O CAMINHO DE DEUS E O CAMINHO DA INCONSTÂNCIA
Nós decretamos que em 2023 retiraremos do nosso arraial os nossos inimigos, que tem assolado a nossa vida, e que teríamos batalhas!
Portanto, aprendemos que o que plantarmos colheremos. E que existem 5 inimigos que precisam ser derrotados em nossas vidas:
1º A INCAPACIDADE.
2º A INCREDULIDADE. Vimos sobre isso na célula passada.
3º A INCONSTÂNCIA. Veremos hoje.
4º A INFERIORIDADE.
5º O INSUCESSO.
A inconstância é considerada um dos grandes males da humanidade. Porque nos prende em um ciclo de altos e baixos conforme as circunstâncias acontecem. Um hora você avança! E outra hora você retrocede! Por isso, o Apóstolo Tiago diz assim em Tg 1:6-8:
6 Peça-a, porém, com FÉ, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, INCONSTANTE em todos os seus caminhos.
O que a Palavra está nos dizendo é que em certo momento, você pode sentir-se “pra cima”, com todo o gás para seguir a sua caminhada, logo depois, você pode sentir-se desanimado e sem energia, desistindo das boas decisões. Ou seja, a inconstância faz com que a nossa vida vire uma gangorra imprevisível. Por isso, o Apóstolo Tiago nos instrui que a inconstância é uma armadilha, que nos impede de colher os frutos da persistência, versículo 7.
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;.....
A persistência é um dos segredos das pessoas que estão em contínuo crescimento em suas vidas!
Pense comigo: Quantas vezes você começou algo e desistiu no meio do caminho? Quantas vezes ficou abalado por um problema que logo foi resolvido? Quantas vezes você deixou algo para trás por conta de um desânimo passageiro? Quantas vezes você deixou que uma notícia ruim, ou fofoca sem sentido, afetasse o seu estado de espírito por dias?
Veja que você e eu já passamos por situações assim. Por isso, Deus nos advertiu no fim do ano de 2022, sobre esse mal.
Precisamos estar atentos a esse mal que pode nos atingir, a inconstância.
Eu creio que até o final dessa celula, você terá uma boa dose de informações e sabedoria para vencer, e saber lidar com a inconstância, com os altos e baixos da vida.
O que é inconstância? A inconstância é um estado de espirito, que frustra as pessoas da boa vontade, ou seja, elas se embriagam, e é aí, que os valentes de Deus são atingidos.
A inconstância enferruja, paralisa os valentes de Deus, mata os gestos nobres daqueles que são atacados.
A inconstância conspira contra os corajosos, deprime os visionários, acaba sepultando os projetos gloriosos e atrasando o prêmio das conquistas dos servos de Deus!
Portanto, entenda que a inconstância é mãe da procrastinação, é irmã da mediocridade e filha do medo!
Segundo o dicionário, inconstância é a característica de alguém desprovido de constância, falta de perseverança e da firmeza. Por isso, a tendência da ação da inconstância é mudar a ideia, a opinião, as atitudes, tornando o estado da pessoa instável. Esse inimigo quando age é extremamente ruim, porque o estado de espírito, as atitudes e as opiniões da pessoa, tudo isso fica à mercê das instabilidades da vida, e isso nos mostra que a inconstância atingiu o seu alvo, que é afetar a perserverança. Esse inimigo quando age na Igreja, atinge a firmeza dos servos de Deus, porque a perseverança é a nossa segurança.
Precisamos discernir quando estamos sendo provados por Deus, para que o inimigo não nos confunda. Veja que um pouco mais adiante, o Apóstolo Tiago diz em Tg 4:2-4
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias PROVAÇOES, 3 sabendo que a provação da vossa FÉ, uma vez confirmada, produz PERSEVERANÇA. 4 Ora, a PERSEVERANÇA deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Portanto, quando somos atingidos pela inconstância, isso faz com que as nossas opiniões, não sejam mais confiáveis.
Imagine você sabendo que uma pessoa é inconstante na obra do Senhor, como você receberia a evangelização dessa pessoa? Não receberia! Se a pessoa não tiver firmeza no que ele passa, nós também não teremos!
Como servos de Deus, mesmo perseverando não podemos prever o futuro, como também não podemos confiar nas decisões de um inconstante.
Responda com sinceridade:
Você já deixou de cumprir uma promessa a Deus, porque desanimou no meio do caminho?
Você já se propôs a ler a Bíblia inteira e não chegou nem ao livro do Êxodo?
Você já começou um curso e desistiu quando o conteúdo ficou mais desafiador?
Você já começou a ir à academia e parou antes de chegar o segundo boleto?
Você já se propôs a fazer seu devocional diariamente, mas abandonou a ideia porque não “sentiu mais vontade”?
Você já começou algo e desistiu várias vezes de uma mesma atividade ou projeto?
Portanto, veja como o espírito da inconstância nos visita, e conhece os nossos pontos fracos.
Se você já passou por alguma situação semelhante a essas, talvez você tenha sido visitado, e tornou-se uma pessoa inconstante em alguma área cujo crescimento pode estar paralisado, por causa da sua exagerada suscetibilidade, que quer dizer: disposição especial para sentir influências.
Na realidade amados, o que o inimigo quer é atingir nossa fé. Por isso, é bom sermos ministrados sobre a inconstância, porque ela é a inimiga número um da perseverança.
Veja que em Hb 10:35-36, diz.
35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de PERSEVERANÇA, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Já vi muitos levantando as mãos para aceitar a Cristo e depois de algum tempo sumirem da igreja e abandonarem a decisão de andar com Deus. Veja os versículos 37-39.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da FÉ, para a conservação da alma.
Veja a importância de sabermos como o inimigo age, e como nós devemos orar sempre a Deus, pedindo a unção da perseverança, porque na Bíblia, a perseverança é um dos segredos para o contínuo crescimento em nossas vidas.
Podemos ver esses contrataques em nossas células, como o inimigo tem conseguido impedir a concretização dos maiores sonhos na vida das pessoas, atacando a instrução. Então damos luga às dúvidas, aos medos, ao individualismo e à falta de fé.
Pode ter a ceteza, essa pessoas estão sendo visitadas pela inconstância.
Diga: Deus, eu sei que terei batalhas, mas eu te peço discernimento sobre a provação e a inconstância!
Diga: Eu Multiplicarei os valores do Senhor em minha vida, e obedecerei à Sua voz.
Veja que há uma promessa para o que você disse, que está em Gn 22:17-18, quando Deus prova Abraão ao oferecer Isaque, junto Deus faz a promessa.
17 que deveras te abençoarei e grandissimamente “multiplicarei” a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. 18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
Se a inconstância nos faz desistir, ou consegue nos impedir de ir até o fim daquilo que desejamos, a constância faz com que mantenhamos o foco.
Veja o quanto a constância e a perserverança foram importantes e decisivas na vida dos grandes homens de Deus!
Josué – Se fores constante com Deus, Ele será com você! Js 1:5-7.
5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada (cuidado com a inconstancia) e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.
Neemias – Apesar das adversidades para conseguir realizar a obra, veja a constância em Ne 6:15.
15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.( CONSTÂNCIA)
Veja que no livro de Tiago, a Palavra fala mais claro em Tg 1:5-8.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com FÉ, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.( INCONSTÂCIA) 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, INCONSTANTE em todos os seus caminhos.
Portanto, veja que a inconstância é uma das armas malignas, e é usada, é responsável por paralisar o crente, é uma arma usada para travar a vida espiritual do crente!
Daniel.Ele orava constantemente 3 vezes ao dia a Deus. Dn 6:11-13.
11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. 12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões. Não é verdade? O rei respondeu: É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada. 13 Aí eles disseram ao rei: Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.(PORTANTO, TENHA CONSTANCIA, SENÃO OS LAÇOS DA INCONTANCIA PODEM LHE ATINGIR)
Veja que Daniel não foi orar ao Senhor apenas porque estava prestes a ser devorado por leões, ou porque tinha um rei no pé dele…Não!!! Veja que Daniel não dependia das circunstâncias, ele tinha constância no que fazia. Ele não foi orar ao Senhor por causa da cova, nem por causa das bênçãos, Daniel dependia do Senhor! Daniel amava a presença de Deus!
Podemos aprender com Daniel que a nossa constância na obra de Deus, fará cumprir em nossas vidas, o que o Apóstolo Paulo diz em I Co 15:58.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e “CONSTANTES”, sempre abundantes na OBRA do SENHOR, sabendo que o vosso TRABALHO não é vão no Senhor.
Portanto, passaremos a ter segurança em tudo.
Temos uma obra que devemos fazer para Deus, e o nosso trabalhao será recompensado, como lemos no texto acima, nosso trabalho na obra do Senhor não será em vão! Ganhar vidas!
Ganhar Vidas! Já estão marcados os nossos Encontros com Deus, nos dias 24, 25 e 26 de Março, o Encontro masculino, e nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril o Encontro feminino.
Consolidar vidas. Discipular vidas. E enviar vidas. Células, almas, famílias!
Por essa obra que é de Deus, lemos que seremos recompensados também em nossas casas, através da presença dEle. Mt 18:20.
20 Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, Eu estou ali com eles.
Você quer mais de Deus? Comece a orar, para que o mal da inconstância saia de sua vida.....
Amém!