TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CAMINHO É VOCÊ QUEM ESCOLHE

Deus nos fez sua imagem e semelhanca, portanto, é preciso sermos inteligentes, para seguir nessa caminhada terrena. Porque Deus fez o ser humano também, com a liberdade para escolher seus caminhos. E o caminho de um cristão ou o caminhar na Bíblia, não é simplesmente sair do lugar; Ir à igreja. Ir para uma célula. Ir a um congresso. Ir a um encontro etc.

Para uma pessoa mover-se espiritualmente, ela precisamos saber para onde vai, com quem ela vai, quem está chamando-a. Porque a Palavra de Deus nos diz assim, em Pv 14:12.

12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Deus nos mostra aqui dois caminhos que o ser humano pode seguir: o caminho do homem, que parece direito. E o caminho de Deus, que é pela obediência.

Portanto, para que você saia do lugar onde está, precisa ter uma motivação, que é por alguém que está chamando ou por algo que te interessa. E com certeza, essa motivação ou esse interesse, te fará mover naquela direção.

Existem cinco coisas que nós como líderes, precisamos observar em nossa caminhada aqui na terra:

1º Nunca caminhe com quem Deus não chamou.

Por quê? Porque em Gn 12:1-4, nós veremos na historia, um chamado de Deus para Abrão, e nessa caminhada havia uma promessa extraordinária para a vida dele. Porém, essa caminhada, esse chamado com promessa, havia sido dado somente para Abrão.

1 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, “e Ló foi com ele”. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

No entanto, em Gn 13:1, diz que ele obedeceu o chamado e saiu nessa caminhada, com sua esposa, tudo o que tinha, e de novo a palavra volta a dizer; “e Ló com ele”, veja.

1 Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele.

Mas, volto a dizer, e quero que você observe que o chamado era para Abrão e lógico, para sua família, e mais ninguém.

Portanto, quando Deus fala, é porque Ele sabe de tudo. E nesse chamado, Abrão leva Ló junto, coisa que Deus não falou. Por isso, aprenda hoje, nunca caminhe com quem Deus não chamou, vigie, e assim você evitará desgastes futuros.

2º Coisa que eu quero que observe e aprenda, é que a obediência gera multiplicação, veja Gn 13:2.

2 Era Abrão muito “rico”; possuía gado, prata e ouro.

A obediência a Deus, ao seguir o caminho que Deus lhe mostrara, levou Abrão a viver o que ele não imaginava que viveria.

Ele já era rico, e ficou riquíssimo a ponto de dizer que a terra não podia sustentá-los, versículo 6.

6 E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro.

Veja que nessa caminhada que Deus chamou Abrão, Ló prosperou junto.

Portanto, toda a obediência a Deus traz crescimento e multiplicação, só que o entendimento é: para cada crescimento existe uma terra específica. Ou seja, existe terra de prosperidade, dada por Deus. E existe terra de prosperidade que ao homem parece direito. Mas nessa Palavra, é preciso observar que a obediência a Deus gera multiplicação.

E a palavra diz, que Abrão ficou riquíssimo.

3º Coisa que eu quero que observe, é que todo crescimento, se não tiver sabedoria, pode gerar contendas. versículo 7.

7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló.Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.

Precisamos ter muito cuidado com o nosso coração, acerca do crescimento, porque com o aumento do rebanho, a motivação de algumas pessoas pode mudar. Por que? Porque os interesses também começam a mudar, e os relacionamentos começam a ter outra forma. E nós veremos que Ló quando ficou sem o pai Harâ, foi amparado por Abrão, e isso aconteceu, com certeza, por honra a Deus e a seu tiu que o cuidou; Ele deveria ser um sobrinho submisso. Obediente. Mas, com o crescimento de seu rebanho. Os interesses de Ló, sem ter consideração nenhuma, já não eram mais os mesmos.

E ai, chegou a hora de Deus intervir, e guardar o caminho, que Deus tinha dado a Abraão e não a Ló.

Portanto, creia, que se você estiver nos caminhos de Deus, nada poderá contra a sua vida, porque quem cuida, é o Senhor.

A Palavra diz que Abraão e Lo, já não podiam mais caminhar juntos. Porque todo aquele que não obedece a Deus, só é abençoado, porque com certeza, ele está no caminho da obediência de algum homem de Deus.

Portanto, note que benção nunca será ao contrário, porque o chamado foi feito a Abraão e não a Lo. Por isso, no nosso crescimento como Igreja; Seja nas células. Ou nas Redes. Esse crescimento precisa gerar unidade, submissão, respeito e nunca o contrário.

Toda síndrome de Ló sairá hoje da nossa vida.

Todos nós precisamos vigiar e orar muito! Por que? Porque ao invés de obedecermos a Deus. De respeitarmos os Seus princípios. E reconhecer de onde Deus nos tirou. Se nós não vigiarmos, passaremos a ser um instrumento de satanás, de perturbação e opressão, nos caminhos que são de Deus.

A síndrome de Ló, é de contender sempre. São pessoas, que são insatisfeitas. Que só trazem a opressão nos caminhos da obra que é do Senhor. São pessoas que desonram a Deus por suas atitudes. Por que? Vou explicar: veja que se Deus permitiu que Ló andasse nos caminhos de Abraão, é porque talvez chegou a hora de Deus provar a sua honra o seu amor no caminho que esta trilhando.

Todos nós precisamos vigiar sempre, para não cair no erro de andar nos caminhos de Ló, mas sim, nos caminhos de Abraão.

O diabo, nosso adversário, brama como leão, e busca aquele que ele pode tragar. Satanás trabalha com um poder devastador, que é a vaidade dos interesses pessoas.

Precisamos vigiar muito! Por que? Porque todo crescimento, quando estamos caminhando em uma cobertura espiritual, não é mérito humano, vem de Deus. Por isso, todo crescimento, se não tiver a sabedoria do alto, pode gerar contendas.

Cuidado com o caminho de Ló!

4º Coisa que eu quero que você observe, é que precisamos de sabedoria do alto e de revelação, e sempre decidir por fim às contendas para preservar o crescimento. Veja o versículo 8.

8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.

Na sabedoria do alto, Abrão entendeu que estar com Ló era problema.

Aqui se cumpre uma palavra de Deus que está em Rm 12:18.

18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

Abrão entendeu que se continuasse, geraria muita confusão e isso poderia ser constante.

Abraão, para preservar o crescimento, tomou uma decisão definitiva. Disse a Ló: Escolha seu caminho, que eu irei para o lado oposto.

Amados, se você trilhar o caminho da obediência e do princípio da honra, Deus sempre vai te honrar, seja qual for a situação, porque Ele não falha em suas promessas. Por isso, decida sempre por fim às contendas, seja qual for a area: espiritual. Ou sentimental. Financeira. Ou familiar. Porque assim, você preservará o crescimento dado por Deus em sua caminha.

5º Coisa que eu quero que observe, é que toda escolha tem suas conseqüências.Gn 13:10.

10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.

Portanto, Ló sem a mínima consideração e honra, fez a sua escolha nessa caminhada:
Ló viu o melhor lugar aos seus olhos. E nessa escolha aqui, nós podemos ver realmente o que tinha no coração de Ló.

Cuidado, em nossa caminhada, sempre vai haver o caminho do homem, que parece direito. E o caminho de Deus, que é pela obediência. Porém, nessa caminhada de Ló, o caminho não era para ele, porém ele foi abençoado. Podemos ver o egoísmo em seu coração. A Vaidade. Ló era um homem amante de si mesmo.

Mesmo sabendo que chegou onde chegou, por causa de seu tio, ele deixou que a desonra chegasse até ele. Porque, Ló tinha o que tinha, por causa da benção de Abrão. E Ló, nessa atitude maligna, quis ainda assim o melhor lugar.

A Palavra diz que Ló, foi que escolheu para onde ir, veja em Gn 13:11.

11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.

A atitude de Ló, por sua desonra, sem ter a revelação divina, começou a armar as suas tendas em direção ao pecado.

Veja de novo os versículos 12-13.

12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

Guarde isso, quando nós escolhemos para nós o melhor, em situação parecida, onde deixamos a consideração da honra de lado, aquela escolha torna-se em maldição, por causa da desonra.

Portanto, Ló escolheu aquelas lindas campinas que só tinham aparências. E aí, começa a  cumprir-se na vida de Ló, o que diz Pv 14:12.

12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Ló viu de longe e fez a escolha de seu caminho pelas aparências.

Veja o que Gn 13:13 diz.

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

Ló foi levado por Abrão quando não tinha ninguém por ele, ou seja, Ló deveria agradecer a Deus e a Abrão. Ló deveria honrar a Deus por tudo.

Deus tem nos amparado. Ele tem feito nós crescermos em tudo. Ele tem nos enriquecido em todas as áreas. Mas Ló, não honrou a quem o ajudou a ser alguém.

Portanto, sempre em nosso crescimento, seja em qual for a área, precisamos nos manter simples e fiéis a quem nos ajudou a crescer. Porque, toda a ingratidão e desonra nos destroem.

Ló não soube aproveitar as bençãos de Deus, ao lado do seu tio Abrão. Porque quem ouviu Deus. Quem obedeceu a Deus. Quem foi chamado, por Deus, foi Abrão.

Ló teve a oportunidade de fazer a escolha certa, e seguir o caminho da honra. Mas resolveu seguir caminho errado.

. Portanto, o caminho de Deus sempre será de prosperidade, quando LHE obedecemos. . Por isso, que todos nós, depois de sermos chamados por Deus, não podemos mais andar por caminhos de escolhas humanas ou emocionais. . Porque caminhos de escolhas humanas, por mais que seja próspero, sempre irá te levar a destruição.
. E veja, depois de seguir o seu caminho, Ló foi parar em Sodoma e Gomorra. . E devido ao pecado daquele lugar, Deus resolve destruir aquela cidade. . E mesmo depois de todo esses acontecidos, Deus pela intercessao de Abrão, manda Anjos, para dar mais uma oportunidade a Ló, e o Anjo da um comando importantíssimo a Ló, para ele ir por uma caminho para SALVAR A SUA VIDA, e mais uma vez, Ló falha. . E isso serve para nós hoje; CUIDADO COM SUAS ESCOLHAS:
. Por isso, Deus nos da 4 orientações para nós hoje, em sua palavra. 1º Precisamos andar sempre no caminhos que Salva a nossa vida. . Amados, só vamos trilhar caminhos corretos se formos salvos. RA Jo 14:6. 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
. Portanto, Jesus é o caminho que te conduz a salvação.
2º Nunca devemos olhar para trás. . Deus não se agrada de covardes, daqueles que recuam, que começam a trilhar o caminho da vida e fica desejando o que ficou para trás. . Veja que a ordem foi. RA Gn 19;17. 17 Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.
. As nossas escolhas, definem nosso futuro, vs 26. 26 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal. . Portanto, em uma caminhada de salvação, não devemos mais olhar para tras, e vimos, que a mulher de Ló, morreu, por não andar no caminho divino.
3º Nunca pare. . O comando de Deus para os que escolhem andar no seu caminho, é;
Nunca parar.

Nunca recue.

Nunca desista.

4º Foge para o monte. . Veja que na historia de Ló, enquanto ele recebia orientação para fugir para o monte, Ló foi questionar com o anjo. . Porque na realidade, Ló queria continuar na cidade, porque podemos ver, o esperto, mais uma vez, desobedecendo a Deus e querendo fazer o seu próprio caminho. RA Gn 19:20. 20 Eis aí uma cidade perto para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu fuja para lá (porventura, não é pequena?), e nela viverá a minha alma.
Portanto, a nossa obediência, a honra e o reconhecimento dos meios que Deus usa para nos abençoar, sempre irão nos levar à prosperidade e êxito, em todas as áreas da nossa vida.

Incentive os seus discípulos a abrirem sua células, a convidar pessoas para trilharem o caminho de Jesus.

Ensine-os, a não olhar para trás mais, porque para traz há morte.

Ensine-os a se esforçarem a livrar-se dos caminho de Ló, porque há desonra e destruição.

Ensine-os a andar nos caminhos do Senhor, porque nesse caminho há cuidado divino e properidade.

Amem.



 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema