A SUA HISTÓRIA E AS ADVERSIDADES
Existem dois pontos cruciais que determinam qualquer tipo de mudança em nossas vidas: um é a dor, e o outro é o prazer.
Naturalmente, todos nós somos tentados a nos afastarmos de tudo que nos causa dor. E somos atraídos por tudo aquilo que nos proporciona prazer, gozo e satisfação.
Lembre-se de que Deus sempre o colocará no lugar da necessidade de sua mudança. Por exemplo: se você precisa deixar de ser egoísta, situações se levantarão contra você e levarão a compartilhar o que tem para que você cresça e vença.
Se você precisa aprender a ouvir, pessoas gritarão constantemente em sua direção e serão duras com você em suas decisões em relação a você mesmo, até que você aprenda a ouvir e buscar esse dominio.
Se você precisa ter mais convicção e fé, pessoas levantar-se-ão contra suas ideias e seus objetivos, até que você esteja convicto do que faz e tenha fé para conquistar.
Eu só quero te deixar uma certeza a você: de que toda a certeza, primeiramente, nasce no coração de Deus. E a segunda, de que depois que nasce no coração de Deus, somete depois, a certeza brotará no seu.
Se estamos falando de reino de Deus, estamos falando do seu chamado e das suas adversidades que vem para que o propósito aconteça. Por isso, jamais devemos ficar prostrados perante as nossas adversidades sem tentar novamente, e esquecer que toda luta esconde uma nova etapa em nossa vida, a TERRA PROMETIDA.
Foi assim com o povo hebreu no deserto, durante quarenta anos eles rejeitaram o conserto e a mudança de mentalidade. Ex 14:35.
35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.
Muitos aqui entraram na terra habitada, estamos nos alimentando de alimentos dados por Deus, e creio que estamos no limite de terra da promessa.
Eu quero que você entenda, que tudo o que o povo hebreu passou e toda provisão que eles receberam, foi o preparo de Deus para a grande conquista que veriam ao entrarem na terra de Canaã.
Nós hoje, somos chamados a ganhar vidas e fazer deles disciplulos de Jesus. E no chamado temos adversidades, dor e temos prazer. Porém, precisamos entender que Deus quer essa mudança em nosso caráter, em nossas vidas, porque Ele pagou um alto preço, que foi o sangue de Jesus. E Ele não aceitará a nossa rejeição a esse chamado.
Por isso, não podemos nos deviar do proposito, de ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas. Porque Jesus disse em Mt 28:19-20.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Note que o povo hebreu para essa conquista, na preparação, mais de dois milhões de pessoas morreram no deserto sem ao menos gozarem do que estava poucos dias à sua frente, pelo simples fato de rejeitarem as adversidades que sobrevieram ao longo da caminhada.
Nós sabemos que há adversidades, mas Deus é quem nos chamou, portanto, é Ele que nos conduzirá e seremos mais do que vencedores Cristo.
Portanto, todas as adversidades que nos sobrevierem, são Deus permitindo para que sejamos pessoas melhores.
Nunca desista de sua chamada divina, porque sabemos que todos que confiam apenas nos modelos de crescimento humanistas, certamente fracassarão e desistirão quando as lutas e dores chegarem. E nós sabemos que adversidades vem.
O proprio Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, pois Ele venceu e você também vencerá, Jo 16:33.
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
No livro de Números, a Palavra faz uma referência a esta passagem do povo hebreu no deserto, trazendo um questionamento sobre a infidelidade do povo de Israel neste período. Nm 14:1-2.
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
E por este motivo, a conquista da terra prometida demorou todo este tempo. Inclusive a Palavra diz que o Senhor perdoou o povo pela intercessão de Moisés, mas, mesmo assim, sabemos que somente dois dos que viram o povo sair do Egito pisariam em Canaã. Calebe e Josué. Nm 14:21-24.
21 Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do Senhor, 22 nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, 23 nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
Versículo 30.
30 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Nós comemoramos 14 anos da MMA, dois ciclos de 7 anos! Recebemos uma palavra profética da nossa cobertura: que saímos do tempo de Lia e entramos no tempo de Raquel.
Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas foi enganado por Labão, o qual lhe deu Lia. Não obstante, após os 7 dias de banquete da festa de casamento com Lia, Labão, seu sogro, deu-lhe Raquel, pela qual teve ainda que trabalhar por mais 7 anos.
Portanto, Jacó, na verdade, trabalhou 14 anos por Raquel, mas somente a recebeu como esposa após 7 anos e 7 dias, e não após 14 anos, como alguns querem fazer pensar.
O significado do nome Raquel é “ovelha”. E recebemos uma profecia de que como ovelhas do pastoreio de Deus, seremos vencedores e multiplicaremos. Porque a ovelha tem a caracteristica de que em suas adversidades, ela é forte.
A ovelha vencedora possuía uma aliança com seu pastor, porque entende que Deus levanta sobre o seu rebanho os seus cuidadores, os seus pastores, e ela não pode ser empecilio para o Reino.
A ovelha vencedora foge sempre do pecado, porque sabe que aquilo que ela plantar, colherá em alguma área da sua vida.
Portanto, se somos comparados às ovelhas, seremos vencedores. Porque há grande diferença entre a ovelha e o bode.
A ovelha é dócil enquanto o bode é estúpido.
A ovelha gosta de estar entre os seus pares enquanto o bode muda a todo instante.
A ovelha é feliz na sua casa, enquanto o bode não considera a sua própria casa.
A ovelha não fica mudando de pastor, enquanto o bode nem se quer considera o seu pastor.
Por isso, mantenha-se no propósito firmado em seu coração. E pare de ficar duvidando a todo o momento de que será possível alcançar e vencer as adversidades.
Creia que as muralhas que estão entre você e seu objetivo cairão!
Ainda que não compreendamos o caminho percorrido, é preciso continuar a caminhada, porque se necessário for, o mar vai se abrir e você vai passar. Por isso a importância de andar com pessoas chamadas, com pessoas com as quais em suas adversidades sabe que pode recorrer como um orientador. Porque na falta de um posicionamento seu, o seu testemunho será atingido. Porque um dia, você poderá ter que falar mais sobre o que os outros estão realizando, (testemunho) do que contar a sua própria história.
Você já tem uma descendencia. Você tem familiares. Você tem amigos. Há um legado a ser deixado.
Deus não quer que você tenha uma visão míope, distorcida e enfraquecedora, que pode te levar a viver como um mero personagem de uma vida sem graça e sem direção.
Todos nós temos a oportunidade de contar uma história (Biblia) que muda as vidas.
Você pode notar que no mundo, há aqueles que só sabem contar a história dos outros. Os da vida alheia. O carro que a Maria comprou é preto, burra o branco é melhor. A viagem que o Pedro fez, é louco. A bolsa cara que a Lucia comprou. O vestido que a Fabiana usou é feia. A faculdade que o Joaquim entrou. O Pedro que não consegue sair do aluguel ainda. A Maria que vive devendo e nunca paga. O João que promete e não cumpre. O Tiago que nunca consegue terminar o que começou, enfim, são peritas em histórias da vida dos outros.
Ou seja, essas pessoas, aos poucos, tornam-se incapazes de contar a sua própria história.
O que eu quero dizer é que Deus não está preocupado com sua reputação e sim com o seu caráter. Hoje há muita gente olhando somente para reputação das pessoas.
Exitem pessoas que não convivem com você, não te conhecem e ainda te condenam pelos caminhos que você teve do passado. Mas que não se importam com a sua história! Vire esse ciclo hoje, torne-se ovelha, basta uma decisão sua.
Não interessa o que contaram a seu respeito, pare hoje de olhar para os outros! E comece a construir sua história, porque esses que falam de vocês, ainda contarão um dia, em quem você se tornou, sendo usado por Deus.
Lembre-se de que Jesus conquistou as multidões, não só por seu poder de curar os enfermos, mas pelo seu caráter e capacidade de influenciar pessoas e torná-las seus seguidores.
Vou te dar uma chave hoje: Não é a posição que faz o líder; é o líder que faz a posição!
Veja que Moises, um homem tão íntimo de Deus, precisou ouvir um conselho humano, do seu sogro Jetro, usado pelo Espírito de Deus, quando lhe disse assim em Êx 18:21-25.
21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; 22 para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo. 23 Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar. 24 Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera. 25 Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.
Portanto amados, todas as vezes que Deus lhe der uma palavra, não duvide, nem desmereça. Porque o problema não é o profeta que está falando, mas o homem de Deus que está recebendo.
Veja que no texto que lemos, Moisés recebeu um conselho do seu sogro, que foi seu mentor naquela adversidade pela qual estava passando, e que pela obediência a Deus e as palavras de Jetro, teve o seu destino mudado. Veja no versículo 21 que Moisés levantou homens de verdade, homens capazes.
21 Procura dentre o povo homens capazes, “tementes a Deus”, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;
Eu creio que até o fim do ano muita coisa acontecerá, porque essas qualidades se encontram aqui em sua vida e na igreja. Porque você não é um líder qualquer, você foi comprado por sangue, Jesus morreu por você! Não só para te salvar. Não só pelos seus pecados. Mas para que você vá e faça discipulos para Ele.
O problema é que nós temos nos aquietado muito, e não velamos pela Palavra, pelo conselho que temos recebido.
Sonhe com as palavras proféticas, você é ovelha, você é servo(a).
Eu profetizo o melhor de Deus, mas te oriento: durma pensando nas promessas, gere as promessas, escreva as promessas, coloque embaixo do travesseiro se possivel.
Se você fizer isso, você mudará a sua história de vida e o poder de At 1:8 cumprir-se-á em sua vida.
Deus abençoe a todos! Sejam fiéis aos cultos!
Você é responsavel pela adoração ao Senhor, através de seu testemunho!
Você não pode mais faltar como lider ao cultos! Você é ou não o modelo que Jesus quer levantar?
O seu testemunho falará quem você tem sido! A partir de hoje, você passará pelas guerras, porém se essa unção te alcançou, você saberá celebrar suas vitórias.
Eu encerro com essa palavra do Senhor em Ex 18:20.
20 ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. 21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;
Deus os abençoe!!!!