TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO

Precisamos abrir mais o nosso entendimento para o Evangelho de Jesus!

Precisamos entender que o nosso entendimento só é aberto, e que a nossa inteligência espiritual é ativada para um propósito! Qual? Para que todos saibam que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. 

A inteligência da mensagem de Jesus é libertadora, porque não há como você absorver a doutrina de Cristo, a mente de Jesus, se no seu espírito o seu caráter não for transformado. 

Em Rm 12:2 diz.
 
2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Essa inteligência, essa mente do Evangelho de Cristo é para uma motivação especial, para ser traduzida numa ação de evangelização do mundo. 

Hoje temos acesso a tudo através da Internet, e nós podemos, apostolicamente, conquistar o mundo. 

Você já observou que o mundo está com problemas sérios, o mundo está em embolia?  As pragas recentes geraram um temor em toda a Terra e as pessoas estão despertando para Jesus. Pois bem, o Evangelho a mensagem de Jesus Cristo é a maior ferramenta de transformação que o ser humano precisa. 

Nós estamos em uma guerra espiritual, e se não nos posicionarmos perderemos território. Porém, ninguém tem mais autoridade do que a Igreja para gerar uma mudança social e trazer uma transformação territorial. 

Veja que a mensagem em Rm 1:16-17 diz.

16. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17. visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. 

Portanto, a palavra de Jesus nos ministra fé e nos motiva ao cumprimento de uma missão. Qual é a missão? Ganhar o mundo para o Senhor Jesus, Por isso, Paulo começa a dizer assim em Gl 1:1-5.

1. Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2. e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3. graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, 4. o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5. a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém! 

Porém, nós não faremos isso na força do braço, com palavra bonitas, influências ou métodos etc. Nós faremos isso, somente no poder do Espírito Santo.  Por isso, entenda que ao abrir o seu entendimento uma libertação acontece. 

Vejo muita gente nobre, com conteúdo poderoso, mas atada nas suas demandas, porque o entendimento (ou sua inteligência espiritual) não se abriu realmente para Cristo. Ou seja, o espírito da pessoa não absorveu de forma libertadora e convicta o Evangelho de Cristo, que não é só para mudarmos, mas, para mudar outras vidas também.

Precisamos ativar, lendo, orando, jejuando, buscando mesmo essa inteligência espiritual, para que Deus ative-a em nossas vidas.
 
Se Jesus Cristo não for pregado mesmo, na sua essência, nós criaremos um evangelho paralelo e o novo nascimento não acontecerá na vida dos fiéis. Veja o que está escrito em Ef 1:12-14.

12. a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13. em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14. o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Ou seja, depois de ouvirmos a Palavra da verdade e o Evangelho da Salvação pelo qual fomos alcançados.

Observe que é como um pai que fala para o filho assim: Ouça, meu filho, o que eu estou lhe dizendo e obedeça! Aqui a visão é a mesma, o texto nos diz a mesma coisa: ouça e obedeça. 

Portanto, não quebre as regras dadas por Deus, que são princípios para uma vida de êxito. Veja Dt 6:2-4.
 
2. para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. 3. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. 4. Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Senhor. 5. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7. tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

Veja que Jesus, ao anunciar o Evangelho, nos mostra que não tem como entrar em outra dimensão sem ser salvo, veja em Lc 19:10. 

10. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. 

Mas, quais são esses perdidos? Todos nós, porque o Evangelho da Salvação não é seletivo, ou seja, todos que confessam a Jesus e creem no coração que Ele ressuscitou dentre os mortos, esses são salvos. Ou seja, isso não são regras, são princípios que ao serem observados e obedecidos, a verdade da mensagem do Evangelho que salva entra em ação. 

Se você avaliar o processo, como Jesus lhe salvou e como você é mantido no Reino, você entenderá a vida de qualquer pecador, e que o Evangelho que salva quando pregado, pode sim resgatar a muitos. Por isso, Rm 10:9-11 diz.

9. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 

Entenda que a obediência em ouvir e render-se à Palavra, fala exatamente do princípio de evitar sacrifícios em nossa direção. 

Os que obedecem saem das sentenças de perdas e abraçam a salvação do Reino de Jesus. Mas os que resistem à Palavra, com certeza, podem continuar a provocar angústias, tristezas, enfim, catástrofes e até traumatizar a sua geografia. Por isso, os homens e mulheres de Deus que se preocupam com o Reino de Jesus, dedicam-se à Palavra e passam a ter saúde espiritual onde vivem, pois a visão de salvação não fica de lado, porque eles já entenderam sobre esse Reino.

Precisamos manifestar quem somos e a Palavra que está dentro de nós, no território onde estamos instalados. 

Uma pessoa salva tem a visão alargada e até os adversários temem. O Evangelho que salva nos sela para uma vida que os comuns jamais terão, e o melhor: a Palavra nos amplia para que não sejamos cúmplices das mentiras do diabo. 

Entenda que o fato de sermos salvos não nos autoriza a vivermos de qualquer maneira. Por que? Porque o nosso inimigo quer nos tragar, e se isso acontecer, todo o nosso esforço será comprometido. Por isso, I Pe 5:8 diz.
 
8. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 

Devemos mostrar que somos salvos para salvar, e que a Palavra está em nós.

Ganhe vidas.
Consolide vidas.
Discípula vidas.
E envie as vidas.

A visão celular no modelo dos 12 é completa, se seguirmos os passos corretos, fazendo discípulos para Jesus e não para nós.

Deus quer desatar os milagres dEle em nossa caminhada, por isso, a nossa mente deve estar cheia da presença de Deus, e da Sua palavra. 

O Ap Paulo diz em I Co 2:16 que seremos possuídos pela mente de Cristo. 

16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Nossa vida é feita de escolhas e Deus tem uma expectativa nela. Por isso, nós nunca podemos responsabilizar alguém pelo resultado do nosso presente, porque o nosso presente é o que determina o nosso futuro, pois, somos nós quem decidimos pela sementes que plantamos. 

Esse entendimento de I Co 3:16 precisa estar vivo em nós, porque a Palavra nos ensina assim.

16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Deus abençoe as células e sua vida!

Beijo no coração! 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema