TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NEGLIGÊNCIA ESPIRITUAL

Nós estamos vivendo em um século, onde nós precisamos vigiar muito.

Precisamos ser humildes, porque esses herdarão o reino. Mt 5:3.

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 
           
Às vezes, somos soberbos espirituais. E negligenciamos o que o Espirito Santo tem dito à Igreja.

Muitas coisas estão sendo liberadas, falsos ensinos, negligências, falta de temor, sobre as coisas consernentes a Palavra de Deus.                                                                                        

Portanto, não tenha medo de perder pessoas porque diz a verdade. Tenha medo de perder a verdade e a vida que é o caminho dado por Jesus em Jo 14:6.

6 Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

Deus te chamou para alegrar o coração dEle, e para que você faça a diferença nessa geração.

Infelizmente, muitos estão alimentando-se de várias coisas, sem terem discernimento, e quando comemos de “tudo”, até o que comemos, muitas vezes pode nos fazer mal, e pode nos leva à morte.Em Hb 2:1-5.

1 Por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. 2 Não há dúvida de que a mensagem que foi dada por meio dos anjos é verdadeira; e aqueles que não a seguiram nem foram obedientes a ela receberam o castigo que mereciam. 3 Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos (ou negligenciamos) uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira. 4 Ao mesmo tempo, por meio de sinais de poder, maravilhas e muitos tipos de milagres, Deus confirmou o testemunho deles. E, de acordo com a sua vontade, distribuiu também os dons do Espírito Santo.

Por isso, que a Palavra de Deus foi-nos dada para ensinar a verdade e condenar todo o erro, todo o mal, toda a mentira e espirito de engano.Veja o que Paulo ensina a Timóteo em I Tm 3:16.                                                                                                                                                     
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

Hoje veremos sobre o perigo da negligência.

O que é negligência? É quando uma pessoa expressa a falta de cuidado, não tem atenção ou tem preguiça.

Por isso, a negligência significa: desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é quando uma pessoa age com irresponsabilidade ao assumir um compromisso.                                                                
A negligência significa: o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.                                                                                   
A negligência é uma inércia, é a falta de iniciativa.                                         

Nós sabemos que Jesus veio para dar-nos vida e salvar todo aquele que nEle crer. Mas, os homens estão amando mais a MORTE do que a VIDA, ao negligenciarem as coisas espirituais, e amarem mais ao mundo. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. Jo 3:19-21.

19 E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. 20 Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. 21 Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus.

Portanto, para não negligenciar é preciso santificar-se. E a falsa doutrina nos faz negligenciar.

A negligencia faz com que os homens acostumem-se com o erro.

A negligencia faz-nos acostumarmos com o mundo e com a suas concupiscências, porque vivemos com elas, sem notar que estamos vivendo em trevas.

Existe uma história na Palavra que diz que há morte na panela.

Veja que no tempo do profeta ELISEU, havia uma grande fome na Terra. E, voltando ELISEU a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença. E disse ao seu servo: Põe na panela grande os legumes, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma “parra brava”, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas,( é o nome de um fruto venenoso nascido numa trepadeira que na cidade de Gilgal, em Israel, crescia) e veio, e as cortou na panela do caldo, porque não as conheciam. E assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. E eles não puderam comer. Porém ELISEU disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai agora o de comer ao povo.  E já não havia mal nenhum na panela. 

Vejamos o texto em II Rs 4:38-41.

38 Certa vez, quando havia falta de alimentos naquela terra, Eliseu voltou a Gilgal. Enquanto estava ensinando um grupo de profetas, ele mandou que o seu empregado pusesse uma panela grande no fogo e fizesse um cozido para eles. 39 Então um dos profetas saiu para o campo a fim de apanhar ervas. Ele achou uma trepadeira que dava umas frutas amargas e apanhou todas as que pôde carregar na sua capa. Então voltou, cortou as frutas em pedaços e jogou dentro da panela, não sabendo o que eram. 40 O cozido foi servido aos homens, mas, assim que eles o provaram, começaram a gritar para Eliseu: O cozido está envenenado! E não queriam comer. 41 Então Eliseu pediu um pouco de farinha, jogou dentro da panela e disse: Sirvam mais um pouco de cozido para todos. E o cozido que estava na panela já podia ser comido sem perigo.

Portanto, a morte pode esntrar em nossas vidas por negligência, por falta de conhecimento. Veja que Eliseu estava reunido para ministrar e ensinar os filhos dos profetas, mas por um instante seu servo trouxe a morte na panela.

Precisamos vigiar o que estamos ministrando! Porque por nosssa negligência, podemos trazer morte às vida que se alimentam da palavra que é ministrada e não vigiada.

Precisamos vigiar todo tempo o “tipo de alimento espiritual” que estamos recebendo, e que “tipo de ervas” temos dado, que temos ministrado, como estamos nos relacionando.

Tem ervas que “parecem” boas, mas levam à morte. Tem doutrinas que nos “parecem boas”; Que até agradam ao nosso coração. Doutrinas que até nos estimulam em algumas áreas. Outras que até nos estimulam a buscarmos novos relacionamentos etc (Tudo em nome de: “EU” tenho que ser feliz!!). Mas, se não formos edificados por Deus na sã doutrina, acabamos comendo ervas amargas, ervas de morte. Os discipulos devem tirar suas dúvidas com seus discipuladores! Por que? Porque a comunhão com o mundo são as ervas da morte.
                                                 
Infelizmente, muitos tem uma natureza relaxada e conformada com o sistema de ter uma vida mundana. E nós só conseguiremos vencer, se dermos crédito e vivermos na sã doutrina, e nos fortalecendo em Deus.

Precisamos crer! Porque em nossa negligência, sentaremos com satanas.

Lembre-se, que nós estamos no meio do mundo [mas não somos dele, não somos do mundo].Por isso, devemos clamar ao Senhor, para que Ele nos livre, e nos dê vida e vida em abundância. Porque só o Senhor pode cessar a morte. Só Ele pode cessar fome. Só Ele pode nos sustentar com seu poder. Só a Ele a Glória e a honra!
                                                                        
Veja que Paulo orienta a Timóteo assim tambem em I Tm 4:14.

14 Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.

A Palavra também diz assim em Sl 126:6.

6 Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.

Em II Cr 29:11, o texto também nos orienta sobre a negligencia asssim:

11 Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e “queimardes incenso”.
                                                                                                

O que é você queima como incesso nos dias de hoje? Para que você entenda melhor, veja o que Davi disse em suas orações a Deus, no Sl 141:2.

2 Recebe a minha oração como se fosse incenso, e que as minhas mãos levantadas sejam como a oferta da tarde!

Em I Pe 2:5, a Palavra mostra-nos que os crentes devem ser casa espiritual edificada em Cristo.                                                             
5 Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.
                                                                              

Portanto, entenda que Jesus veio fazer-nos filhos de Deus, para levar, dar e ser essa luz.

Ganhe vidas, com a Palavra de Deus e testemunho! Consolide vidas, com a Palavra e testemunho! Discipule vidas, com a Palavra de Deus e testemunho! Envie vidas a fazer o mesmo, para cumprir o IDE de Jesus!                                                                                    
Não negligencie mais o seu chamado! A sã doutrina não muda!
 
Deus os abençoe! Um beijo e um abraço meu a todos da célula!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema