TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

OS VENTOS DE DEUS

Domingo foi um dia bem diferente em nossa Igreja. Era nítido um céu, onde o Espirito Santo quer fazer os seus milagres.                                                                                       

Existem momentos em nossas vidas, que os acontecimentos às vezes estão contra nós.E é aí que nós entramos em conflito com a nossa própria fé, dizendo acreditar em Deus, ter depositado nEle a nossa confiança, mas, que tudo parece estar acontecendo ao contrário do que era para acontecer. E é por isso, que nós precisamos segurar em nossa fé, porque sobre todos os que desistem diante de uma atmosfera diferente, diante de problemas podem sobrevir em nossa caminhada cristã devemos ter discernimento espiritual, porque nós estamos sendo preparados para o céu, e nós não podemos ser mais “arrastados por certos tipos de VENTOS”.

E a Palavra de Deus fala sobre isso, e diz assim em Ec 11:5. 

5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as OBRAS de Deus, que faz todas as coisas.

A fé de uma pessoa é conhecida pelas reações dela!!!                                                                                                    .

A fé de uma pessoa é conhecida pela sua disposição na obra do Senhor! É também conhecida diante das dificuldades, diante das tempestades e ventos que sobrevem na caminhada.

Note, que às vezes olhamos para uma pessoa, e logo dizemos: Esse sim é forte, firme, de confiança etc. Seria bom mesmo que fosse assim, que todas as pessoas fossem realmente fortes, seguras, felizes e destemidas como muitas mesmo gostam de aparentar. Mas, quando vem as adversidades, quando vem as dificuldades e os problemas mais angustiantes, é que podemos realmente ver isso: E a maioria das pessoas, logo deixam transparecer as suas reais fragilidades. Nas primeiras dificuldades espirituais, logo aparecem as incertezas, os temores e ansiedades, porque com certeza, são nesses momentos que os sentimentos brotam! Uma morte, um acidente, uma dificuldade etc.

Portanto, quando as lutas, as provações e as tentações batem na nossa porta, acabam denunciando muitas vezes quem somos. Porque às vezes, aparentávamos ser fortes, seguros, felizes e destemidos, porém, nos primeiros ventos, ja mostramos quem somos, como o povo de Israel mostrou! Por isso, que o texto que lemos de Ec 11:5, fala que não sabemos qual é o caminho do vento.

5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as OBRAS de Deus, que faz todas as coisas.

Na verdade, isso significa que certos atos de Deus, são totalmente inexplicáveis!

Portanto, a incapacidade do ser humano em querer conhecer as obras, os projetos, os planos e as ações de Deus, não passam de insensatez e loucura! Por que? Porque estão acima da capacidade humana compreender e explicar os desígnios de Deus.

Hoje, nós falaremos sobre os ventos que sopram, porque, nós sabemos que os ventos são simplesmente o ar em movimento. Ou seja, é uma força que o homem não consegue dominar, porque não vê e nem sabe de onde vem e nem para onde vai. Por isso, nós precisamos ter o entendimento, por onde os ventos passam, sempre causarão algumas mudanças, alguns movimentos. Mas, quando falamos de ventos no sentido bíblico, nós estamos nos referindo às contrariedades e aos problemas que surgem em nossa caminhada.

Porque, qualquer que seja o tipo de vento que sobrevenha na nossa caminhada cristã, nós não devemos nos deixar abater, nem podemos perder a nossa determinação de prosseguir para o alvo que é Jesus, o Apóstolo Paulo fala isso.

Nós sabemos e precisamos ter o entendimento, de que muitos desses ventos causam estragos e prejuízos, mas se não tivermos discernimentos espiritual, não iremos detectar os ventos que são benéficos na nossa trajetória cristã.
                                     
Esse ano estamos debaixo de um decreto para multiplicarmos, porque o tema é: JESUS, O REI DE TODA A TERRA!

Se nós observarmos a Palavra de Deus, nós encontraremos diversos tipos de ventos. E cada vento, tem seus efeitos.
Cada vento, tem suas direções. Cada vento, tem suas condições e interpretações.

Hoje, veremos sobre (alguns ventos) ou alguns tipos de ventos narrados na Bíblia.

Lógico que existem outros tipos de ventos, mas, eu gostaria de meditar e refletir com vocês, apenas sobre alguns.

1º O vento da LIBERDADE.
2º O vento DA DESOBEDIÊNCIA.
3º O vento da PROVAÇÃO. 
4º O vento das BÊNÇÃOS, que o vento do Espírito Santo.

Vejamos então o 1º vento -  O vento da LIBERDADE ou vento dos CUIDADOS DE DEUS.

Quando o povo de Deus saiu da escravidão, nós vemos que derrepente surgiu um vento, veja em Ex 14:21-22.

21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte VENTO oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. 22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.

Portanto, diante dessa dificuldade, o povo hebreu tinha ficado muito perturbado, porque quando eles viram os carros do exército de Faraó se movimentando na direção deles, eles se desequilibraram. Por que? Porque o terror já tinha enchido o coração daquele povo de medo. Ou seja, naquele momento, eles não viam qualquer possibilidade de salvação, a menos que o próprio Deus intervisse e interveio para livrá-los.

Diante daquela circunstância, eles começaram a se lamentar e em prantos muito fortes, os seus prantos se tornaram altos e intensos. Ou seja, o medo era tanto que eles não queriam cair mais nas mãos de seus opressores, que vinham em sua direção, com muita fúria. E Faraó trazia seiscentos carros de guerra, 50 mil cavaleiros e 200 mil homens da infantaria. Todos, bem armados.

Agora, só imagine uma situação dessa? Um povo que era escravo, e o que eles só sabiam fazer era trabalhar. E a Palavra diz que sem menos esperarem, uma coluna de nuvem escura se levanta em direção ao céu, passa sobre os israelitas, e desce entre eles. E o que passou acontecer? Os inimigos do povo de Deus, não podiam mais enxergar o acampamento dos hebreus. E com isso, o exército foi obrigado a parar, e Deus deu uma saída para Moisés, através de um VENTO em Ex 14:21, que é o primeiro vento, o da LIBERDADE.

21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte VENTO oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.

Um caminho de Deus foi aberto. E o povo agora estava livre novamente para eles passarem por onde o inimigos não era autorizado, porque se tentassem seriam derrotados, como foram. Por isso, uma das lições deve ser: Cuidado com o caminho que é de Deus e o que não é! Outra grande lição, que serve para os nossos dias também: ainda que a nossa vida cristã seja rodeada de perigos, de dificuldades, Deus sempre coloca uma voz espiritual de Deus, que nos fala claramente: ”Avance, ou não”!

Deus sempre usará a vida do líder que crê para dar os comandos dEle, e através de um ato profético o vento que LIBERTA se manifestará.

Portanto, quando o vento forte começar a soprar, a leitura espiritual que deve ser feita é que Deus está para mudar o rumo de algo!!! Deus está enviando o vento da LIBERTAÇÃO na Igreja!!! E é somente por esse tipo de vento, que Deus separá a nossa vida, do nosso inimigo espiritual.   

Seja qual for o seu problema, Deus abrirá a passagem, para você atravessar! Deus quer livrar você das turbulências, Deus quer livrar você da fúria do seu inimigo. Por isso, devemos glorificar o nome de Jesus pelos milagres que ainda virão em nossa direção! E essa LIBERTAÇÃO, não será no particular, será no coletivo.

Estamos vivendo tempos onde Faraó quer governar, quer escravizar, quer prender de alguma forma com favores.

Temos visto sinais que são contra a família, contra a liberdade. Porém, Deus está acima de tudo e de todos. Por isso, precisamos discernir os ventos. Porque, Deus te chamou para ser livre. Deus te chamou para conquistar a terra.                                                     
Portanto, ande conforme Deus quer!

Entenda que Deus não compactua com o impuro!

Note, que desde o início Deus usa a vida do Líder, (Moisés) para levar a palavra dEle, que é uma palavra de fé, palavras de vida e de destino, palavras do próprio Deus. Mas, Apóstolo, por que foi só ele? Porque foram palavras orientadoras, e Deus não compactua com pecado ou falta de honra.                                                            

Portanto, essa palavra de hoje é uma palavra orientadora, é uma palavra para nos livrar do inimigo; Que tenta nos lançar as incertezas. Que tenta nos lançar os impedimentos e embaraços. Que tenta nos impedir de ouvir a voz orientadora de Deus e do orientador levantado como o Anjo de sua casa. Porque quando satanás atinge os seus alvos e tem vitória, o que passa a acontecer? Imediatamente vem a murmuração, como veio no povo hebreu. E tudo isso, só vem para nos trazer incertezas e dificuldade na nossa caminhada cristã.

Portanto amados, notem que existem ventos de Deus: Que são para repreender as ações do inimigo, e fazer desaparecer toda a incredulidade.

Tudo para que nessa prova de fé, a sua paz volte a reinar! Por isso, entenda que os caminhos por onde Deus nos guia, poderão estender-se através dos desertos da vida ou dos impedimentos dos mares, mas sempre será um caminho SEGURO para nós.
                                       
Portanto, que venham os ventos libertadores de Deus sobre a MMA, e sobre a sua VIDA, porque nessa prova, seremos aprovados!

O 2º VENTO - O vento que Deus usa, para a DESOBEDIÊNCIA.

Jn 1:1-6.
1 Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. 4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte VENTO, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 5 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. 6 Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.



Portanto, esses ventos que sucederam na vida de Jonas, podem suceder com qualquer um de nós, se agirmos também como desobedientes a Deus. Mas, note que na desobediência de Jonas, no meio do mar, Deus mandou um grande vento, que acabou tornando-se uma tempestade para açoitar o navio, onde Jonas dormia tranquilamente.

O interessante nessa história, é que Jonas deveria ter “acordado” diante daquela tribulação, daqueles ventos e deveria ter buscado a Deus. Porém, foram os tripulantes do navio que buscaram a Deus na hora do perigo, e foram eles também que “acordaram” Jonas, para clamar pelo seu Deus.

Muitos de nós temos carregado um “JONAS” dentro de nós mesmos, que "teima" de vez em quando, e se nós não vigiarmos, ele permanece ativo na nossa vida espiritual, e o ventos virão. Porque Apóstolo? Porque estamos mexendo no mundo espiritual, e Deus quer se manifestar através de nossas vidas.

Às vezes, os ventos vem em nossas vidas, para acordar o “JONAS” que insiste em permanecer dentro de nós, em  um longo sono espiritual.

Note que por causa do sono de “JONAS”, é que muitas pessoas passam a viver uma vida de derrota, de fracasso espiritual, e pior, a descendência sendo atingida!

O dormir no sentido bíblico é ter a mente amortizada, fria, abatida, paralisada, em relação ao agir de Deus.

A desobediência sempre trará consequências para nossa vida espiritual. Algumas vezes, nós somos atribulados devido à nossa desobediência ao Senhor. Precisamos estar sempre vigilantes. Ec 11:5.

5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as OBRAS de Deus, que faz todas as coisas.
 
O perigo é que se o vento não adiantar, vai para barriga do peixe, ai ja é outra coisa.

Portanto, esses ventos fortes dos quais eu estou falando, vieram da parte de Deus, lá no fundo do “porão do navio” da nossa Alma, que são os sonos espirituais.

Nunca abandone as orações, os jejuns, as convocações! Lembre-se, que foi Deus quem mandou pregar a Sua Palavra, e na desobediencia vieram os ventos.

Orientação: Não entre nos ventos de consertos, eles não são bons!

O 3º vento é o da provação. Jó 1:19.

19 eis que se levantou grande VENTO do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.

Em alguns momentos da nossa vida, eu creio, que todo mundo já sentiu isso, e já se sentiu como Jó, quando passamos por provações e sofrimentos, muitas vezes deixamos a auto-piedade nos derrotar. Isso é muito ruim. Porque, geralmente, nós queremos saber por que Deus permitiu que essas provações. Porque estou sendo afligido. Porque estou tão angustiado.

A história diz que Jó era um homem “íntegro e reto”, fiel, “e que temia a Deus, e se desviava do mal”. Mas, mesmo assim um grande vento vindo dalém do deserto, atingiu os quatro cantos da casa de Jó.

O Primeiro vento, atingiu um dos cantos da casa: Esse vento foi contra a FAMÍLIA. Esse vento causou morte, tragédia, dor e sofrimento.

O Segundo vento que atingiu o outro canto da casa foi o vento que veio nas FINANÇAS. Esse vento acabou com o patrimônio de Jó.

O Terceiro vento que veio no outro canto da casa foi o vento da SAÚDE. Com esse vento, Jó ficou gravemente doente, fraco, debilitado, sem vigor, sem forças físicas.

O Quarto vento que atingiu o outro canto da casa de Jó foi o vento para atingir a sua FÉ. Porém, esse vento foi o único vento em que Jó não perdeu e o venceu nas suas adversidades!

E quando esses ventos nos sobrevém, quais tem sido as nossas reaçães? Nós temos permanecido firmes e fiéis? Ou, não quero mais ser crentes! Não quero ......? Eu não concordo com muita coisa da Igreja.

Quais tem sido as nossas atitudes diante dos ventos? Temos orado, para ver se esses ventos são de Deus ou do inimigo? Precisamos vigiar os ventos e discerni-los, pois Deus nos chamou para vencermos e sermos aprovados em Cristo. Porque a vida de Jó nos mostra que o Senhor tem o seu caminho na tormenta também, tem o seu caminho nos ventos, e nas tempestades.

Portanto, quando passarmos por sofrimentos e aflições, o melhor caminho a seguir é a oração, é buscar mais.... da Sua Graça.

O 4º vento é o das BÊNÇÃOS. At 2:1-4.

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um VENTO impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Este é o vento predileto de Deus! É o vento que traz vida e bênção!

No livro de Atos capítulo 2, vemos o relato dessa experiência dos discípulos no dia de Pentecostes.Vimos que chegou naquele lugar um vento vindo de Deus, que entrou naquele Cenáculo fazendo mudar radicalmente a vida daquelas pessoas.

E o que aconteceu? Eles viram as Palavras de Jesus sendo confirmadas por sinais e maravilhas. Os discípulos estavam assombrados, e ao mesmo tempo cheios de alegria com a abundante colheita de almas, com mais de 3000 almas naquele dia.
                      
O poder do Espírito Santo brilhava na face dos discípulos de Jesus!.

Amados, nunca se precipite em seus pensamentos, quando alguma coisa aparecer assustadora, querendo lhe envolver. Porque pode ser aquela promessa de Deus, que você tanto aguarda. Eu creio, que todos nós temos preferido este vento, de BENÇÃOS, ventos do Espírito Santo. Mas para isso acontecer, é preciso viver em compromissos de atitude com espírito de oração, com espírito de fidelidade, de amor, de comunhão com o Senhor.

Todo vento quer seguir em frente! O vento que te conduz é de Deus, o que te arranca do caminho de Jesus é do inimigo. Por isso, que fique ministrado em sua vida, um pouquinho só, do que são ventos de Deus e os que não são, para que não sejamos pegos de surpresa.

Deixe o vento do Espírito Santo soprar em sua vida hoje!

Amem!!!

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema