TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

UMA SEMENTE E 4 TIPOS DE SOLO

Nós sabemos que a Palavra do Senhor é uma semente que o Semeador (Jesus) planta em nossos corações. Porém, como solos recebedores dessa semente, nós que decidimos o que acontecerá a partir do momento que esta semente chega em nossas vidas. E foi para este fim que Jesus usou a parábola do Semeador para nos ensinar que somente quando a palavra entra em um coração disposto a ouvir, aprender e aplicar, é que ela verdadeiramente alcançará seu propósito. Aí sim, ela crescerá e dará muitos frutos.

Vejamos a parábola em Mc 4:1-9.

1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Agora, vejamos a explicação da parábola  em Mc 4:10-20.

10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. 13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

Se você conhece algum agricultor, e se você for conversar com ele sobre ter uma excelente colheita, ele falará que nenhuma supersafra, nenhuma grande colheita, vem sem que o semeador se empenhe em preparar a terra. E nesse preparo, ele precisa ter todos os cuidados devidos, para que a terra receba a semente, germine, brote, cresça e frutifique.


Em Mc 4, que lemos, fala da Parábola do Semeador. E você pode constatar que Jesus explicava essa parábola para uma numerosa multidão. E, com toda a sabedoria divina, Jesus tinha o hábito de valer-se dessa parábolas, para enriquecer os seus ensinos, para um melhor aprendizado. Por isso, a parábola do semeador fala do trajeto do agricultor, que lançando mão de sementes, saiu para semear em quatro tipos de solo. E nós vimos que uma parte da semente caiu à beira do caminho. Outra caiu em solo rochoso. Outra caiu entre os espinhos. E a outra caiu em boa terra.

Portanto, isso nos explica que existem 4 tipos de solo ou de 4 tipos de situações, onde as sementes de Jesus têm repousado. Veja que as explicações detalhadas, sobre a parábola do semeador, foram ditas aos “doze de Jesus” em particular. E Jesus começa a explicar que a semente é a Palavra de Deus. Que o semeador é o evangelista. E que todo aquele que leva a palavra, é o pregador. E que o solo, é o nosso coração.

Está bem claro que a semente é a Palavra de Deus. E o Apóstolo Paulo se refere à Palavra como viva e eficaz, em  Hb 4:12.

12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

O Apóstolo Pedro ressalta sobre a incorruptibilidade da Palavra em I Pe 1:22-23.

22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

A Bíblia diz que tudo que Deus fez foi bom, e teve como objetivo proporcionar ao homem uma vida saudável e feliz. E foi por isso, que Deus no EDEN, (Nós sabemos do pecado de Adão e Eva) não desistiu do homem, e fez uma promessa de enviaria alguém, o Seu Filho Jesus, para oferecer nova oportunidade ao homem, ou seja, uma reabilitação da criatura pecadora caida, com o Deus todo poderoso o criador de tudo.

Esta promessa foi proferida por Deus no Antigo testamento, para que o homem pecador ouvisse, e para que todo reino espiritual (principalmente o inferno), presenciasse o decreto de Deus, que anularia as obras malignas. E assim, Jesus consolidou os decretos na preciosa escrita, (semente boa, a palavra da verdade, a luz para os seus pés), e foi usando e capacitando milhares de escritores, que inspirados pelo Espírito Santo, foram formando o livro mais vendido e mais lido no universo, que é a Bíblia Sagrada.

No texto que lemos, o semeador é aquele que recebe do Senhor, a missão de anunciar o evangelho aos necessitados de salvação. Veja, que o Apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma assim, em Rm 10:15.

15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos (o semeadores) que anunciam coisas boas!
                                                                                                                     
Em outras palavras; O semea, era a ordenança de Jesus na sua ressurreição, que todos nós conhecemos bem e que está em Mt 28:19-20, que diz:

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, (semeando a boa semente) batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Porém, essa parábola do semeador fala também da terra, e essa terra é o coração do homem. Por isso, podemos entender prefeitamente quando a parábola diz que entre os seres humanos, existem 4 tipos de solo (que é o coração). Ou seja, existem 4 tipos ou 4 características diferentes de receber a semente do Reino. E se existem essas diferenças, a germinação dessas sementes também interferirá no resultado final do investimento.

Veja que o que a Bíblia diz sobre os 4 tipos de solo ou os 4 tipos de coração:

O 1º tipo de solo. Foi o que caiu à beira do caminho, versículo 4.

4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.                     

Jesus explica aqui sobre o coração endurecido, que se deixa transitar por ensinamentos (e heresias), que contrariam os princípios da Palavra de Deus.

O que passa a acontecer? Esse coração tornar-se duro e impenetrável. Note que Jesus nos explica, que dessa forma, a semente fica exposta e fica vulnerável ao pássaro (que no caso é Satanás), que tira a Palavra semeada no coração.

Você já me ouviu falar várias vezes, que ao virmos para um culto, nós vimos para oferecer o nosso louvor a Jesus.
Mas se ficarmos conversando, distraídos com o celular etc, é porque o maligno conseguiu roubar a semente plantada. Ou seja, a semente caiu a beira do caminho, e o maligno conseguiu tirar a palavra semeada, com as suas distrações.

2º tipo de solo. É o solo rochoso, versículos 5-6.

5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.                                             

Portanto, esse solo é o que tem o coração dividido, ou melhor, um coração que mantêm uma capa de falsidade.

Esse coração evidencia a aparência de fertilidade, contudo, as pedras impedem a semente de enraizar, de crescer e de produzir frutos.

Esse tipo de solo ou de coração, é de uma pessoa que recebe a palavra de Deus com entusiasmo, dando a impressão que houve arrependimento e salvação. No entanto, no primeiro momento de angústia ou perseguição, escandalizam-se e apostatam a fé.

O que é apostatar? Significa julgar e abandonar a doutrina que um dia professava.

O 3º tipo de solo. É aquela semente que caiu entre espinhos.

Esse solo, é o solo de pessoas com o coração atribulado com as coisas do mundo. São pessoas que colocam as coisas do mundo no lugar de Deus. E o texto diz assim no versículo 19.

19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

Portanto, a cobiça, quando não extinguida do nosso coração, transforma-se em uma praga mortífera que sufoca e impede o desenvolvimento da planta (palavra), de cumprir seu papel, que é crescer e produzir muitos frutos.

O 4º e último tipo de solo é o da boa terra.

Esse solo, é o solo do coração aberto, que tem fome e sede da Palavra de Deus.. Esse coração, ouve atentamente e deixa-se convencer pelo Espírito Santo sobre a autenticidade e eficácia da Palavra de Deus, que é rica e poderosa para orientar o homem por caminhos seguros.                                             

Esse solo, esse coração aberto, segue os comandos da Palavra, ele se arrepende dos seus pecados e busca o perdão através de Jesus Cristo. 

Esse solo, abre mão de tudo que se identifica como ídolo em sua vida (lembrando sempre, que ídolo é tudo aquilo que ocupa o 1º lugar em sua vida, no lugar de Deus). É Lamentavel, mas muitos cristãos ainda permanecem na idolatria.

Portanto, se Jesus não estiver em 1º lugar em nossas vidas, o projeto da criação foi frustrado. Veja que a parábola termina dizendo assim no versículo 20:

20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

Então, observe que o propósito de Deus, para sua criação é vê-los salvos. É vê-los livre das opressães malignas. É vê-los curados e transformados, crescendo em conhecimento bíblico e em obediência à sua Palavra. Mas sobretudo, frutificando.
 
Peça a Deus que sonde seu coração e mostre quem está ocupando o lugar que é de Deus em sua vida.
                                                           
Esta parábola no mínimo nos leva a um exame de consciência. Essa parábola, nos convida a refletir sobre a importância da Palavra de Deus e os efeitos que ela causa em nós. Que solo você tem sido?

Deus os abençoe! Beijos e abraços a todos!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema