TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

CÉLULA - A UNIDADE BÁSICA DA VIDA

Hoje nessa célula, veremos sobre o contexto do corpo de Cristo, a Igreja de Cristo.

No mundo natural, a biologia ensina que as células formam a base para toda a vida.

Todo ser vivo é formado a partir de uma célula, crescendo e se desenvolvendo a partir da multiplicação das células do corpo humano. E esse corpo continua, se as suas células forem saudáveis e funcionarem bem.
 
Portanto, a célula é a unidade básica da vida! O Apóstolo Paulo diz em I Co 12:27:

27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
                                                                      
Ef 4:4-6.

4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.                                             

Entenda que o DNA, no núcleo de cada uma de nossas células, armazena informações suficientes, não só para construir mais uma célula, mas também, para formar um corpo humano completo. 

Espiritualmente falando, uma célula em casa funciona da mesma forma, ela traz a unidade básica da vida cristã.
 
Por exemplo: se o núcleo tem como base a pessoa do Senhor Jesus Cristo como sendo o DNA, ou seja, sendo o modelo, esse corpo começa a receber definições de vida cristã, tanto naturalmente como espiritualmente.                                                                              
Nós podemos ver que tudo começa em uma célula, cada ser humano teve seu início de vida com uma primeira célula assim como muitos líderes e Igrejas, como a Maanaim.

A Maanaim é fruto de um célula! Assim também foi com a Igreja do Senhor Jesus Cristo, que passou a existir a partir de uma célula aberta por Jesus com seus discípulos.
 
Portanto, a Igreja é um organismo celular (seres vivos constituídos por células) que tem que desempenhar todas as funções da vida por conta própria.

O corpo humano é um organismo multicelular (Que tem muitas células), e as células não podem trabalhar sozinhas. Cada célula depende das outras células para cumprir as suas funções devidas. E dentro das células que fazemos em nossas casas, cada membro depende uns dos outros também para cumprir seu propósito na vida e no corpo de Cristo. Essa interação ajuda todo corpo a funcionar e permanecer vivo.

Portanto, tudo começa em uma célula!

Note que a partir do momento em que você recebeu Jesus Cristo como Seu Salvador, você precisou crescer espiritualmente, ou seja, conhecer o que Deus quer mudar em sua vida e ter uma vida de intimidade com Ele. Também há um plano de Deus para a sua vida, um propósito que o Senhor traçou para a sua vida, antes mesmo de você existir (Que é o seu Chamado).                 

As células representam a maneira como Deus vai usar sua vida, para se integrar como família de Deus, e depois levá-lo a crescer em Deus, descobrindo qual é o plano d’Ele para sua vida pessoal.
 
As células são lugares em que o ambiente familiar poderá ser praticado, onde você passará a viver como família de Deus, junto com seus novos irmãos de fé. Ef 2:19-21.

19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,                                                             

Nós somos uma grande família e as células nos levam a começar a viver como família de Deus, porque é através das células que começamos a ter vínculos com os irmãos em Cristo Jesus.

Portanto, quando entregamos verdadeiramente a nossa vida ao Senhor Jesus Cristo, passamos a fazer parte do “Corpo de Cristo”, sendo indispensável integrar uma célula.

As implicações de não freqüentar uma célula, acarretam a falta de viver sempre um reaquecimento espiritual; falta de conhecer o melhor de Deus para nossa vida pessoal (que é o seu chamado); impede você de ser parte integrante do Corpo de Cristo, dos eventos, frutos fiéis etc; fica bem mais dificeil viver a vida abundante que o Senhor promete. Além disso, você tornar-se um alvo fácil para o inimigo por viver isolado do corpo.

Ministrarei sobre isso nos próximos dias. (sobre ser um alvo fácil para o inimigo).

A visão de Igrejas em células no Modelo dos 12, veio trazer uma compreensão melhor do significado “Corpo de Cristo”.

A Bíblia, em várias passagens, diz que a igreja é o Corpo de Cristo na terra. Vários escritores da Palavra de Deus usaram o corpo humano para exemplificar a vida da igreja Primitiva.

Quando a Palavra de Deus aborda a expressão “corpo”, entendemos que é uma comparação ao corpo humano, e essa comparação é muito mais do que um simples exemplo, porque a Palavra de Deus sempre tem algo a mais a nos dizer do que apenas o significado das palavras. Note que um exemplo na Bíblia, sempre tem um sentido maior do que muitos entendem.
 
Percebemos que a Bíblia ao comparar a igreja do Senhor Jesus ao corpo humano, está dizendo que o corpo deve ser observado de maneira profunda, para compreender melhor o funcionamento e vida da igreja na face da Terra. Por isso, o corpo humano é o melhor exemplo para explicar a Igreja, que é um corpo é formado por células, e cada sistema do corpo humano (sistema nervoso, sistema ósseo, simpatico, parasimpatico etc...), assim também deve ser a Igreja!!! Por isso, se uma Igreja quer atingir o propósito do Senhor, precisa entender qual é a sua essência e forma de expressão na Terra.

Veja que uma célula é a maior força dentro da Visão. Ela é a força geradora para ganhar almas, é o lugar onde cada cristão tem a possibilidade de começar seu ministério e cumprir seu chamado em Deus. Por isso, ela é grandemente atacada, de todas as formas, e se não vigiarmos, caimos.                                                                                            .

Através das células, nós podemos entrar em todas as áreas da sociedade, sem qualquer preconceito religioso ou barreira denominacional, porque as células são uma estratégia de penetração, de conquista e de levar a mensagem de Jesus.
 
A visão da Igreja em células é uma forma de ganhar almas para Jesus. É uma forma de consolidar as almas ganhas. Fazendo que cada fruto permaneça. A célula é um lugar de maior intimidade para disciplular.

Tudo isso acontece com eficácia através das células, porque elas são uma estratégia do corpo de Cristo. E uma maneira de dizer: Obrigado Jesus por ter morrido pelos meus pecados e me permitir hoje, levar sua Palavra.
 
Existem dois tipos de células: A célula de multiplicação – onde é praticado o ganhar e consolidar. Para formar depois a célula de edificação – célula para a comunhão, edificação e formar os 12, porém o maior objetivo é ganhar almas e firmá-las em Cristo  e na Igreja.
 
Na célula de edificação, a dos 12, uma equipe de discipulado de doze é edificada para produzir células, para o corpo de Cristo. É claro que essa célula é diferente das demais células, porque é de edificação, porque cada discipulo passa a ser treinado, para a responsabilidade e entendimento, e depois enviado segundo a sua realidade de vida para cumprir o mesmo chamado inicial, começando por liderar outras células de multiplicação até a formação.
 
A realidade das células de multiplicação é de ganhar novas almas, até formar uma célula de edificação (De 12), que irá gerar outras células entre os membros, para que estes dêem liberdade ao Espírito Santo para agir em cada discipulado.

A visão de Igreja em células tem gerado dentro da Igreja, algumas características importantes:

Entendem que as células são as unidades básicas de vidas.
As células geram uma dependência de Jesus, trazendo a vida.
As células formam as Redes e as Redes trazem a união nas células.
As células são elos de ligação dentro da Igreja.
 
O nosso trabalho ao organizar uma célula deve visar a multiplicação (ganhar novas almas) para depois formar a de edificação, (formação da equipe dos 12).
                         
Células de Multiplicação – organização.
Discipulado de doze (célula de edificação) – Governo.
Células de Multiplicação – estratégias para atrair pessoas para Deus.
Discipulado de doze (Célula de edificação) – Deus vai transformar pessoas.
Célula de Multiplicação – É uma ponte entre a igreja e o mundo.
Discipulado de doze (Célula de edificação) – Sarar para formar uma equipe.
 
A célula natural e uma célula espiritual se comparam. No mundo natural tudo começa a partir de uma célula, a biologia ensina que as células formam a base para toda a vida. Veja como é tremendo, todo ser vivo é formado a partir de uma célula, que cresce a partir da multiplicação de suas células e continua vivo se as suas células forem saudáveis e funcionarem.

Célula é a unidade básica da vida. O DNA contido no núcleo de cada uma de nossas células armazena informação suficiente não só para construir mais uma célula, mas também um corpo humano completo. Por isso, cada célula depende das outras células para cumprir as suas funções devidas. E essa interação ajuda todo o corpo de Cristo a funcionar e permanecer vivo. Veja como Deus é perfeito em sua criação!

Deus os abençoe com entendimento! Excelente célula! Beijo no coração de todos!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema