TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

AS ATITUDES DE EZEQUIAS

As atitudes de Ezequias

Todos os dias estamos diante da batalha por uma vida feliz, por uma vida abençoada. Agora, nessa tentativa de obter uma vida feliz e abençoada, teremos sempre o nosso adversário tentando impedir o nosso sucesso, e cabe a nós neutralizarmos os seus ataques que por certo virão sobre nós.
 
Ezequias agiu para impedir que o seu inimigo, Senaqueribe, rei da Assíria, destruísse o povo de Israel. II Cr 32:1-8.

1 Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas. 2 Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido a pelejar contra Jerusalém, 3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4 Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: Por que viriam os reis da Assíria e achariam tantas águas? 5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância. 6 Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo: 7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.

Portanto, nesse discipulado aprenderemos sobre as três atitudes que Ezequias teve, e nós devemos ter também diante das adversidades e dos nossos inimigos.
 
1º Atitude de Ezequias - ele mandou tapar as fontes das águas, que havia fora da cidade, versículo 3.       

3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
 
Por que tampar as fontes? Porque nenhum exército inimigo sobreviveria sem ÁGUA em um deserto. Portanto, o que alimenta o nosso inimigo, de nome Satanás, é o que dou para ele se alimentar e sobreviver.

Todo o alimento que eu dou a satanás é o que faz ele forte contra nós? Mas que alimentos são esses? As minhas desconfianças a respeito das coisas de Deus; A minha falta de fé em confiar nos livramentos de Deus; A minha falta de vontade para as coisas espirituais;

A nossa negligência com as coisas espirituais, fazem com que satanás e seus demônios, ajam em nossa vida. Portanto, tampe todas as fontes que podem estar alimentando o seu inimigo. Mesmo quando começamos a acreditar na providência de Deus mesmo diante de uma luta, que aparentemente possa ser impossível de ser vencida, precisamos começar, através do entendimento da palavra, a enfraquecer a força do inimigo em minha vida. Como? Tirando as fontes de sobrevivência dele: Como a nossa falta de fé; Como as nossas negligencias do chamado; As desconfiança; A preguiça, etc.
 
Veja que Senaqueribe já tinha destruído muitas nações e zombava do Deus de Israel. E nós podemos ver isso nos versículos 15 a 17. Fisicamente a batalha já estava perdida e somente um ato divino poderia garantir a vitória e dar livramento a Ezequias.

15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum pôde livrar o seu povo das minhas mãos, nem das mãos de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus das minhas mãos? 16 Os seus servos falaram ainda mais contra o Senhor Deus e contra Ezequias, seu servo. 17 Senaqueribe escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor, Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações de outras terras não livraram o seu povo das minhas mãos, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos.

Portanto, creia, que ao ter atitudes de fechar as fontes que alimentam o seu inimigo, a vitória do Senhor estará estabelecida; e curas, milagres, prodígios e maravilhas acontecerão em sua direção.
 
 2º Atitude de Ezequias - ele restaurou todo o muro quebrado, versículo 5.          
                                                          

5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.
 
A atitude de Ezequias foi de tapar todas as brechas, e o muro foi restaurado.

Só neutralizaremos o inimigo quando restaurarmos o nosso muro, o que significa proteção, e não deixarmos nenhuma brecha.
 
Talvez em sua vida, o inimigo tenha achado brechas, onde ele tenha entrado e causado sérios problemas.

Portanto, não subestimem o inimigo, é necessário restaurar as brechas! Mas, o que produz brechas na nossa vida? São os pecados, erros como: Os desequilíbrio emocionais; As brigas; As contendas. As fofocas; O desrespeito; As negligências à obra do Senhor; Os maus testemunhos que impeçam a obra de Deus a crescer; A desonra etc...

Restaure o muro quebrado, todas as brechas da sua vida, e impeça o inimigo de entrar! 
 
3º Atitude de Ezequias - ele ergueu torres...

A palavra de Jesus em Mt 26:41, foi.

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
 
Deus está dando a dica hoje: Erga torres de proteção em sua vida. Como? Cinco exemplos:

1 - Erga torre de oração, no seu casamento... I Pe 3:7.
                                         
7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

A Palavra diz que devemos viver a vida comum do lar com sabedoria, com discernimento.

2 - Erga torre de oração, na vida dos seus Filhos... Traga seus filhos à igreja, é sua responsabilidade. A Bíblia diz em  Pv 22:6.

6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Essa torre impede o inimigo de agir no futuro, nos descepcionando com nossos filhos.

3 - Erga torre de oração no seu Trabalho...  Seja o melhor funcionário. O Sl 128:1-2, nos diz:

1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

Essa torre irá gerar recursos, e você será suprido pela obra sobrenatural do Senhor, e você e sua familia serão felizes e tudo irá bem.

4 - Erga torre de oração nos estudos de seus filhos, (estudo, faculdade) e para que eles continuem a aprender também do Senhor... Pv 9:9-10.

9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

Não negligencie a Palavra, e leve a sério os seus estudos!

5 - Erga torre de oração na sua Vida espiritual... Zele por sua vida espiritual. Essa orientação é poderosa, II Cr 32:7-8.

7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.

Veja que o profeta Isaías diz em Is 43:13.

13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?                                                                                  

Ou seja, "agindo Deus quem impedirá": Deus quer agir na sua vida; Deus quer agir no seu chamado; Deus quer agir na sua célula; Feche as brechas, senão, o inimigo pode destruir.
 
Veja que Deus enviou seu anjo, e Senaqueribe foi envergonhado e derrotado, II Cr 32:21.

21 Então, o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Tendo ele entrado na casa de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram à espada.

Assim também será conosco se fecharmos as fontes, Deus enviará a nossa vitória, e os nossos inimigos serão envergonhados e derrotados. Mas, antes, eu quero que você faça uma reflexão: Qual tem sido o Senaqueribe em sua vida?

Hoje nesse discipulado, Deus te chama a ser mais do que vencedor!

Portanto; Não desista! Resista.! Posicione-se! Lute! Não abra mão de Deus em sua vida! Porque independente das afrontas, Deus tem vitória para você, mas não subestime o inimigo!

Você já sabe que nome de Cristo Jesus tem poder para mudar a sua vida. Portanto, obedeça às suas ordens! A principal delas está em Mt 28:18-20.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Você tem cumprido o Ide? Estamos no mês de Maio, quantas vidas você já trouxe para Deus este ano?

Veja, nós teremos mais Encontros com Deus!!! Dias 13, 14 e 15 de maio - Encontro Masculino. Dias 20, 21 e 22 de maio – Encontro Feminino. Que oportunidade tremenda! Quais tem sido as suas prioridades? O Reino de Deus estaá em primeiro lugar mesmo?

Procure consolidar o que você tem e já sabe, porque ao priorizarmos temos uma promessa em Mt 6:33.

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não lute com suas forças, mas consolide sua vida priorizando as coisas de Deus! Deus quer enviar o seus anjo hoje em todas as áreas da sua vida! Por isso, comece a levantar as torres de oração: no seu casamento, na vida de seus filhos, fisicos e espirituais.

Ore por seu trabalho. Ore pelo estudo de seus filhos e pelo ensino do Senhor. Ore por você, por sua vida espiritual.

Amém.

Deus os abençoe! Mande um abraço meu a todos da célula!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema