TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A RESPONSABILIDADE DE ADORAR A DEUS

É de responsabilidade do sacertdote a adoração.

Na vida espiritual, nós estamos sempre em um constante aprendizado. E muitos de nós, infelizmente nos aproximamos de Deus quando algo não vai bem em nossas vidas. E nós estamos vivendo uma fase Apostólica, onde a Palavra de Deus diz assim em I Ts 5:23-24.

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
                                                                                                                      
Portanto, precisamos buscar o entendimento da Palavra de Deus hoje aqui nesse discipulado. Porque, enquanto vivermos as maldições em nossa vida, seremos roubados fisicamente (corpo), seremos massacrados na alma (mente, emoções e vontade), e teremos a nossa vida espiritual anulada. E para mostrar que isso é verdade, em Jo 10:10, a Bíblia diz que: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”.

Portanto, é por causa dele (do diabo) que nos distanciamos de Deus. E quando nos distanciamos, passamos a viver uma vida, depressiva e angustiada, passamos a viver uma vida com sérios problemas financeiros, passamos a ter uma vida com problemas de saúde, passamos a ter uma vida com problemas na vida amorosa e na vida conjugal, passamos a ter uma vida com várias outras coisas, e nesse distanciamento de Deus as pessoas vão acarretando na vida muitas desordens emocionais, devido aos ataques do inimigo.

Precisamos aprender a ter essa intimidade com Deus, e a conhecer quem Ele É realmente em nossa vida. Porque são dois extremos que acontecem em nossas vidas; Ou somos adoradores. Ou somos murmuradores, verdadeiros mortos vivos. Onde não fazemos mais distinçoes sobre o que é a verdadeira adoração.

A Palavra diz que Deus busca os adoradores, que o adorem em Espírito e em verdade, como está escrito em Jo 4:23.

23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque “são estes” que o Pai procura para seus adoradores.                                                                                   

A adoração sobre a qual veremos dois pontos hoje, é a expressão mais profunda do ser humano para com Deus.

Adoração é quando nós entramos no Santo dos santos e noss prostramos diante da presença do Todo Poderoso. Mas, para isso acontecer, precisamos ter Intimidade com Ele, conhecê-lo no mais profundo. Porque, é na adoração que
somos curados. É na adoração que nós somos libertos das amarras que nos prendem. Por isso, tenha a certeza de que é na adoração que nós venceremos as nossas guerras. Mas que guerras são essas? São as guerras pessoais, interpessoais, familiares, financeiras, emocionais e ministeriais.

Portanto, guarde isso: uma das coisas que o diabo mais tem raiva, é ver o nosso Senhor Jesus Cristo recebendo louvor, a adoração na Igreja. Por isso, satanás sempre fará tudo para não ver os filhos de Deus se prostrando, cantando, dançando, batendo palmas, sorrindo, tendo unidade e entendimento na equipe para o Reino de Deus crescer.                                                                                   

Precisamos vigiar, porque ele fará tudo para que os filhos de Deus, não prestem a verdadeira adoração a Deus! Na realidade, satanás quer a sua adoração, quando você não consegue parar de mexer no celular, ficar conversando durante o culto, andando de um lado para o outro, falando mal da Igreja onde Jesus é o cabeça. Não tendo o entendimento que foi Ele quem nos chamou para que o fruto permaneça. É porque satanás atingiu o seu alvo. E a Palavra fala sobre isso: Porque ele tentou isso até Jesus, Mt 4:8-10, e nós não somos diferentes nas tentações, veja.

8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.                                                                                                     

Hoje Deus reservou esse momento na célula, para nós conhecermos um pouco mais sobre adoração, porque como Deus está em busca dos verdadeiros adoradores, e porque Deus está chamando você para isso, precisamos vigiar e aprender a adorar a Deus. Por isso, vejamos 2 ATOS que devemos observar, porque Deus tem nos dado a oportunidade de nos entregarmos à verdadeira adoração.

O 1º ATO de adoração, é você saber o que é adoração.

Segundo o dicionário Aurélio Adoração significa: É um amor excessivo, de dar um culto a alguém. É uma atitude de ter Reverência.

A adoração é você ter reverência a Deus, que deve ser adorado. A adoração é o estágio mais profundo do ser humano para com Deus, porque é na adoração que nós podemos sentir a totalidade de Deus e de seu poder.

Um adorador é todo aquele que sabe adorar o Pai em espírito e em verdade. Temos um exemplo na Bíblia: Davi era um adorador. Quando Davi tocava, a presença de Deus era tão grande, que o diabo não conseguia permanecer no local, veja em I Sm 16:23.

23 E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele

Nós sabemos pela historia de Davi, que ele era um pastor de ovelhas, porém era um hábil tocador de harpa, um adorador. E Deus, sempre honrará o verdadeiro adorador. Veja aqui, que Davi foi chamado, para que ao tocar o espírito maligno se retirasse. I Sm 16:14-18.

14 Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor, da parte deste um espírito maligno o atormentava. 15 Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. 16 Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do Senhor, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor. 17 Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. 18 Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele.

Davi era um homem segundo o coração de Deus, e por isso teve êxito contra Golias, mas também, porque era um adorador.                                                                         

Portanto, Davi era um homem que agradava a Deus, enquanto Saul perdeu essa oportunidade, veja em I Sm 13:14.

14 Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para “si um homem que lhe agrada” e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
                                                         
De acordo com a Palavra, quem não agrada a Deus é rejeitado. Saul, um rei rejeitado. Davi, um rei exaltado.

Portanto, o adorador precisa ter um coração como Davi.                                                                                               

Davi tinha um coração disposto, ele era simples e confiava em Deus.

Vejamos um pouco da história de Davi, que é muito linda em I Sm 17:34-51.

34 Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, 35 eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. 36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo. 38 Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu. Davi encontra-se com o gigante e mata-o 41 O filisteu também se vinha chegando a Davi; e o seu escudeiro ia adiante dele. 42 Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. 43 Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47 Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. 48 Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. 50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. 51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.     
                                                                                                     

O fato de Davi ser qualificado como "o homem segundo o coração de Deus", não torna Davi perfeito, mas tornava Davi um homem escolhido por Deus para os seus desígnios. E nós sabemos que não se encontra pessoa no Antigo Testamento igual a Davi. E na Bíblia você não vê chamar a Jesus assim: Jesus, filho de Abraão. Ou Jesus, filho de Jacó. Ou Jesus, filho de Moisés. Você vê Jesus ser chamado assim, " Jesus, filho de Davi".                     

Portanto, os seus atos e as suas atitudes como adorador, definirão as suas vitórias e as suas conquistas. Entenda que esse tempo chamado hoje é um tempo dado por Deus a você, como uma oportunidade dEle para sua vida.

O 2º ato, como adoradores precisamos saber sobre os atos físicos da adoração:                                                

C
omo devo proceder? Uma das maneiras, é nos prostrar e inclinar a cabeça. 

Nós podemos ver que Moisés ao se encontrarem com Deus, tem um ato físico muito importante. Ex 34:8.

8 E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;

Veja que Salomão quando vai abençoar o povo, ajoelha-se, em I Re 8:54.

54 Tendo Salomão acabado de fazer ao Senhor toda esta oração e súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor,

Todo ato divino, anula atos malignos.

O ato de prostrarmos demonstra a nossa aliança, e Deus fala sobre isso em Gn 17:3-4;

3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.                                                                                           

O ato da reverência ao nos prostramos, esse ato é tão poderoso, que nós veremos que João nos diz assim em Ap 1:17, que a mão poderosa e protetora de Deus, veio sobre ele.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.

Todos estes atos mostram o estado da nossa alma. E nós podemos ver a alma dos grandes homens de Deus, diante do poder do todo poderoso o Deus de Israel. Ou seja, é a nossa rendição como seres humanos, diante da glória de Deus.

Muitos adoradores estão presos e esqueceram de viver a glória do amanhã. A adoração de ontem, já não serve para hoje. E a Bíblia relata que os anjos adoram ao Senhor 24 horas, ou seja, é uma vida de adoração, de busca, de intimidade e de relacionamento. Com isso podemos entender que viver o momento com Deus, é mais importante do que qualquer coisa.

Jesus foi o reflexo da glória de Deus na terra e agora é a nossa vez!                                                                               

Creio que você é hoje a Glória de Deus na terra! Mostre isso com atitudes de obediência a Ele e ao seu chamado!

Deus os abençoe! Beijo a todos da célula! Excelente célula!
                           
Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema