TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O QUE TEM FEITO O AMOR POR CRISTO ESFRIAR?

Hoje, nós veremos sobre a grandeza da obra redentora de Cristo.

Sabemos que os nossos pecados foram a causa para que estivéssemos condenados à morte eterna, mas Cristo nos libertou do controle do pecado, entregando-se como sacrifício pelos nossos pecados. Rm 6:23.

23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Paulo faz uma pergunta em Rm 8:35-39.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Temos visto pessoas que um dia se entregaram a Cristo, buscavam Cristo, mas, tempos depois, eles abandonam a fé, perdendo totalmente o primeiro amor, tudo porque foram sucumbidas diante das propostas deste mundo.

Tem pessoas que trocam Jesus e sua obra facilmente, por outras coisas.                                       

Será que Jesus chamaria você, mudaria o que Ele já mudou em sua vida para nada, para dar um testemunho vago, onde ainda as facinações do mundo estão em primeiro lugar em sua vida. Por isso, podemos ver que a profecia que Jesus disse, está se cumprindo ainda nos dias de hoje: Que o amor de muitos tem esfriado, Mt 24:12.

12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.                                               

O que significa iniquidade? É deixar de fazer o que dereiamos fazer. É o desrespeito e negação às leis e mandamentos sagrados de Deus.

Veja que a iniquidade é mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento. Portanto, a iniquidade é considerada um pecado, mas de uma forma mais grave. Segundo a Bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, ele não se importa mais com as consequências. 
                                                           
Eu quero que você reflita nessa pergunta: - Por acaso, essa profecia, “de que o amor se esfriará”, tem se cumprido em sua vida? Você tem dado lugar à sua mente e até pensado que a sua vida espiritual está assim?

Outra pergunta: Se o amor de Deus é tão maravilhoso, o que então tem conseguido separar você desse amor?     

Por exemplo: Lembra daquele amor que você tinha, aquela vontade, aquele temor de vir aos cultos? Aquele amor, que fazia você gostar de participar e fazer uma celula? Aquele amor que você tinha, de ajudar nos encontros, Reencontro, qualquer evento na Igreja? Aquele amor de ler, orar e levar a Palavra? O que tem conseguido te separar desse amor?

Hoje, até a política tem feito isso!Tem pessoas que tem até inimizade, por causa de politica. E esse demônio que tem agido, tem feito muitos esfriarem, afastarem-se do amor de Deus, eu quero dizer, politica passa, a eternidade não. Por isso, hoje, nós veremos alguns pontos que o texto diz, e você estiver flechado em sua emoções, que você venha saia dessa célula restaurado pela boa mão do Senhor, que te ama e quer que você volte ao primeiro amor.

Pare, analise se existem coisas que em sua vida que tem conseguido separá-lo do amor de Deus;
1º Serão tribulações, angústia ou perseguições.
2º Ou a fome e Nudez.
3º Ou o Presente.
4º Ou o futuro.

1º A primeira indagação que Paulo faz, e nós adverte hoje a pensar, é sobre as tribulações, angústia ou perseguições, e o versículo 35, diz isso.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Note que a primeira arma que Satanás utiliza para separar alguém do amor de Deus é a perseguição.

Existem pessoas que desanimam quando passam pelas primeiras dificuldades e de imediato voltam a olhar para trás. Trata-se do terreno pedregoso referido na parábola do semeador, Mt 13:6.

6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.

Versículos 20-21.

20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria. 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por “causa da palavra”, logo se escandaliza.

Porém, a Bíblia fala sobre as tribulações serem motivos de grandes alegrias e não de desistência, mas, por não termos o hábito de ler, esquecemos do que diz Tg 1:2-4.

2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

A Palavra diz que a nossa perseverança deve ter uma ação completa, e em nada deficiente. 

Que Deus te capacite nas suas tribulações, nas suas angústias e perseguições, e te dê vitória!

2º Indagação que a Palavra diz: "será a fome e nudez,"  versículo 35.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome ou nudez, ou perigo, ou espada?

Existem problemas financeiros, que têm separado pessoas do amor de Deus.                                                                 

Incrível! Dinheiro demais afasta o homem do amor de Deus porque não tem tempo. Dinheiro de menos, afasta o homem de Deus porque ele passa a pensar que Deus está sendo ruim com ele.
                                                                            
Na verdade, são homens e mulheres que desejaram apenas as bênçãos, e não o Deus que abençoa para ser benção. E o que eu estou falando aqui não é uma situação nova, porque enquanto Jesus estava na terra, muitas pessoas o deixaram!!! Por exemplo: quando ouviram uma Palavra de confronto, em Jo 6:58-71, muitos foram embora.             

58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente. 59 Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Os discípulos escandalizados 60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 61 Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza? 62 Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? 63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. 64 Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. 65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. Muitos discípulos se retiram66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. 70 Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. 71 Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.

Nós sabemos que isso não é uma situação nova para nós, pois, enquanto Jesus estava na terra, muitos o deixaram quando ouviram uma palavra de confronto. Portanto, nenhuma falta deve nos distanciar de Jesus. Pelo contrário, devemos dizer como Paulo em II Co 6:4-10.

4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; 8 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 9 como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

3º Paulo diz que nem o presente, ou seja, o que você está passando pode te separar do amor de Deus, veja o versículo 38.    

38 Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;                                               

Veja que a arma utilizada pelo inimigo para nos distanciar de Cristo é a contaminação. Ele tenta nos iludir com as coisas do presente.

Quando a Palavra fala do presente, refere-se às coisas deste mundo. E o que há no mundo? A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.  I Jo 2:16.

16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.                                                                                        

Os prazeres e riquezas desta vida têm ofuscado o brilho do amor de Deus e iludido muita gente. Trata-se da semente que caiu entre os espinhos, e é mencionada na parábola do semeador, em Mt 13:7 e Mt 13:22.

7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.
                                                                                                                                
22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.


Portanto, precisamos aprender a viver contentes em qualquer situação, tanto na fartura quanto na escassez. Fp 4:11-13.

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.

Cuidado com as coisas que lhe prendem nesse mundo! Domine-as ou serás dominado!

4º O futuro – versículo 38.

38 Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro(ou o porvir);
                                                               
Infelizmente, a vontade de construir um futuro de sucesso tem separado muita gente do amor de Deus.
                                         
Vemos pessoas trabalhando e estudando dia e noite, largando a igreja, as células, os discípulos, e não é raro os que até largam a própria família, em nome de um futuro de êxito. É certo que devemos ser diligentes no estudo e no trabalho, mas a nossa prosperidade depende de Deus. Sl 127:2.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.

Portanto, não se inquiete com o dia de amanhã e não permita que o futuro o afaste do amor de Deus. Basta a cada dia o seu mal.

Diante destas coisas eu te pergunto: o que tem te separado do amor de Deus? O que tem feito você perder um culto de adoração ao Senhor em um domingo? O que tem feito você perder a alegria da salvação e mergulhar num profundo desânimo? Porque o desânimo traz morte.

O que tem feito você parar de ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas? O que tem feito você parar de fazer o mesmo que Jesus mandou? 

Vocês são líderes chamados por Deus! Mesmo que as tribulações, as dificuldades financeiras, o presente, o futuro ou qualquer outra coisa tenha afastado você do amor de Deus, existe somente um caminho de volta: arrependimento e confissão de pecados.

O que tem feito você perder esse amor? Lembre-se, que toda desculpa é uma mentira bem elaborada! Portanto, não se esconda atrás de desculpas.

Amem! Deus abençoe a sua célula! Meu abraço a todos!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema