TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

EVANGELIZAR - GANHAR VIDAS

Todos vocês são nobres do Senhor! E a Palavra diz assim em Is 32:8.

8 Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará.

O que significa: Nobre? Uma pessoa Ilustre. Uma pessoa de grande valor. Uma pessoa importante.

Portanto, quando Jesus entra em nossas casas, além de sermos pessoas ilustres e de grande valor para Ele, somos pessoas importantes, porque Ele quer nos salvar e aprouve a Deus enviar seu filho para fazer isso.

 Veja a história de Zaqueu em Lc 19:1–10.

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, 3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. 7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. 8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Nssa história de Zaqueu na Bíblia, ele é apresentado como o símbolo do homem pecador. E Zaqueu em sua época, era um homem muito conhecido e muito rico. E, como era rico, ele deveria usar o melhor da sua época, deveria  vestir-se muito bem, morar bem. Mas, o interessante nessa história, é que muitos pensam que o pecador é simbolizado na Bíblia por um homem pobre, mal vestido, fedendo, como no caso do filho pródigo, que voltou para casa vestindo trapos de imundícia e cheirando a porcos. Porém, existem outras passagens bíblicas, em que também podemos ver o pecador simbolizado por um homem rico, com autoridade, que se vestia bem, como no caso de Naamã, o capitão do exército sírio, que por trás das suas vestes finas, da sua autoridade e da sua elegância, e como oficial com muitas condecorações, tinha em sua vida lepra.

Hoje, veremos um pouco só sobre Zaqueu, que aparentemente era um homem que tinha tudo para ser feliz, ele tinha um estátus na cidade de Jericó, e a Biblia diz que ele era rico, mas NÃO era feliz, ou seja, Zaqueu devia usar o melhor da época,  usar as roupas finas, mas NÃO era feliz. Seus filhos, talvez estudassem nas melhores escolas da época, mas, ele NÃO era feliz. Ele morava muito bem na cidade de Jericó, mas ele NÃO era feliz. Ele tinha quase tudo, mas, NÃO era feliz.

Nós sabemos pela história, que Zaqueu era um homem que se sentia rejeitado pela sociedade. Ele era um homem que era atormentado pela sua própria consciência, devido às suas ações e atitudes. Mas, por que na Bíblia o pecador às vezes é simbolizado por um homem pobre e quase nu, fedendo e outras vezes por alguém rico e bem sucedido e bem vestido? A verdade é que Deus está querendo nos dizer hoje, que perante Seus olhos, TODOS os seres humanos são pecadores, com apenas uma diferença: uns são flagrados em seus erros, e seus pecados são descobertos e expostos. E outros, pela corrupção, como estamos vendo no Brasil, que foram expostos para vergonha pública.

Outro tipo são os dedos acusadores, que são levantados e apontam o pecado e condenam, como o irmão do filho pródigo, a história diz que o filho pródigo ao voltar no estado quase nu, fedendo, mas arrependido, foi acusado por seu irmão, por esse não ter entendimento.

Portanto, aos olhos divinos, todos são tão pecadores quanto os primeiros. .

Podemos ver também, que Naamã tinha uma lepra do pecado que estava oculta, e ninguém sabia.

Tanto o pecado de Naamã, que estava debaixo de uma vestimenta fina, pois era bem sucedido, quanto o do jovem que voltou pobre, nos mostram que TODOS os pecados, só trazem tristeza e perturbação.

Existem pessoas que usam vestimentas finas e tem tudo, mas são infelizes, desprezados, vazios por dentro, como Zaqueu e como Naamã. E o que Deus está nos dizendo, hoje, é que esses dois grupos precisam de Jesus, tanto ricos como os pobres.

Pelo texto, nós vimos que Zaqueu teve uma atitude certa, como você hoje! Zaqueu estava procurando conhecer melhor quem era Jesus. Zaqueu procurou saber quem era esse homem, quem era esse Jesus. Por isso, quando estamos com alguma dificuldade, o ser humano diz: ai meu Deus!

 Jo 1:1-4.

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.


Está bem claro, que Deus não trouxe uma religião! Jesus trouxe uma palavra, por isso que eu sempre digo:
A Bíblia não é católica. Não é espírita. Não é evangélica. A Bíblia é a palavra de Deus..

Qual era a grande dificuldade de Zaqueu? Será que era a sua pequena estatura? NÃO. A sua posição social? NÃO. Ou será que era falta de dinheiro? Também NÃO.  A grande dificuldade de Zaqueu, era que o seu pecado fazia com que se sentisse indigno. Ou seja, havia uma “paga” de “infelicidade e tristeza”, onde, nada tinha graça na vida dele. Esse homem deveria chegar no seu quarto a noite, e a tristeza batia na sua cama, com uma profundidade enorme, a angústia batia em suas emoções, porque a porta do pecado estava aberta.

Portanto, a atitude de Zaqueu, não o permitia aproximar-se do único que era capaz de preencher o seu coração e de transformar a vida de tristeza e angústia, em alegria e paz. Por que o pecado tem esse poder de trazer tristeza, sem esperança de uma melhora? Rm 6:23, nos diz que o pecado tem uma paga.

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

O verdadeiro cristianismo só acontece quando você chega perto de Jesus.

Nós vimos no texto, que Jesus estava atravessando a cidade e a multidão o seguia, mas essa multidão não fez Jesus parar. Quem fez Jesus parar e olhar para ele? Foi um pecador, Zaqueu.

Portanto, devido a atitude de Zaqueu, de buscar conhecer Jeus, fez com que Jesus parasse. Porque foi para esses que Jesus veio, e Zaqueu não desperdiçou a sua oportunidade de conhecer melhor Jesus.

Quantas vezes Jesus tem usado pessoas para nos chamar!

Veja no texto, que a multidão o seguia, mas Jesus só deu atenção para um homem, Zaqueu!!! Por que Jesus parou para Zaqueu? Será que tinha chegado a sua hora? NÂO!!! A Biblia diz que Zaqueu teve uma atitude, ou seja, ele “desejou” ver Jesus.

Você tem desejado ver Jesus em sua vida, em sua casa? Veja que Zaqueu ao saber de Jesus, imediatamente, procurou um sicômoro, uma árvore, e subiu nela. A maioria dos seres humanos estão sempre querendo ver Jesus, ou seja, até querem Jesus, mas suas atitudes mostram a Jesus realmente o que querem? Muitos estão junto a multidão, como muitos outros, ou estão em cima da árvore?

Muitos tem deixado Jesus passar por suas vidas, porque não querem descer da árvore. Mas, Apóstolo, que árvore é essa? É a árvore do preconceito. A árvore dos temores ou dúvidas. A árvore das mágoas. A árvore do ressentimento. A árvore do orgulho, da incredulidade. A árvore da soberba. A árvore da mentira. A árvore da preguiça. E a arvore dos interesses.

Muitas são as pessoas que sobem nessas árvores, e começam até a ver Jesus, somente de longe. Porém, a Bíblia diz que Jesus parou embaixo dessa arvore, no meio daquela multidão, olhou para Zaqueu e disse o que está em Lc 19:5.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em “tua casa”.

Eu quero explicar uma questão a todos vocês hoje! Você precisa entender melhor, você deve primeiro compreender adequadamente quem tem sido, Jesus Cristo para você! Porque, muitas pessoas reconhecem Jesus Cristo como um bom homem, como um grande mestre, ou mesmo como Filho de Deus. E essas coisas são definitivamente verdadeiras sobre Jesus, mas elas não definem quem Ele realmente é.

Veja que a Bíblia nos diz que Jesus é Deus em carne, e que Deus tornou-se em um ser humano. Jo 1:10-14.

10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Veja que Deus veio à terra para nos ensinar, para nos curar, para nos corrigir, para nos perdoar. Ele veio e morreu por nós!

Portanto, Jesus Cristo é Deus, o Criador, o Senhor supremo. Rm 10:8-11 

8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Você que já aceitou a Jesus? E que Ele veio para nos ensinar, para nos curar, para nos corrigir, para nos perdoar e que Ele morreu por nós! O que você tem feito para levar Jesus a outras casas, a outras vidas? Será que você está escondendo alguma lepra, que tem o impedido de multiplicar? Será que você tem julgado, como o irmão do filho pródigo? Lc 15:29-30.

29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, (Ou seja; sou crente, trabalhos na igreja, sou servo, estou sempre junto, pago o preço etc) e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; 30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.

Veja que ao termos alguma pendência com Deus, abrimos a brecha para que os 5 inimigos que precisam ser derrotados em nossas vidas, os mesmos que atingiram o irmão do filho pródigo e o cegaram-no completamente.

1º A INCAPACIDADE.
2º A INCREDULIDADE.
3º A INCONSTÂNCIA.
4º A INFERIORIDADE.
5º O INSUCESSO.

Todos nós, para implantarmos o Reino de Deus, teremos as nossas batalhas. Porém, de Deus não se zomba, pois, o que plantarmos, colheremos.

Jesus tem nos ensinado, curado, corrigido, perdoado, morreu por nós! Será que temos subido a um sicômoro espiritual e temos esquecido quem somos em Jesus? Ou nem todos, mas alguns, ja ficaram parecidos com os demais da multidão, ficando só em roda de Jesus? Ou como Zaqueu, só querem ver Jesus?

Pois eu TOMO A BOCA DE JESUS E TE DIGO HOJE:

Lc 19:9.

9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também(vc) este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Peça a Deus para que Ele ative você novamente para ganhar vidas para a célula! Que vidas novas venham para casa de Deus por seu esforço! Para que todos que já estão na celula, tragam o seu amigo, vizinho...

Amém.


 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema