AS ATITUDES DE EZEQUIAS
As atitudes de Ezequias
Todos os dias estamos diante da batalha por uma vida feliz, por uma vida abençoada. Agora, nessa tentativa de obter uma vida feliz e abençoada, teremos sempre o nosso adversário tentando impedir o nosso sucesso, e cabe a nós neutralizarmos os seus ataques que por certo virão sobre nós.
Ezequias agiu para impedir que o seu inimigo, Senaqueribe, rei da Assíria, destruísse o povo de Israel. II Cr 32:1-8.
1 Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá, acampou-se contra as cidades fortificadas e intentou apoderar-se delas. 2 Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido a pelejar contra Jerusalém, 3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. 4 Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: Por que viriam os reis da Assíria e achariam tantas águas? 5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância. 6 Pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração, dizendo: 7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.
Portanto, nesse discipulado aprenderemos sobre as três atitudes que Ezequias teve, e nós devemos ter também diante das adversidades e dos nossos inimigos.
1º Atitude de Ezequias - ele mandou tapar as fontes das águas, que havia fora da cidade, versículo 3.
3 resolveu, de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
Por que tampar as fontes? Porque nenhum exército inimigo sobreviveria sem ÁGUA em um deserto. Portanto, o que alimenta o nosso inimigo, de nome Satanás, é o que dou para ele se alimentar e sobreviver.
Todo o alimento que eu dou a satanás é o que faz ele forte contra nós? Mas que alimentos são esses? As minhas desconfianças a respeito das coisas de Deus; A minha falta de fé em confiar nos livramentos de Deus; A minha falta de vontade para as coisas espirituais;
A nossa negligência com as coisas espirituais, fazem com que satanás e seus demônios, ajam em nossa vida. Portanto, tampe todas as fontes que podem estar alimentando o seu inimigo. Mesmo quando começamos a acreditar na providência de Deus mesmo diante de uma luta, que aparentemente possa ser impossível de ser vencida, precisamos começar, através do entendimento da palavra, a enfraquecer a força do inimigo em minha vida. Como? Tirando as fontes de sobrevivência dele: Como a nossa falta de fé; Como as nossas negligencias do chamado; As desconfiança; A preguiça, etc.
Veja que Senaqueribe já tinha destruído muitas nações e zombava do Deus de Israel. E nós podemos ver isso nos versículos 15 a 17. Fisicamente a batalha já estava perdida e somente um ato divino poderia garantir a vitória e dar livramento a Ezequias.
15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum pôde livrar o seu povo das minhas mãos, nem das mãos de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus das minhas mãos? 16 Os seus servos falaram ainda mais contra o Senhor Deus e contra Ezequias, seu servo. 17 Senaqueribe escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor, Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações de outras terras não livraram o seu povo das minhas mãos, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos.
Portanto, creia, que ao ter atitudes de fechar as fontes que alimentam o seu inimigo, a vitória do Senhor estará estabelecida; e curas, milagres, prodígios e maravilhas acontecerão em sua direção.
2º Atitude de Ezequias - ele restaurou todo o muro quebrado, versículo 5.
5 Ele cobrou ânimo, restaurou todo o muro quebrado e sobre ele ergueu torres; levantou também o outro muro por fora, fortificou a Milo na Cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.
A atitude de Ezequias foi de tapar todas as brechas, e o muro foi restaurado.
Só neutralizaremos o inimigo quando restaurarmos o nosso muro, o que significa proteção, e não deixarmos nenhuma brecha.
Talvez em sua vida, o inimigo tenha achado brechas, onde ele tenha entrado e causado sérios problemas.
Portanto, não subestimem o inimigo, é necessário restaurar as brechas! Mas, o que produz brechas na nossa vida? São os pecados, erros como: Os desequilíbrio emocionais; As brigas; As contendas. As fofocas; O desrespeito; As negligências à obra do Senhor; Os maus testemunhos que impeçam a obra de Deus a crescer; A desonra etc...
Restaure o muro quebrado, todas as brechas da sua vida, e impeça o inimigo de entrar!
3º Atitude de Ezequias - ele ergueu torres...
A palavra de Jesus em Mt 26:41, foi.
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Deus está dando a dica hoje: Erga torres de proteção em sua vida. Como? Cinco exemplos:
1 - Erga torre de oração, no seu casamento... I Pe 3:7.
7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
A Palavra diz que devemos viver a vida comum do lar com sabedoria, com discernimento.
2 - Erga torre de oração, na vida dos seus Filhos... Traga seus filhos à igreja, é sua responsabilidade. A Bíblia diz em Pv 22:6.
6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Essa torre impede o inimigo de agir no futuro, nos descepcionando com nossos filhos.
3 - Erga torre de oração no seu Trabalho... Seja o melhor funcionário. O Sl 128:1-2, nos diz:
1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Essa torre irá gerar recursos, e você será suprido pela obra sobrenatural do Senhor, e você e sua familia serão felizes e tudo irá bem.
4 - Erga torre de oração nos estudos de seus filhos, (estudo, faculdade) e para que eles continuem a aprender também do Senhor... Pv 9:9-10.
9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Não negligencie a Palavra, e leve a sério os seus estudos!
5 - Erga torre de oração na sua Vida espiritual... Zele por sua vida espiritual. Essa orientação é poderosa, II Cr 32:7-8.
7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.
Veja que o profeta Isaías diz em Is 43:13.
13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
Ou seja, "agindo Deus quem impedirá": Deus quer agir na sua vida; Deus quer agir no seu chamado; Deus quer agir na sua célula; Feche as brechas, senão, o inimigo pode destruir.
Veja que Deus enviou seu anjo, e Senaqueribe foi envergonhado e derrotado, II Cr 32:21.
21 Então, o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou para a sua terra. Tendo ele entrado na casa de seu deus, os seus próprios filhos ali o mataram à espada.
Assim também será conosco se fecharmos as fontes, Deus enviará a nossa vitória, e os nossos inimigos serão envergonhados e derrotados. Mas, antes, eu quero que você faça uma reflexão: Qual tem sido o Senaqueribe em sua vida?
Hoje nesse discipulado, Deus te chama a ser mais do que vencedor!
Portanto; Não desista! Resista.! Posicione-se! Lute! Não abra mão de Deus em sua vida! Porque independente das afrontas, Deus tem vitória para você, mas não subestime o inimigo!
Você já sabe que nome de Cristo Jesus tem poder para mudar a sua vida. Portanto, obedeça às suas ordens! A principal delas está em Mt 28:18-20.
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Você tem cumprido o Ide? Estamos no mês de Maio, quantas vidas você já trouxe para Deus este ano?
Veja, nós teremos mais Encontros com Deus!!! Dias 13, 14 e 15 de maio - Encontro Masculino. Dias 20, 21 e 22 de maio – Encontro Feminino. Que oportunidade tremenda! Quais tem sido as suas prioridades? O Reino de Deus estaá em primeiro lugar mesmo?
Procure consolidar o que você tem e já sabe, porque ao priorizarmos temos uma promessa em Mt 6:33.
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não lute com suas forças, mas consolide sua vida priorizando as coisas de Deus! Deus quer enviar o seus anjo hoje em todas as áreas da sua vida! Por isso, comece a levantar as torres de oração: no seu casamento, na vida de seus filhos, fisicos e espirituais.
Ore por seu trabalho. Ore pelo estudo de seus filhos e pelo ensino do Senhor. Ore por você, por sua vida espiritual.
Amém.
Deus os abençoe! Mande um abraço meu a todos da célula!