TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

AS AÇÕES DA SERPENTE

Precismos vigiar muito, porque o veneno da serpente é atraente e doce. E a história nos diz que a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito.

A serpente falou à mulher com palavras atraentes, palavra doces, palavras com efeitos convincentes nas emoções, quando ela disse: Deus disse! Não comereis de toda a árvore do jardim? E a mulher disse à serpente, sim! Porque do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. E a conversa se estendeu.
                                                         
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que do fruto comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.                                                                             
Aquele sentimento lançado, tomou conta da visão espiritual da mulher. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e que era uma árvore desejável para dar entendimento.

O que esse estimulo e desobediência fizeram, através das doces palavra da serpente? A mulher tomou do fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Vamos ler o texto em Gn 3:1-6.

1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

Portanto, o que lemos neste texto mostra o quanto o homem não se importa com o que Deus diz. Deus tem falado…, mas infelizmente, o homem acredita mais nas primeiras palavras que são contrárias ao que Deus diz. 

Veja que coisa estranha e diabólica! Nós damos mais ouvidos para as palavras da serpente do que à Palavra de Deus!!!                                                                                                   

Nossas ações, muitas vezes mostram isso! Primeiro sentimento que vem a mente, logo falamos. E esquecemos do que Deus diz em sua Palavra.
                                                             
Veja, Deus disse que de tudo poderiam comer, com exceção da árvore que estava no meio do jardim, Gn 3:2-3.

2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

Veja, Deus deu uma palavra no versículo 3.

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

Agora pense um pouco: vocês já imaginaram a quantidade de frutos que poderiam comer, e de quantas árvores havia para eles desfrutarem naquele jardim? Mas não! Ela mesmo assim, preferiu desobedecer a Deus e dar pouca importância às “Suas palavras”, ou melhor dizendo, nenhuma importância, porque, aos ouvidos de Eva, as palavras da serpente foram mais “doces”, as palavras da serpente foram mais “verdadeiras” do que a de Deus. Por isso hoje, podemos ler na nova Aliança, Jesus dizendo assim em Jo 14:6.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a “verdade”, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Há uma referência de Deus, há uma verdade para nós ouvirmos, Jesus Cristo.

É muito triste vermos que no mundo em que vivemos hoje, muitas pessoas agem da mesma forma. Deus está o tempo todo falando, porém parece que as palavras da serpente são mais “doces”, parece que ao ouvir a serpente, suas palavra são mais “verdadeiras”, mais “atraentes”, e dão mais “prazer”. Mas, o que Deus estava querendo ensinar ao homem com essa ordem de não comerem da árvore? Deus através dessa palavra, estava ensinando sobre a obediência, porém, o homem não ouviu a palavra de Deus e preferiu desobedecer.

Isso nos mostra, hoje, que na verdade, o homem não acreditou nas palavras de Deus de que morreriam. E pior, o homem continua desobedecendo a Palavra de Deus!

Satanás, a serpente, anda sempre ao nosso derredor, e nos mostra coisas "muito atrativas", e muitas vezes, nós não percebemos o que Deus está nos dizendo.  Mas a ordem foi: “da árvore que está no meio do jardim não comereis”, porém, se não prestarmos a atenção na Palavra, nós acabamos comendo.                                                                  

A serpente continua nos enganado com suas mentiras e muitos de nós, temos acreditado, e isso, está levando alguns a morte em alguma áreas. Ou seja, muitos continuamos acreditando no que a serpente diz, e não no que Deus tem falado e deixou escrito.

Deus disse no inicio de tudo que morreríamos, se nós não acreditássemos e desobedecessemos. Ou seja, estamos acreditando mais no que a serpente diz, de que não vamos morrer, dando ouvidos para o espirito de engano, do que acreditar no que Deus diz.                                                                                          

Desde a queda do homem no jardim do Éden, Deus tem procurado trazer o homem de volta a Sua comunhão, mas parece que o homem tem preferido o o veneno da serpente.                                                      

Infelizmente, temos visto, o homem se alegrado mais com as coisas que o mundo pode oferecer, do que parar e ouvir o enviado de Deus, com a Palavra de Deus, sendo boca de Deus para nos orientar.                                                                              
Infelizmente temos ouvido mais a serpente, do que Deus. E pior, temos esquecido que “Deus disse que tudo quanto fizera era muito bom”, em Gn 1:31.

31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Só Deus tem o melhor para nossas vidas, porque Ele nos criou, nos formou à Sua imagem e semelhança, versículo 26.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio (ou seja governe, tenha responsabilidade) sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.                     

Mas, no que temos transformado essa imagem e semelhança, porque no versículo 31 Deus disse?

31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Muitos tem deixado Deus triste, com as atitudes de desobediência, desonra, porque nós sabemos o que a Palavra manda, o que a Palavra diz, mas não ouvimos. Pelo contrário, muitos querem ensinar a Deus o que é pecado e o que não é pecado. E por ter atitudes envenenadas, esquecemos que pecado é pecado, e sempre pecado vai ser pecado.

Infelizmente, estamos vivendo em uma época, onde muitos criam até fórmulas, muitos inventam situações e querem que pessoas acreditem naquilo que eles acreditam. Porém, podem invetar o que quiserem, porque nada disso muda o que Deus pensa sobre o pecado.

Pecado é pecado, e sempre será pecado e ele sempre terá a sua paga!                                                                             

Estamos vivendo em um século, onde algumas pessoas tentam usar versículos bíblicos, dizendo que foram escritos numa linguagem ultrapassada e que devemos atualizá-los para linguagem atual. E eu creio que isso é importante, em uma revelação de Deus, porém isso tudo não muda os textos, o que está escrito continua ali. Veja que em Rm 6:22-23, por isso a palavra diz assim.

22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Tem um testemunho que eu li, sobre uma missionária que se converteu ao evangelho, e por muito tempo, testemunhou sobre seu pecado e que Deus a havia “curado”.  Porém, anos se passaram, e ela voltou ao mesmo pecado alegando agora que não é mais pecado, e que o importante é anunciarmos a palavra de Deus e o amor de Deus.

O que podemos ver em um testemunho como esse aqui, é que para ela não importava mais o pecado que uma pessoa pudesse cometer, e que Deus teria que aceitar dessa forma essas pessoas. Ou seja, nós precisamos ficar espertos, se não nós podemos aderir em parte esses conceitos diabólicos, de que Deus é quem tem que mudar e não mais a pessoa, e é esse evangelho que muitos estão acreditando, onde tudo é amor.                                                                              
Estão esquecendo a verdade, os principios, e que a Bíblia ensina, que Deus aceita o pecador como ele está, porém mostra as formas ou a fórmula de como essa pessoas pode ser transformado. Ou seja, são venenos, são picadas da cobra que fazem as pessoas perderem as conquistas espirituais.

Elas passam a ouvir satanás como Eva, e começam a rejeitar a Palavra de Deus, preferindo sentimentos que parecem bons mas não são.

Deus quer que todos nós mudemos as nossas atitudes, para que possamos realmente ter novamente uma comunhão com Ele. Se permanecermos no pecado, será impossível termos comunhão com Deus e o espírito de engano toma conta. Deus realmente aceita o pecador, porém detesta o pecado, Is 59:1-2.

1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniqüidades (são os pecados que nós saber o que devemos faze, mais não fazemos), fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

O que Isaías quer dizer aqui, é que se há pecado, você pode fazer o que quiser, até dar piruetas, mas Deus não te vê, nem te ouve. Entenda, que não importa qual seja o seu pecado, (e quando falamos de pecado logo pensamos em pecados grandes), porém para Deus, não importa; Se é um caso de adultério. Ou se é homossexualismo. Ou é uma mentira. Para Deus, tem o mesmo peso, é tudo pecado. E o que Deus quer é que você entenda que Ele separou uma árvore no meio do jardim, para que você não toque.
         
Por isso, o diabo tem as suas artimanhas para mostrar a você a “doçura” do pecado, mas Deus NÃO quer que você dê ouvidos à serpente, porque no começo o pecado pode parecer doce, mas o seu fim é a morte, Rm 6:23.

23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Só Deus pode dar vida eterna! Por isso, é preciso que as pessoas conheçam a Palavra de Deus, porque muitas pessoas não conhecem a Palavra de Deus. E ai, está a importancia das células, dos cultos.

Para os que conhecem a Palavra e não obedecem, será impossível que tenham um avivamento em suas vidas e em suas casas.

Que você entenda hoje, que Deus tem o melhor dessa terra para sua vida, se você deixar de ouvir o que a serpente tem a dizer.                                                 

Portanto, só teremos êxito em nossas conquistas, se vigiarmos nossas atitudes e ouvirmos as instruções dadas por Deus.

O único antídoto contra esse veneno, que tem abatido muitos crentes é a nossa vigilância mesmo!

Veja que desde o início, esse veneno atingia o povo de Deus. Este texto fala do tempo em que o povo de Israel caminhava pelo deserto, rumo à terra prometida. E com mão poderosa, Deus havia livrado Israel da escravidão e dos exércitos do Faraó e o fizera atravessar o Mar Vermelho. E Deus foi guiando o seu povo através do deserto.
                     
Quando faltou água, Deus providenciou! Quando houve fome, Deus enviou o maná e codornizes!

Assim, ao longo dos anos, Deus tinha demonstrado seu amor e cuidado pelo povo, conduzindo-o para a terra prometida. Mas os anos passavam, a promessa de chegar à terra prometida não se realizava e o deserto era terrível.  E a uma certa altura, o povo perdeu a paciência, esqueceu-se de tudo que Deus já havia feito, e se revoltou contra Ele e contra o lider de Moisés. Veja o texto em Nm 21:5-7.

5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. 6 Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. 7 Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés OROU pelo povo.

Deus tem os seus meios para tratar o pecado.

Essas serpentes abrasadoras que Deus mandou, possuiam suas funções:

1º Morder.

Um dos sintomas de alguém mordido ou picado é que a pessoa entra em alucinação e começa a falar coisas sem ter noção do que está dizendo.  Vimos aqui, que eles murmuraram contra Deus e contra o Lider.

O veneno dessa regência, passa a dominar as emoções da pessoa e elas não se governam mais e a desonra se instala.  Eva desonrou a Deus. E agora, tempos depois, estamos vendo o povo picado pela serpente, com sentimentos estranhos. E o pior, essas pessoas não se dão mais conta de que estão na terra que Deus deu para ser conquistada e ali serem abençoadas.

Portanto, o pecado contra Deus e contra o líder fecha os céus da oportunidade, veja o verículo 6.

6 Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel.

Portanto, existem muitos tipos de pecados. E o que estamos vendo, a cura vem somente pela oração do líder, para retirar o veneno que faz o crente picado perder a visão espiritual e morrer em alguma áreas.

A primeira área afetada em uma pessoa envenenada por uma serpente é a visão das coisas espirituais.

Por que satanás age assim? Porque ele quer matar o líder (espiritual, o lider de célula, o lider de família, o lider no trabalho) por isso, o lider é o maior alvo da serpente.

Quem não segue a Palavra, ouve o diabo. Ou seja, quem não honra, vai desonrar.                           

Portanto, todos nós precisamos vigiar nossos atos e atitudes, e não se iluda: existe uma serpente em sua direção, uma serpente em busca desses líderes, para tentar imobilizá-los, para que eles não conquistem e não sejam abençoados, não consigam honrar a Deus e nem ao líder, para que eles não consigam avançar na sua chamada.                                                                       
Temos Deus? SIM! Mas, se não vigiarmos somos presas fáceis.

Precisamos viver a Palavra!

Você foi chamado para vencer a serpente! Peça a Deus hoje, o discernimento, da voz de Deus e da voz do diabo ou da serpente.                                                                             

Não entre na fala mansa, nem bonita da serpente. Onde for para você desobedecer, desonrar, saia! Obedeça a Deus e ao líder!

Deus manda você colocar em prática o IDE Mt 28:19-20.

A serpente vai te dizer assim: Não precisa não!

Que Deus nos abençoe e guarde você, sua casa, sua célula, sua família e seus negócios!

Amém!                                                  
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema