TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PERDÃO, TRISTEZA, CULPA

Amados, se nós deixarmos os nossos sentimentos serem curados pelo Espírito Santo e os nossos pensamentos serem renovados pela Palavra de Deus, entraremos na experiência de sermos amados pelo Pai, de uma forma sobrenatural.

O que plantamos colhemos! É a lei da semeadura.

Eu não sou obrigado a plantar nada, mas sou obrigado a colher o que plantei. Por isso, sempre lembre-se de que Jesus nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores.                     

Vejamos esse texto em que Pedro toma a iniciativa de ir pescar, e os outros discípulos o acompanharam. Porque naquela hora, a vontade de Pedro era de ficar sozinho, e buscar o isolamento. E a partir daí, veremos que Jesus apareceu aos sete discípulos. Jo 21:3–9.

3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. 4 Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. 5 Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. 6 Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. 7 Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; 8 mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados. 9 Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.

Qual era o motivo de Pedro buscar isso?

Bem, para entendermos isso, precisamos lembrar que Pedro sempre fora apaixonado por Jesus, e sempre demonstrara isso com suas palavras e atitudes. Contudo, Pedro havia negado a Jesus na noite de sua prisão; e eu tenho a certeza que dentro dele existia uma tristeza muito grande. Por que? Porque ao decepcionarmos alguém que amamos, ficamos tristes e abatidos. E é sobre isso que vamos falar hoje, sobre o perdão.

Quantos vezes você está na célula, na igreja, mas seu coração está triste, magoado, abatido, porque fizemos algo ou sofremos algo, que magoamos ou que fomos magoados.

Note que na maioria das vezes, se somos feridos, muitas vezes a primeira atitude que temos é fechar o coração, até mesmo para o amor de Jesus. Agora, imagine o que Pedro estava sentindo! Como estava o emocional dele, após ter negado Jesus; Uma pessoa que só fazia o bem. Uma pessoas que era muito importante para a vida dele.
                                                
Porém, por aí podemos ver que nós líderes, devemos aprender muito com essa mensagem. Precisamos aprender o quanto nós devemos vigiar os sentimentos e as atitudes. O quanto eu devo vigiar, se de fato estou sendo governado pelo Espirito Santo ou não.

Quantas vezes temos negado Jesus também, e pior, nem O sentimos mais! Como Apóstolo? Deixando de fazer ou de estar em uma célula. Deixando de ir aos cultos, encontros, congressos etc. Deixando de levar Jesus às familias, às pessoas que estão necessitadas. Deixando de dar testemunho, esquecendo-se de que: onde estão dois ou três reunidos em nome DEle, Ele também está, dito por Jesus mesmo em Mt 18:20.
                                                                               
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.   
                      
Amados; nós cremos na Palavra ou não! 

Portanto, quando temos esses tipos de pecado, estamos fazendo a mesma coisa que Pedro. Estamos negando a Jesus Cristo, que morreu, ressuscitou e está vivo entre nós! Por isso, precisamos vigiar muito as nossas atitudes, para termos discernimento do que está acontecendo em “nossas emoçoes”.
                                                                         
Qual tem sido as suas atitudes em direção a Jesus? Porque a história continua a ser escrita, e os sentimentos de paz ou de culpa também podem vir sobre nós, de uma hora para outra.

Por isso, hoje, se você identificar algo, busque o perdão de Jesus e restaure sua aliança com Ele? Por que? Porque podemos ser visitados por dois sentimentos: a tristeza. E a culpa.

Vejamos sobre a Tristeza.

Quando há algo de errado conosco, a primeira coisa que sentimos é tristeza dentro do nosso coração. Por que?Porque caímos ou falhamos em alguma coisa.

Geralmente quando deixamos a nossa santidade de lado, a tendência é voltar para o pecado. E o pior, passamos  a entristecer o Senhor e ao Espirito Santo.                                                                             

Pedro depois de negar a Jesus, voltou para a velha vida, e levou outros junto. Versículo 3.

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.

Tenha sempre a certeza de que o pecado aos nos alcançar, em algo que está diretamente ligado a obra do Senhor, a primeira reação é voltarmos as coisas do passado. Por isso, precisamos perseverar e vigiar o testemunho que estamos dando.
                                                                               
Quando esses sentimento nos atacam, muitas vezes nós podemos até achar que não somos mais dignos de viver a vontade de Deus. Por isso, lembre-se; Lógico que precisamos vigiar e orar, e termos atitudes que agradem ao Senhor, porque Ele é fiel e justo para cumprir a obra dEle em nossas vidas.
                         
Porém, é preciso vigiar muito, paraa não negligenciar o chamado, porque esse pecado, nos leva à tristeza, porque há um tempo para cada um de nós aqui na terra. Em Ec 3:1-4, a Palavra nos diz.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear(tristeza) e tempo de saltar de alegria;

Só Deus, é quem promete devolver a alegria a quem confia NEle e espera com paciência NEle! Só Deus, é quem promete para quem vigia, a cura nos sentimentos, e que a pessoa entenda o chamado. Sl 40:1-3.

1 Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. 2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. 3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.

Por isso, todo crente deve ter esta esperança: Porque um dia, vamos morar no Céu com Deus, onde não haverá mais tristeza nem choro, como diz em Ap 21:4.

4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Porém, enquanto estamos aqui na terra, precisamos respeitar os princípios, o chamado, e lembrar que Deus fez tudo para que tenhamos vida e vida em abundância, por isso, precisamos fazer a nossa parte. Nós somos livres, porque Jesus nos fez livres, por isso, nós podemos fazer as nossas escolhas.                                           

Porém, é preciso ficarmos atentos, e sabermos que para cada escolha feita, há uma consequência, que será boa ou ruim, triste ou alegre.                                                                                          

Portanto, vemos que Deus nos dá a possibilidade de vivermos uma vida próspera, e também, de colhermos aquilo que Ele reservou para a nossa existência. Por isso, vale a pena escolher sempre andar pelos caminhos de Deus. Porque assim, seguiremos os passos de Jesus no modo de ser, de viver, e de relacionar com o próximo e com o Pai.

Viver desse modo é determinar nossas escolhas divinas, em vez de vivermos tristes na carne. Porque, a história de Jesus continua sendo escrita, e se você identificou algo que você precisa mudar, hoje é o dia de buscar o perdão em Jesus Cristo. Porque precisamos entender que podemos sim ser visitados por esses dois sentimentos, o da tristeza ou o da culpa, e eles são sentimentos espirituais. Como Pedro, traiu Jesus, e em sua tristeza voltou a pescar, ou seja, ao passado.

Vejamos sobre a Culpa.

Precisamos entender que nós somos literalmente condenados por nós mesmos!

Veja que Pedro negou a Jesus, porém Judas o traiu. Contudo, em nenhuma passagem bíblica, Judas demonstra afeto por Jesus como Pedro. Ou seja, Judas não se arrependeu, mas sentiu remorso e em Mt 27:4-5, podemos ver isso.

4 Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5 Então, Judas, “atirando para o santuário as moedas de prata”, retirou-se e foi enforcar-se.

Portanto, a culpa de remorso, veja;“atirando para o santuário as moedas de prata”,  sem arrependimento que gera a morte, veja que; “retirou-se e foi enforcar-se”. Ou seja, Judas não buscou o perdão e também não suportou o que tinha feito, tanto é, que ele mesmo tirou a sua própria vida.

CUIDADO! Em todos os momentos Satanás tenta trabalhar em nossas vidas, para cairmos e voltarmos ao pecado, e quando isso acontece ele vem nos julgar e nos condenar. Como? Ele começa a trabalhar em nossa mente, em todos os momentos para desistimos.

Quando nós entendemos que erramos, e notamos que magoamos a alguém ou a Deus, precisamos nos arrepender verdadeiramente. É necessário o arrependimento, é necessario reconhecer o erro e não voltar mais a praticá-lo.

Veja que Jesus em nenhum momento, após ressuscitar, Ele condenou a Pedro, mas Pedro foi quem se condenou profundamente.

Existem três tipos de perdão. O perdão de Deus. O perdão do próximo. E o perdão a si mesmo. Dos três, o mais difícil é perdoar a si mesmo. Porque pela unção que devemos ter como cristãos, nós não aceitamos mais cair nos mesmos erros. Nós não aceitamos fazer aquilo que um dia dissemos que nunca mais se repetiria. Porém, apesar de tudo que Pedro havia feito, Jesus estava na praia à sua espera!

Por que Jesus fez isso? Porque Jesus conhecia Pedro, conhecia o caráter de Pedro.E apesar de Pedro ter negado Jesus, Pedro foi o “único” a defendê-lo no momento da prisão, a seguir Jesus até a prisão. Porém, quando Pedro ouviu a voz de que era Jesus, ele não pensou duas vezes, se lançou no mar e foi em busca daquele quem o amava verdadeiramente que era Jesus.

Podemos ter caído, falhado, errado, mas se verdadeiramente amamos a Deus devemos reconhecer os nossos pecados. As nossas falhas. As nossas negligências. As nossas mentiras. Os nossos argumentos falhos. O nosso mau testemunho. Porque nós só seremos libertos, sarados, curados e acima de tudo perdoados pelo Pai, se houver reconhecimente e arrependimeto.

Jesus não julgou Pedro quando o encontrou, mas eu creio, que Jesus deve tê-lo abraçado.

Portanto, hoje é o dia de você encontrar-se com JESUS novamente! Você pode ter a certeza, de que não importa o que você tenha feito com a sua vida, Ele te chama de filho, e está de braços abertos para te receber novamente.
                                                            
Você pode hoje fazer uma aliança verdadeira com o Senhor! Basta decidir.

Veja que Jesus só disse uma coisa a Pedro, versículos 15 a 17.

15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

Portanto, busque agora o perdão de Jesus, e restaure sua aliança com Ele!

Diga seu NOME.....; versículo 15. Apascenta os meus cordeiros.
Diga seu NOME......; versículo 16. Pastoreia as minhas ovelhas.
Diga seu NOME.....; versículo 17. Apascenta as minhas ovelhas.

Que o Senhor te livre de todo o mal, te dê paz, e arranque de sua vida toda a tristeza e as culpas, pelo entendimento de quem você deve ser para Deus!

Deus os abençoe! Beijos no coração! Meus abraços a todos da célula!

Graça e Paz, da parte daquele que Reina!

Amem!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema