TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A HONRA TRAZ RESTITUIÇÃO

Quando cumprimos o princípio da honra, somos restituídos, mas para isso é preciso vencer o nosso inimigo.

A Palavra nos diz que a serpente é muito sagas, e precisamos vencer a serpente. E a serpente só é vencida através honra aos princípios deixados por Deus.                                                                  

Portanto, se você honrar a Deus, através dos princípios estabelecidos, vencerá a serpente e será restituído em tudo que a serpente já tirou.                                        

Em Gn 3:1-7, podemos ver como a serpente trabalha, para que o ser humano desonre a Deus.

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 7 Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
                                                                                           

Deus quer nos restituir, mas para que isso aconteça, precisamos ser homens e mulheres de honra. A honra destrói o inimigo, porque para Deus o inimigo não tem vez.

Devemos velar por esse tema: MINHA GEOGRAFIA É TERRITORIO DE PROMESSA. Mas, muitos estão envolvidos pela serpente. De que forma? A serpente lança a semente, para que caia no solo do coração do ser humano, e essa semente será regada e alimentada.

O que precisamos fazer então? Vigiar, e determinar que seja lançada fora toda semente da serpente.
                                                                         
Veja como a serpente trabalhou no Éden.

Eu imagino a serpente conversando com Eva assim: a serpente disse à mulher:  - É assim que Deus disse: - Não comereis de toda a árvore do jardim?  Ou seja, o que satanás estava fazendo? Lançando dúvida no coração de Eva! Ah, Eva, isso é um absurdo! Como é mesmo que Deus te disse Eva?
                                                             
Amados, a serpente sabe quando temos atitudes erradas, e quando nós lhe emprestamos o nosso ouvido. Quando não vigiamos e emprestamos nossa audição à serpente, imediatamente ela começa a nos alimentar, e em seguida nossas atitudes se manifestam.
                                                                                      
Veja que nos versículos 2 a  4 como a serpente induziu Eva!

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Ou seja, no versículo 4 a serpente disse a Eva que era bobagem, e que ela certamente não morreria. A serpente consolida as dúvidas lançadas e começa a nos alimentar com argumentos.                                                          

– Oh... Eva, é porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal!!!                  

Podemos ver que a mulher passou a ser induzida, Eva passou a ter induzidos seus pensamentos, e a olhar com os olhos da serpente, através da audição dada a ela. E a Palavra diz assim no versículo 6, que a visão física, a visão carnal de Eva foi ativada.

6 E, “vendo” a mulher que aquela árvore era “boa” para se comer, e “agradável aos olhos”, e árvore “desejável” para dar “entendimento”, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Amados, quando abrimos nosso coração para receber as sementes da serpente, nós estamos abrindo a porta da derrota.

Toda desobediência e toda desonra a Deus trazem perdas! Mas, todos os que vencem as influências malignas plantadas pela serpente, colhem êxito!

Que voz você tem ouvindo ultimamente? Porque a voz que estamos ouvindo, faz toda a diferença em nossa vida, mostramos que vozes temos ouvido através das nossas atitudes. Ou seja, toda influência da serpente, nos dias atuais, continua sendo uma realidade, trazendo rebeldia, contendas, tanto fora como dentro da Igreja. 

O desequilíbrio vem sobre o ser humano que se deixa ser contaminado. Por isso, precisamos estar vigilantes, porque cabe a cada um de nós dominarmos a serpente.                                                                 

Note que a voz da serpente quer implantar no ser humano a soberba, o orgulho, a contenda, a negligência, o desequilíbrio, a vaidade, a mentira, a desonra.                                   

Portanto, cabe a cada um, avaliar de que maneira tem andando nessa vida.

Se a voz estranha entrou em nossa vida, o nosso comportamento está comprometido.                                             .

Observe em você mesmo! Quando você passou a ouvir a voz de Jesus, você não permitiu mais que entrasse a voz do orgulho, da soberba, da contenda, ou seja, nenhum sentimento que seja contrário à vontade de Deus.

Portanto, as atitudes de natureza maligna, que desonram a Deus e impedem o êxito em todas as áreas da vida, já foram ativadas através da falta de discernimento espiritual que você deve ter.        

Para quem tem o Espírito Santo, a voz dEle nos faz temer as coisas divinas e ter domínio próprio, fugindo das obras da carne, que é onde a serpente pode nos tocar, por atitudes desse tipo.Gl 5:19-21.

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.              
                                                              
Portanto, eu creio muito no que eu vou dizer agora a vocês: como é importante na vida cristã, aprender a discernir a voz de Deus e a voz da serpente!

Quando não temos esse discernimento, começamos a caminhar pela rota da “desonra” a Deus, e a consequência da “desonra” são as perdas, que podem ser irreparáveis.                                   

Uma pessoa que é envenenada pela serpente entra na rota da desonra; elas começam a falar palavras que contaminam as pessoas, usam de palavras que denigrem o seu irmão, fazem as coisas de Deus de qualquer maneira, mentem... Por exemplo: eu posso corrigir uma pessoa no trabalho, ou em qualquer outro seguimento, sem desonra-la! Por que? Porque não pode uma fonte jorrar água limpa e água suja.
                                                                            
A Bíblia diz que toda a palavra ungida quebra grilhões, porque a boca fala do que está cheio o coração. Lc 6:45.

45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.                                                                                              

Então, a nossa audição e visão são os pontos chaves que devem ser vigiados, ou melhor, devem ser blindados. Porque são os pontos de acesso que a serpente quer para controlar a sua vida. Por isso; não podemos ter brecha famíliar, não podemos ter brecha no nosso ministério e chamado, não podemos ter brecha na nossa liderança de relacionamento entre irmãos. Precisamos honrar a Deus, no seu único pedido que Ele fez ao seus discípulo, usando a vida de seu filho. Mt 28:19-20.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Porque se estivermos com brechas, a serpente passa a nos controlar! Mas apóstolo, como?!  Por exemplo: com as atitudes que vão contra a vontade já estabelecida por Deus em nossas vidas.
                                    
Portanto, se você manter sua visão focada em Jesus, tenha a certeza que você não desviará a sua visão, para colocá-la naquilo que vai tirar você do propósito e levar à desonra.

A Bíblia no alerta sobre a nossas atitudes. I Ts 5:19-22.

19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo. Retende o bem. 22 Abstende-vos de toda aparência do mal.

A Bíblia também nos alerta sobre o cuidado que devemos ter com o que ouvimos. Em Rm 10:16-17, está escrito que:                                         

16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.                                  

Então, se ouvirmos o que é contrário à Palavra, nos contaminaremos.

Não ouça a voz da serpente! Não aceite os venenos que ela quer lançar sobre a sua vida, ou ela vai ter êxito em sua caminhada.

Você foi chamado para ser a diferença, e fazer a diferença!

A Bíblia diz que os olhos são a candeia do corpo, ou seja Deus fala da sua visão. Mt 6:22.

22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
                                 
Pense um pouco; O que fez com que a Eva comesse do fruto que a serpente mostrou?

Veja a Palavra diz que o fruto era “desejável”, e quando ela colocou os olhos (visão física) sobre o fruto, não resistiu e comeu. Ou seja, ela deu vazão à sua carne, ela desobedeceu a ordem que recebeu de Deus.

Então, dar ouvidos à serpente, e colocar os olhos no fruto que ela oferece é queda na certa! Dar ouvidos à serpente, não apenas irá nos contaminar, como irá nos levar a ter atitudes para pecar e desonrar a Deus, a nos tornar fracos na fé.                                                 

Os levitas devem vigiar muito as musicas mundanas! A nossa audição e nossa visão devem ser vigiadas constantemente para resistirmos à serpente. A nossa audição e visão, precisam ser seletivas, para não nos contaminarmos.

O que Deus quer? Deus quer que você vença o maligno, porque quando você vence maligno, você passa a servir a Deus, você passa a adorá-lo sem interferências. I Jo 2:14.

14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Precisamos servir a Deus com integridade de coração, sem interferências. Por exemplo: se você for para uma área que não tem cobertura de celular, o celular liga, mas você não consegue ver redes sociais e nem falar. Se ligar uma TV, e ela tiver interferência, aqueles chuviscos, isso fará que você não compreenda, não veja, não ouça e nem entenda o que deveria estar atento para ver e ouvir.

Lembre-se, a serpente trabalha em nossas vidas, tentando 24 h por dia, para nos tirar do foco da honra.

Não podemos servir a Deus contaminados, antes temos que descontaminar a nossa audição e a nossa visão.                                                                            
Somente assim, ficaremos aptos para cumprir o chamado que Jesus deixou para cada um de nós!
           
Quanto vacilamos com facilidade nas áreas de nossas vidas, isso mostra que o nosso conhecimento da Palavra está mais na letra do que no espirito, e isso também, leva à desonra.                               

Deus quer nesse dia, te restituir!

Quando o crente entende esses mistérios, passa a aprender que somos separados por Deus, para manifestarmos o Seu poder na Terra como modelo.

Quando as outras pessoas passam por nós, ou as que já nos conhecem, o que elas pensam de nós? Que modelo estou mostrando que sou para elas?

A verdade é que se quisermos ser homens e mulheres de honra, precisamos cumprir os princípios de Deus.                                                                        
Precisamos alimentar-nos com a Palavra de Deus, que é genuína e livre de toda contaminação da serpente.     

Quando a serpente consegue abrir essa brecha na vida do crente de desonrar, ela consegue impedir o desatar completo na vida da pessoa.                                                          

Por ai, podemos ver do porque muitos crentes não rompem:

Porque muitos crentes reclamam de tudo, nada está bom, murmuram contra tudo e todos, estou ganhando pouco, minha casa não é boa etc... E esse procedimento acontece na vida deles, porque guardam conceitos que a serpente mantém dentro deles.                                                                                      

Por isso, ser transformado para honrar é aceitar o tratamento, é não fugir do confronto, é abrir-se para as novidades de Deus.                                                                    

A honra não admite caminhos paralelos, nem desculpas esfarrapadas!

Deus está nos mostrando hoje, que a semente de honra, pode fazer você seguir um caminho de prosperidade em todas as áreas.
                           
A honra tem um preço para ser conquistada! Por quê? Porque o inimigo das nossas almas, aborrece quem quer honrar a Deus e o líder da Igreja que o instrui.

O diabo não suporta homens e mulheres de honra! Satanás não suporta a honra, porque ele é o mentor da desonra.

Amém.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema