TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ORIENTAÇÕES DE DEUS PARA A OBRA

Existem alguns princípios muito simples que nós podemos utilizar em nossa vida, como sinal da reconstrução do nosso templo. E hoje veremos que o Deus desejava era a purificação do seu povo, e Ele quer até nos dias de hoje essa purificação.

Deus nos deixou uma palavra escrita que liberta, sara e cura. Jo 8:32.

32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

Deus queria que povo mudasse e deixasse uma descendência próspera. Mas, nós sabemos que isso só viria através da leitura e entendimento da Palavra de Deus, para que o alvo da purificação da terra acontecesse.

No capítulo13 de Neemias, nós vemos que Neemias, ao retornar a Jerusalém, porque ele tinha voltado para o seu ofício diante do rei, mas quando ele voltou para Jerusalém, isso, 12 anos depois, ele viu que o povo tinha se contaminado, e não estava colocando em prática a palavra. Anos mais tarde, Neemias viu que o povo tinha se desviado de um compromisso feito com Deus.

A reação de Neemias ao voltar para Jerusalém, ao ver tudo aquilo, com certeza não foi nada boa, e ele ficou muito decepcionado. Mas, veja a orientação que está na Palavra de Deus. Ne 13:1.

1 Naquele dia, o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus,

Era uma orientação de Deus. A orientação, estava clara, Deus queria uma purificação, e quer até hoje, do seu povo, e essa prática da Lei da purificação da terra novamente estava sendo perdida pelo povo de Deus, mesmo depois da reconstrução e dedicação do muro.

Isso nos fala muito, ainda hoje. Quantas atitudes, quantos testemunhos de ruína nós temos dado? Mesmo depois de ter o entendimento de que Jesus fez para nos salvar! Quantas brigas em todos os lugares, inclusive dentro da Igreja!
Em casa. No trabalho. Na rua, etc. Sempre indo contra aquilo que Deus nos diz em sua palavra.

Que possamos dar testemunho dEle aqui na terra. Mas, trazendo para os dias de hoje, Paulo nos avisa, sobre o jugo desigual. II Co 6:14-18.

14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Deixe-me explicar sobre o jugo desigual. É como uma canga colocada em bois, pesada. E isso vem sobre....familia, casamento.....

Na época de Neemias, de tempos em tempos, eles liam os escritos de Moisés. E, algo precisava ser feito, porque eles não estavam cumprindo o combinado, e nós podemos ver que a orientação estava na Palavra, veja Dt 23:3-5.

3 Nenhum amonita ou moabita entrará na assembléia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembléia do Senhor, eternamente. 4 Porquanto não foram ao vosso encontro com pão e água, no caminho, quando saíeis do Egito; e porque alugaram contra ti Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar. 5 Porém o Senhor, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição, porquanto o Senhor, teu Deus, te amava.

A Palavra de Deus precisa ser colocada em prática, senão nós seremos hipócritas como eles foram.

Os amonitas e moabitas não podiam ter parte na congregação de Deus. Deixa eu explicar, senão ainda alguém pode dizer que Deus é ruim.

Esse: “não podiam ter parte na congregação de Deus” ou “na assembléia do Senhor”, não significava que eles não podiam ser salvos por Deus, mas Deus não queria que ninguém se misturasse com eles em casamento, porque eles não cria nEle. E com isso, nós veremos que o Diabo é muito esperto, e o crente que não vigia é facilmente envolvido por satanás.

Na época, os jovens crentes deveriam pregar a palavra para os incrédulos, porém, não deveriam casar-se com eles, pois era uma ordenança de Deus, porque o que Deus queria era que o povo não se contaminasse com os outros deuses. Ne 13:1.

1 Naquele dia, o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus,

Veja a orientação em Ne 13:2.

2 pois eles, em vez de darem água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar maldição sobre eles. O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção.

Portanto, nós lemos em Deuteronômio a mesma orientação, contada aqui no livro de Neemias capítulo 13.

Amados, Deus tinha um plano para terra, que era trazer a salvação através de Israel, a todo o povo, porque foi o lugar que Ele escolheu. Por isso, Deus queria que o povo permanecesse puro. Mas, como Deus sempre nos surpreende, no versículo 2, lemos que Deus disse que "transformou a maldição em bênção".

Cabe a nós entender e crer que o nosso Deus sempre tem Suas razões, e cabe a nós, pelo entendimento, nunca duvidarmos dEle.

Uma ordem dEle deve ser o suficiente para obedecermos. E Deus nos conscientiza disso na Sua Palavra, de que devemos obedecer. Ne 13:3.

3 Quando o povo ouviu essa Lei, excluiu de Israel todos os que eram de ascendência estrangeira.

Veremos no versículo 4, daqui a pouco, que o sacerdote Eliasibe não vigiou, portanto não agiu bem, porque tinha deixado uma brecha aberta e como líder deveria ter obedecido e vigiado.
                                                                         
O que houve? Eliasibe, o sacerdote, deixou que sua família se unisse em casamento, ao maior inimigo do povo de Deus, Tobias o amonita. Ou seja, misturou-se ao inimigo, indo contra a uma orientação da Palavra de Deus, que avisou sobre o casamentos, e o inimigo já estava trabalhando nisso. Ne 6:18.

18 Muita gente de Judá estava do lado de Tobias porque ele era genro de um judeu chamado Secanias, filho de Ará. Além disso, o seu filho Joanã havia casado com a filha de Mesulã, filho de Berequias.

Portanto, veja que eles caíram nas ciladas do diabo. A ordenança de Deus era que deveriam vigiar para poder dar testemunho de purificação e obediência a Deus.

Amados, Deus requer nosso testemunho em tudo, e tudo começa na obediência. Mas, veja a como o diabo atacou: ele agiu na emoção ou emocionalmente e na carnalmente. Ou seja, se os próprios líderes não dão exemplo, como haverá uma purificação? A quem muito é dado, muito será cobrado!

O diabo sabe como guerrear, não pense que ele ê bobo e que você é bom demais.

A Palavra diz que aquele que esta de pé, cuide para que não caia.

Portanto, mediante aquele ato de Eliasibe, o povo sentiu a lei se afrouxando. Veja o perigo do testemunho de um líder, e ninguém obedecia mais ao Senhor, e observe agora onde satanas foi parar! A palavra diz que devido à desobediência, Eliasibe chegou a profanar os recintos do templo. Ne 13:4-5.

4 Antes disso, o sacerdote Eliasibe tinha sido encarregado dos depósitos do templo de nosso Deus. Ele era parente próximo de Tobias 5 e lhe havia cedido uma grande sala, anteriormente utilizada para guardar as ofertas de cereal, o incenso, os utensílios do templo e também os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite prescritos para os levitas, para os cantores e para os porteiros, além das ofertas para os sacerdotes.

Portanto, lá estava de novo o inimigo no templo, anos depois, trabalhando incansavelmente contra a obra de Deus.

Deus me falou bem claro, que não adianta restauração de templo, dos muros, se nós deixarmos dentro do nosso templo, uma sala grande para Tobias agir. Esse demonio tem que sair!

Que sala é essa Apostolo? A sala que era para guardar as ofertas de cereal, (as provisões que Deus tem te dado para casa dEle, mas Tobias não tem deixado você dar). A sala do incenso, (que são as suas orações, Tobias quer deixar você fazer). A sala dos utensílios do templo e que significa os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite prescritos para os levitas, para os cantores e para os porteiros, além das ofertas para os sacerdotes, (Tobias dentro do templo, é desastre certo em nossas vidas).

Se Neemias estivesse em Jerusalém, com certeza ele não deixaria isto acontecer. Mas, por outro lado, nós como líderes, não podemos estar sempre cuidando das coisas povo. Porque a palavra dita por Jesus em Mt 28:19-20, é para “ensinar a guardar tudo que tem ordenado”.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos


Eu creio como Neemias creu, porque como sacerdote estabelecido sobre a MMA, eu creio que você continuará na fidelidade a Deus. E é ai que está o grande problema: pessoas, até líderes, sacerdotes, só querem os benefícios e não querem vigiar, e acabam sendo instrumento de uso do inimigo. Lembrando que Tobias quer barrar a obra de Deus!

Portanto, é necessário que as pessoas sejam fiéis continuamente na obra de Deus, porque se tiver uma brecha, o inimigo se instala no templo. MENTE, EMOÇOES e VONTADE = ALMA.

Veja aqui, que Neemias acreditava que Eliasibe tivesse a mesma fidelidade que ele tinha na obra de Deus, como líder também levantado para realizar a obra.

Portanto, precisamos vigiar constantemente, e devemos seguir sempre os bons exemplos e não os maus, veja Ne 13:6-12.

6 Mas, enquanto tudo isso estava acontecendo, eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo ano do reinado de Artaxerxes, rei da Babilônia, voltei ao rei. Algum tempo depois pedi sua permissão. 7 e voltei para Jerusalém. Aqui soube do mal que Eliasibe fizera ao ceder uma sala a Tobias nos pátios do templo de Deus. 8 Fiquei muito aborrecido e joguei todos os móveis de Tobias fora da sala. 9 Mandei purificar as salas e coloquei de volta nelas os utensílios do templo de Deus, com as ofertas de cereal e o incenso. 10 Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto haviam voltado para suas próprias terras. 11 Por isso repreendi os oficiais e lhes perguntei: “Por que essa negligência com o templo de Deus?” Então convoquei os levitas e os cantores e os coloquei em seus postos. 12 E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos.

Portanto, observe hoje, que precisamos constantemente vigiar o nosso templo.

Só em Neemias, no capítulo 13, as últimas reformas realizada por ele foram atingidas.

Cuidado sacerdote com a sala que você tem deixado para Tobias. A brecha que você der na sua vida a ele, Tobias entra, e da sua sala comanda tudo.

Deus me disse que o inimigo quer danificar toda a sua vida, por isso que ele sempre vai querer a maior sala, onde coloca-se o suprimento do templo (os princípios bíblicos).  Mas, o que eu quero que você note, é que a atitude de Neemias foi semelhante a que Jesus teve na purificação do templo em Jo 2:13-22.

13 Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. 14 No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. 15 Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. 16 Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!” 17 Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”. 18 Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal milagroso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?” 19 Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. 20 Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” 21 Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. 22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

Quando abandonamos os nossos lideres, o Apóstolo, ou o Pastor, o discipulador, as células, as redes, o louvor, a Igrejas, enfim a obra de Deus, precisamos rever imediatamente o nosso templo. Ou seja, quando negligenciamos a obra de Deus em nossa vida, como nas nossas finanças, é porque talvez Tobias tenha uma sala grande dentro de nós.

Se observarmos Ne 13:10, veremos que a primeira coisa que satanás, que Tobias fez, foi tirar a adoração do templo do Senhor.

10 Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida, e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto haviam voltado para suas próprias terras.

Portanto, veja que satanás, Tobias, como nós lemos, que os levitas e os cantores enfim a adoração a Deus estava negligencianda, e as ofertas para a manutenção da obra estava com problemas, porque Tobias estava no templo.

Conhecendo o caráter de Neemias, nós vimos que ele não era um tipo de líder que olhava para uma injustiça e apenas se lamentava. Ele se levantava firmemente contra as coisas erradas dentro da obra de Deus e fazia algo para reverter a situação. Na obra de Deus, precisamos vigiar os argumentos dos “santos”, os quais muitas vezes não passam de desculpas.

Veja que no versículo 11, Neemias contendeu com os homens da lei e restituiu os levitas ao serviço para o qual foram chamados por Deus.

11 Por isso repreendi os oficiais e lhes perguntei: "Por que essa negligência com o templo de Deus? " Então eu convoquei os levitas e cantores e os coloquei em seus postos.

Podemos aprender que o líder, deve saber que se deixar a obra aos cuidados e aos caprichos da vontade humana, o resultado será a negligência, por isso, precisamos lutar e não apenas se conformar. Veja no versículo 12, que os dízimos foram devolvidos para a casa de Deus.

12 E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos.

Portanto, não negligencie a obra que é de Deus! Pelo contrário, vigie, porque na obra de Deus, se não vigiarmos, há destruição de cargos e funções.

O sacerdote Eliasibe, uma vez como lider, não correspondeu àquilo que Deus estava exigindo dele para sua obra.

É claro, devemos dar um tempo para que pessoas se adaptem às suas funções. Mas o modelo Neemias foi fiel e fazia tudo por amor a Deus, e Deus vê isso. E lendo esse texto de Neemias, Deus me fez lembrar o que o Apóstolo Paulo, disse em I Co 9:26-27.

26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Precisamos vigiar, cuidar do trabalho que Deus nos confiou!

Mutas vidas novas estão vindo para a Igreja! Vamos recepciona-las! Vamos fazer a obra com amor!

Os encontros estão ai, precisamo orar e jejuar, pedir a unção de Deus para sua obra. Por que? Porque Ele está vendo tudo isso.

Temos os encontros, precisamos analisar se Tobias não está em algum compartimento dentro de nós.

Deus os abençoe! Meu abraço a todos da célula!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema