TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

VENCENDO O MEDO COM A VISÃO AJUSTADA

Nós sabemos que uma das ações do inimigo, é nos colocar medo. Porque o medo cega as pessoas. E quando isso acontece, o raciocínio é comprometido por causa das situações de medo. E isso, nos traz consequências terríveis, porque acaba impedindo o nosso pensamento. Mt 14:22-33.

22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

Para que Deus realize o que Ele deseja aqui na terra, Ele está levantando uma geração de discípulos e líderes que sejam apaixonados por Ele. Mas, primeiro, Ele precisa tirar um obstáculo muito grande, chamado MEDO. Por isso, na Bíblia está escrito “não temas” 365 vezes.

A Bíblia nos conta que vinte e três mil homens compareceram para lutar com Gideão, porém só trezentos lutaram, o restante a Bíblia descreve que “estavam tremendo de MEDO”.   

A palavra medo provém do termo latim “metus”. Trata-se de uma perturbação angustiosa perante um risco ou uma ameaça real ou até mesmo imaginária.                   

O medo faz três coisas:
1º O medo paralisa.
2º O medo confunde.
3º O medo freia a fé.                                                             

Vejamos algumas coisas de cada um desses itens.

 1º O medo paralisa.

Você pode até parar por um instante, mas você tem que continuar sua caminhada. O Medo é derrota antecipada.  

Portanto, ter medo é bem diferente de ter temor ao Senhor. Temer ao Senhor é respeitá-lo e reverenciá-lo, reconhecendo a sua grandeza e santidade.

O "temor a Deus" não é ter medo ou fugir DEle, é antes respeita-lo. Pv 14:2.

2 O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.
 
I Jo 4:18
18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.


Portanto, o medo paralisa.

Agora, quando realmente amamos, laçamos fora o medo, porque temos muito zelo no trato com as pessoas passamos a nos policiar, para dar testemunho daquele que reina, pois somos chamados por Ele, e que maiores obras ainda faríamos em nome dEle.

2º O medo nos confunde.

Por causa do medo, os 12 discípulos de Jesus, o confundiram com um fantasma.

Quando temos MEDO, é como se o inimigo colocasse um óculos maligno em nossas vidas, que com certeza, fará você enxergar as coisas de um jeito diferente de Deus. Mas hoje, Deus quer tirar esses óculos embaçados e colocar os óculos do Espírito Santo, para que possamos enxergar as coisas do jeito dEle, Mc 8:22-25.

22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram. 23 E tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 24 E levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. 25 Depois tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e levantando ele os olhos, ficou restabelecido, e viu distintamente a todos.

Portanto, não deixe a tua visão ser confundida. Eu sei que Deus tem feito isso, nos dias de hoje através do discipulado, cultos etc. Porém, veja que nesta história, tinha um cego que foi curado em duas etapas. 

Na 1º etapa, este homem passou a ver com uma visão turva. E a visão turva nos trás engano, porque passamos a ver seres humanos como coisas, seres inanimados etc. E na 2º etapa, este homem foi liberto para enxergar corretamente. E é exatamente dessa maneira que Deus que todo o ser humano enxergue.

Porém, veja que Jesus perguntou a este cego que já tinha sido curado parcialmente, ele já estava enxergando. E uma observação aqui; É a primeira vez na Bíblia, que Deus ungiu a mesma pessoa por causa do mesmo problema.

Portanto, Jesus curou a visão do cego por completo para que ele enxergasse gente como gente, e não como árvores.                                                                             
Hoje, nesse discipulado, Jesus quer nos ensinar que precisamos ver as pessoas como elas são. Porque em todas as pessoas existem qualidades, porém também existem defeitos.

3º O medo freia a fé.                                                         

Medo é a certeza de que vai dar errado, ou seja, é o oposto da fé, que acredita mesmo que as circunstâncias estejam dizendo o contrário. O medo é o pai da incredulidade.

Note que o medo entra em nossa vida, por 2 portas:

1ª Porta - As experiências ruins de outras pessoas.

Portanto, não aceite as frustrações e os medos dos outros na sua vida. Você nasceu para vencer!

2ª Porta – As suas experiências ruins do passado.

Não é porque você fracassou em alguma tentativa que agora tudo vai ser um fracasso. Deus continua querendo te abençoar, não deixe que o medo te impeça de receber.

Uma coisa é certa, Deus quer que sejamos menos medrosos e mais ousados!

Não deixe que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos. Por isso, o medo é uma questão de foco: enquanto você olha para Jesus, o medo some. Mas enquanto você olha para o medo, Jesus some.

A pergunta é: o que você anda enxergando? Para onde você está olhando? Onde está o seu foco? Será que não está em seus medos? Ou no Senhor que está acima dos medos, acima das tempestades, o Senhor de tudo?

Se a sua visão está ajustada pelo Espirito Santo, você passará a enxergar onde os outros não conseguem ver.

Hoje é dia de ajustarmos nossa visão espiritual!

Como você esta enxergando a sua vida, a sua família, a Igreja, suas células, as pessoas?

Deus quer te usar com uma visão correta! Busque isso agora!

Que Deus abençoe a sua célula!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema