TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

QUE VESTES ESPIRITUAIS TENHO USADO?

Hoje veremos sobre as vestes espirituais e as vestes no físicas.

Veremos também um pouco sobre as vestes que Jesus usava e a túnica que José tinha recebido de seu pai. Jo 19:23-24.

23 Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo. 24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.

O texto fala que os soldados jogaram sorte sobre as vestes de Jesus. Eles fizeram isso, porque as vestes de Jesus eram nobres. Suas vestes, a sua túnica, não tinham costura.

As roupas eram tão importantes na época, que os sacerdotes eram reconhecidos por elas. Se você olhar em Êx 28:6–14, Deus fala a Moisés como deveriam ser feitas as vestes sacerdotais.

6 e farão a estola sacerdotal de ouro, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra esmerada. 7 Terá duas ombreiras que se unam às suas duas extremidades, e assim se unirá. 8 E o cinto de obra esmerada, que estará sobre a estola sacerdotal, será de obra igual, da mesma obra de ouro, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido. 9 Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel: 10 seis de seus nomes numa pedra e os outros seis na outra pedra, segundo a ordem do seu nascimento. 11 Conforme a obra de lapidador, como lavores de sinete, gravarás as duas pedras com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor de ouro, as farás. 12 E porás as duas pedras nas ombreiras da estola sacerdotal, por pedras de memória aos filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor. 13 Farás também engastes de ouro 14 e duas correntes de ouro puro; obra de fieira as farás; e as correntes de fieira prenderás nos engastes.
 
Portanto, os sacerdotes não entravam na presença de Deus de qualquer maneira, somente entravam na presença de Deus com as vestes certas. Por quê? Porque vestes falam de cobertura e posição.

Vestes representam identidade. Vestes dão referência. E vestes também no mundo espiritual, falam muito. Por isso, precisamos das vestes certas.


Entenda que da mesma forma que tiraram as vestes de Jesus, o diabo quer roubar as suas vestes espirituais.
Satanás quer nos deixar sem uma identidade; Sem posição. Sem cobertura. Na verdade ele quer deixar-nos descobertos. Quando ele nos rouba as nossas vestes, a cobertura, é porque na realidade ele quer roubar a nossa aliança. Ele quer roubar os nossos sonhos. Por isso, hoje, nós precisamos entender a importância das vestes espirituais.

Vejamos em Gênesis 37 que na história de José, filho de Israel (Jacó), que foi traído pelos seus irmãos e vendido como escravo, houve uma sequência de ações. E desse texto podemos retirar alguns princípios espirituais sobre vestes para nossas vidas.

A primeira ação foi roubar a túnica de José, e nós podemos ver isso em Gn 37:31- 32.

31 Então, “tomaram a túnica de José”, mataram um bode e a molharam no sangue. 32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.

Nós somos conhecidos nos mundo espiritual, pelas vestes que usamos.

As vestes de José eram especiais, preparadas pelo seu pai Israel, e indicavam aliança. Por isso, seus irmãos com as emoções tomadas por satanás, a primeira coisa que fizeram, foi tomar a túnica, quando tentaram contra a sua vida de José.

O diabo sempre usa pessoas próximas para roubar a nossas vestes espirituais, ou seja, nossa posição.
 
Precisamos vigiar e ora sempre. Por isso, nunca espere os ataques de longe, mas se revista sempre em posição como um vigilante, a todos que estão ao seu redor.

Geralmente, os ataques são ferozes, e ele usa  de palavras venenosas e até mesmo querendo tirar a vida, porque o foco é roubar sua aliança e todos os seus sonhos.

Veja que no caso de José, satanás usou seus irmãos, para executar o seu trabalho. E a Bíblia nos orienta sobre isso. Satanás sabe fazer muito bem o seu trabalho, porque ele veio para cumprir o que está em  Jo 10:10.

10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

No caso de José, o diabo usou os seus irmãos.

Na realidade, o que satanás queria? Queria destruir José. Queria arrancar seus sonhos. Tudo porque quando entendemos o propósito, entendemos também a importância da aliança, que nos leva a sonhar, veja em  Gn 37:5–8.

5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.

Portanto, até nisso precisamos vigiar, a quem você conta os seus sonhos. Porque, note que a partir daí, satanás quis expor José. Satanas quis destruir o relacionamento de José com seu Deus. Porque é Deus é quem nos dá a nossa posição. Por isso, entenda que não precisamos nos preocupar com a posição dos outros. Porque Deus tem uma posição para nós, Deus tem uma posição para a MMA, Deus tem uma posição para você aqui em Goiânia.

Portanto, o que vai prevalecer não é a inveja e nem o ódio, mas sim o poder de Deus nas nossas vidas.

Você verá em Gênesis 42 até Gênesis 45, que José mesmo após ter sido traído, chegou próximo a seus irmãos e os perdoou. Gn 45:3-5.

3 E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele. 4 Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

Quando somos usados por Deus, nós passamos a ter a sensibilidade do Espírito Santo, como José teve. E José teve a visão correta, de quem realmente era o seu verdadeiro inimigo. Porque a Bíblia nos diz que a nossa luta não é contra carne nem sangue, mas sim contra principados e potestades do mal.

E assim como José, todos nós precisamos perdoar os nossos irmãos, saber de fato, com quem devemos sim, lutar. Ainda que os homens nos machuquem, e até esqueçam-se de você o nosso Pai celestial não vai te esquecer.

Portanto, não coloque a sua mão, porque toda a conspirações dos homens não prevalecerão, somente o poder de Deus nas nossas vidas prevalecerá.

Mas, o que aconteceu com José? Veja que José foi lançado no mundo. Seus irmãos o venderam como escravo, mas Deus o resgatou.

Portanto, tenha sempre a certeza de que onde você estiver, Deus estará com você e estará vendo. Por isso, não importa o que o homem vê. O que importa é o que Deus vê em você.

O diabo não tem poder sobre sua família. Ele não tem poder sobre sua vida. Sobre os seus sonhos. Sobre as suas vestes. Se você estiver em busca de Deus. É preciso vigiar!
 
Veja até onde satanás com sua insistência tentou ainda contra a vida de José. Gn 39:1-12.

1 José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2 O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, 4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. 5 E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. 6 Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência. 7  Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. 8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. 9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e “pecaria contra Deus”? 10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, 11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. 12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando “as vestes nas mãos dela”, saiu, fugindo para fora.

De novo, o diabo pega as vestes de José! De novo, satanás tenta contra a cobertura espiritual de José! Porém, Deus permitiu, porque estava forjando um caráter santo em José, para que seus sonhos fossem realizados. Por isso, todo sonho, todo projeto de Deus tem um preço.

Tenha certeza de que as provas vêm! Porém, veja que a Palavra fala que Deus era com José, e que ele veio a ser próspero. Versículo 2.

2 O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.

Um dia, as pessoas verão que Deus é com você, e que tudo que você colocar as mão prosperará, Deus levantará essas pessoas, para que os seus sonhos continuem no caminho da honra. Veja os versículos 3 e 4.

3 Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, 4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

Portanto, quando você estiver em uma guerra, vigie quem está à sua volta, quem está próximo a você. Porque satanás não esquece a missão dele. Ele sempre usará pessoas próximas para começar os seus ataques novamente, como podemos ver na vida de José. Versículo 7.

7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.

Portanto, note que; Na primeira vez os seus irmãos foram usados por satanás para roubar a sua túnica. Seus irmãos eram os que estavam à sua volta. Depois, satanás usa a mulher de Potifar que também estava à volta de José. Ela também tentou roubar as suas vestes.

O diabo não trabalha longe, vigie. Por isso, se você não fizer a obra ao seu derredor, satanás faz a dele.

Amados, entendam que quando mexemos no reino do Espírito, precisamos dar cobertura de oração em tudo o que está em nossa volta.

Veja no versículo 10, que satanás é insistente, ele vai tentar 24 h.
                                                                                                    
10 Falando ela a José “todos os dias”, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,

Veja que os ataques continuavam acirrados de novo na vida de José, desta vez as suas vestes, a sua cobertura, foram novamente atacadas para que a sua identidade, de homem de Deus, de referência, fosse atingida. Versículos 11e 12.

11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. 12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando “as vestes nas mãos dela”, saiu, fugindo para fora.

Portanto, vimos que a mulher de Potifar segurou a capa de José. Ou seja, o diabo tentou destruir José através das suas vestes, novamente. Porque as vestes do físico de José foram as armas que satanás usou novamente para colocá-lo na prisão. Porém até na prisão, José experimentou a provisão de Deus. Por isso, entenda que Deus será sempre conosco, e Deus está vendo tudo.

Deus era com José, assim como é com você, é conosco e é com esta Igreja. Veja Rm 8:33.
 
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

Bom, continuando a história de José, devido às armações do diabo José foi preso, novamente, e na prisão José interpreta o sonho do copeiro do rei que estava preso com ele e o do padeiro. Gn 40:9–15.

9 Então, o copeiro-chefe contou o seu sonho a José e lhe disse: Em meu sonho havia uma videira perante mim. 10 E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. 11 O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó. 12 Então, lhe disse José: Esta é a sua interpretação: os três ramos são três dias; 13 dentro ainda de três dias, Faraó te reabilitará e te reintegrará no teu cargo, e tu lhe darás o copo na própria mão dele, segundo o costume antigo, quando lhe eras copeiro. 14 Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; 15 porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.

Passando um tempo Faraó teve um sonho, e ninguém conseguia interpretá-lo. Gn 41:9–14.

Passados dois anos completos, Faraó teve um sonho. Parecia-lhe achar-se ele de pé junto ao Nilo. Do rio subiam sete vacas formosas à vista e gordas e pastavam no carriçal. Após elas subiam do rio outras sete vacas, feias à vista e magras; e pararam junto às primeiras, na margem do rio. As vacas feias à vista e magras comiam as sete formosas à vista e gordas. Então, acordou Faraó. Tornando a dormir, sonhou outra vez. De uma só haste saíam sete espigas cheias e boas. E após elas nasciam sete espigas mirradas, crestadas do vento oriental. As espigas mirradas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então, acordou Faraó. Fora isto um sonho. De manhã, achando-se ele de espírito perturbado, mandou chamar todos os magos do Egito e todos os seus sábios e lhes contou os sonhos; mas ninguém havia que lhos interpretasse. Então, disse a Faraó o copeiro-chefe: Lembro-me hoje das minhas ofensas.

Vimos o copeiro do Rei lembrar que José tinha interpretado os sonhos que eles tiveram quando estavam presos, isso dois anos depois, e indicaram José para interpretar o sonho de Faraó.

José interpreta os sonhos de Faraó. Aí começam as vestes novas a serem preparadas para José.

Hoje é dia de vestes novas nas nossas vidas, porque creio que esta palavra está sendo ministrada em nosso espírito. Gn 41:42–44.

42 Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo “vestir roupas de linho fino” e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43 E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44 Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.   

Veja que Faraó colocou sobre José: O seu anel e roupas de linho fino. E o colocou sobre todo o Egito.

Sempre se lembre de que a sua luta não é contra as pessoas, mas o que se move nelas.

As lutas em nossas vidas cessarão quando o ciclo de Deus se completar. Quando isso acontecer tudo irá mudar em sua vida.

Portanto, não atrase o tempo de Deus em sua vida!
 
O dom de traduzir sonhos libertou José. O teu dom trará a tua posição.

Lembre-se a sua luta não é contra sangue e carne, e em Ef 6:12, nos diz isso.

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Veja que os irmãos de José foram testemunhas do que Deus fez na vida de José.

Eu quero profetizar em sua vida, que aqueles que te perseguiram saberão da tua promoção espiritual.
 
O homem pode tirar as suas vestes, mas Deus tem vestes de linho fino para você! Você está nas mãos de Deus? I Co 2:9.

9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

O diabo colocou um jugo de acusação, e Deus o transformou em promoção.

José foi esquecido pelos homens, mas foi lembrado por Deus!

Deus tem vestes novas para você hoje, para sua vida!

DIGA: Pai, coloca em mim as tuas vestes, como colocaste em José.

Se hoje somos derrotados, sairemos no tempo de Deus como vencedores.

Se hoje estamos tristes, sairemos no tempo de Deus mais do que vencedores e com louvor em nossa boca.

Se hoje estamos enfermos, sairemos no tempo de Deus curados.

Se hoje estamos abatidos, sairemos com Deus fortalecidos!

Deus tem vestes novas para você. Ele tem uma posição para você. Ef 6:11.
                                                                                                         
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

Amém! Beijo a todos da célula!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema