TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CAMINHO DO SENHOR

Em At 14:21-22, diz:

21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, 22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

É muito comum atualmente, ouvirmos nas Igrejas pregações e mais pregações do Evangelho que ensinam aos irmãos que o CAMINHO do Senhor é algo fácil de ser percorrido, e que as bênçãos serão inúmeras e nenhuma dificuldade será encontrada.

Isso são mensagens que trazem aos ouvintes, dos crentes ou dos novos convetirdos, a idéia de um evangelho de puro triunfo, riquezas, realizações de sonhos, alcance de objetivos particulares e que praticamente excluem a menor possibilidade de tristezas e aflições. Ou seja, um evangelho que promete aquilo que nem a Palavra e nem Jesus Cristo prometem. E pior, muitos que são ensinados dessa maneira tornam-se fracos de diversas formas e ingênuos acerca do caminho do Reino de Deus ensinado por Jesus.

Por isso, é preciso entender que o CAMINHO do Senhor:
É um CAMINHO Estreito.
E é um CAMINHO de Esforço.
É um CAMINHO de Alívio. Porém, é um CAMINHO de muitas vitórias.

Muitos não querem nem saber de palavras desse tipo. Outros têm medo de ministrar palavra sassim.  Mas sem entendimento, é aí que o povo de Deus perece.

Veremos hoje, 4 aspectos desse CAMINHO de Deus, que muitas vezes, pode nos levar a passar por momentos até de dor. 

1º Aspecto do caminho de Deus. Veja que Jesus fala de um CAMINHO estreito.
2º Aspecto; É um caminho de esforço.
3º Aspecto; É um caminho de alívio.
4º Aspecto; É um caminho de vitória.

1º Aspecto - Veja que Jesus fala de um caminho estreito em Mt 7:13-14.

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o CAMINHO que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o CAMINHO que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Em primeiro lugar, o caminho do Senhor não é um caminho fácil como muitos dizem por aí. Caminhar com Jesus requer renúncia, abandono das coisas terrenas e crer nas coisas espirituais, as quais os olhos não podem ver, como disse Paulo em II Co 4:18.

18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Por isso, que é nesse estreito caminho, que todas as nossas bagagens, as quais trouxemos do mundo, precisam ser deixadas para trás! Que bagagemn são essas? As mentiras. O ódio. O rancor. Os vícios. As bebedeiras. E demais costumes do mundo. E algo que precisamos vigiar muito é a soberba, e a auto-exaltação.

Veja que em Mt 23:12, o texto nos diz:

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

Precisamos entender que como esse caminho é estreito, sempre é mais fácil sair dele do que permanecer nele.

A nossa vigilância deve ser sempre redobrada, pensada, relfetida, porque qualquer desvio do nosso pé, seja para direita ou esquerda, pode sim nos proporcionar uma queda.  Porém, essa queda, pode ser plenamente amparada pelas mãos do Senhor, quando acompanhada de arrependimento, I Jo 1:9.

9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Além disso, devemos sempre lembrar que caminhamos em meio a um mundo de trevas, por isso a Luz de Deus deve sempre brilhar em nossos corações para nos iluminar o nosso caminho. Sl 119:105.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Portanto, cuidado! Porque muitos tentarão nos tirar dessa estrada apertada. Uns rirão de nós. Outros usarão de persuasão, para nos indicar um atalho mais fácil para o que desejamos. Muitos se oporão a tudo. Enfim, geralmente são poucos, os que nos ajudarão na obra. São poucos, os que estarão conosco na mesma caminhada. Mas, diante disso que você está escutando, pergunto: - Onde estão as facilidades que muitos ensinam por aí, que tem, para estabelecer o Reino de Deus? - Onde estão os CAMINHOS de delícias?

Como líderes, crentes, servos e discipuladores, precisamos vigiar e saber que tudo quanto fizermos, é preciso fazer para o Senhor, porque o caminho DEle não é da maneira que pensamos, mas sim, estreito.

Veja que Jesus nos ensina, que por vezes, até mesmo a nossa família, terá que ser deixada para trás, por se recusarem a caminhar conosco. Mt 19:29 diz assim:

29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.

Por isso, o caminho estreito, por ser deste modo, é escolhido por poucos e rejeitado por muitos, mas é esse o caminho que conduz à vida.                                                      

É claro que esse caminho não será somente aperto e dores, há também recompensas, como no próprio versículo 29 parte b diz: “receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna”.

2º Aspecto do caminho de Deus -  É um caminho de Esforço.

Lc 13;22-24, nos diz:

22 Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? 24 Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Portanto, entenda que é real o combate que enfrentamos dia após dia, para nos mantermos no caminho do Senhor e entrarmos pela porta estreita do Céu. Por isso, o caminho de Jesus não é fácil. Porém, é um esforço possivel para quem tem esse entendimento.

Veja que, se analisarmos friamente, é com dificuldades que o justo se salva, por vezes com sofrimentos. Veja o que o Apóstolo Pedro disse em I Pe 4:18-19.

18 E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? 19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.

Por isso, devemos lutar para nos mantermos em pé no caminho.                                                                                                      
Creia, existem inúmeras forças contrárias querendo nos impulsionar para trás ou mesmo nos derrubar à beira do caminho! Quem são? Satanás e seus demonios;

Eles orquestram diversos planos para tentar nos desestabilizar os pés. Eles sempre tentarão nos enfraquecer os joelhos, para diminuir o ritmo de nossos passos, tentando nos impedir de acertar o ca minho.

Entenda que em todas as situações em nossos caminhos, nós devemos resistir a satanás e seus demônios, através da fé e do conhecimento. Porque se estamos com problemas, se sofremos, tenha a certeza que existem outros irmãos pelo mundo, que estão também sofrendo e, provavelmente, muito mais do que nós. Por isso, o Ap Pedro também disse assim em I Pe 5:8-11.

8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 11 A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

Veja que a visão desse grande servo de Deus, sobre a razão dos sofrimentos que ele passou, é que é inegável a presença em sua vida das Palavras de Jesus. Mt 10:39.

39 Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.

Lembre-se sempre: a nossa grande recompensa, não receberemos no início, nem no meio dela, mas sim, no seu final!

3º Aspecto do caminho de Deus - É um caminho de alívio.

Em Mt 11:28-30, a Palavra nos diz:

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Como vimos anteriormente, para se caminhar pelo caminho estreito de Jesus, precisamos nos desfazer de nossas bagagens.

É de extrema importância que o cristão entenda que o fardo pesado que carregava no mundo, NÃO terá lugar no Reino de Deus.

Assim como a luz e as trevas não podem se misturar, assim, as bagagens do mundo, não servem no Reino de Deus.

Para andar no novo e vivo caminho, precisamos deixar para trás os nossos fardos, e saber receber as bênçãos de Deus, ainda que, por vezes, não seja fácil. Porém, foi Jesus quem nos chamou e Ele diz assim no versículo 29.

29 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  

Isso quer nos dizer: - Aliviem-se de seus pesados problemas espirituais e emocionais. Aliviem-se dos seus complexos e traumas. De suas lembranças amargas e ressentimentos. Troquem tudo isto, pelo meu fardo que é leve.

Isso quer nos dizer: - Retirem de vocês a avareza, pela qual você trabalha e ajunta para ser ampliado. E comece a notar, que você nunca teve tempo de desfrutar desse trabalho sem jugo.

Hoje, Deus te chama a perceber o real valor das coisas. Deus quer que você deixe seus pesados fardos do pecado (quem deixa de fazer o bem peca) e tomem sobre si o fardo leve que o sangue de Jesus pôde nos proporcionar.

Veja que, Jesus ao dar-nos o fardo de alívio, Ele também nos diz, no versículo 29.

29 Tomai sobre vós o meu jugo “e aprendei de mim”, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

Precisamos aprender com Jesus, a obter a verdadeira sabedoria, que manterá sobre nós um “fardo” sempre “leve” e permitirá que descansemos, mesmo caminhando no caminho estreito.

Quando um caminho é trilhado com tristeza, exite peso sobre as costas do líder, e certamente essas pessoas que fazem isso, perecerão. Mas, quando o caminho é percorrido com alegria, sem nenhum peso, até mesmo o tamanho da estrada parecerá menor e a caminhada ficará desejável.

Portanto, traga para este caminho o seu coração e lance todo o resto fora!

Não carregue peso desnecessário, nem tente carregar o peso dos outros!

Infelizmente, alguns não querem nem ajudar, e se pedir algo a eles, só querem mandar, achando que sempre a sua maneira é a certa. Mal sabem eles, que eles mesmos carregam um fardo e peso que as próprias atitudes deles trouxeram.

Ninguém foi chamado por Cristo para estar carregando fardos, mas para serem livres do peso que os oprimem!

Portanto, seja fortalecido na cruz, para alcançar a sua vitória, pois o versículo 30, diz.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

4º Aspecto do caminho de Deus -  É um caminho de vitória.

Paulo ensina assim ao seu discipulo em II Tm 4:7.

7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Essas foram praticamente as últimas palavras de Paulo em sua segunda carta a Timóteo.

No caminho de Paulo, existiram lutas pela honra do Evangelho.

Paulo ficou: anos preso. Sofreu açoites. Afrontas. Acusações falsas. Teve os pés e mãos acorrentados. Foi apedrejado. E sofreu naufrágio.                                                                   

Contudo, nunca parou, nem olhou para trás.

Paulo manteve sempre o olhar fixo em Jesus e continuou em frente: de cabeça erguida. Olhos lacrimosos. Às vezes sangrando. Por vezes gemendo. E em diversas ocasiões, sem conhecer seu futuro na Terra. Mas com uma certeza, que o seu destino era no Céu.

Para Paulo, os sofrimentos eram uma forma de glorificar a Deus e fortalecer os irmãos. Ele mesmo disse em Fp 1:12-14.

12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.

Deus era com ele em tudo que passou, nunca o abandonou à mercê das dificuldades. Em devido tempo o libertou de prisões (At 16) em outro tempo, Deus se revelou no propósito de estar novamente preso, para que todos quantos navegavam com ele fossem salvos, veja em At 27:23-26.

23 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, 24 dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. 25 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. 26 Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.

Paulo foi caminhando pelo caminho estreito, até chegar ao final de sua jornada: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. E assim como ele, nós também estamos na mesma jornada espiritual.

Portanto continue firme no caminho do Senhor!

Tenha certeza que Ele é com você em tudo o que você está sofrendo, “por amor de Seu Nome”!

Lute como Paulo fez, corra a carreira que te foi proposta, guarde a fé e use-a conforme a necessidade de cada dia!

Se você olhar para o mundo à sua volta ou mesmo suas necessidades do momento, talvez se sinta intimidado a desistir de tudo! Mas se mantiver o foco no prêmio que esperam aqueles que perseveram, você poderá então dizer como Paulo declarou, em II Tm 4:8.

8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Apesar de ser um caminho estreito pelo qual poucos andam, e que exige esforço e perseverança! É somente neste caminho de glória, que você encontrará: alívio. Perdão. Salvação. Vitórias. E no final, uma coroa de justiça reservada para todos nós. Essa é a maior vitória que nos espera! Amém!

Que Deus os abençoe em nome de Jesus Cristo!

Beijos a todos da célula!              

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema