TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CAMINHO DE DEUS E O CAMINHO DO HOMEM

Nesse discipulado, Deus te chama a refletir, sobre qual tipo de caminho em que você tem andado. Que tipo de pessoa tem sido para Deus?

Hoje, nós aprenderemos com a Palavra de Deus, sobre o caminho de Deus e o caminho do homem. Senão, podemos ter surpresas ruins em nossa caminhada.

Sabemos que o mundo jaz do maligno e que está perdido, mas, o mundo não sabe que Jesus veio buscar e salvar o perdido, se os salvos não anunciarem o caminho do evangelho.

Portanto, existem sim as boas notícias: o Evangelho da Graça do nosso Deus!

Nós sabemos que o caminho é Jesus! Ou seja, NÃO haverá salvação por outro meio, e temos visto, que o mundo vive um grande mal, uma distorção, uma doença chamada pecado, e só Jesus é a solução.

Nós vivemos em mundo de trevas, e Jesus é a luz que deve brilhar em nós, e através de nós nesse caminho escuro do pecado!

No evangelho, sabemos que o caminho de Deus não é de fracasso! É bem diferente de toda essa bagunça do mundo, que tem disvirutuado até os santos, com pensamentos humanistas. Nós sabemos que temos um Deus:
Criador de todas as coisas.
Um Deus de amor.
Um Deus que é santo e imutável.
Um Deus que governa todas as coisas.
Um Deus, que tem planos e nos deu uma visão de redenção, de construção.
E que tem uma escada de sucesso que são caminhos de vitórias e milagres, que é ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas! E Ele nos chamou para andar em seus caminhos.
 
Portanto, há muita vida de Deus para nós ainda vivermos. Não é verdade? Porque foi Jesus quem disse isso, não eu. Jesus veio trazer vida, e vida em abundância! Não é a vida que esse mundo conhece, mas a vida do próprio Deus em nós!
                                                                       
Veja que Paulo fez um pedido, um valioso conselho em Rm 12:1-2:

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Por isso, reflita no caminho que Deus propos ao seu povo, quando tirou-os da escravidão de Faraó em Ex 13:17-22.                                                                                                                          

17 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo CAMINHO da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. 18 Porém Deus fez o povo rodear pelo CAMINHO do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito. 19 Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente, Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos. 20 Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. 21 O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo CAMINHO; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que CAMINHASSEM de dia e de noite. 22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Portanto, a Bíblia nos revela ao longo de sua história, que nem sempre:
* o caminho de Deus é o caminho mais curto.
* Que o caminho de Deus, é o mais perto.
* Que o caminho de Deus é o mais fácil.
* Que o CAMINHO de Deus, é um CAMINHO mais cômodo.
* E tampouco, nos disse que o caminho de Deus, no ponto de vista humano, parece ser o mais certo ou o mais lógico.

Não! Porque o caminho do homem é um, é o caminho de Deus é outro. Nem sempre o caminho de Deus é o caminho do homem.                                                                            

Deus disse através do profeta Isaías em Is 55:8.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.
           
Por isso, há momentos em nossas vidas, que tudo parece confuso, as coisas NÃO acontecem como esperamos. E pior, somos invadidos por pensamentos, que fazem ficar difícil acreditar que Deus está ao nosso lado. E a impressão que temos, é que Deus está totalmente indiferente a tudo que está acontecendo conosco. Mas, sabe porque isso acontece?  Porque nós queremos, que todas as coisas saiam do jeito que planejamos.

E às vezes, nós procuramos:
* Os CAMINHOS mais curtos.
* Os CAMINHOS mais lógicos.
* O CAMINHO mais fáceis.

Tudo para alcançar os nossos objetivos, e não os de Deus.

Jesus já dizia: O primeiro grande mandamento, é: Amar o Teu Deus sobre todas as coisas.

Portanto, nada.... é mais importante do que Deus estar em primeito lugar. Jesus já dizia assim em Lc 10:38-42, mostrando o verdadeiro caminho.

38 Indo eles de CAMINHO, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Por isso, cuidado com os caminhos que parecem de Deus e não são, que parecem que na sequencias das nossas prioridades. Porque no texto acima, podemos ver que tudo que faz sair do caminho de Jesus não é a melhor parte.

Deus não abre mão desse caminho! A multidão vinha sobre Jesus, e Ele mostrava o caminho que muitos não entendiam Lc 14:25-26.                                                                                                                                                            
25 Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: 26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
                                                                                
Infelizmente, muitos só trabalham no campo da lógica e da razão. E Deus trabalha no campo da fé e da obediência! E é daí porque as expressões que em Hb 10:37-39 nos diz. "O justo viverá da fé"

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; (existe um caminho aí) 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; ( um caminho aí seguir) e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.( há um caminho aí preparado)

Veja tambem que "Abraão”, ao ser chamado obedeceu e por fé seguiu um caminho dado por Deus! Hb 11:8.

8 Pela fé, Abraão, quando chamado, OBEDECEU, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Quando Deus tirou seu povo do Egito, em Ex 13:17, Deus levou o seu povo por um caminho escolhido por Ele.

17 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo “caminho da terra dos filisteus”, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.

No versículo 18, nesse caminho existia um propósito.

18 Porém Deus fez o povo rodear “pelo caminho” do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, (significa: unidos e agrupados) subiram os filhos de Israel do Egito.

Por isso, note que para Israel já havia um caminho preparado: um “caminho” no mar. E um “caminho” no deserto!                                                                
Se observarmos a historia, veremos que todos os que trilharam os caminhos de Deus tiveram êxito. Por exemplo: José filho de Jacó, Deus preparou um “caminho” na cova e depois no cárcere, para depois, andar no caminho de Deus, o trono. Daniel, foi o “caminho” da cova dos leões, para depois governar. Sadraque, Mesaque e Abdnego, foram no “caminho” da fornalha ardente, aquecida sete vezes mais, para que os outros vissem, que Deus estava no caminho dos que servem-nO.                                                                                            

Diga: Deus, faça os Seus caminhos em minha vida!

Veja que nos caminhos do Senhor, existem milagres para sua vida! Entenda o que Deus diz em Naum 1:3.

3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o Seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
                                                                         
LEMBRE-SE: a sua Geografia é o Territorio de Promessas!

Que caminho você tem trilhado? Tem sido de fidelidade e honra a Deus? No lugar onde Ele te plantou (IGREJA) você tem dado fruto? Como estão os seus caminhos espirituais? Na Célula? Nos Cultos de quarta, de sábado e o de  domingo, porque são caminhos dEle para nós!

A sua Geografia é Territorio de Promessa!

Será que nesse caminho há desculpas, (lembre de Marta e Maria) negligências ou você não está gostando do caminho que lhe está sendo proposto? Pense um pouco!

Hoje é uma celula, para refletirmos sobre o caminho! Pense um pouco: Qual tem sido o propósito de Deus nos Seus caminhos? Qual o objetivo de Deus em nós fazer passar por caminhos às vezes difíceis? Deus quer nos ensinar algo, e nos fazer crescer espiritualmente. Deus quer nos dar maturidade cristã. E há lições que só aprendemos nas adversidades, e infelizmente, somente nesse caminho que nos faz crescer e nos torna capazes de superar as dificuldades da vida.

Você acha que foi fácil o caminho: de José, tudo o que passou, para depois ele governar o Egito? Foi facil para Daniel? Para depois ele governar também. Para Sadraque, Mesaque e Abedenego, verem o milagre!!!

Eu aprendo que há tempo para todas as coisas aqui na terra, porém o caminho de Deus é um só, Cristo em nós, esperança da Glória. Mas, Jesus também disse: Na vida terás aflições, tenha bom ânimo, eu venci!

Portanto, Deus tem sempre os caminhos certos para cada um de nós!

Muitas vezes em nossas orações, por NÃO entendermos o PROCESSO, acabamos murmurando na terra de nossa liderança. Acabamos acusando ao outros, porque no caminho do entendimento, não entendemos esse processo. E por NÃO conhecer e NÃO acreditar nos caminhos do Senhor. A nuvem que nos guia de dia, e o fogo que nos ilumina a noite, pode ser removida. 

Por que muitas coisas que pedimos em oração, não acontecem? Porque muitas vezes, não entendemos o caminho de Deus e o seu processo de êxito!

* Deus, me dê FORÇA.... e Deus te dá dificuldades para fazer de você uma pessoa forte!
* Deus, me dê SABEDORIA... e Deus te dá problemas para resolver!
* Deus me dê PROSPERIDADE... e Deus te dá um cérebro e músculos para trabalhar!

Às vezes pedimos: quero vidas... e Deus coloca pessoas com problemas para você ajudar!

Portanto, Deus tem nos dado OPORTUNIDADES, para sermos aprovados no CAMINHO dEle. E por não entendermos, MURMURAMOS, na terra da promessa.

Deus te deu um apóstolo, te deu uma igreja, te deu instrumentos para o Seu louvor, te deu instruções na Palavra, te deu Palavra de célula, te deu célula, te deu pessoas ao derredor para você mostrar o CAMINHO.

O que tenho feito com o CAMINHO dEle?

Portanto, entre os dois caminhos, existem muitas diferenças: no caminho do homem, há solidão. E ele passa a arcar com as conseqüências do caminho de suas escolhas.

Já no caminho de Deus; O homem pode contar com seu cuidado, com a sua ajuda, com a sua proteção. Porque a "coluna de nuvem é de DIA e coluna de fogo é de NOITE".

Existe uma promessa em Ex 13:21-22, do CAMINHO do Senhor.                                                                                 

21 O Senhor ia ADIANTE deles, durante o DIA, numa coluna de NUVEM, para os GUIAR pelo CAMINHO; durante a NOITE, numa coluna de FOGO, para os ALUMIAR, a fim de que CAMINHASSEM de DIA e de NOITE. 22 NUNCA se APARTOU do POVO a coluna de NUVEM durante o DIA, nem a coluna de FOGO durante a NOITE.

Portanto, a Palavra nos diz que no caminho do Senhor:

* Israel no deserto: Tinha água, pão, carne, MANTIMENTO E PROTEÇÃO.
* José do Egito: Sai do CÁRCERE para o TRONO.
* Daniel SAI DA COVA dos leões: Deus enviou o seu ANJO e fechou a BOCA dos leoes.
* Os JOVENS na fornalha de FOGO: DEUS entrou com eles na fornalha.

Deus quer cuidar dos seus caminhos? Honre o seu chamado e tudo o que Deus tem colocado sobre você!

Deus está contigo e a vitória será certa!

Eu creio em uma grande virada, em sua vida.
Na sua historia.
Na sua casa.
Na sua família.
Nos seus negócios.
Na sua chamada.

Creia no Senhor e estará seguro, e creia nos seus profetas e prosperareis.

Para encerrar, Sl 37:3-6.

3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu CAMINHO ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

Deus abençoe sua célula!

Não se esqueça em sua CAMINHADA! Eu envio um abraço e um beijo a TODOS!

AMEM!!!                                    
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema