TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DEUS TEM UM CAMINHO PERFEITO

É muito comum atualmente, nós ouvirmos em pregações e mais pregações que o caminho do Senhor é só alegria, é tudo fácil, que as bênçãos serão inúmeras, que não há nenhuma dificuldade, e que tudo é uma beleza.

Muitas mensagens que trazem aos ouvintes a ideia de um evangelho de puro triunfo, riquezas, prometendo aquilo que nem a Palavra, nem Jesus Cristo prometeu. O que Jesus nos mostra em Jo 14:6 é um caminho.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Portanto, o caminho de Deus é perfeito, mas, às vezes, nós não nos lembramos dessa verdade.

Se pudéssemos ver o fim no início de tudo, quem sabe assim, poderíamos estar mais tranquilos em nossa caminhada.

Se pudéssemos confiar mais do que duvidar, a alegria inundaria o nosso coração e ele se derramaria em esperança e paz interior. Mas, é verdade que nem todos os nossos dias são vividos cheios da paz que vem de Deus. E nós sabemos que os nossos dias, não são assim. Por que? Porque Jesus tem nos aperfeiçoado pelo caminho.

Ele tem nos ensinado não apenas a falar sobre o evangelho, mas a vive-lo em nosso próprio ser, de dentro para fora. E é só assim, que nós vamos vencendo e vamos caminhando na contramão desse sistema do mundo. Por isso, nós precisamos aprender que o caminho de Deus, tem seus mistérios, mas são perfeitos.

Nós precisamos entender que o caminho do Senhor; é o caminho estreito, caminho de esforços. Mas, tambem é um caminho de alívio. E caminho de muitas vitórias.

Em um mundo de cabeça para baixo, onde os nossos valores tornam-se outros, é preciso que a nossa história seja transformada pela vida de Deus em nós. Por isso, veja que a Bíblia registra no Sl 18:30, a respeito da perfeição de Deus em nos conduzir segundo a sua graça e amor.

30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

Portanto, você pode notar que Davi destaca que o caminho de Deus é perfeito.

Agora, você pode imaginar, Davi falando isso no contexto em que ele viveu? Porque Davi foi perseguido pelo rei Saul e teve que, por várias vezes, fugir pelo caminho. Davi teve que se esconder em cavernas e lugares rochosos. E em muitas ocasiões, Davi teve que empunhar a espada e lutar a favor da própria vida.

Davi conhecia o caminho e sabia que às vezes, era muito perigoso trilhá-lo.

Davi sabia dos riscos que o rodeavam e em muitas circunstâncias, sua vida ficou apenas por um triz. Mas, mesmo assim, Davi percebeu e sua história nos ensina hoje, que Deus sabe o que está fazendo e que todas as coisas em nossas vidas, cooperam para que o nome de Jesus seja glorificado. Por isso, em Rm 8:28, nos diz assim.

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Veja que Davi, ao passar por suas aflições, disse que a Palavra de Deus é provada.

Isso deve gerar em nós, uma incrível alegria em nosso coração! Por que? Porque a lealdade faz parte do caráter de Deus, e Ele nunca fará promessas que Ele não esteja, de fato, comprometido em cumpri-las. Porém, existe um caminho que deve ser seguido!!!

Cada uma das promessas registradas na Bíblia são verdadeiras. Se seguirmos os principios e praticá-los, elas iluminarão os nossos caminhos.

Podemos ver diversos aspectos desse caminho que leva à vida, e que por vezes, precisa passar por momentos até de dor.

Vejamos 3 (três) desses caminhos.

1º - Jesus fala de um caminho estreito.

Mt 7:13-14. 13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Em primeiro lugar o caminho do Senhor não é um caminho fácil, como muitos dizem por aí!

Caminhar com Jesus requer renúncia, abandono das coisas terrenas e crer nas coisas espirituais as quais os olhos não podem ver, como disse Paulo em II Co 4:18.

18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Portanto, nesse estreito caminho todas as nossas bagagens, que trouxemos do mundo, precisam ser deixadas para trás; as mentiras, o ódio, o rancor, os vícios, as bebedeiras e demais costumes do mundo, a nossa soberba e auto-exaltação.

Mt 23:12.

12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.


Essas são as grandes armas para lutar contra os enganos do mundo e as setas malignas de Satanás lançadas em nossos pensamentos.
 
O que Deus diz a nosso respeito nos liberta para sermos quem Ele nos criou para ser!

Talvez, em nossa infância, tenhamos ouvido muitas palavras malignas, como: - Você é um fraco; - Você é medroso; Você é feio, etc. Caminhos malignos, lançados em nossos caminhos.

Mas, o que a Palavra diz a nosso respeito? Que somos filhos do seu grande amor. Se somos chamados filhos de Deus, isso tem que nos tirar da nossa zona de tormento e nos levar a realizarmos grande feitos no caminho dado por Deus.

Creia, há um escudo que nos protege! Há um escudo para aqueles que nele se refugiam! Por isso, a pergunta que não quer calar é: Onde eu e você temos nos refugiado? Porque tem uma promessa, há uma proteção a nosso favor. E isso não significa que não enfrentaremos lutas. Isso significa que não estamos sós. Por isso, o Sl 18:30, nos diz.

30 O “caminho de Deus é perfeito”; a “palavra do Senhor é provada”; “ele é escudo para todos os que nele se refugiam”.

Precisamos orar e pedir a Deus, para que Ele nos ensine a ver o fim do processo com olhos espirituais, usando a nossa fé e a nossa confiança naquele que têm nos chamado para a vida, Jesus!!!

Jesus nos disse, nos mostrou, e quer nos conduzir nesse caminho. Porque o caminho de Deus é perfeito, e você deve dizer amém a essa verdade todos os dias, mesmo que você não compreenda as circunstâncias!

Eu sou uma pessoa que tenho sonhos! E muitas vezes, eu já me senti tão distante dos sonhos que corrompi meu próprio coração com dúvidas e infinitos medos. Porém hoje, eu tenho entendido que ao nos colocarmos no caminho, e darmos os nossos passos de fé, mesmo que não sejam grandes, o Senhor passa a nos surpreender. Por que? Porque, Ele é perfeito e nos aperfeiçoa em nosso caminho e enche-nos com o Seu conhecimento e isso nos leva à Sua presença.

Portanto, os caminhos de Deus são perfeitos. E eu desejo sempre trilhar por ele, até o grande dia de ir ou Ele vier nos buscar. E você? 

Veja que o caminho do Senhor é estreito, sempre é mais fácil sair do que permanecer nele. Por isso, qualquer desvio do nosso pé, seja para direita ou esquerda pode nos proporcionar uma queda, porém, pode ser plenamente amparada pelas mãos do Senhor, quando acompanhada de arrependimento.

A Palavra nos mostra o caminho da luz. Veja o que o 119:105 nos diz.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

2º - Jesus fala de um caminho de esforço.

Em Lc 13:22-24, Jesus nos diz.

22 Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. 23 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? 24 Respondeu-lhes: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Essa palavra que Jesus disse: “Esforçai-vos”, significa: “Insistir, Teimar, Lutar por” e isso, nos revela ao real combate que enfrentamos dia após dia para nos mantermos no caminho do Senhor e entrarmos pela porta estreita do Céu.

Portanto, o Caminho de Jesus, não é fácil, mas é possivel, porque é um caminho de esforço. Por isso, devemos lutar para nos mantermos de pé no caminho.

Existem inúmeras forças contrárias querendo nos impulsionar para trás, ou até mesmo nos derrubar à beira da estrada!

Sabemos que satanás orquestra diversos planos para tentar nos desestabilizar os pés, enfraquecer nossos joelhos e diminuir o nosso ritmo de nossos passos, nos cultos, células etc.

Devemos resistir através da fé e do conhecimento de que se estamos sofrendo algum ataque, pode ter a certeza, que existem outras pessoas pelo mundo, que também estão sofrendo e, provavelmente, muito mais do que nós, por isso, em I Pe 5:8-9 diz:

8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

3º - E último caminho, o do alívio.

Em Mt 11:28-30, Jesus nos diz.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Portanto, como vimos anteriormente, para caminharmos pelo caminho estreito de Jesus, nós precisamos nos desfazer de nossas bagagens. E é de extrema importância que o cristão entenda, que o fardo pesado que carregava no mundo, não tem lugar no Reino de Deus, assim como a luz e as trevas não podem se misturar.

Precisamos abandonar os pesados problemas espirituais e emocionais, como; Os complexos e traumas. As lembranças amargas e ressentimentos.

Precisamos trocar tudo isto, pelo fardo leve e o jugo suave.

Precisamos aprender com Jesus a obter a verdadeira sabedoria, a qual manterá sobre nós um fardo sempre leve e permitirá que descansemos, ainda que o caminho seja estreito. Por isso, traga para o caminho que Jesus propoe o teu coração, e lance fora todo o peso!

Não carregue peso desnecessário, nem tente carregar o peso dos outros!

Veja que Paulo foi caminhando pelo caminho estreito, até chegar ao final de sua jornada. E no final dessa caminhada, Paulo disse assim em II Tm 4:7.

7 Combati o bomcombate, completei a carreira, guardei a fé.

Portanto, apesar de ser um caminho estreito em que poucos andam, porque exige esforço e perseverança, (GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR) somente neste caminho, através da glória de Deus, existe alívio, perdão, salvação e ao final de tudo, uma coroa de justiça reservada para todos os que nela trilharam.

Veja que II Tm 4:8, nos diz.

8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Amém.

Um abraço meu a todos da celula! Que Deus vos abençoe em nome de Jesus Cristo, no caminho estreito da salvação!






 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema