos versículos 16 a 18, pela primeira vez na historia, Israel perde a arca e vemos também a morte de Eli. E a arca, ficou na mão dos filisteus por 7 meses.

16 Disse o homem a Eli: Eu sou o que saí das fileiras e delas fugi hoje mesmo. Perguntou-lhe Eli: Que sucedeu, meu filho? 17 Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, houve grande morticínio entre o povo, e também os teus dois filhos, Hofni e Finéias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada. 18 Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.

Por que os filisteus tomaram a arca? Porque os filisteus sabiam que o segredo do povo de Israel estava na aliança que eles tinham com Deus. E assim somos nós; As nossas vitórias, as nossas conquistas estão atreladas à nossa aliança, porque aliança simboliza ter o nosso altar restaurado. Altar significa lugar de entrega, lugar de aliança.

Portanto, os filisteus tiveram o entendimento de que para Israel perdesse a batalha, bastava Israel perder a aliança. Na sua vida, em nossas vidas não é diferente! 

Veja, que por esta causa, vieram dois juízos sobre eles:
1º Úlceras (outras versões dizem hemorroidas).                
2º Ratos que consumiam a lavoura.

Porém, Deus por meio da missericordia e graça dEle, interviu em direção ao seu povo, e os filisteus acabaram devolvendo a arca, I Sm 5:11-12.

11 Então, enviaram mensageiros, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Devolvei a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia terror de morte em toda a cidade, e a mão de Deus castigara duramente ali. 12 Os homens que não morriam eram atingidos com os tumores; e o clamor da cidade subiu até ao céu.

Os três elementos, que estavam dentro da arca, eram constituídos de um poder, o poder da aliança de Israel. E o povo de Israel ao perder a arca, perde 2/3 dos elementos que representavam a aliança de Deus também. Por quê? Por causa da legalidade aberta, e a história nos mostra que enquanto não havia brecha, não tinha inimigo que vencesse Israel. Mas a brecha acabou se tornando tão grande, que não só perderam a guerra como a arca também.

Então, onde estava a brecha? A Palavra diz em I Sm 2:22-26, que Eli era um homem velho, cansado, que não tinha mais revelação de Deus.                                                                                                                                               22

Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor. 25 Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.  26 Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.

Devido às brechas, Eli estava sem ouvir a voz de Deus e sem a revelação sobre o futuro de Israel. E foi, quando Deus começa a falar com Samuel, numa visão em I Sm 3:1-4.

1 O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes. 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!

Veja que Israel abrira uma grande brecha na vida espiritual da nação. Porque, o Maná roubado representava o pão diário, representava a revelação da Palavra. Portanto, o Maná na Arca representava muito mais do que o pão para comida, representava a dependência de Deus.

O Maná foi algo que desceu do céu! E hoje, o que desce do céu? A revelação da Palavra de Deus! Porém, na epoca com a negligência de Eli, a revelação já tinha ido embora, muito tempo antes dos filisteus tomarem a arca. E nós sabemos que a falta de visão, a falta de revelação e da Palavra na vida de Eli, foram as brechas para que o maná fosse também tomado, como sinal para nós hoje, para que também tivéssemos essa revelação.                                                                                                        
Você pode até se fazer uma pergunta: Por que a vara de Arão também foi levada?

Vamos descrever um pouco sobre o sacerdote Eli! Como era o sacerdócio de Eli? Era um sacerdote ausente. Ele tinha dois filhos, Hofni e Finéias, e seus filhos eram filhos de Belial, e em I Sm 3:10-14 Deus diz a Samuel que iria contra a casa de Eli, por ele ser um sacerdote ausente.

10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. 11 Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. 12 Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. 13 Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os NÃO repreendeu. 14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.

A Palavra diz que os filhos de Eli eram imorais, que eles tinham uma vida promíscua, e nessa vida tinham sido chamados para serem sacerdotes de Isarel. Porém, antes da vara ser tomada da arca, a vida dos sacerdotes de Israel já estava debaixo da desgraça.

Deus não é Deus de religiosidade, não é um Deus de brincadeira! Nós sabemos que a religiosidade é uma prática sem essência, sem revelação. De que adiantaria ter a vara que fala da honra sacerdotal, se os sacerdotes estavam prostituídos, diante de Deus? De que adiantaria a vara na arca?  Porque na realidade, a arca para eles, já tinha virado um amuleto. Eles só queriam a Arca para proteção, eles não queriam a Arca mais para cumprir os princípios.
                                                                                
Espiritualmente falando, o que aconteceu? A aliança deles com Deus estava comprometida, e a vida deles já tinha se tornado uma vida religiosa.Só tinham os elementos, porém, ja não tinham mais a essência. O que aconteceu? Foi removido!!

Veja que depois disso, a arca desaparece da história com também o mana e a vara de Arão.

A histéria nos diz que nunca mais foram encontrados esses dois elementos, porque a arca estava de uma forma religiosa no meio do povo.                                                                             

Por que estou falando isso? Porque dentro de uma aliança com Deus, Deus espera uma só coisa: uma comunhão diária com Ele!
                                                            
A Arca tinha um significado: lembrar Israel da aliança que eles tinham com Deus e da aliança que Deus tinha com eles.

Portanto, nós como filhos de Deus, precisamos preservar a aliança! Lembrar sempre da aliança que temos com Deus e a que Deus tem conosco! Porque, muitas vezes, nós podemos estar presentes na Igreja, mas se não estivermos em intimidade com Deus, seremos como filhos que não respeitam a aliança!
 
Não adianta ser crente, líder, doze, Pastor, Apóstolo e NÃO ter aliança!

Eli foi ausente na aliança! E o que aconteceu? Os filhos de Eli desonraram a aliança com Deus!

Portanto, hoje, Deus chama você em oração, para que você proteja a sua aliança.

Guarde isso: Com os cuidados de proteção da aliança com Deus, que significa ter intimidade; cuidados com o líder (que é o sacerdote levantado para essa obra); e cuidados com a Igreja (que hoje representa arca), o nosso altar espiritual, onde o Espírito Santo opera, estará sempre pronto para que, nEle, possamos oferecer e servir a Deus com sacrifícios agradáveis.

Uma aliança requer intimidade e compromisso!

As verdadeiras alianças não podem ser feitas com desconhecidos!

Quem tem sido Jesus para você? Essa intimidade faz com que o obedeçamos! E obedecer à ordem que Ele nos deu : levar as Boas Novas, conforme está escrito em Mt 28:19-20.

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema