TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

MOLDADO PELO OLEIRO

Jr 18:1-6.

1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Portanto, se você deixar-se ser moldado pelas mãos do Oleiro, e isso é uma tarefa que só os corajosos conseguem.

Não é fácil sentir as dores do aperto das mãos do Senhor, quando às vezes faz-se necessário, porém, no final veremos o alívio, ao perceber que é possível, sim, em Deus, ter um caráter moldado de acordo com os princípios do Reino.

Moldar caráter é dispor-se a um trabalho árduo. É ser um crente indesistível. É uma tarefa que não pode ser designada a preguiçosos ou àqueles que gostam de contender com os irmãos.

Ninguém molda caráter sem colocar a mão na massa, na luta, na obra para estabelecer o Reino. E é por isso, que é preciso uma interação entre o Oleiro e o barro, entre o discipulador e o discípulo.

Portanto, para que um caráter seja tratado e moldado é preciso deixar, é preciso colocar-se à disposição, para que esse caráter aconteça no reino físico. Por isso, é preciso lançar-se nas mãos do Oleiro.

Mas, qual é o segredo para termos um caráter moldado? Vejamos 4 coisas importantes.

1. É preciso começar corretamente.

Mudança de caráter não é uma aventura! Nós precisamos ter em mente, que para ter um caráter moldado, é preciso aprender que devemos começar pela forma correta.

Muitos querem começar por onde outros estão terminando, por isso colhem problemas.

Precisamos começar da maneira certa para colher os frutos de alegria. Porque começar corretamente, fala de uma disposição que o líder e o discípulo precisam ter, se quiserem obter êxito.

Portanto, para você começar a fazer algo corretamente, você precisa dispor-se a ouvir alguém que tenha experiência na escada do sucesso, do Ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas. Porque, fazer o certo, fala de tornar-se uma referência, ainda que outros queiram vê-lo como um problema. Por isso, a disposição de deixar-se ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir as suas convicções  aprendidas com o líder.

Precisamos entender que uma convicção não é demolida por discursos, quando há por trás um respaldo de honra e de entendimento divino.

Veja! Nós estamos vivendo um tempo em que surge a necessidade de termos o caráter moldado, e não é à toa, que estamos debaixo de um manto que vem de Israel: Minha geografia é território de promessa!

Deus não se agrada que venhamos a trabalhar no Reino com intenções erradas em nosso coração.

Deus quer que cada um de Seus filhos trabalhe no Reino com a motivação correta, que é fazer com que o acréscimo desse Reino não tenha fim. E Ele conta com você! Por isso, não se desvie do propósito, mas caminhe na direção em que você foi chamado, porque muitas são as lutas para te desviar do chamado divino.

Nós precisamos reconhecer que não é fácil mudar hábitos e um estilo de vida. Por isso, se você não quiser ser uma ameaça, continue como você está. Mas quando você decidir crescer, passará a ser uma ameaça, e poderá ser criticado e alguns o verão como um problema. Porém, lá na frente as pessoas mudarão de opinião a seu respeito, por ver que o seu testemunho lhe respalda e que você é um agente de transformação, chamado por Deus para estabelecer a sua obra, por princípios bíblicos e com entendimento.

Deus está nos chamando paraa voltarmos aos princípios de Sua Palavra, a voltarmos aos princípios de honra, que é  honrar ao nosso Senhor e Pai, como lhe é devido.

Somente a Palavra de Deus contém as verdades que devem permear a nossa vida! Todo o nosso êxito está em nos submetermos ao Oleiro para que Ele nos molde. Para que Ele nos ensine a viver de forma correta, de forma que a nossa vida seja um modelo. Porque assim, nós como líderes chamados pelo Oleiro, engrandeceremos o Seu nome, e  não  nos envergonharemos o Evangelho. Por isso, devemos começar corretamente essa caminhada.

2. É precisamos ouvir e obedecer.

Deus deu uma palavra de comando a Jeremias e ele ouviu e obedeceu. Versículo 2.

2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 

Veja que pela sua obediência, ainda hoje, quando lemos esse texto, somos levados a entender que o Senhor quer fazer de cada um de nós um vaso novo.

Tudo o que precisamos é submeter-nos à Sua verdade e cumprir os seus princípios.

Jeremias já tinha visto inúmeros oleiros em toda a sua vida, ele poderia até mesmo desobedecer ao Senhor, já que não havia novidade em ver alguém fazendo vasos. Mas ele obedeceu. E ao chegar à casa do oleiro, ele observou como o vaso era trabalhado e recebeu da parte de Deus uma mensagem através de algo tão simples.

Deus é assim! Deus gosta de usar as coisas simples para confrontar as grandes. E esse exemplo serviu para que Jeremias entendesse que para influenciar a Nação, ele precisava primeiro ser moldado.

Veja que o Senhor desejava que Jeremias estivesse atento à Sua voz. E como um servo fiel, foi o que o profeta fez.

Essa é a função do discípulo e servo de Deus: estar atento ao que está ouvindo.

O discípulo não deve tomar nenhum passo fora do que Deus fala. Por isso, podemos aprender que ouvir e obedecer, leva-nos a sermos moldados pelo Senhor.

3. É preciso observar o tempo da decisão.

Ninguém pode negar esta verdade: tudo na vida depende de uma decisão. Versículo 3.

3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

Assim como Jeremias decidiu ouvir e obedecer, ele também poderia ter desobedecido.

Ainda hoje, a Palavra de Deus permanece a mesma. O que muda é a postura de cada um em relação à Palavra, e as nossas decisões. Por isso, as nossas decisões nos levarão a termos conquistas, a obter êxito se decidirmos ouvir e obedecer.

4. É preciso estar disposto a aprender.

Imagine se Jeremias não tivesse ido à casa do oleiro! Versículo 4.

4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.

Que bom que o profeta era um homem disposto a aprender nas situações simples e aparentemente não interessantes!

Note que o verdadeiro discípulo é aquele que reconhece que sempre precisará ser acrescido em algo e, o fundamental, não despreza as oportunidades que trarão experiências de vida. Versículos 5 e 6.

5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Veja que Deus quer moldar-nos, colocar as suas digitais sobre nós. Por isso, tudo o que precisamos fazer é dispor-nos, e começar da forma correta. Precisamos ouvir, obedecer e entender que tudo depende de uma decisão, e estar mos dispostos a aprender sempre.

Se algo está danificado em sua chamada, deixe Deus moldá-lo, obedeça, procure ver as coisas com a ótica certa, com a visão de Deus.

O que precisamos mudar? Uma coisa é certa, precisa começar em nós! Porque somente assim, Deus fará de nós um vaso novo!

Você foi chamado para ser um VASO de honra. Por isso, 1 - comece corretamente, 2 - entenda que é preciso ouvir e obedecer.3 É tempo da decisão. 4 É preciso estarmos dispostos a aprender.

A escada de sucesso da visão celular levará ao sucesso. Ganhar, Consolidar, discipular e enviar. Células, Almas e Famílias.

Portanto, quando reconhecemos nossas falhas e entregamos nossa vida a Jesus, estamos dizendo para Deus: "Eu preciso que o Senhor molde minha vida".

Para que você tenha êxito, é preciso humildade para admitir que somos barro. Porém, agora nas mãos de Deus, tudo pode ser transformado!

Amém! Que Deus os abençoe!

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema