VALORES QUE PODEM SE PERDER EM NOSSAS VIDAS
Sabemos que todas as nossas decisões do presente definem o nosso Furturo.
Jesus conta na parábola que veremos hoje, numa sequência de outras parábolas que falam das coisas perdidas.
Vimos na parábola sobre o filho pródigo, que antes de desonrarmos no fisico desonramos primeiro a Deus. Vimos semana passadana parábola sobre a ovelha perdida, que a ovelha decidiu se aventurar enquanto as 99 não desejaram outro caminho. E hoje, veremos sobre a parábola da dracma perdida, lembrando sempre que as parábolas foram contadas por Jesus.
Jesus fala nas três parábolas, que haverá júbilo no céu por um pecador que se arrepende. Vejamos a parábola sobre a dracma perdida em Lc 15:8-10.
8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se “arrepende”.
Vemos neste texto que essa mulher não era uma pessoa que vivia por viver, ela era uma mulher decidida, criteriosa, ou seja, era uma mulher que estava atenta no que tinha é no que faltava, bem também com o que se perdeu.
É bom ficarmos atentos a essa parábola, porque a grande maioria das pesssoas só sentem falta de alguma coisa ao precisar, então elas vão atrás, porém não encontram. E o texto diz que esta mulher não! Ela sabia exatamente o que tinha, o que queria e se faltava alguma coisa.
Jesus nos mostra que essa mulher decidiu procurar e não se aquietou enquanto não encontrou.
Tudo mostra que essa mulher era uma mulher que sabia ganhar, mas também sabia administrar perdas. Ela não ficou desequilibrada, sem saber o que fazer, angustiada e nem se tornou uma mulher murmuradora. Podemos ver no texto que ela não se conformou, e passou a se mover em busca do que tinha perdido.
Precisamos vigiar muito, porque pessoas que não são saudáveis, não lutam mais pelos seus sonhos, pelos seus desejos e nem pelo que é seu. Muitas vezes, essas pessoas se perdem nelas mesmas, e por não vigiarem ficam perdidas em seus valores, ou seja, são pessoas que estão desistidas dentro de si mesmas.
A revelação de Jesus é que a maior perda não foi a dracma, mas aquela que se perdeu nela mesma. E infelizmente, essa tem sido a postura de muitos, porque as frustrações quando estamos perdidos dentro de nós mesmos, fazem termos decisões diferentes daquilo que Jeus nos ensina.
Entenda, muitas perdas em nossas vidas aconteceram por não sabermos administrar. Por isso, hoje, Jesus quer derramar sobre você, sobre sua casa, sobre sua familia e negócios uma sabedoria para que você saiba o que tem, sabedoria para que você descubra o que pode ter e sabedoria para conferir o que perdeu e o que pode recuperar. Entenda, esta avaliação é muito importante! Por que? Porque ao cuidarmos de gente, precisamos ler o mundo espiritual.
Uma pessoa que está doente emocionalmente, pensa que uma perda a mais ou a menos não faz diferença, que tanto faz. Geralmente, elas não se importam, não se mobilizam mais para correr atrás.
Veja que esta mulher não se conformou em ter perdido. O que ela fez? Correu atrás, achou, foi atrás do que era dela.
Muitos perdem famílias, empregos, saúde, mas não tem mais ânimo para se posicionar e correr atrás. Muitos ficam buscando outras coisas, mas o tempo que foi perdido parado, não!!!
Precisamos ir atrás das conquistas profissionais, atrás do emprego, ou corrigir o que for preciso. Procurar cuidar da saúde que pode estar abalada por descuido. Ou seja, devemos correr atrás do milagre para tê-lo de volta.
O que vemos neste texto? Uma perda e uma restituição, ou seja, esta mulher foi um exemplo de equilíbrio, de uma mente saudável. Por que? Porque ela se levantou, e com sabedoria não aceitou, foi e acendeu a luz. Ou seja, ela rompeu o que poderia prender, a preguiça, o desânimo.
Essa mulher não deixou as coisas para depois, achando que o tempo faria aparecer o que tinha perdido. Ela não pensou que amanhã poderia encontrar com mais facilidade, nada disso! Ela foi e acendeu a luz. E esta luz nos fala muito hoje, porque era como se ela estivesse dizendo: - Eu não vou ficar esperando, vou correr atrás! - Eu preciso agir, eu vou acender a luz! Ela permitiu que a luz do mundo, Cristo interviesse na sua história (lembre-se do evangelho de João: a vida estava nele e a vida era a luz dos homens)
Aquela mulher foi e acendeu a luz, e esse acender é acender a menorah. E acender a menorah significa que o sinal do milagre esta iluminando a sua história. Ou seja, aquela mulher estava sinalizando que o milagre chegaria na sua casa.
Nós precisamos entender o que aquela mulher entendeu! Ela entendeu que se não fizesse algo, não encontraria a dracma! Ela entendeu que não encontraria a saída, sem luz! Ela entendeu que as trevas nunca vão permitir que você encontre alguma coisa!
As trevas da alma nos assustam, nos oprimem, nos levam a nos distanciarmos da luz. E por isso, às vezes até murmuramos contra os outros, na tentativa de satisfazermos nossos anseios e desejos não atendidos.
No meio da noite, na madrugada, onde a maioria das pessoas tem perturbações na mente, com insônias, com medos, com desistência, foi exatamente no meio da tribulação que ela decidiu: - Vou acabar com isso agora, não vou esperar para amanhã! Ela se levantou para acender a luz e para limpar tudo.
Quando nos aproximamos de Deus, não é simplesmente para que a luz faça o contraste com as nossas trevas, NÃO!!! Quando nos aproximamos de Deus, é simplesmente para mostrar o que está errado em nossas vidas, porém, é também para que Deus nos dê disposição para limpar tudo que precisa ser limpo em nossas vidas. E isso significa varrer todo lixo emocional que se acumulou em nossa alma. Limpar toda mágoa, toda ferida, todo sentimento de abandono, de rejeição. É você decidir: - Hoje, eu buscar o meu milagre!!!
Veja que esta mulher ao encontrar a dracma se alegrou, ela sorriu, ou seja, ela voltou a demonstrar a alegria. Quantas pessoas não sabem mais sorrir? Quantas pessoas não esboçam nem um sorriso amarelo, forçado, sem graça, para ser gentil com as pessoas, até dentro da Igreja, casa de Deus.
Quero lhe dizer, que encontrar a dracma, é sinal que você encontrou o seu milagre em sua vida. O que passa a acontecer? A alegria invade seu coração. Deus derrama em sua vida a verdadeira alegria. Você começa a celebrar os milagres na sua vida.
Entenda: aquilo que você não celebra, você não tem direito.
Observe, que há muitas pessoas que perderam sua dracma em seus casamentos. O que passa acontecer na vida desse casal? Eles não podem falar do que vivem em suas casas, porque seus discípulos não voltariam nem para igreja, porque são dracmas, valores que foram perdidos.
Precisamos ser supridos em nossas necessidades, achando a dracma que se perdeu, os valores que Deus tinha nos dado, senão, nunca supriremos as necessidades do outro, muito menos em nossas casas.
No casamento, as mulheres querem beijos, carinhos, dinheiro, sorrisos, porém muitas vezes não suprem seus familiares mais na mesma medida, e vice versa o marido quer os seus beijos, carinhos, sorrisos, mas não suprem seus familiares na mesma medida, e quando isso não acontece mais, significa que são dracmas que foram perdidas.
Como aquela mulher procurou e achou a dracma perdida, precisamos lembrar da lei da semeadura, essa colheita existe à luz da Palavra. Lc 6:31.
31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.
Aquela mulher festejou sua conquista quando encontrou seu milagre, e imediatamente reuniu as amigas. O nosso testemunho vale muito! Veja que aquela mulher testemunhou o que Deus fez na vida dela, na casa dela.
Muitas vezes corremos para dar um testemunho de derrota, um testemunho de fracasso, de dificuldade, mas não falamos do que Deus tem feito em nossas vidas, das respostas de oração, das conquistas que temos conseguido nas células, no discipulado. Isso mostra, que aqueles que agem assim, tem suas dracmas perdidadas em casa.
A Palavra tem nos ensinado que a alegria do Senhor é a nossa força.
Muitas pessoas não sorriem mais, estão sempre de caras amarradas até dentro da igreja! Entram na casa de Deus, e mal falam com os irmãos que estão ao lado, às vezes, abraçam apenas aqueles que são de sua cobertura, da sua célula! - Amados, Jesus ama a todos e veio para todos! Só uma mente saudável consegue ver isso!!!
Note que uma mente saudável, um dia (essa mulher do texto) teve que se limpar, varrer a sua casa para achar esses valores que vimos.
Portanto, pense um pouco! Se sumiu a dracma do respeito, se sumiu a dracma do carinho, se sumiu a dracma da espiritualidade, decida hoje ser o herói da sua casa. Valorize os pequenos detalhes! Não aceite o caos como natural!
Humilhe-se e faça as mudanças necessárias! Seja diligente e acenda a candeia! Jo 8:12.
12 Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida”.
Nessa célula, Deus trouxe você aqui para falar ao seu coração! Você precisa deixar Cristo entrar, porque só assim, você terá luz para achar a sua dracma perdida.
Oro a Deus, para que a partir de hoje, você tome decisões corretasm, decisões essas que decidirão seu destino. Decisões de maneira plena, em Deus, que trarão muita alegria e realização, para que paz e alegria inundem o seu território.
Que você possa ver os filhos de seus filhos, ter vida longa sobre a terra, que você possa vê-los sendo luz, sendo alimentados pelo acerto e pela paz que você plantou em suas decisões.
Deixe Deus sondar o seu coração agora, para que através das orações, Jesus quebre o que precisa ser quebrado.
Amém.