TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A UNÇÃO DOBRADA EXIGE ALIANÇA

Pela Aliança de Eliseu com Elias, Eliseu tornou-se o sucessor, com uma unção dobrada.

O tema para 2021 é  “DIAS DE ELIAS, VIVENDO UM ATMOSFERA PROFETICA”.

Quem vive essa atmosfera com entendimento, recebe uma unção. Veja o texto em II Rs 2:1-11.

1 Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel. 3 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
4 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. 5 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
6 Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos. 7 Foram cinqüenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão. 8 Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. 9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. 10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.


Portanto, nesse texto que lemos, vemos um perfeito discipulado, de um homem de Aliança.

O que é um Discípulo? É uma pessoa que aceita consciente o discipulado, e que diz sim para a Aliança, para um relacionamento, que entendeu o que Jesus disse em Mt 28:19, e já sabemos, pelo tempo de entendimento, que os que estão fora deste entendimento não prosperam.

É muito fácil ver o porquê de alguns discípulos não prosperarem no chamado.

Temos um exemplo aqui de Eliseu e Elias, de que eles entenderam o princípio de uma Aliança. Ou seja, Eliseu e Elias, aprenderam que precisavam de uma aliança para que essa obra fosse concluída.

Sabemos pela história que Eliseu ao ser chamado, mata os bois e oferece cosidos ao povo, e segue o profeta Elias. E isto tem um significado! Um sinal claro de uma aliança, de não olhar para o passado, mas almejar o futuro.

Eu quero enfatizar nesta palavra, a importância de uma Aliança. Porque o autor da aliança é Deus, e o seu filho, Jesus Cristo, fizeram uma aliança eterna.

Deus trabalha em nossas vidas, através da aliança. E a Aliança descrita na Bíblia é um decreto, que não dá direito a retrocesso.

A aliança é tão importante para Deus, que só existe um espírito que aje na aliança e Deus não suporta, que é o espírito de rebelião.

O que significa rebelião? Vem de rebeldia, que vem de rebelde, que por sua vez é um espírito maligno de quem se revolta. Que se insurge contra o governo ou autoridade contituida ou contra a autoridade legitimada. Que leva uma pessoa a ser indisciplinada. Teimosa. Brava. Que fica excitando uma rebelião.

Essas são as características que uma aliança não suporta, e quebram a aliança com Deus, por atitudes reprováveis.

A Palavra de Deus diz que é sim sim e não não, o que passar disso é do maligno. Mas, o interessante no texto, é que Eliseu não tinha este dom, porque ele era um fazendeiro, mas ele fez uma opção, ou seja, tomou uma decisão. Veja o chamado dele em I Rs 19:19-21.

19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. 21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.

Guarde isso; Se formos fiéis à aliança, (E aqui se fala em um contexto completo) Deus nos fará prosperar o ministério, as células, a equipe de 12 em todas as áreas. Por isso, nós precisamos cuidar, para não traumatizar a aliança.

Ah! Mas aliança tem problema apóstolo? Sim, e nós não podemos andar iludidos de que a aliança não tem altos e baixos.  É lógico que tem, toda a Aliança tem sim! Por exemplo: Casamento, todos passam por problemas, mas a verdadeira aliança supera. Quando está alicerçada na verdade da aliança, que é a aliança maior com Jesus, todos os problemas são superados. Porque tudo na vida, vem por uma aliança! Aliança no trabalho (com o patrão) é um nível.
Na célula, (com discípulos e discipulador) é outro nível. Em evangelizar, é uma Aliança com a Igreja, extremamente importante essa Aliança com Jesus e sua casa. Aliança entre marido e mulher no casamento etc.

Veja, que há uma promessa de Deus para a Aliança, onde Deus fala que a Aliança é multiplicadora.Veja que em Gn 17:2, diz;
                                                        
2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.

Significado de extraordinariamente: admiravelmente, espantosamente, grandiossamente, muito distinto e extravagante.

Essa é a aliança que Deus quer que tenhamos! Mas pela quebra de uma aliança, todas as nossas conquistas são enfraquecidas, e passam a serem frustradas.

Nós vimos no texto, que ao cair o manto de Elias sobre Eliseu, veio uma unção dobrada do Espírito, e a unção dobrada é para os primeiros que estão dispostos a receber um outro nível de unção.

Portanto, entenda que hábitos velhos não garantem conquistas novas. Por isso, satanás tenta te levar para o passado.  Por que? Porque se você trouxer o passado para o presente, ele consiguirá frustrar o teu futuro. Por isso, devemos receber o manto novo, porque o manto de Elias rompe com o passado. “DIAS DE ELIAS, VIVENDO UM ATMOSFERA PROFETICA”.

Quando Eliseu entrou em Gilgal, todos sabiam que um novo manto estava sobre Eliseu.

Temos que estar dispostos a romper com os limites de Gilgal.

O que significa Gilgal? Significa: casa do profeta, ensino da mente, lugar onde as pessoas são atraídas atingindo somente na mente. Lembrando-se, que Rm 12:2, nos diz.

2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Veja que Elias e Elizeu ao sairem de Gilgal, (lugar da Aliança) partem para Betel, (que significa Casa de Deus - lugar da luz), lugar de receber revelação. II Rs 2:1.

São lugares que dentro de nós que precisam ser restaurados e nós precisamos rever como estão!

Como está o nosso lugar de receber revelação?

Depois eles vão para Jericó, que significa lugar dos muros mal-cheirosos, lugar de passar por libertação e cura.

Portanto, precisamos derrubar todos os muros mal-cheirosos dentro de nós; II Rs 2:4.

Muros estes que nos impedem de ser prósperos. Muros que nos impedem de largar definitivamente as coisas do mundo. Muros estes que atraem demônios de toda a ordem. Muros que nos fazem insurgir contra o lugar onde somos abençoados.

Deus quer um povo que faça história e mude o seu histórico. Porém, para fazer história, teremos que ter uma conduta de aliança. Porque sem a luz de Betel, também não há libertação e cura na vida de um Líder.

Quando Elias disse a Eliseu que iria por um lugar onde Eliseu não poderia ir, ele insistiu e disse que iria além do Jordão, isto é aliança, isso quer dizer; estou contigo meu discipulador, meu apóstolo, meu pastor, e não abro mão.

Veja que o Senhor enviou-os ao Jordão, o que fala de não se admitir uma linguagem fora do padrão.

Ir além do Jordão fala de um líder sem feridas. Fala de um líder que deseja vencer o espírito de incredulidade. Fala de um líder que deseja vencer demônios. Esse demonios que tentam prender-nos e reger o nosso entendimento.

Porém, para recebermos o manto, devemos estar atentos como Eliseu estava, pois ele desejou e perseverou em alcançá-lo, ele ficou e viu o manto caindo.

Esta lição nos mostra que não devemos ficar atentos ao passado, mas sim ao presente, cuidando da aliança que Deus tem nos proporcionado para receber uma unção dobrada.

Uma aliança que liberta, é uma aliança que só conseguem aqueles que estão olhando para o Pai.

Eliseu queria receber o manto de Elias, mas para isso, ele também sabia que deveria estar atento ao discipulado.

Portanto, atravessar o Jordão é não ter mais visão de terra, mas sim do sobrenatural de Deus.

Então não fique preso ao passado, mas fique preso a uma aliança que Deus mandou que honrasse.

A aliança define o teu futuro.

A aliança tem força para curar e unir.

Nenhuma Aliança prospera sem a fidelidade aos princípios.

Portanto, deseje o manto porque o manto legitima, e traz paz, amor, prosperidade e abre novas perspectivas em sua vida.

Se você não tiver aliança e estiver olhando para a terra, você não receberá a unção, mas se estiver olhando para o céu e aliançado ao manto que Deus tem dado, descerá sobre você a unção dobrada.

Para isso, existem 3 passos:

- Orar, velando pela promessa.
- Continuar orando, para ter uma mente de aliança.
- E perseverar, honrando a Aliança.

Assim, a unção dobrada repousará, não para ter um nome maior, mas para estar dentro do propósito de Deus.

Ore agora, pedindo que os céus se abram, e que você tenha o seu Gilgal. (lugar da Aliança)

O seu interior seja restaurado como profeta.

Restaure também, a sua aliança com Deus que é o seu Gilgal.

Que o seu Betel (Casa de Deus - Lugar da luz), traga luz ao seu interior. Assim, você podera iluminar muitas vidas e receber revelações de Deus.

Peça também, que o seu Jericó (que são os lugares dos muros mal cheirosos). Que seus muros que ainda precisam ser derrubados, aqueles que você tem dificuldade de controlar, peça agora para que o Senhor derrube-os, porque você foi chamado para ser livre!

Peça pelo seu Jordão. Porque só passam pelo Jordão, os líderes curados.

Peça a Deus que você não fique à beira do Jordão, mas que você cruze o Jordão.

Diga a Deus, que você quer ser um líder sem feridas, com uma linguagem nos padrões divinos e não terrenos.

Agora deixe Deus te usar! Que a unção dobrada venha sobre você!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema