TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

TENTAÇÃO OU PROVAÇÃO?

Hoje, o Senhor quer nos trazer o entendimento sobre ter o discernimento entre as duas situações: tentação e  provação.

Sabemos e precisamos considerar isso, que ambas situações são muito parecidas. E se são parecidas, não são muito fáceis de discernir. Porém, se nós estivermos ministrados no espirito, nós veremos que existe uma enorme diferença entre elas e é por isso que em Tg 1;13, diz.

13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.                                      
                                                                                                                          
Toda tentação vem dos desejos existentes em nós, enquanto a provação vem do Senhor, e tem um propósito específico a cumprir.

A tentação almeja afastar-nos do padrões de vida moral, que foram estabelecidos por Deus. É por isso, que ela utiliza os sonhos, as fantasias, os desejos, e a nossa carne é o seu campo de ação. Por isso, a tentação é uma ação do inimigo, para que nós duvidemos do amor, do perdão e da justiça de Deus.
 
As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós!

Já a provação é diferente! A provação é uma situação permitida por Deus. Nós até podemos dizer, que a provação faz parte da Pedagogia de Deus. Por que? Porque as provações são usadas pelo Espírito Santo para extrair o que há de melhor em nós.

Existem provações que são ilógicas. Um exemplo clássico da narrativa bíblica é o pedido de Deus a Abraão, para que ele oferecesse seu filho Isaque em sacrifício.

Raciocine: Por que Deus daria um filho a Abraão para depois pedir que o matasse? Sob a ótica humana isso não tem lógica nenhuma, ou seja, não faz sentido algum.

Portanto, tenha a certeza de que toda provação é um teste, quando somos colocados no campo de prova nós não  encontraremos ninguém na arquibancada da nossa vida para torcer a favor ou contra! Com certeza, seremos só nós mesmos e Deus.                                                   

Eu penso, que é nesses momentos quando Deus fica assistindo tudo; Observando cada movimento que fazemos, cada atitude que tomamos, cada palavra que falamos. E depois de tudo, Deus emite o seu decreto sobre a provação. E podemos esperar, porque o decreto com certeza vem. Deus manda a Sua avaliação. Mt 25:23.

23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Os nossos talentos precisam se multiplicar. Sabe por que eu penso assim? Porque durante uma prova, o bom professor nunca orienta seus alunos, ele tem uma expectativa e confia que o aluno aprendeu o que ele tem ensinado!

Amados, quantas vezes, nós vivenciamos situações ilógicas, e nos perguntamos: Onde está Deus? Ou perguntamos; Por que Ele está em silêncio? Quantas vezes pensamos: Deus, parece que o Senhor não importa com o que está acontecendo? Eu, como sacerdote sobre sua vida quero orientar-lhe: quando algo desta ordem estiver acontecendo com você, é muito provável que você possa estar sendo provado!

Portanto, o objetivo da provação é fazer a pessoa ter uma forte convicção espiritual e moral. Ou seja, as crises e as situações difíceis da vida, criadas pelas provações, fortalecerão a nossa intimidade com Deus, porque Deus não deseja o nosso mal, Ele não deseja nos destruir, mas sim, fortalecer a nossa confiança, nEle!

Guarde essa chave: todas provaçães procedem de fora para dentro!

As provações não usam os nossos desejos, elas surgem; De que maneira? De situações, de pessoas e de circunstâncias.

Portanto, note que todos os cristãos são tentados a pecar de forma parecida, mas nem todos os cristãos passam pelas mesmas provações de fé. I Co 10:13.

13 Não vos sobreveio TENTAÇÃO que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais TENTADO além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a TENTAÇÃO, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Eu creio que Deus tem dado muitos livramentos. Nunca se esqueça: nunca seremos provados além das nossas forças!

A provação vai gerar a obediência, já a tentação leva à submissão aos próprios desejos.                                                               
A poucos dias, meses atrás, todos nós passamos por uma provação, COVID, e isso, levou-nos a sermos mais dependentes do Deus vivo, e de viver uma submissão a Jesus.

Cinco pontos são importantes, para sabermos sobre tentanção e provação:

1º Uma coisa que fica bastante clara na Bíblia, é a relação entre a tentação e Deus.

Observe que a palavra diz em Tg 1:12-15.

12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou TENTADO por Deus; porque Deus não pode ser TENTADO pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é TENTADO pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Esse texto leva ao entendimento claro de que Deus não é o autor da tentação, quando ela ocorre em nossas vidas. Mas a tentação sempre ocorrerá com a permissão de Deus, porque Ele é o Soberano, mas nunca pela ação direta DEle.

2º Deus não tenta as pessoas?

Quando analisamos a tentação, percebemos que ela acontece sempre visando trazer a pessoa para uma vida de erros e pecados, que é uma vida distante de Deus. Daí devemos entender  que Deus não usa a tentação porque ela é destrutiva. Quem trabalha com a tentação é o Diabo, o mundo e a nossa carne. Esse três nos tentam, sempre com o objetivo claro de nos fazer cair diante das práticas que não agradam a Deus.

É óbvio que nada acontece sem o consentimento de Deus, mas Deus não é o autor da tentação em nossas vidas.                                                                            
Inclusive, a Bíblia ensina que Deus nos ajuda quando somos tentados e não permite aos tentadores que ultrapassem as nossas forças para resistir I Co 10:13.

13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

3º O ato que Deus realiza em nossa vida é a provação.

A provação é vista de forma positiva na Bíblia. Tg 1:2-4.

2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Na Palavra, a provação é encarada, é vista como algo construtivo, que atua em nosso crescimento como pessoas e servos de Deus.

4º Devemos analisar as situações em nossas vidas e procurar entender se são provações ou tentações.

Todas as vezes que passarmos por elas, devemos refletir ponto a ponto, e avaliar se aquilo que estamos passando está ligado ao pecado, que é o distanciamento de Deus, ou se é algo ligado ao crescimento em alguma área da nossa vida. Por exemplo: algumas pessoas passam por situações de estresse e pressões no trabalho. Esse tipo de situação, pode ser uma tentação ou uma provação. Se as pressões estão vindo de forma normal e estão forçando a exercer mais a paciência e a fé, são provações. Mas, se as pressões que estão vindo, por exemplo; Por estar fazendo desvios no caixa da empresa, ou saindo com aquela colega de trabalho que é casada, então, estamos diante de uma tentação.

Estou usando esses exemplos para que você entenda as diferenças.

Que o Senhor dê discernimento e entendimento, para discernir entre o que é uma provação ou uma tentação!                                           
5º Às vezes, não é fácil saber exatamente o que estamos vivendo, se provação ou tentação.

Nesses casos, o melhor a fazer é intensificar a vida com Deus e buscar a cada dia colocar o coração na presença de Deus pedindo auxilio.

Vejamos para encerrar, o caso que aconteceu com Jó.

Jó não sabia ao certo os objetivos de todo o sofrimento que passava, porque ele era um homem integro, reto, temente a Deus, e mesmo assim, estava passando por situações terríveis.

Em alguns momentos, com certeza, ele questionou se o que ele estava passando era provação ou tentação, ou se os dois juntos.Mas Jó, manteve-se firmado no Senhor e, no final, teve uma compreensão melhor das coisas que sofreu. Jó 42:1-6.

1 Então, em resposta ao Senhor, Jó disse: 2 “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. 3 Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. 4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. 5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.”

Nós podemos ver que houve uma grande provação na vida de Jó, porque ele compreendeu o crescimento que Deus lhe deu. Porém, veja que Jó, além de ser provado, também foi tentado. Quando a esposa dele disse a ele assim em Jó 2:6-10.

6 O Senhor disse a Satanás: Pois bem. Faça o que quiser com Jó, mas não o mate. 7 Aí Satanás saiu da presença do Senhor e fez com que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis, desde as solas dos pés até o alto da cabeça. 8 Jó sentou-se num monte de cinza e pegou um caco para se coçar. 9 (VEJA A TENTAÇÃO) E a mulher dele disse: Você ainda continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! 10 Jó respondeu: Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus.

Veja amados, certamente, aquela voz destrutiva do tentador, querendo afastar Jó da presença de Deus, era do diabo.                                                                 

Cuidado nas suas provações e tentações, porque o nosso inimigo, pode sim, usar vozes ao nosso derredor, e nos dar sugestões, para irmos contra Deus.                    



 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema