TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

QUEM TENHO SIDO EM MINHAS LUTAS?

Todos nós enfrentandos algumas dificuldades em algumas áreas de nossas vidas. E certamente, essas guerras, perseguições, desertos e inimigos internos ou externos têm um propósito único: levar-nos cada vez mais para perto de Deus.

Hoje, nesse discipulado, nós veremos que no livro do Êxodo, a palavra nos relata sobre o povo de Israel quando eles deixaram o Egito. E a historia conta também sobre dez manifestações tremendas do poder do Deus, ou seja, as dez pragas que assolaram o povo egípcio. E nós veremos também que esse povo, quando saíram da escravidão, saíram do Egito muito ricos, e foi como se eles tivessem sido restituídos, com ouro, prata, joias, rebanhos, por ordem do Deus de Israel. E foi o Deus de Israel quem mandou que eles exigissem dos egípcios. Além disso, eles viram, presenciaram e viveram os milagres:

Atravessaram o Mar Vermelho em seco;
Viram também a derrota do exército do faraó;
Eles viram o próprio faraó morrer afogado penalizado por ter tentado contra Deus, e de ter tentado recapturar o que Deus já havia liberado, que era o povo da escravidão.

Ocorreu que depois de três dias, após a travessia do povo, o povo passou a murmurar contra sua liderança, e esse episódio aconteceu quando eles chegaram as águas de MARA.                                                                           .

Chegando em MARA, eles murmuraram, porque as águas de MARA eram insalubres. Porém, note que naquele momento, o povo já estava esquecendo os milagres, já estavam esquecendo do cuidado de Deus com eles.
                                                                                
Portanto; Homens de Deus. Mulheres de Deus. Jovens de Deus. Nós precisamos vigiar demais, para não cair nas ciladas do inimigo. Mas como Apóstolo? Não emprestando as nossas mentes, emoções e vontades a satanás. Porque se você deixá-lo assessar o seu coração, esses demônios vão te destruir.                                                               

Veja em Ex 15:22-27, onde as águas de MARA tornam-se doces.

22 Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. 23 Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? 25 Então, Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali “os provou”, 26 e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara. 27 Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.

Boa parte do povo estava murmurando, esquecendo completamente o que eles tinham vivido a poucos dias atrás.                                                                                   
Quantas vezes nós murmuramos no caminho que Deus tem nos proposto? Quantas vezes reclamos e murmuramos do caminho da nossa chamada, por varios motivos? Ah! Tem isso... Tem aquilo... Tem célula... Tem congresso... Tem não seio o que etc... Quem te libertou foi Deus!!!

Quem tenho sido em minhas lutas? Guarde isso para sua vida: Cuidado! Porque Deus continua o mesmo! E Deus continua falando com aqueles que se dispõe a andar com Ele, porque onde estiver dois ou três em seu nome, Ele está. Ex 16:1-3.

1 Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito. 2 Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto; 3 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.

Veja que eles chegaram ao cúmulo de manifestar saudades das comidas da terra da escravidão, e declararam que teria sido melhor morrer no Egito do que percorrer aquele caminho!                                                                           .

O que eu quero que você entenda e note é que mesmo depois de tantas manifestações gloriosas. Da nuvem que os protegia durante o dia. Da coluna de fogo que os iluminava a noite. De toda a Glória de Deus vista em Ex 16:10-12.

10 Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. 11 E o Senhor disse a Moisés: 12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus.

Por causa da murmuração, o Senhor mandou codornizes e maná para alimentar o povo, porém; A desobediência, a infidelidade e a ingratidão pareciam jorrar dos corações da maioria daqueles homens e mulheres, e assim tem sido até os dias de hoje na vida de muitos.                           

Entenda hoje, diante dessa palavra, que as adversidades da vida revelam quem realmente somos.

Quem tenho sido em minhas lutas? Em minhas adversidades?

Amados! Toda adversidade tem este efeito sobre nós. Todas adversidades nos obrigam a revelarmos quem realmente somos. E Deus permite isso, porque é Ele quem sonda o nosso coração. Ou O queremos e O honramos no caminho que Ele tem nos dado, ou.......                  
                                
Um pouco mais à frente, em Ex 16:15-20, temos um exemplo de como havia gente infiel em Israel, no meio daquele povo.                                                  

15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. 16 Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. 17 Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos. 18 Porém, medindo-o com o gômer, (Um gômer no hebraico sig perfeito, completo) não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. 19 Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, vimos no texto que a ordem de Deus era bem clara: ninguém deveria recolher mais de maná, do que o suficiente para alimentar-se num dia. E Moisés acabou irando-se, porque não foram poucos os que desobedeceram, e tentaram guardar o maná para o dia seguinte. Tudo isso, era a prova de Deus para com o seu povo.
                                                                                      
A Bíblia relata que "aquele (o maná sobressalente) criou bicho e começou a cheirar mal", vs 20.                   

20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.

Portanto, podemos aprender hoje, que é preciso estar em vigilância constante, porque foi durante a provação no deserto que a desobediência, a infidelidade, a incredulidade, a desonra, a ingratidão do povo foram reveladas. Ou seja, são as coisas que os crentes costumam esconder no coração e que "cheiram mal" e viram “bicho”.

Amados! Deus espera que você, ao passar por eventuais tribulações e adversidades, revele o bom perfume de Cristo. Porque o bom perfume Cristo é revelado com uma fé bem alicerçada em Deus, e não o da adoração a Lucífer que é a murmuração.  
                                                   
Veja o que a Palavra nos diz em Rm 8:31-37.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Muitas vezes não percebemos o tempo em que estamos vivendo. O ser humano é limitado ao espaço e ao tempo. Por isso muitas vezes pensamos: Ah, se eu soubesse! Ah, se eu pudesse voltar atrás! Por isso, é preciso estarmos atentos, porque as oportunidades passam e não voltam.

Portanto, o que vivemos hoje precisa ser aproveitado. Ef 5:16.

16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

Deus é o Senhor do tempo! O Eterno é atemporal porque Ele não está sujeito ao tempo humano. II Pe 3:8-9.

8 Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

O único que está acima das épocas, estações, gerações e milênios, também é o único que pode mudar a história, a sua história e o seu histórico.

A vinda de Jesus ao mundo, dividiu a história em antes e depois de Cristo. Isso porque Ele é o único que pode transformar a história de um ser humano.                                                 

Deus quer que você reflita hoje sobre o poder transformador de Jesus sobre a sua história. Porque as oportunidades perdidas, os erros cometidos, as palavras mal ditas, ou qualquer outro pesar do passado, podem te assombrar até os dias de hoje.

Quem eu tenho revelado nessa minha caminhada? É Jesus? É gratidão? Ou estou com saudades das panelas do Egito? Lembre-se, Jesus é o único que pode mudar a sua vida, apagando o seu passado através do arrependimento e do perdão. Não perca a oportunidade de hoje!

Se a história de sua vida tornou-se um rascunho rasurado, e você parou de escrever a sua chamada espiritual, saiba que um novo começo pode ser a página em branco pronta para ser redigida por você novamente, porque a sua geografia é o territorio da promessa.

Quem realmente tenho sido nas adversidades da minha caminhada?

Ah... Apóstolo... eu não consigo seguir a história transformando vidas em nome de Jesus! Ah... eu não consigo ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vida!!! Eu não sei o que acontece!!!

Isso está mostrando quem você tem sido em suas lutas, em suas adversidades?

Portanto, deixe Jesus transformar a sua história! Deixe Ele entrar em sua vida novamente! Deixe Ele mudar todas as coisas que precisam ser mudadas, e que você sabe que precisa!

Jesus quer transformar a sua história! Ele quer levá-lo a um novo estio de vida, que a cada ciclo Ele nos proporciona!

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema