TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O PODER TRANSFORMADOR DE JESUS

Nós sabemos que Deus continua o mesmo! Nessa palavra de hoje, veremos sobre o povo de Israel quando  deixaram o Egito. E nós sabemos que essa história relata as dez manifestações do poder do Deus, e as dez pragas que assolaram o povo egípcio.

O povo quando saiu do Egito, saiu muito rico, com ouro, prata, joias, rebanhos, por ordem do Deus de Israel. E o mesmo Deus que tirou-os da escravidão, é o Deus que continua falando com aqueles que se dispõe a andar com Ele nos dias de hoje. E onde estiverem dois ou três, em seu nome, Ele está. Veja Ex 16:1-3.

1 Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito. 2 Toda a congregação dos filhos de Israel “murmurou contra Moisés e Arão” no deserto; 3 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.

O que eu quero que você perceba é que mesmo depois de tantas manifestações gloriosas, depois de verem a nuvem que os protegia durante o dia, de verem a coluna de fogo que os iluminava a noite, de toda a Glória de Deus que tinham visto em Ex 16:10-12, eles murmuraram.

10 Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. “11 E o Senhor disse a Moisés”: 12 Tenho ouvido as “murmurações dos filhos de Israel”; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.

O Senhor mandou codornizes e maná para alimentar o povo, porém a desobediência, infidelidade e ingratidão, jorraram dos corações da maioria daqueles homens e mulheres. E pior, mesmo sabendo a história, muitos crentes nos dias de hoje continuam assim, murmurando, sem discernimento nenhum em seus desertos, em suas crises. E é exatamente nessas horas, que mostramos a Deus, quem realmente somos e que confiança temos NEle.
                           
Portanto, diante dessa palavra hoje, podemos nos analisar e identificar quem em nossas crises, em nossos desertos, quem realmente eu temos sido?

Amados, todas as crises, todas as adversidades, mostrarão alguns defeitos em nós. Todas as crises nos obrigam a revelarmos quem realmente somos. Então começa a ser revelada uma palavra do Senhor sobre nós que é: Quem nos separara do amor de Cristo? Que está escrito em Rm 8:35.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?                                                      

Deus permite isso sobre nós, porque é Ele quem sonda o nosso coração.
                                                  
Veja que um pouco mais a frente, em Ex 16:15-20, podemos ver como havia gente infiel em Israel, no meio daquele povo.                                                             

15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. 16 Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer (E um gômer é a décima parte do efa)(Uma efa, é cerca de 22 litros)(decima parte de 1 litro é 100mg, então era 2.200kg). por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. 17 Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos. 18 Porém, medindo-o com o gômer, (Um gômer no hebraico sig perfeito, completo ou 2.200 kg) não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. 19 Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, vimos no texto, uma ordem dada por Deus. E essa ordem era bem clara: ninguém deveria recolher mais de maná, do que o suficiente para alimentar-se por um dia. E Moisés acabou irando-se, porque não foram poucos os que “desobedeceram”, e tentaram guardar o “maná”, para o dia seguinte. Tudo isso era a prova de Deus para com o seu povo.                                                                                      

A Bíblia relata que "aquilo (o maná sobressalente) criou bicho e começou a cheirar mal", versículo 20.

20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, é preciso estar em vigilância constante. Nós estamos em uma transição de govenos, que pode ser um deserto bem diferente. 

Note que esse povo pela história, em suas provações no deserto, nas suas crises existenciais, desobedeceram, foram infiéis, foram incrédulos, desonram a Deus todos os instantes, mostraram a ingratidão, e Deus revelou e mostrou quem eles realmente eram.                                                                                    

E coisas assim, os crentes de hoje costumam esconder no seu coração e que "cheiram mal" e "viram bicho”. Desobedecem, muitos são infiéis, incrédulos, desonram a Deus todos os instantes, negligenciam o seu chamado.
Mostrando a Deus, que a ingratidão tem acompanhado alguns. Tudo isso, em meio a desertos, em meio a crises existenciais.
 
Deus espera que você ao passar por eventuais tribulações e adversidades, revele o bom perfume de Cristo e o bom perfume de uma fé bem alicerçada, o bom perfume de um excelente testemunho. E não o da adoração a Lucífer, que é a murmuração.                                                    

Portanto, Deus mandou pregar essa palavra, para te dizer que Ele é contigo, que não é para você temer, que seja qual for a sua crise, lembre de Rm 8:31-37, que diz.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? (proteção, comida, recursos, vida) 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os “justifica”. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Muitas vezes não percebemos o “tempo” em que estamos “vivendo”. Infelizmente, o ser humano, sem o Espirito Santo, é limitado ao discernir os tempos. Infelizmente, muitos não estão discernindo o tempo que estamos vivendo.                                                                                         

Estamos vendo que esse tempo pode abranger muitas coisas, e muitos só estão murmurando, estão tristes, dando mal testemunho e esquecendo totalmente o que diz o versículo 31.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?                                                     
Muitas vezes pensamos assim: Ah, se eu soubesse disso, eu teria feito uma reserva!!! Pois, de agora em diante, faça.
Ah, se eu pudesse voltar atrás. Peça perdão, porque do momento em diante em que você confessa, Deus não se lembra mais. Ative a sua fé.

Nós precisamos estar atentos, porque as oportunidades que passaram não voltarão. Porém, não deixe as novas oportunidades que Deus está dando hoje, para que você seja uma pessoa de fé, de bom testemunho, passem também.

Cuidado com essa pergunta que Deus faz, no versículo 35.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Portanto, o que vivemos hoje precisa ser aproveitado. Em Ef 5:16 diz.

16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Deus é o Senhor dos tempos. O Eterno é atemporal, porque Ele não está sujeito ao tempo humano e em II Pe 3:8-9 Ele nos diz.

8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Portanto, o único que está acima das épocas, estações, gerações e milênios, também é o único que pode mudar a história (que estamos vivendo hoje) e a sua história.

A vinda de Jesus ao mundo dividiu a história em antes e depois de Cristo. Isso porque Ele é o único que pode transformar a história de um ser humano.                                                 
                                                           
Deus quer que você reflita hoje sobre o poder transformador de Jesus na sua história, as oportunidades perdidas, os erros cometidos, as palavras mal ditas, ou qualquer outro pesar do passado, que tem assombrado até os dias de hoje.

Quem eu tenho revelado nessa minha caminhada? Jesus? 

Lembre-se, Jesus é o único que pode mudar a sua vida, que pode te proteger, que pode nessa crise, fazer você colher a 100 por 1. É o único que pode também apagar o seu passado através do arrependimento e do perdão.
                                                          
Se a história de sua vida se tornou um rascunho rasurado, e você parou de escrever a sua chamada espiritual, saiba que se a sua geografia é território da promessa, é porque você pode ser a página em branco pronta, para voltar a redigir de novo.

Quem realmente tenho sido em minhas adversidades, em minhas crises, nessa crise, nesse deserto da minha caminhada da minha história? 
                                                                
Deixe Jesus transformar a sua história! Deixe-o entrar em sua vida novamente! Deixe-o mudar todas as coisas que precisam ser mudadas, e que você sabe que precisam ser mudadas! Jesus quer transformar a sua história, hoje!

Amém!

Deus abençoe sua célula!!! Beijo no coração de todos!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema